AFINAL NEM FOI PRECISO SOFRER MUITO

Depois de muitas tormentas, a nau portuguesa lá chegou ao destino desejado. Estaremos no terceiro Mundial consecutivo, lugar onde uma equipa que tem Cristiano Ronaldo, Deco ou Simão merece amplamente estar.
Quem faz o favor de ler o que escrevo, sabe que nunca virei as costas à Selecção, por mais antipatia que o seleccionador me despertasse, por menos que concordasse com as suas opções. Marquei presença nos jogos decisivos (Hungria e Bósnia, ambos na Luz), e fiquei imensamente feliz, e até de certo modo aliviado, com esta qualificação.
Mais do que português, sempre fui adepto da Selecção Nacional, vivi momentos inesquecíveis com ela, e considero que um Mundial é algo demasiadamente importante para ser olhado com indiferença. Sempre achei absurda e ridícula a atitude de muitos adeptos do FC Porto nos tempos de Scolari, e nunca faria a mesma triste figura agora que o seleccionador não é, manifestamente, do meu agrado.
Dito isto, e sem querer minimamente beliscar o mérito dos jogadores (e, claro, do seleccionador), não posso deixar também de referir que a nota mais relevante deste play-off foi a surpreendente incapacidade da Bósnia para fazer mais do que umas simples cócegas à equipa nacional. A importância dos jogos e o dramatismo da ocasião ter-nos-ão feito crer que esta Bósnia fosse uma potência em crescendo, quando não passa afinal – e isso ficou hoje claramente demonstrado – de uma selecção mediana no contexto europeu.
Portugal cumpriu pois a sua obrigação. Com naturalidade e sem grande sofrimento.
Bastou uma atitude competitiva forte, um elevado grau de concentração e uma vincada solidariedade dentro do campo para que a Bósnia quase não esboçasse reacção.
Insistindo praticamente no mesmo onze da primeira-mão (Deco, fisicamente limitado, foi a excepção), Queiroz acabou por ser feliz. Até Duda fez um bom jogo (a melhor exibição que lhe vi), numa noite em que Pepe, Raul Meireles e Bruno Alves brilharam a grande altura. Em momento algum Portugal perdeu o controlo total do jogo, e raramente os anfitriões chegaram perto das redes de Eduardo. O golo acabou por surgir, e mais poderiam ter acontecido. O resultado só peca por escasso.
Passou pois a melhor equipa. Não há agora qualquer dúvida quanto a isso.
Daqui até Junho resta o tempo suficiente para repensar algumas opções, para eventualmente alargar o leque de escolhas, e para recuperar Cristiano Ronaldo – que tem na África do Sul, ele que tão pouco fez por lá estar, a oportunidade de ouro para entrar na eternidade do futebol. Não acredito que tenhamos equipa para chegar às meias-finais, como em 2006. Mas com um pouco de sorte podemos ultrapassar a fase de grupos, e lograr uma prestação condigna.
O que temos desde já garantido é um mês de Junho extremamente animado, o que para quem gosta de futebol (e eu, antes ainda de ser benfiquista, sou profundamente apaixonado por futebol) não deixa de criar alguma água na boca.
Viva Portugal !

PS: Gosto da França, adoro Paris (cidade onde nem me importaria de viver), mas aquilo que se passou ontem deixou-me revoltado. Toda a minha solidariedade para Trappatoni, e para uma selecção irlandesa que merecia estar, como nós, a festejar o apuramento.

40 comentários:

Anónimo disse...

LF, pq diz "por mais antipatia que o seleccionador me desperte". Q mal ele lhe fez, ou ao nosso país? Justifique-se...tou curioso! Será por não ser Anti-FCP como o Scolari, e procurar dar-se bem com toda a gente?
Um Selecionador, que não tem um Rui Costa, um Figo, um Pauleta, um Costinha, um Maniche no auge da carreira, que tem um CR7 ou 9 (pra mim é mais CR69) q tem a mania q é o maior mas q só atrapalha...mas q conseguiu o apuramento para o Mundial, sem a protecção que a FPF deu ao brasileiro ranhoso, que teve sempre a comunicação social contra ele, que teve sempre q s defender a ele, e aos seus jogadores, sozinho, por sua unica conta, assobiado nos jogos da selecção, quando o q era preciso era APOIO (q nunca teve!), e imagine-se unicamente em q estádio, por mais q uma vez (pq será?). Estes todos q agora lhe batem palmas, deviam eram lamber-lhe o cu, pelo mérito q teve, nao classificação de Portugal para o Mundial! Mas mesmo, q nao conseguisse...será sempre, o ÚNICO treinador, q deu títulos ao futebol nacional!! O ÚNICO! EM TODOS OS ESCALÕES!! Só por isso, seria merecedor da nossa vénia, eternamente....mas como ele não é lambe botas...nem Anti-FCP.........

