INSENSATEZ

Já aqui falei de impunidade a propósito do problema das claques. Poderia fazê-lo a propósito de muitas outras coisas, e a redução da pena de Hulk e Sapunaru, decidida hoje pelo Conselho de Justiça da FPF, é mais um bom exemplo.
Não me faz a mínima diferença que Hulk jogue ou não jogue, sobretudo se for para fazer o que fez em Londres. Nem sequer o acho tão bom como dizem, e não trocava um pé do Di Maria por ele todo. E o ponto central deste processo é, para mim, a agressão em si, e essa está provadíssima.
Acontece que há uma guerra latente entre os órgãos jurisdicionais da Liga e da Federação, que já se tinha revelado no caso Apito Final/Champions. Como frequentemente sucede no nosso país, quem julga fá-lo em função das guerras de comadres, dos interesses das partes, e raramente em nome da verdade. É por isso que não acredito na Justiça, nem na da FPF, nem da da Liga, nem na comum - que é uma instituição que em Portugal há muito tempo deixou de se dar ao respeito. Exemplos não faltam, e nem é preciso perder tempo a contá-los.
Neste caso, toda a gente sabia que a decisão iria ser esta, quer como forma de atingir o Dr.Ricardo Costa, quer para proteger os interesses do FC Porto – o que, diga-se, a FPF sempre fez zelosamente. O problema é que isto, aproveitando pouco ao FC Porto no plano desportivo, apenas vai servir para criar polémica, controvérsia, e lançar mais achas para uma fogueira que as dispensava bem. Os Lourenços Pintos e os Guilhermes Aguiares deste mundo já afiam o dente, e não irão falar de mais nada durante os próximos meses, até como forma de desculpabilizar a péssima época do seu clube.
Para além da impunidade de um acto que todos vimos na televisão, o que daqui se infere é a total insensatez deste esclerosado Conselho de Justiça, desta esclerosada FPF, que bem precisava de uma boa varridela. Se a sua missão é pugnar pelo futebol português, pois não têm feito outra coisa que não desacreditá-lo. Muito mais grave do que esta decisão, foi aquela que retirou o título de Juniores ao Benfica, tomada sem qualquer sustentáculo que não fosse a sua própria vontade.
Em tese, nada há de mais natural do que uma segunda instância alterar aquilo que diz uma primeira. É para isso que existem recursos, e em Portugal, quanto a mim, até existem demais. Mas enquanto o Benfica continuar a ganhar dentro do campo, pouco ou nada me preocupam as manigâncias jurídicas com que o FC Porto se entretém desde há algum tempo, sempre como forma de salvar a pele de actos de corrupção, de violência, e afins.
Ah, e o Vandinho não joga na Luz.

20 comentários:

Anónimo disse...

Insensato é este teu post. Obviamente o jogador foi prejudicado e não percebo porque custa tanto admitir isso.

Anónimo disse...

E a Liga??? Não precisa de uma varridela?!?!?! Pois...parece q não! É pq está a agradar! Pudera!

angelodias disse...

E o steward também viu a pena reduzida para 3 jogos. Sendo assim já pode stewardar no Benfica-Braga e assim sendo o jogo já não corre o risco de não se realizar!

Ricardo disse...

A única justiça em que acredita é na justiça do Dr. Ricardo Costa. Porque dá imenso jeito. Toda a outra justiça, incluindo a cívil, é uma má justiça. Entristece-me o seu post,assim como me entristece ouvir dizer que com o Hulk tudo seria diferente para o Porto. Ambas as mensagens são lixo intelectual.
E o Vandinho não joga na Luz! Ainda pensei que esta justiça da Federação ia arranjar forma de ajudar o Braga no próximo fim de semana, mas... Se calhar até são imparciais..

Soulbe disse...

Não me preocupo com questões dos outros clubes, apenas que o meu Benfica ganhe jogo a jogo e faça para merecer ganhar o campeonato, como está tão bem a fazer.

O que me preocupa é o coro de vozes que já começa a dizer que este é um campeonato encomendado para o benfica, quando estamos a vencer por mérito próprio!

o lado do futebol disse...

Boas

Estranho, CJ baixou drasticamente castigos de Hulk e Sapunaru.

