TAÇA ?

Nos últimos vinte anos, esta foi a primeira vez que não vi a final da Taça de Portugal.
Não vi, não ouvi relato, e devo dizer que só ao fim da tarde me lembrei que ela se jogava. Soube do vencedor ao cruzar-me, por volta das 20.30h, com um carro exibindo um cachecol do Porto. Só conheci o resultado (1-0) pelas 22.00h. Só então vi o golo.
Não estive no estrangeiro. Estive em Portugal e, por sinal, em Lisboa.
Desde um Campomaiorense-Beira Mar de há alguns anos atrás que não me lembrava de final tão pouco mediática, com a agravante de, desta vez, o vencedor estar de há muito anunciado.
É natural que os portistas tenham festejado (mesmo que a meio gás, até porque muitos deles nem apreciam a prova), mais natural é que para Paços de Ferreira este tenha sido um dia histórico, ainda que terminado em desilusão. Tudo numa lógica regional, pois acontecimento nacional é que esta triste e pobre final não foi. Com Benfica, Sporting e Sp.Braga afastados desde antes do Natal, esta Taça de Portugal estava entregue, e o seu mediatismo condenado. Espera-se uma final mais apelativa no próximo ano, sob pena de a própria competição perder fulgor e alguma da sua magia.

NOTA: Inclui os Campeonatos de Portugal, prova antecessora da Taça de Portugal.

32 comentários:

angelodias disse...

Por este post se vê a tua azia o que muito me apraz. Fica sabendo que festejei em Benfica e vi muitos portistas, como tu aliás referes pelos carros com a bandeira do FCPorto que viste.
Pela primeira vez em 20 anos não viste a final, mas um Campomaiorense-Beira Mar não perdes por nada deste mundo não é?
Obviamente não festejamos como se fosse uma taça da Liga, mas é como comer camarão todos os dias, sabe bem mas já não é a mesma coisa...
Cumps.

Tiago Pereira disse...

Suponho que as finais só são mágicas quando o Benfica lá está?

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAH! A azia continua!:D
E os 18 milhoezitos LF?

Vitória do Benfica disse...

Boa Tarde Luis Fialho e restantes visitantes do blogue.

Eu também não vi o jogo da final da Taça de Portugal. Desde que assisti ao programa 45 minutos e vi o fac smile do Pinto de Sousa a perguntar ao Pinto da Costa que arbitro ele queria para a final da Taça, que acho isto tudo miserável.

Desde a mão do Felipe Lopes no jogo com o Paços de Ferreira que considerei pouco séria a taça de Portugal de 2008/2009. Ou seja parafraseando o RAP previa a uma Taça à Porto

A Bola hoje traz um titulo muito sugestivo e tudo o Porto levou. Na realidade eles levaram tudo e também a dignidade do futebol português. Como é possível um presidente pedir um arbitro e ter esse arbitro e nada lhe acontecer.

Li também que o Porto apresenta 6.7 milhões de prejuízo. Tem graça como é que um clube que vai aos quartos de final da taça dos campeões europeus, vende jogadores como o Bowinga e o Quaresma, e só apresenta 12 milhões a menos de prejuízo do que o Benfica. Isto é que deve ser visto.

Uma saudação especial a José Maria Camacho que ganhou ao Real e ao Barca é obra.

Saudações Benfiquistas

LF disse...

Azia !!!
Não me façam rir. Eu nem me lembrava do jogo...

Taça de Portugal para mim, neste fim-de-semana, foi a de Futsal.

Não vi "carros". Vi um carro com dois individuos e um cachecol.

LF disse...

Vitória,

As contas do Benfica toda a gente percebe (crise económica, investimento na equipa, ausência da champions).

Já as do Porto...

Tiago Pereira disse...

As contas do Porto são simples, campeonato nacional, taça de portugal e quartos-de-final da Champions. Por muito que as contas do meu clube não me agradem, continuamos a ganhar semana após semana, época após época. Já as contas de benfica foram aquela miséria e para o ano com o investimento já feito na equipa (seguramente acima dos 10 milhões de euros) e com a ausência da champions será seguramente pior.

angelodias disse...

Futsal? O que é isso?

Peter disse...