Brytto disse...

Hoje não tens carne para comer, ah, ah, ah... É evidente que estou a brincar, mas para quem disse tanto mal deste seleccionador, da sua total incapacidade técnica e outros mimos, talvez fosse o momento de dar o MÉRITO devido ao seleccionador e agradecer-lhe esta qualificação...

Eu também me faz muita confusão a clubite de alguns que olham para a selecção consoante a simpatia que nutrem pelo seleccionador e os jogadores que a representam... evidentemente não é o teu caso. Ora, quem gosta realmente de futebol, o que será melhor do que ver a sua selecção no maior espectáculo desportivo mundial - julgo que superior ao JO.

Vitória do Benfica disse...

Como ficou demonstrado não há necessidad de Deco nem de Liedson nem de Pepe.
Portugal foi feliz, Eduardo é um grande guarda-redes. Tiago fez um bom jogo. Gostei de Duda, mas continuo sem gostar do esquema táctico de Carlos Queiroz.

Quanto aos arbitros e à França- Irlanda é verdade o que diz Trapattoni o mundo inteiro viu o que aconteceu. Talvez por isso estou, também ,convencida que Portugal iria passar sempre contra a Bosnia

LF disse...

Brytto,

Gosto muito da selecção e fiquei muito feliz pelo apuramento. Não confundo as coisas.

Mas com os jogadores que tem, acho que cumprimos a nossa obrigação.
Aliás, a obrigação seria ter ficado em primeiro no grupo.

Por isso, não creio que haja muita coisa para agradecer ao seleccionador.

Oxalá eu tenha de lhe agradecer em Junho próximo. Gostaria muito de o ter de fazer.


Também acho ridículo apoiar ou não a selecção conforme o seleccionador. Outros fizeram-no no passado. Eu não o faço.
Desse pecado ninguém me pode acusar.
Faço críticas, digo o que penso, mas sofro pela selecção, fui aos principais jogos, e o meu apoio é inequívoco, quaisquer que sejam os jogadores, qualquer que seja o treinador.
Portanto, essa da carne para comer é de mau gosto.

Se nunca deixei de apoiar o Benfica, nem no tempo de Vale e Azevedo, ou no de Artur Jorge...

LF disse...

Vitória,

Também sou contra os naturalizados.
Mas tenho de reconhecer que Pepe fez um grande jogo.

Apesar de Cristiano Ronaldo, Portugal não tem ainda o peso da França. Nem mediático, nem, sobretudo, económico ou político.
Mas é claro que entre a Bósnia e Portugal, Blatter sabia muito bem por quem torcer.

LF disse...

Anónimo,

Ponto prévio: sou, como já disse, adepto da selecção qualquer que seja o treinador, e espero ardentemente que Portugal faça o melhor Mundial possível.

Vamos então a Queiroz.
Tinha pouca coisa contra ele antes de vir para seleccionador, embora me parecesse uma pessoa algo altiva e pouco simpática, e duvidasse um pouco do seu currículo, cheio de fracassos , e com poucos títulos séniores.
Reconhecia-lhe o grande trabalho como formador de jovens, mas para o futebol profissional tinha sérias dúvidas de se tratar de um grande treinador. Daqueles capazes de fazer a diferença, como Mourinho, Capello, Lippi, Trappatoni, Wenger ou...Scolari.
Conheçe as metodologias de treino, mas falta-lhe leitura de jogo, falta-lhe capacidade de mobilização, carisma, força mental e muitas outras coisas.

Os seus primeiros meses nesta aventura foram um monte de disparates.