Veja e dê a sua opinião:
http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/2010/03/estranho-cj-baixou-drasticamente.html

Abraço

Brytto disse...

a justiça desportiva não podia de forma nenhuma envergonhar a justiça comum!.......afinal, os intervenientes são os mesmos...

ulisses disse...

antes do castigo o hulk tinha 12 jogos , 2 golos, 27 remates...


o benfica ganhou ao porto no campeonato com o urreta e o luis filipe e sem metade da equipa titular; agora na taça da liga sem 4 ou 5 titulares

com o hulk, em londres mamaram 5


enfim...

iBenfiquista disse...

Oh, meus imbecis. Todos os presos, nas cadeias, são prejudicados. Deveriam, por isso, ser libertos?

Todos os condenados são prejudicados. Mas isso é alguma defesa, alguma justificação? Eu, se for multado, estou a ser prejudicado. Quem não ser "prejudicado", que não lhe vista a pele.

Que cretinos!!

Unknown disse...

porque é que os regulamentos preveem um minimo de seis meses de castigo para casos como este e o hulk so foi condenado a quatro? e agora ainda mais reduzido? logo agora que o porto precisava de extremos e nao tinha, que coincidencia... e o vandinho nao lhe ve reduzida a pena tb porque?
sao todos ridiculos e ainda acham que têm razao...

André Pedro disse...

LOOOOOOOL!! Jogador prejudicado...

Só se tiver partido algum dedo quando arrumou uma bolachada no steward. E mesmo assim a Liga já lhe deu tempo mais que suficiente para curar essa eventual lesão...

André Pedro disse...

Vou-me fartar de rir quando o Hulk voltar a jogar aquilo que (não) sabe e começarem as críticas dos adeptos do F.C.Porto... que hão-de desaparecer asim que ele acertar mais de 5 passes seguidos.

Nessa altura já será de novo o melhor jogador do Mundo e terá feito imensa falta durante o tempo em que esteve fora. Essa falta notou-se no encontro com o Arsenal. Não fosse o Hulk tinham saído de Londres com 7 ou 8 no saco, tal deve ter sido a importância dele... LOOOOOOOOOOL!!

O que importa é que os cães ladram e a caravana passa! E como quando chegarmos ao Dragão provavelmente já seremos campeões, ainda vos vamos ouvir a ladrar muito...

Carrrrrrrrrrrrega Benfica!!

troza disse...

Se virem bem, a liga deu um castigo de 4 meses ao Hulk quando nos regulamentos estava escrito que o castigo era, no mínimo, de 6 meses.

O jogador foi benificiado... e ainda se queixam os tripeiros?

Quanto à federação: não é a primeira vez que olha para o Porto em vez de olhar para o futebol português. Não será a última. Vamos é ver como é que o Benfica luta contra isto tudo.

Quanto à liga: assumiu a luta contra a corrupção e a federação meteu-se sempre contra a liga... será coincidência? Humm... Ainda não há escutas com o Madaíl, mas não me admirava nada que a corrupção estivesse aí instalada.

E nem vou falar das nomeações de arbitros...

Natálio Santos disse...

Já que neste pais de merda os criminosos (corruptos) são sempre ilibados, então porque é que os benfiquistas não se unem fazendo valer a força dos nossos números (somos milhões) e invadimos a merda de federação portuguesa de futebol e partimos aquela merda toda incluindo a tromba dos corruptos que lá se passeiam impunemente...???Já chega desses filhos da puta gozarem com tudo e todos caralho...!!!

Vitória do Benfica disse...

Grande Post. Herminio loureiro trouxe dignidade ao futebol português. Exemplos olhe-se para Pepe e Cantona no futebol espanhol e inglês. Diferenças essas são mostradas em campo.

Como diz e muito bem enquanto o Benfica tiver suporte financeiro para jogar bem, a filosofia de futebol implementada por Pinto da Costa e os seus acólitos irá morrer como morreu Salazar e Marcelo Caetano.

Obrigado Herminio Loureiro e Ricardo Costa pelo brilhantismo dentro do possível com que dirigiram o futebol português.

djeiti disse...

Gostava de ver um post sobre anteriores casos de jogadores que foram despenalizados depois de já terem cumprido os castigos.

