CLASSIFICAÇÃO REAL

O jogo de Braga vai ficar nos registos desta edição da Liga como aquele em que, até agora, maior influência da arbitragem se fez sentir. Um verdadeiro tratado de manipulação, a lembrar os velhos tempos de Lourenço Pinto, irmãos Calheiros e José Guímaro.
Mas também em Alvalade há coisas para contar.

FC PORTO-BELENENSES
Na passada sexta-feira, à hora do jogo do FC Porto, estava eu a ver uma belíssima peça de teatro, coisa que nunca trocaria por uma qualquer partida daquela equipa. O espectáculo terminou já perto da meia-noite, pelo que só quando cheguei a casa tomei conhecimento do resultado pelo teletexto – meio pelo qual, curiosamente, também me foram dadas a conhecer as derrotas portistas da época passada frente a Naval e Leixões.
Não sendo supersticioso, não garanto que não volte a esperar tranquilamente pelo fim do próximo jogo do FC Porto, para só depois consultar o resultado no teletexto. Não sei se o farei, mas ficar quase duas horas a ouvir cornetas e cânticos ofensivos, e a ver Brunos Alves e Rolandos, não é provável que aconteça.
Vale isto por dizer que pouco ou nada sei do que se passou no Dragão, pois apenas vi um resumo muito rápido, com três ou quatro lances, e quase sem repetições. Deu para perceber que há um golo duvidosamente anulado ao FC Porto, mas terei de rever o lance para me poder pronunciar.
Por enquanto o resultado real mantém-se: 1-1

SP.BRAGA-BENFICA
Logo num dos primeiros lances, ficou por mostrar um cartão amarelo a Cardozo. Conhecendo Jorge Sousa, confesso que fiquei espantado. Mas não seria necessário esperar muito tempo para perceber que, afinal, tudo iria voltar à "normalidade".
Veja-se:
- Dois livres perigosos perdoados por mão na bola de jogadores do Sp.Braga perto da sua área;
- Em cerca de vinte minutos estavam amarelados David Luíz (este não se percebendo porquê), Fábio Coentrão e Javi Garcia, precisamente os três elementos preponderantes nas transições defensivas do Benfica, e logo, mais atreitos a ter de cometer novas faltas;
- Golo limpo anulado a Luisão;
- Lance duvidoso de penálti que originou cartão amarelo para…Saviola, que foi efectivamente tocado no joelho pelo defesa do Sp.Braga;
- Pontapé de canto subtraindo ao Benfica, num lance em que Ramires não toca na bola antes dela sair pela linha de fundo, impelida por um jogador bracarense;
- Expulsão de Cardozo (melhor goleador do Benfica e do campeonato) depois de ter sido agredido três vezes, nada acontecendo a Ney, Eduardo, Mossoró e outros elementos do staff bracarense, todos tomados por uma loucura própria de quem não está totalmente em si;
- Segundo cartão amarelo perdoado a João Pereira nos minutos iniciais da segunda parte, depois de falta exactamente igual à de Fábio Coentrão no lance do primeiro golo;
- Corte com a mão de Evaldo cerca dos 60 minutos de jogo sem correspondente marcação de penálti;
- Amarelo por mostrar a Rodriguez por falta exactamente igual à de Javi Garcia na primeira parte;
- Lance duvidoso de penálti sobre Di Maria, embora o argentino ainda consiga rematar para defesa de Eduardo;
…e é o que me recordo, mesmo sem recorrer a qualquer cábula.
Não adianta os jornais virem agora dizer que o Braga é isto e aquilo, que o Benfica errou aqui e ali, pois a verdadeira raiz deste resultado está na arbitragem de Jorge Sousa.
Sim. Foi por causa do árbitro que o Benfica perdeu, e quem disser o contrário mente.
Como os cartões não contam para a classificação, aqui a coisa fica-se por um empate (considerando o golo de Luisão e o pénalti de Evaldo). Mas com uma arbitragem isenta e justa o Benfica teria ganho, e estava agora com 5 pontos de vantagem do FC Porto, e 12 sobre o Sporting.
Resultado Real: 2-2

SPORTING-MARÍTIMO
A expectativa em torno da situação de Paulo Bento fez-me ver este jogo quase por completo.
Embora existam dois lances duvidosos na área do Sporting – um corte com o cotovelo, e um eventual derrube de Miguel Veloso a Marcinho -, há que dizer que o erro mais claro de Cosme Machado ocorreu na área contrária, quando considerou fora da área um derrube a Hélder Postiga já dentro dela, no início da segunda parte.
Se nos dois primeiros casos se poderá dar o benefício da dúvida ao critério do árbitro, neste trata-se de um erro claro, que prejudicou o Sporting (ou talvez não, a avaliar pela posição de alguns adeptos face ao treinador).
Resultado Real: 2-1

CLASSIFICAÇÃO REAL
BENFICA 25
Sp.Braga 20
FC Porto 18
Sporting 15

19 comentários:

Peter7 disse...