O primeiro erro foi querer a todo o custo romper com o passado, que era tão só os melhores anos de sempre da selecção.
Declarações ridicularizando as bandeiras nas janelas, dizer que não tinhamos ganho nada, como se um quarto lugar não fosse um enorme triunfo, entre outras, deixaram-me ainda mais desconfiado.

Depois foi o experimentalismo constante, que quase descaracterizou a equipa, e que nos custou muitas aflições.
Convocatórias de jogadores medianos, alterações tácticas constantes etc.
Só quando a coisa estabilizou Portugal começou a ganhar.
Ainda assim há muita coisa no modelo de jogo da selecção que eu não percebo. E pelos vistos não estou só, visto que grande parte da imprensa especializada também não percebe.

O futebol praticado esteve sempre entre o assim-assim e o medíocre.
Este terá sido o jogo mais conseguido, mas ainda me lembro da Albânia e do Brasil, sem falar na derrota frente à Dinamarca, só possível mnuma equipa sem orientação, sem presença de banco, sem tranquilidade e sem força mental, a imagem de Queiroz.

Viu-se também dificuldade em impor disciplina, como no caso dos pseudo-lesionados para o jogo com a Albânia, com o resultado que se sabe.

Como se tudo isto não bastasse, Queiroz seguiu uma estratégia de proximidade com Pinto da Costa, que colocou irremediavelmente muitos benfiquistas contra ele (e a prova são os assobios que escutou sempre na Luz).
Lá por Scolari o ter afrontado (mais por palavras, pois nunca deixou de convocar os melhores jogadores do Porto, que eram até a base da equipa), não era necessário que o seu sucessor lhe fosse lamber as botas.
Se Scolari cometeu um erro (e acho que por exemplo a questão de Bruno Vale foi também um disparate), Queiroz emendou com outro erro.
Podia ter unido, mas dividiu novamente.

Diz-se que terão ficado logo aí acordadas algumas questões relativas às convocatórias, como por exemplo o veto a Paulo Assunção. A verdade é que pouco tempo depois de tomar posse, lá estava ele na tribuna do Dragão ao lado do criminoso presidente portista.
Outro episódio: Boa Morte apareceu numa festa do FC Porto, e poucas semanas depois era surpreendentemente convocado para a selecção.

Bruno Alves, Raul Meireles ganharam peso na equipa, Beto (que nunca foi titular do Porto) e Rolando foram chamados. Nuno Gomes e Quim foram votados ao ostracismo, mesmo tratando-se de dois jogadores experientes, e em posições nas quais a selecção está claramente deficitária.

Por fim, há que não esquecer que PORTUGAL ESTÁ NO MUNDIAL APENAS PELA CIRCUNSTÂNCIA DE A DINAMARCA TER GANHO À SUÉCIA.

LF disse...

...(CONT)
Com tudo isto, seria difícil que a minha antipatia inicial se alterasse.

Mas faço uma corecção: Portugal teve apoio na Luz, com estádio cheio e onde desde Liedson a Bruno Alves, todos foram aplaudidos e apoiados.
Só Queiroz levou assobiadela. E não minha.

Termino como comecei: a minha maior ou menor simpatia pelo seleccionador, não belisca minimamente a minha paixão pela selecção.
Ao contrário de outros com Scolari (que até comemoraram com champanhe as derrotas com a Grécia), eu vou estar sempre do lado certo.
Agora, e no Mundial.

E se pudesse, até gostava de ir à África do Sul, tal como fui ao Europeu da Suiça, e andei de estádio em estádio a vibrar com o nosso Euro 2004.

Mas nunca deixarei de ter opinião. Nem memória.

LF disse...

Mais uma peça:

Segundo ouvi dizer, Queiroz terá feito tudo para que o jogo com a Bósnia não fosse na Luz.

angelodias disse...

"Segundo ouvi dizer, Queiroz terá feito tudo para que o jogo com a Bósnia não fosse na Luz."

E deste a razão para isso! Ele já sabia que ia ser assobiado e se as coisas não começam a correr bem, os assobios com certeza passavam para os jogadores!
O Boa Morte com Scolari não era convocado?
Diz-se muita coisa e como sabes, pouca é verdade!
Proximidade com Pinto da Costa? Foi ver jogos ao dragão como foi à Luz e a outros estádios!