Quanto a esta decisão da FPF só tenho a dizer que está ao nível das posições deste organismo tomadas no caso apito dourado, jogo de juniores em Alcoshit, etc...e é por estas decisões de qualidade zero que irá perder este ano o estatuto de utilidade publica...
Credibilidade zero!
Sobre a disparidade de decisões... Argumentos? Justificações? Nada!
É conforme lhes apetece...
É óbvio que se incompetentes já todos sabemos que eles são e que as leis desportivas não são claras nem coerentes...algum dos dois ou os dois estão a agir de má fé e contra os interesses do futebol nacional. Não se pode atribuir um castigo de 4 e 6 meses (que acho exagerado, mas se lei diz 6 meses a 2 anos o que se ha-de fazer, deveriam era alterar a lei para casos futuros) baseado nas leis e depois reduzir para 3 e 4 jogos sem suporte legal nenhum... não faz sentido...
Nada de novo...

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

LF

Liga ai no National Geographic porque foi descoberto um novo tipo de primata:o babuino carpideiro!!
E o Cardozo que foi expulso em Braga por respirar?Dessa já vocês não se lembram,pois não?
Só se lembram do LOLk!Que atestado de imcompetencia que o jesualdo passou ao restante plantel,nem se aperceberam disso!!!
Se o LOLk for despenalizado por ter agredido então tambem queremos ser resarcidos pela expulsão injusta do Cardozo,PORRA!!
CHEGA DESTA MERDA!!!

PS:Hoje não há desportivismo,as amelias choronas corruptas que para aqui vem podem todas ir pastar pra bem longe mais as queixinhas ridiculas!"Ai ele bateu mas porque o que levou é um merdas,um zé ninguem,o sr.100tostoes e o bebado da transilvania podem fazer o que quiserem!
"Coitadinhos,somos uns injustiçados,já não podemos bater em quem a gente quiser como antigamente,carago!!"

ulisses disse...

Ao enquadrar os stewards como “público”, o Conselho de Justiça (CJ) da Federação contraria as suas antigas decisões em casos idênticos. Fernando Mendes (E. Amadora-FC Porto, 1997), João Vieira Pinto (Rio Ave-Benfica, 1997) e Duah (V. Setúbal-U. Leiria, 1998) agrediram bombeiros e o CJ não teve dúvidas em classificar as vítimas como intervenientes no jogo, quando, em vigor, estava a mesma regulamentação que castigou Hulk e Sapunaru. in correio da manhã

Há jurisprudência em casos análogos. Se o CD da Liga 8ou o próprio Benfica) recorrer ao TAS e este lhe der razão o Hulk corre o risco de cumprir o resto da pena no inicio do próximo campeonato.

O porto está a arranjar lenha para se queimar…

Esta situação aproveita mais ao Pinto da Costa (e ao seu treinador) do que ao Benfica. Têm uma desculpa para a porcaria de aquisições que fizeram mandando areia para os olhos dos adeptos portistas.

No acordão os doutos juizes do CJ da federação dizem que consultaram as regras do liga espanhola e inglesa para enquadrarem os stewards; não terão tido em conta, concerteza, a pena que o Cantona levou por agredir um espectador (9 meses).

Anónimo disse...

Compram tudo e todos estes lampiões

Nuno Figo disse...

Obrigado Ulisses, era exactamente por culpa desses casos que estava aqui a remoer o espírito.

Infelizmente, a "jurisprudência" é um termo muito caído em desuso. Ainda mais nas leis do nosso futebol, tão (bizarramente) vagas e, por tal, susceptíveis das mais variadas interpretações ao longo do tempo.

Enfim, conforme a (nova?!) jurisprudência agora criada, os stewards "são público", visto não caírem, no entender do douto CJ da FPF, no largo alguidar dos "outros" agentes desportivos, que constam da lei.


Agora... sendo que os stewards passaram a público, gostava de saber como podem estar presentes no recinto de jogo e nos túneis de acesso aos balneários.
Vendo bem, este sábio CJ acaba de criar uma boa centena de casos de invasão de campo!

Está tudo fantástico. É pena não haver associativismo a sério em Portugal. Caso houvesse, as empresas de segurança que asseguram o papel de ARD deveriam, em conjunto, impedir a realização da próxima jornada da Liga. Afinal, se "são público", não podem estar presentes enquanto responsáveis pela segurança e ordem do recinto, certo?