Não há muito a acrescentar: ROUBO DE IGREJA do ex-membro dos super cagões em braga! E quem disser o contrário é desonesto e energúmeno. Só pode...

Se repararem TODOS os lances foram em desfavor do Benfica, tanto os mais como os menos escandalosos. Para quem sabe da poda, sabe que o ex-SD nem dorme quando o SLB ganha, dizem-no à boca cheia habitantes de Lordelo, terra onde este boi vive. Até já chegou a dizer que com ele "o Glorioso tá fodido!". Por isso, para além da boa equipa que é o braga, o árbitro cozinhou muito bem este jogo, não há dúvidas... Bastava que houvesse justiça em 3 lances (golo do Luisão, penalty sobre o Di Maria e expulsão em falta do J. Pereira) e estaríamos agora a falar de forma BEM diferente. Mas a mim, ninguém mete medo, O SLB VAI SER CAMPEÃO, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

Anónimo disse...

Ponto! Já começou a DIARREIA MENTAL dos costume!!
Ai Jesus, q ele voltaram ao inferno!!

Anónimo disse...

LF:
Você acredita mesmo naquilo que escreve ou a paixão fala tão alto que o cega?

zephirus disse...

Primeiro que tudo: Sou do Benfica.
Segundo: no golo do Luisão, este de facto empurra o defesa. Quanto a mim não é falta mas depende do critéro do árbitro por isso aceito que ele anule. Quanto ao possível penalty sobre o Saviola, desculpem mas só uma mente distorcida é que afirma que aquilo é penalty, por amor de Deus. Não é penalty em lado nenhum. Quanto às mãos na área, parecem-me todas casuais. Acho que os únicos erros graves neste jogo foram a amostragem do cartão amarelo ao Fábio Coentrão logo no início da partida e a falta de cartão ao João Pereira já na segunda parte. De resto acho que o Braga foi melhor sem que para isso tenha criado mais futebol. Foi inteligente a gerir o jogo e aproveitou um Benfica com algum desacerto. O Benfica não jogou mal mas esteve algo desinspirado.

LF disse...

Zephirus,

Ou não viu bem o jogo, ou não está a dizer a verdade relativamente ao benfiquismo.
A falta assinalada nem sequer é nenhum empurrão de Luisão, mas sim um alegado agarrar de camisola por Cardozo.

Anónimo disse...

com LF a arbitrar seriam 34 vitórias por 6-0, porto e sporting desciam, braga desceria na secretaria :-)


40PostasPescada

Joao Dias Pereira disse...

Ja começa... Quando perdem a culpa só pode ser do árbitro claro... Até aqui não havia problemas... Capacitem-se que esta é uma equipa vulgar do meio campo para tras, por isso sempre que apanhar uma equipa bem organizada ofensivamente vai ser complicado. Vejam o que se passou com o Guimaraes e com Leiria, para não falar do Maritimo...
E 5a vao enfardar em Inglaterra...

zephirus disse...

LF, eu vi bem o jogo, com todos os detalhes e até o tenho gravado. Quanto ao Benfiquismo, está fora de questão, gosto muito do meu clube mas não tenho palas nos olhos. Parece que de facto a falta foi assinalada ao Cardozo no lance do golo. Se foi por isso então concordo que não é falta. Se foi pela mão do Luisão, também não concordo.

angelodias disse...

"ou não está a dizer a verdade relativamente ao benfiquismo"


E porquê? Porque se fôr benfiquista tem de ter palas!

Anónimo disse...

Caro LF, li o seu post em baixo que este blog permite discutir arbitragem.entao vamos la discutir pode ser?se leu os jornal O Jogo de Domingo viu que os arbitros sao todos unanimes no que toca ao lance anulado e ao nao assinalar da grande penalidade quer sobre saviola quer sobre cardozo. izem tambem que joao pereira devia ter sido expulso e que david luiz tambem.quanto ao cardozo, foi expulso pelo que aconteceu dentro do tunel e nao ca fora, certo?

nao é necessária tanta preocupação.para a semana recebem o rio ave e voltam a golear.sou portista mas sei ver as coisas como elas sao, assim como sei ver que o fcp nao merece estar em primeiro.entao por favcor LF, apesar de este ser um blog benfiquista, em que ate fala de outros clubes, tente ser um pouco mais coerente e um pouco mais serio e, quando fizer analises de resultado real, faça em condiçoes e nao apenas para o lado que lhe convem, pois ate gosto de visitar o seu blog

Anónimo disse...