Anónimo disse...

RAUL MEIRELESSSSSSSSSS !!!!!!!!!!!

LF disse...

Para mim, quando vejo a selecção, não olho para as caras. Só para as camisolas de Portugal.
Que Raul Meireles e Bruno Alves marquem também golos no Mundial. É o meu desejo.

LF disse...

Queiroz viu jogos na Luz, mas não me recordo de o ver ao lado de LFV.

Enfim, também não é por aí.

Ele até podia nem ter ido à Luz, até podia dormir com o Pinto da Costa.
As minhas críticas são TAMBÉM por isso, mas não SÓ, nem PRINCIPALMENTE, por isso.

Eu acho é que esta equipa devia ter ficado em primeiro lugar do seu grupo, e a verdade é que só se qualificou devido a resultados de terceiros.

E gostava mais de ver na selecção jogadores como Nuno Gomes, Quim, Maniche (e este até saiu do Benfica para o Porto), do que Dudas, Edinhos e Orlandos Sás.

Mas como hoje é dia de festa, deixo mais críticas para depois.

RSG disse...

Pinto da Costa expressou grande preocupação no final do jogo da Luz! Porque será? E eu a pensar que ele tinha outra garrafinha de champanhe pra comemorar o insucesso da selecçao... como deve ter andado aflito...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=183004

Pequenos pormenores...

Anónimo disse...

Já desconfiava, mas não precisava de ser tão CLARO!
"Como se tudo isto não bastasse, Queiroz seguiu uma estratégia de proximidade com Pinto da Costa, que colocou irremediavelmente muitos benfiquistas contra ele (e a prova são os assobios que escutou sempre na Luz).

O Scolari andou 2 anos a fazer jogos da treta e a alombar de tudo e todos!!! Só quando se viu apertado é q meteu a espinha dorsal do FCP CAMPEAO EUROPEU, e foi o q lhe valeu pa ter o resultado q teve!!

Lá por Scolari o ter afrontado (mais por palavras, pois nunca deixou de convocar os melhores jogadores do Porto, que eram até a base da equipa), não era necessário que o seu sucessor lhe fosse lamber as botas.

Anónimo disse...

E o brasileiro, quando é q estabilizou?? Quando viu a coisa preta, q nem a Sra. do Caravagio o safava, safaram-lhe as costas quem ele ostracisou até à ultima!

"Só quando a coisa estabilizou Portugal começou a ganhar.
Ainda assim há muita coisa no modelo de jogo da selecção que eu não percebo."

"E pelos vistos não estou só, visto que grande parte da imprensa especializada também não percebe."

IMPRENSA ESPECIALIAZADA????? Em q?? Em ter odio ao FCP, e a todos q sao bem com ele!!
O mal da "imprensa especializada" é sofrer do mesmo mal q vc sofre! Clubite Aguda Encarnada!
Ainda diz q são apaixonados pla selecção?! Sois é todos apaixanoda por quem se dá mal com o FCP!

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!!! disse...

Caro LF

Desta vez tenho de discordar contigo,tás a ser muito simpatico.
Mas compreendo a tua reserva,tens uma capacidade de respeitar e de "aparar o jogo" dos antis que eu não tenho,por isso mesmo não te preocupes que eu faço esse papel sem problemas!!
Ontem,mais do que nunca,se viu que a Bosnia sabe é da apanha da batata,bola nada!E nós andamos todos orgulhosos com a mediocridade das exibiçoes da seleção.Sim,saiu Figo,R.Costa,Pauleta e muitos outros mas não me venham dizer que não temos talentos de classe mundial.
Passemos ao jogo...
Clubites à parte,dizer que o Meireles fez um jogo fantastico é no minimo hilariante.Aliás,ainda não percebi porque razão ele joga,é a 1.ª linha de defesa...do adversario.Podem dizer o que quiserem mas não percebo porque temos o Moutinho no banco,pra medio defensivo podemos usar o Pepe,essa historia do "jogador pros equilibrios" é areia nos olhos,o gajo é um saco,até os meus amigos portistas(aqueles a serio,os que percebem da bola - não,obviamente não estou a falar de ti,angelodias).O Nani tambem ainda não conheceu a palavra "passar" e o proprio Simao foi um bocado inconsequente.De resto os jogadores não fizeram mais do que a sua obrigação perante uma seleção muitos furos abaixo da nossa.
Vá,agora já tudo bate palmas mas ainda me recordo bem das criticas.Sei que é mais agradavel estar do lado vencedor,a fazer a festa com os portugueses que já se esqueceram dos meses de enxovalho a que sujeitaram a seleção mas dado que não cedo assim a esse tipo de situações mantenho que foi uma tristeza,agora espero que o selecionador passe um pano por esta qualificação,sem nunca esquecer os erros e consiga levar a nossa seleção ao titulo!Porque apesar de tudo sou portugues e apoio a seleção,só não apoio a mediocridade se maneira a ficar bem na fotografia.Mas conseguimos,é o que interessa.Agora toca a reunir as tropas e marchar pra vitoria!!

