BRILHANTINA

Peças de uma história negra, sobre um homem que um dia se tornou sócio do Benfica (manobra de distracção?), mas jogou no Sporting, e enquanto árbitro não fez outra coisa que não beneficiar o FC Porto:

2001-02 BOAVISTA-BENFICA (1-0): Estávamos em Janeiro de 2002. Uma jornada depois de Duarte Gomes ter impedido que o Benfica assumisse a liderança do campeonato no célebre derby lisboeta que ficou para a eternidade como “o do penálti de Jardel”, Pedro Proença encarregou-se de empurrar os encarnados ainda mais para baixo, com uma arbitragem a todos os títulos revoltante no Estádio do Bessa.
Neste jogo, ficaram por assinalar dois penáltis claríssimos sobre Mantorras e Simão Sabrosa respectivamente, e o Benfica acabou por perder - resultado que viria a estar na origem da demissão de Toni do comando técnico da equipa, sendo então substituído pelo adjunto Jesualdo Ferreira

2003-04 BENFICA-SPORTING (1-3): Depois de uma Benfica-Beira Mar sem história, Proença voltou a dirigir o clube da Luz em Janeiro de 2004. E voltou a fazer das suas.
Começou logo nos primeiros minutos com um penálti inexistente assinalado a favor do Sporting, num lance em que Silva simulou falta de Moreira, e em vez de ver o cartão amarelo foi premiado com a grande penalidade.
Ao longo do jogo expulsaria Miguel e Ricardo Rocha, este na sequência de outro penálti inexistente (embora mais duvidoso), assinalado nos últimos minutos, e que selou a vitória sportinguista.
Foi pois um jogo totalmente subvertido pelo juiz lisboeta, que ajudou o FC Porto a isolar-se mais na tabela classificativa, no ano das escutas do Apito Dourado.

2004-05 PENAFIEL-BENFICA (1-0): Os roubos foram muitos, antes e depois de Maio de 2005. Mas foi nesta altura que Pedro Proença deixou definitivamente cair a mascara, e mostrou quais os seus verdadeiros intentos.
Estávamos a apenas três jornadas do fim de um campeonato que podia permitir ao Benfica (de Trappatoni) regressar aos títulos, onze anos depois da última conquista. Os encarnados comandavam a classificação com três pontos de vantagem sobre o Sporting e quatro sobre o FC Porto, e tinham de receber a equipa de José Peseiro na ronda seguinte (o Benfica viria a ganhar esse jogo por 1-0, com o célebre golo de Luisão). O jogo de Penafiel era pois tremendamente importante, e podia mesmo vir a ser decisivo.
Não foi um, não foram dois, nem mesmo três. Foram quatro (!!!!) os penáltis escamoteados por Pedro Proença ao Benfica na partida de Penafiel, o que para além da total falta de carácter do árbitro, deixa perceber que os próprios jogadores do Penafiel estariam eventualmente instruídos sobre o que podiam ou não fazer.
A última das grandes penalidades por marcar foi perfeitamente escandalosa, e ocorreu já no tempo de descontos, num lance em que Simão foi rasteirado junto da linha final.
Além dos penáltis, Proença ainda perdoou a expulsão a Wesley, na época o melhor jogador penafidelense.
Com a derrota, o Benfica perdeu a liderança para o Sporting (com os mesmos pontos), mas ficou à mercê do FC Porto (um empate no derby, e os dragões passariam para o comando). Felizmente, no dia seguinte o FC Porto empatou em Moreira de Cónegos, e deixou as decisões para os rivais lisboetas. O resto da história é conhecido.

2005-06 BENFICA-BELENENSES (0-0): Alguns meses depois, Pedro Proença voltou a apitar o Benfica, desta vez na Luz. Era Ronald Koeman o treinador, e em finais da primeira volta a equipa encarnada estava em pleno na luta pelo título.
Neste jogo, ficaram mais duas grandes penalidades por assinalar a favor do Benfica. Primeiro uma rasteira a Nuno Assis ainda na primeira parte, depois, já na ponta final do desafio, por mão na bola de um defesa azul dentro da área.
Resultado: um comprometedor empate, que dava mais folga ao FC Porto de Adriaanse na liderança da prova.

2008-09 FC PORTO-BENFICA (1-1): Ainda está bem fresco na memória de todos o atentado à verdade desportiva que constituiu a marcação de um penálti fantasma a uma simulação de Lisandro Lopez junto de Yebda, que até viria a valer um castigo ao jogador portista. O Benfica vencia no Dragão, e o jogo aproximava-se do final. Estávamos já na segunda volta, e em caso de vitória os encarnados assumiam a liderança do campeonato. Proença não deixou, vendo aquilo que ninguém viu, e oferecendo ao FC Porto o empate. Com este resultado os azuis-e-brancos embalaram para o título, e o Benfica entrou em quebra anímica que o levaria a cair para o terceiro lugar.

2009-10 BENFICA-SP.BRAGA (?-?) : ?

8 comentários:

Joao disse...

Já pareces o Rui Santos!

Na época do Jesualdo, foi a pior época da história do Benfica nem à UEFA foram quanto mais serem campeões!

Na época do Trap, foi a época do colinho, ou já te esqueceste? Sim aquela época em que mudaram o estádio do Estoril para o Algarve! A época das simulações do Simulão! Na época dos penaltis do mesmo. Um ano inteiro a serem levados ao colo e ainda te queixas?

Na época passada, de facto o Lisandro simula o penalti, mas não te estarás a esquecer do penalti escamoteado ainda na primeira parte do Porto na falta sobre o Lucho? Ou aí só contam os que possivelmente é para prejuízo do Benfica?

Ou amanhã vais fazer um post sobre os benefícios do Benfica?

Abraços e tira as palas vermelhas do olhos pah!

kurt cobain disse...

2 anos seguidos no "jogo do titulo",é caso pra dizer "arbitro que ganha nao se mexe"! ps: se há coisa que me faz confusao é ouvir adeptos corruptos a falarem em arbitragens

Anónimo disse...

No ultimo Porto-benfica os portistas admitem que o Lisandro simulou penalty. Tu não admites que existiu penalty sobre o Lucho.

Será que não te apercebes das tuas incoerências vermelhas?

angelodias disse...

Era uma cartucheira!

troza disse...

Penalty sobre o Lucho? Onde? Não me lembro... já agora recordem-me porque lembro-me de ninguém dizer que era penalty...

Quanto ao estoril... não percebo... quando foi o Setubal a mudar-se do Bonfim para as Antas para jogar com o Benfica já estava tudo ok...

Enfim... querem continuar? acho que não...

Braveman disse...

Aqui sobre a redução dos castigos a HULK e a Sapunaru

http://tasquinha.blogspot.com/2010/03/vergonha-no-futebol-portugues.html

Unknown disse...

No sábado até podíamos ir com um destes..

http://oantitripa.blogspot.com/2010/03/no-sabado-ate-podiamos-ir-com-um-destes.html

Editor deste blogue disse...

«2009-10 BENFICA-SP.BRAGA (?-?) : ?»

Benfica 1 - 0 S. Braga - Todos os argumentos e desconfianças que pairavam nas cabecinhas de algumas pessoas foram por água abaixo... Afinal, o Benfica ganhou! :O