A DECISÃO POSSÍVEL

Há algum tempo atrás, tinha aqui considerado o Benfica campeão oficioso de Juniores. A decisão da FPF vem apenas oficializar esse título.
Como então lembrei, não se tratava de uma final. Era sim a última jornada de um campeonato que o Benfica liderava isolado, e só uma derrota nesse jogo o impediria de se sagrar campeão.
As imagens televisivas são inequívocas quanto à forma como AMBAS as claques se envolveram nos confrontos, sendo absolutamente ridículas as tentativas de desculpabilização a que o responsável do recinto procedeu na altura, e a que os dirigentes do Sporting deram seguimento.
Esta decisão pode ser ingrata para os jogadores e técnicos do Sporting (que, esses sim, não têm culpa), mas não creio que, à luz dos regulamentos, houvesse alternativa à punição de ambos com derrota no jogo. A outra hipótese era nada decidir, o que, convenhamos, afundava ainda mais a imagem das entidades que supervisionam o futebol português.
Reconheço que não é a forma mais agradável de conquistar um troféu, mas isso não retira mérito a uma equipa recheada de talentos (Roderick, Leandro Pimenta, Nélson Oliveira, Yartey, etc), que dominou toda a fase final, e poderia inclusivamente ter festejado o título na jornada anterior.
É também a confirmação da melhor temporada de sempre da formação encarnada, com vitórias em Juniores, Iniciados, Infantis e Escolas, faltando apenas os Juvenis para o pleno.

9 comentários:

Peter disse...

Ainda assim acho que o jogo devia ser repetido, mas quando fui á Luz na 3ª tive a oportunidade de falar com uns conhecidos que me disseram que ao contrário do que os media veicularam os apedrejamentos começaram fora da academia enquanto a claque do Benfica esperava pela ordem da polícia para entrar por parte dos sportinguistas. Portanto neste caso não há inocemtes, ao contrário do que tentaram fazer passar que foram as claques do Benfica que somente causaram distúrbios, os sportinguistas é que começaram, aliás a prová-lo foram os comentários num blog do directivo sobre o assunto.

LF disse...

Eu também preferia que tivesse sido repetido, e estou convencido de que o Benfica ganhava.
O tempo foi passando, e agora não restava outra solução.

O problema é que o Sporting assumiu que os seus adeptos estavam inocentes, e toda a gente percebe que não.

Anónimo disse...

Campeoes por metodos travessos mais uma vez!
Eu até gostava de ver o que o LF diria se, com esta decisao de dar por derrotado Benfica e Sporting, o campeao fosse... o FCP!
O que n diriam da Liga e da podridão do futebol!!
Vergonhoso!
Já se sabe o que se faz se à penultima jornada o Porto tiver mais de 3 pontos que o Benfica, corre-se à pedrada os NN presentes...

João N disse...

Eu só posso falar pelo que vi nas imagens. E o que vi foi ambos os adeptos em confronto. Arriscaria dizer que me parece de facto que os do Benfica foram recebidos à Pedrada, mas isso pouco interessa.
O que me espanta (ou nao porque ja e habitual) e o facto dos sportinguistas descupabilizarem os seus comportamentos.
Eu ainda nao vi ninguem do benfica a pedir sangue, e so vejo os sportinguistas a fazer.
Espero estar enganado, mas acho que isto ainda vai acabar mal.

António C. disse...

A arte maior desta disnastia de dirigentes do "sbortem" tem sido a de conseguir passar na comunicação social (e nós sabemos como) uma imagem disfarçada daquilo que realmente são.
Desde José Roquete que essa tem sido a pedra de toque da sua estratégia: lobos com pele de cordeiro.

ele há coisas disse...

lobos e cordeiros em 2004, a não perder numa alvaláxia perto de si

http://www.youtube.com/watch?v=0uwNTl5ViTs

Anónimo disse...

Em primeiro lugar os lagartos não merecem respeito nemhum ,pois são uns covardes ..
sendo assim e muito bem feito para gente que tenta ganhar com batota ( isto anda a ser feito a muito tempo contra o S.L.BENFICA), portanto tanto me faz que diga que e a pedrada ou e a vassourada ,o ultimo campeonato de juniores foi ROUBADO AO S.L.BENFICA e não vi nem li os COVARDES que hoje opinam aqui a dizer a VERDADE...

aguiaR disse...

os invejosos que falam falam e não dizem nepia , são os mesmos que branquearam os titulos ROUBADOS ao S.L.BENFICA no tempo do risco ao meio é o ano passado esses sim um ROUBO ....

Anónimo disse...

a alternativa a esta decisão seria o presidente do Conselho de Disciplina da FPF pedir escusa por ser declaradamente parte interessada no assunto...por ser benfiquista.
ser do benfica não torna ninguém parcial mas à mulher de César não basta parecer séria, é preciso sê-lo!