PS:Obviamente que quem esperar respostas da minha parte a eventuais provocaçoes estará a gastar tempo por isso um bem haja para quem assim entender proceder.

Anónimo disse...

Início de LF Scolari até à entrada no Euro-2004

Itália, 1 – Portugal 0
Portugal, 2 – Brasil, 1
Portugal, 1 – Macedónia, 0
Holanda, 1 – Portugal, 1
Portugal, 0 – Paraguai, 0
Portugal, 4 – Bolívia, 0
Portugal, 1 – Cazaquistão, 0
Portugal, 0 – Espanha, 3
Noruega, 0 – Portugal, 1
Portugal, 5 – Albânia, 3
Portugal, 1 – Grécia, 1
Portugal, 8 – Kuwait, 0
Portugal, 1 – Inglaterra, 1
Portugal, 1 – Itália, 2
Portugal, 2 – Suécia, 2
Portugal, 3 – Luxemburgo, 0
Portugal, 4 – Lituânia, 1

9v, 5e, 3d – 35-16g ((17 JOGOS A FEIJÕES!!!)

Início de Carlos Queirós até ao último jogo de apuramento para o Mundial-2010

Portugal, 5 – Ilhas Faroe, 0
Malta, 0 – Portugal, 4
Portugal, 2 – Dinamarca, 3
Suécia, 0 – Portugal, 0
Portugal, 0 – Albânia, 0
Brasil, 6 – Portugal, 2
Portugal, 1 – Finlândia, 0
Portugal, 0 – Suécia, 0
Portugal, 2 – África do Sul, 0
Albânia, 1 – Portugal, 2
Estónia, 0 – Portugal, 0
Liechtenstein, 0 - Portugal, 3
Dinamarca, 1 – Portugal, 1
Hungria, 0 – Portugal, 1
Portugal, 3 – Hungria, 0
Portugal, 4 – Malta, 0
Portugal, 1 -- Bósnia, 0

10v, 5e, 2d – 31-11g

E ESTA HEIN????

Anónimo disse...

Nos seus primeiros 17 jogos, Scolari utilizou 36 jogadores, 15 foram estreantes como Pedro Mendes (única aparição na estreia do seleccionador em Itália, desaparecendo nos restantes 70 e tal jogos com Scolari) e Ricardo Carvalho ou Deco, além de tipos como Luís Loureiro (lembram-se, do Gil Vicente?), Rogério Matias, Silas e... a chamada provocatória de Bruno Vale 3º g.r. nas Antas onde pontificava Vítor Baía.

Esquecem que, para 2008, num grupo com 14 jogos (mais facilidade de recuperação e faculdade de outros escorregarem, como sucedeu), Portugal apenas chegou ao 2º lugar que dava apuramento a... três jogos do fim, ganhando ao Azerbaijão a 13 de Outubro (milagre!) de 2007, mas beneficiando de a Finlândia ter empatado na Bélgica. E, para melhor se entender a sorte, depois foi preciso o inglês Mike Riley negar um penálti sacrossanto à Arménia na derrota à justa em Leiria (1-0, por Hugo Almeida), além de termos terminado com os finlandeses no Dragão e o coração nas mãos até ao último minuto nas famosas vitórias de "meio a zero" hoje felizmente banidas do discurso oficial.