Zephirus,

clap clap clap

Parabéns. Com Benfiquistas assim, acredita que o SLB seria mais vezes campeão. Falta essa honestidade e humildade a muitos dos teus.

eduardo disse...

Resultado real do Benfica 2-2? hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehhehehehehehehhehe

não sejas modesto 2-6, 2-7, 2-8; arrisca, 2-9, 2-38, 2-2009; vá lá, não sejas tímido, anda, escreve, puxa da máquina de calcular; olha, os chineses têm agora um computador que faz alguns biliões de cálculos por segundo; pede-lhes que to emprestem.... anda...

zephirus disse...

Concordo em absoluto com o que o anónimo que escreveu depois do angelo disse. Também eu gosto muito de visitar este blog, já o disse várias vezes mas é preciso ter cuidado com a análise. É a sua opinião, obviamente mas parece-me demasiado "caseira".

Nuno Figo disse...

Ao senhor anónimo (isto é uma chatice) que pede para "discutir pode ser?"

Diz que "se leu os jornal O Jogo de Domingo viu que os arbitros sao todos unanimes no que toca ao lance anulado e ao nao assinalar da grande penalidade quer sobre saviola quer sobre cardozo. izem tambem que joao pereira devia ter sido expulso e que david luiz tambem.quanto ao cardozo, foi expulso pelo que aconteceu dentro do tunel e nao ca fora, certo?"

Desculpe lá, mas é mentiroso. O Jogo está disponível online, sabe?

Não são unânimes sobre a expulsão de João Pereira: o fantástico Jorge Coroado destaca-se e acha que não há motivo para amarelo.

Sobre uma expulsão perdoada a David Luiz, não concebo sequer onde foi buscar essa ideia. Nada consta no tribunal d' O Jogo. Nem me lembro de um lance onde tal se pudesse pedir.

Peter disse...

O Apito continua e só não vê quem não quer.

Anónimo disse...

"senhor" Nuno Figo, vá chamar mentiroso a outro pode ser?não insultei ninguem pois nao?por isso tenha lá calminha e aguente os seus cavalinhos.tanto está online que eu vi online.eu falei do joao pereiaa porque dois dizem que sim, isso para mim chega.quanto à expulsao de david luiz, equivoquei-me, nao está no tribual o jogo e peço desculpa pelo que ecrevi.

agora aconselho-lhe que na proxima seja mais humilde, pois como eu respeito opinioes se faz favor respeite a minha.se me quiser corrigir esteja a vontade, mas sem me chamar mentiroso ou oiutro nome qualquer ok?

peço desculpa LF mas tinha de responder

Nuno Figo disse...

Caro anónimo, Pronto, pediu desculpas e eu aceito-as.

Se o enervei tanto, ficam também as minhas desculpas. Não é mentiroso, apenas se enganou.

Apenas uma nota final, se faz tanta questão na honradez (que respeito), sugiro - com humildade - que indique o seu nome.

Anónimo disse...

qual a diferença de me identificar ou nao?nao lhe faz diferença acho eu.eu escrevo as mesmas coisas com ou sem nome.

Rui disse...

percorri um pouco esta tua liga real para tentar perceber donde vêm tantos pontos de diferença entre Braga e Benfica. e bastou-me chegar aqui para perceber. isto não é a liga real, meu caro amigo, isto é a liga na tua cabeça, porque só vês o que entendes que deves ver e pões o teu parecer benfiquista.

metade dos jogos do braga, nem os viste, e apenas os comentas porque somos líderes desde a jornada 1, e não consegues superar o facto de voces lampioes terem vindo cá a braga e tiveram de baixar a bolinha. engoliram o discurso de "damos goleadas a todos, ninguem pára o benfica". pois, enganaste-te, e se a arbitragem não estiver a proteger-vos como tem estado ultimamente, vamos aí à luz e levam com nova derrota.

porque apesar dos milhoes de euros que voces tem, a equipa que pratica melhor futebol em portugal é o braga, e não é essa tua "liga imaginária" que o vai mudar! habitua-te!