MAIS TAÇA DO QUE NUNCA

Este não vai ser, para mim, um fim-de-semana normal de Taça. Será sim uma jornada futebolística muito especial, na qual terei, pela primeira vez em muitos anos, os meus dois clubes no topo da agenda mediática.
Se, por um lado, o Benfica tem uma eliminatória difícil, diante do vice-campeão nacional, por outro, o Juventude da minha terra desloca-se ao Estádio do Dragão para um jogo histórico.
Lamento profundamente que este jogo histórico não seja contra o Benfica. Mas sorteio é sorteio, e a equipa eborense lá estará para fazer o melhor que puder, sabendo que, pelo menos, tem garantida uma boa receita (que contempla, inclusivamente, a transmissão televisiva pela Sport Tv).
Não tenho, como é óbvio, quaisquer ilusões quanto ao desfecho da eliminatória. A bonita caminhada juventudista na Taça de Portugal terminará este sábado.
Creio contudo que a equipa eborense, até pelo excelente campeonato que tem realizado (recordo que subiu este ano à 2ª divisão, e tem andado sempre pelos lugares da frente, sendo, porventura, a melhor equipa do Juventude dos últimos 10/12 anos), tem condições para fazer um bom jogo, deixar uma boa imagem, retardar o primeiro golo do FC Porto, e até, com um pouco de sorte, dificultar-lhe a vida. Mais tarde ou mais cedo as coisas seguirão o seu rumo natural, mas se o Juventude voltar do Dragão com uma derrota por dois ou três golos de diferença, julgo que já se poderá considerar um vencedor.

A equipa eborense vale pelo conjunto, e tem revelado uma eficácia defensiva notável. O treinador, Migue Ângelo, é um homem da casa, mantendo-se no comando técnico há já seis temporadas consecutivas, depois de ter sido adjunto, treinador dos juniores, além de jogador e capitão de equipa durante muitos anos. O plantel é bastante equilibrado, sendo seguramente uma das equipas melhor organizadas do seu escalão. Dispõe de jogadores como o ex júnior portista Viúla; o ex V.Setúbal Nelson Silva; André Xavier, irmão de Abel Xavier; o senegalês Cissé; e o experiente avançado Nuno Gaio (na foto, ao lado do guarda-redes), ex júnior do Benfica, e que já ganhou no Dragão, com o Atlético. O guarda-redes suplente é Nuno Laurentino, irmão de Hugo Laurentino, guarda-redes de Andebol do FC Porto. Mas a grande estrela é o jovem goleador luso-francês Sebastien (na foto, o primeiro em baixo a contar da esquerda), que anda a ser pretendido pelo União de Leiria e pelo Olhanense.
Este não é o primeiro confronto entre os dois clubes. Também para a Taça de Portugal, o Juventude já se deslocou ao Porto por duas vezes: na primeira perdeu 4-0 (em 1993), na segunda (em 1998) a coisa correu pior, saindo derrotado por 9-1, num jogo em que Jardel marcou 7 golos (entre os quais aquele que ele próprio considerou o melhor da sua carreira). Lamentavelmente nunca jogou contra o Benfica (nem contra o Sporting), até porque nunca atingiu a 1ª divisão - apesar de, no final dos anos setenta, e no início dos anos oitenta, ter estado muito próximo de o conseguir (por três vezes, 77-78, 78-79 e 80-81 ficou a uma simples vitória). Na Taça de Portugal chegou duas vezes aos quartos-de-final, a última das quais em 1982.
Se o leitor quiser saber um pouco mais sobre a história do clube eborense, recomendo um espaço que lhe dediquei aqui ao lado, com fotos novas e antigas, com toda a carreira na Taça de Portugal e nos campeonatos nacionais, com o plantel, e até com a razão de ser do meu juventudismo (que, embora vestindo de azul-e-branco, tem uma águia no seu emblema).
Ficam também os onzes que eu escalaria para este fim-de-semana. Do Benfica, e…claro, do Juventude de Évora.

6 comentários:

Jotas disse...

Meu caro, uma das coisas que sempre adorei foi a final do Jamor e confesso que sinto imensas saudades de ver o meu Benfica no jogo mais belo do ano em Portugal.

Mantorras disse...

http://diario-de-um-benfiquista.blogspot.com/2010/12/nem-mais-um-tostao-em-jornais-comprados.html

Miguel disse...

Sem o estádio cheio não vamos ganhar ao Braga... Não estarão mais de 30 mil adeptos na Luz! Vamos perder porque abandonamos a equipa!

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis Fialho

Na realidade é uma pena que o seu Juventude de Èvora vá jogar ao Dragão, eu não como é que calham ao Porto sempre clubes da segunda ou terceira divisão, para a taça de Portugal. Desejo que os seus rapazes façam o mesmo que o Atlético fez uns tempos antes ou seja ganhou ao Porto.

Quanto ao nosso Benfica, vai seu um jogo muito dificil, gostei de ouvir hoje LFV. E temos todos de apoiar a equipa eu lá estarei a apoiar a equipa como apoiei Roberto no jogo contra o Setúbal. O Benfica é uma coisa muito séria e não merece que os sócios lhe virem a cara.

Benfica sempre, porque já se sabe que o Braga e Domingos vai fazer tudo por tudo para ganhar o jogo

iBenfiquista disse...

Ó Miguel, o Benfica não precisa de mais aves agoirentas. Para isso, existem já muitos blogues que se dizem benfiquistas, mas não o são.

WikiGloriosasfera disse...

Nasceu a WikiGloriosasfera, um espaço para promover ainda mais os blogs Benfiquistas.
Quem, quando, como e porquê da criação do blog, os autores e os comentadores da Gloriosa Blogosfera Benfiquista.
Participe e contribua para a demonstração da vitalidade e grandiosodade da blogosfera Benfiquista.

Saudações Gloriosas
www.wiki.gloriosasfera.com