Anónimo disse...

Os que criticam a qualidade de jogo devem estar esquecidos do horror da anterior qualificação, para não falar da queda acentuada nas classificações finais de 2º em 2004, 4º em 2006 e 8º em 2008Faltava apurar o argumento da sorte, raramente ou mesmo nunca evocada na Senhora do Caravaggio, de alguém ter escorregado para Portugal chegar a este play-off. Foi a "ajuda" da Dinamarca, ganhando à Suécia, com três rondas por disputar num grupo com 10 jogos.

Anónimo disse...

Todos estes factos têm sido negligentemente omitidos até na Imprensa da especialidade, o que diz bem da honestidade intelectual e a capacidade de análise e apreciação dos mesmos factos. Sem lerem e habituados a ouvir na tv os banais comentadores de opinião avulsa e não fundamentada, a maioria dos adeptos, antes rendidos a um vendedor de banha de cobra, criou uma onda de pouco afecto e muito distanciamento para com a selecção.

LF disse...

Quem não lambe as botas a Pinto da Costa é "anti-porto".
A imprensa especializada é "anti-porto".
O governo é "anti-porto".
A meteorologia é "anti-porto".

Realmente, se não fossem os árbitros não sei o que seria de vós...

LF disse...

"para não falar da queda acentuada nas classificações finais de 2º em 2004, 4º em 2006 e 8º em 2008"

deliciosa esta frase, parece dos Gato Fedorento...

LF disse...

O que mais desejo é que Queiroz possa fazer o mesmo que Scolari (4º lugar). Já não peço mais.

Se assim for, será um prazer dar a mão à palmatória.

Até lá continuarei a pensar que passámos de cavalo para burro.

angelodias disse...

Benfica OrgulhoHonraGloria:

João Moutinho? Hahahahahaha.
Estou impressionado com a tua capacidade de análise. Se calhar temos aqui um técnico na calha. Percebes tanto disto.

é cada um....

Anónimo disse...

raul Meireles jogou uma merda, ele q aprenda a rematar e a dominar uma bola como deve ser. Se falhasse aquele golo era o ponto culminante de uma exibição podre.
Pepe,Burrito Alves, Carvalho, os laterais e o próprio nani esses sim

Vasco, saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Senhor Luis Fialho faço-lhe quatro perguntas muito simples e objectivas, sem provocações desnecessárias:

- Que provas tem que Pinto da Costa abriu uma garrafa de champagne depois do Portugal-Grécia?

- Não acha que Vitor Baía, que nesse ano foi considerado pela UEFA melhor guarda-redes na Champions League, tinha lugar claríssimo na espinha-dorsal da selecção nacional no Euro 2004?

- Não acha vergonhoso na véspera da final da Taça Uefa em 2003 (ou da Champions em 2004) o seleccionador português não querer desejar 'boa sorte' ao representante português em competição porque senão tinha que desejar ao mesmo ao benfica e ao sporting?

- Não acha estranho (para não dizer incompetente) o seleccionador nacional nunca se ter deslocado ao estádio para ver jogar a equipa que providenciava vários jogadores à selecção nacional como fazem todos os seleccionadores do mundo?


Outras razões para não gostar de Scolari:

- não justificar as suas escolhas (quando se é seleccionador de uma equipa nacional - e se pede o apoio de toda a população - creio ser de bom tom justificar a esses mesmos apoiantes o porquê das suas escolhas; sendo que o mesmo se aplica a equipas),

- a forma agressiva que tratava os media e os portugueses (sendo como melhor exemplo 'e o burro sou eu?'),

- Portugal estar 370 minutos sem marcar um golo no Mundial de 2006 (70' frente à Holanda, 120 frente a Inglaterra - incluindo 60 contra 10 jogadores, 90 frente à França e Alemanha)

- o mau nível do futebol a partir desse momento (qualificação Euro 2008 sem ganhar um jogo a Polónia, Sérvia e Finlândia)

- e, como cereja no topo do bolo, a forma como se despediu (contrariando completamente as instruções que tinha dado nomeadamente ao futuro de Deco e Ronaldo)


Fiz 600Km para ver Portugal - Bósnia porque, para além de portista, sou português. Acho que o Carlos Queirós fez muito muito pior do que devia, bem exemplificado naquele miserável jogo contra o Brasil. Contudo o sr. Luis Fialho não gosta dele pela mesma razão de que gosta de Rui Rio (e aqui estou a fazer uma suposição, não me apetece rever os seus posts de há um mês em que se comentaram as autárquicas) - não ostracizou Pinto da Costa e o FCP. Sr. Luis Fialho, por muito que lhe custe, o FCP é a equipa mais bem sucessida do futebol português e é normal um seleccionador nacional apoiar-se nos bons exemplos desportivos e em instituições que suportam a sua actividade (fornecendo jogadores à selecção).

Em jeito de conclusão: Scolari também tinha e muitas faltas de carácter e eu não sinto as mínimas saudades nem sequer da qualidade do futebol (característica que só por algumas vezes pontuou a nossa selecção no seu tempo). Queirós está longe (também) de ser um bom treinador; mas a nível de carácter, seriedade e respeito pelas equipas jovens (votadas ao esquecimento por Scolari) nós, os portugueses (e a FPF) estamos muito mais bem servidos.

eduardo disse...

tivessem estes dois golos salvadores sido marcados por jogadores do plantel do CRETINO e, ai as loas que se entoariam por este país fora.....

eduardo disse...

tivessem estes dois golos salvadores sido marcados por jogadores do plantel do CRETINO e, ai as loas que se entoariam por este país fora.....

eduardo disse...

Eita,
que o LF está nervoso;
pudera: Bruno Alves, Raúl Meireles, Bruno Alves, raúl Meireles.... ai as noites mal dormidas....

Hugo disse...

Usar o argumento da sorte para explicar o apuramento é para rir. Já se devem ter esquecido como foi o Mundial 2006(e ainda bem!)naqueles jogos surreais contra a Holanda ou contra a Inglaterra.
Um exemplo de má imprensa são as capas da Bola depois da derrota com a Dinamarca e a do Jogo depois do empate com a Suécia.
Houve muito boa gente que engoliu sapos gigantes ontem

Natálio Santos disse...

Atençao caros amigos o braga apresentou uma queixa na liga contra rui costa, javi garcia, di maria,e cardozo para em conjunto com a liga subersiviente aos corruptos nos castigarem os 3 jogadores para o jogo com o porto, eu só pergunto se isso acontecer se vamos ficar quietos...??? eu sou da opinião que se isso acontecer a liga não pode sequer ficar de pé, já chega de nos prejudicarem com manobras mafiosas e covardes, ESTOU FARTO DESTES FILHOA DA PUTA CARALHO...!!!

Anónimo disse...

"Quem não lambe as botas a Pinto da Costa é "anti-porto".
A imprensa especializada é "anti-porto".
O governo é "anti-porto".
A meteorologia é "anti-porto"."

Foi vc mesmo q o disse...q a para contribuir para a sua antipatia ao Queiroz, tinha contribuido tb a sua aproximação (em q ????? por ir ao Estadio do Dragao de vez eu quando fazer o trabalho q o brasileiro ranhoso nunca fez e pago a peso d ouro????)

Não é a dita "imprensa especializada" q procura omitir todos os dias os FEITOS VITORIOSOS do FCO, e inflamar os desaires???

Querem tapar os olhos a quem?!?

Realmente, se não fossem os árbitros não sei o que seria de vós...

Se não fossem os arbitros nao tinhamos sido campeoes da UEFA, EUROPEUS E MUNDIAIS (por acaso 2 vezes)...so pa ganhar aqui no nosso quintalzinho é q precisamo deles...de facto..tem toda a lógica...de aziado!!

Anónimo disse...

A vossa conversa de azia com o Queiroz, tem toda a linha de conversa de gaja..."ai andas com aquela? Entao nao te falo mais!! E vou te fazer a vida negra!!!"

Cambada de rassabiados!!!

Slbgloslb disse...

Queiroz sempre foi a mha 1ª opção pra selecionador. Axo q pla experiência q adquiriu ao longo destes anos, e plo conhecimento do q é estar numa selecção desde as suas bases, pra mim, fazia dele o homem certo.

Admito tb q mts vezes acabei por o criticar ao longo do apuramento, não tanto plas suas ideias tácticas, mas sobretudo pla forma algo "desnorteada" com q iniciou a mais do q necessária renovação na equipa no pós Scolari e com o fim da propalada Geração d Ouro.

Devia d o ter feito de forma menos radical, continuando a convocar jgdrs mais experientes cm (Petit, N.Gomes, Maniche, F.Meira, Postiga, p.ex) indepedentemente do seu decréscimo de forma e qualidade, mas julgo, seriam fundamentais para a integração de jgdrs mais novos e emergentes.

Julgo q este tha sido o facto q mais m desiludio em Queiroz, mas acabou por provar q tha razão tb. O certo é q estamos apurados e d uma forma bem mais honrosa q por ex o ultimo apuramento, onde Scolari c/1 grupo bem mais acessivel e com leque d opções bem mais experientes esteve até ao último minuto pra decidir o apuramto. Sim ele era o BURRO!

Penso q o principal mérito de Queiroz, foi o de, contra td e tds, montar uma equipa q sejamos sinceros é a pior destes ultimos 10 anos, e apurar-s, creio eu, ganhando essa tal equipa para o Mundial.

D resto só espero realmente q estejam no Mundial os q realmente merecerem estar, deixando d lado influencias e interesses d terceiros, sendo este o facto em q mais critico Queiroz!

VIVA PORTUGAL E O SLB!!!

xpto disse...

"Se não fossem os arbitros nao tinhamos sido campeoes da UEFA, EUROPEUS E MUNDIAIS "

Não podia eu estar mais de acordo com isto!

Caro LF, para quando uma limpeza dos andrades, aqui no blog?

LF disse...

Meus caros,

Eu já dei a minha opinião, já exprimi a minha felicidade pelo apuramento, já expliquei que não olho a nomes quando joga a selecção, já desejei a maior sorte à selecção e ao seleccionador, e já lhe fiz as minhas críticas como fiz no passado a treinadores do Benfica.

Quem percebeu a minha posição, percebeu.
Quem não percebeu, paciência.

Não falo mais do assunto. Fiquem a berrar sozinhos.

Gritem Meireles, Pinto da Costa ou o raio que os parta, até que se cansem.

Não dou mais para esse peditório, pois a estupidez ultrapassa sempre qualquer resposta séria.

Anónimo disse...

Olha quem fala em estupidez!!

E lá por nao ter razao nenhuma, nem agumentos q o valham, nao precisa de ficar todo chateadinho! A malta percebe bem onde lhe doi!

LF disse...

xpto,

Não pretendo limpar os Andrades, mas irei certamente, em breve, começar a limpar os imbecis.

É incrível como querem à viva força criar uma guerra que não existe.
E o mais engraçado é que vem de alguém para quem a selecção nunca passou de um instrumento em volta de complexos de inferioridade regionalistas.
Logo a mim, que sou um ferrenho adepto da equipa nacional, estas reacções, e estes comentários, soam-me a surrealismo.

Apetecia-me mandá-los para um sítio, mas não irei descer ao mesmo nível.

Este anormal que diz que me "doi" alguma coisa é um bom exemplo do tipo de comentário que irei começar a apagar. Publico-o apenas a título de exemplo.

Anónimo disse...

Deves-me estar a confundir com os da tua laia, nao??
Anormal, é aquele q critica pq sim. Pq nao lhe andam a lamber as botas!
Agora sao os primeiros a por a bandeirinha na janela!

Anónimo disse...

No comentário da vitória, mais um infeliz, fica demonstrado aquilo que já toda a gente sabe: que não percebe nada de futebol. não havia necessidade de pepe? foi o melhor jogador em campo minha senhora.
liedson? mt trabalho deu a defea da bosnia. deco? naquele estado do terreno não era indicado para ele jogar, ainda por cima lesionado.agora se me disser que o CR não é tao preciso como toda a gente quer fazer, ai sim, pode ser que eu reconheça que afinal até percebe minimamente de futebol. e nesse aspecto concordo com o LF, ele vai lá estar mas foi o que fez menosa por isso, pois notou-se uma falta de vontade enorme em representar a selecção