Eu vi este jogo e o fcp mais uma vez teve a ajudinha do paulo costa que ao longo da sua carreira não fez outra coisa senão favorecer o fcp.Depois de uma arbitragem vergonhosa que prejudicou o santa-clara e beneficiou os "amigos" de leiria que melhor fim de carreira que este. Tb gostei muito dos habituais insultos ao Benfica com os célebres cãnticos slb slb... e quem não salta é lampião demonstrando mais uma vez que o complexo de inferioridade continua bem vincado nos portistas.Para finalizar gostei do aperto de mão entre o papa e o valentão demonstrando que a máfia continua unida.Mas nos factos do fim-de-semana gostei muito mais da taça de futsal e da visita dos miúdos iniciados ao olival, foram 5 estrelas,finalmente as camadas jovens caminham para o bom caminho.

LF disse...

Futsal é uma modalidade desportiva.
Tal como o Futebol também é uma modalidade desportiva.

Não há, filosoficamente, nada de objectivo a distingui-las, salvo naturalmente os aspectos operacionais - uma mais tradicional e popular, outra mais jovem e em crescimento, uma é num pavilhão, outra num estádio, uma tem 90 minutos outra 40 etc.

O que é estranho é toda uma cidade, uma região (?), pretender fazer a sua afirmação nacional com base numa mera equipa de futebol.
Isso é que é ridículo.

Festejar Futsal, Futebol, Basquete ou seja o que fôr tem exactamente o mesmo grau de legitimidade.
E digo isto num blogue que dedico exclusivamente ao Futebol, que por muito que eu goste dele (e todos me farão a justiça de concordar que gosto) não passa, tal como disse acima, de uma modalidade desportiva.

angelodias disse...

Assim como o hóquei em patins e o snooker certo? Ou o ping-pong...
Tudo são modalidades desportivas, mas seguramente o Manchester United não é conhecido em todo o mundo pela excelente equipa de pólo aquático que tem...Nem acho que uma modalidade complemente outra...
E não vejo ninguém do teu clube a vir para as ruas festejar os títulos de futsal, que aliás têm sido bem mais do que no futebol de 11.

Cumps.

Anónimo disse...

olhe que é futebol de salão.
+4 titulos para o ano e
pumba.
já foram.

LF disse...

Mas os Los Angeles Lakers são muitíssimo mais conhecidos que o FC Porto, e só jogam Basquete.

Tudo é relativo.

LF disse...

O Futebol é mais popular. Eu Gosto mais de Futebol do que de Futsal. Movimenta multidões. Faz parte da nossa cultura.

Mas o mérito das conquistas é idêntico.

E o mérito dos adeptos nas mesmas também, e é praticamente nulo.

Por isso eu acho tão ridículo alguns (felizmente não são todos) portistas e portuenses pretenderem afirmar a sua cidade com base em triunfos futebolísticos, como seria Lisboa e os lisboetas acharem-se os maiores porque eram campeões de Futsal.

angelodias disse...

Obviamente que tudo é subjectivo. Tu próprio disseste que gostas muito mais de futebol e por isso mesmo penso que estás a ser intelectualmente desonesto ao afirmar que não viste o jogo e o que te interessou foi o jogo de futsal.
Eu também gosto muito de futebol, mas felizmente sei separar as coisas e posso-te dizer que vi a final da taça da liga, apesar de não contribuir muito para a minha felicidade. Como vi essa final entre o Campomaiorense e o Beira-Mar ou a do Sporting frente ao Leixões. E obviamente que tu também os viste e não acredito que vejas um Freixieiro-Fundação Jorge Antunes...

LF disse...

Lá por gostar de futebol não significa que tenha de ver todos os jogos (seguramente mais de 30 por semana na televisão).
Vi a final do ano passado entre Sporting e Porto. Vi quase todas as finais dos últimos vinte anos, independentemente das equipas em presença.
Mas este não vi, pelo que não percebo onde esteja a desonestidade.

A de Futsal também não vi toda, até porque estava na Luz para ver o Benfica-Ovarense de Basquete.
Vi a parte final do Futsal num café.

Kilas disse...

Bestas há que, ganhando ao Paços ou empatando com o Manchester, cantam hinos sobre o clube rival.
Bestas há que, apesar de presidirem a um clube que, bem ou mal, ganhou tanta coisa nos últimos anos, não resistem a falar de um rival em discursos antes do final da taça.
Besta há.

Destaque para a arbitragem habilidosa do Sr. Costa e para a exibição abaixo de medíocre do treta-campeão: viu-se a ganhar aos 7 minutos e pouco mais quis fazer durante o jogo. Já vi equipas e treinadores crucificados pela imprensa e adeptos por exibições melhores que esta.

Saudações ao Paços, por não se ter oferecido (facto que, nos tempos que correm, merece ser levado) e por ter sido, de facto, a melhor equipa em campo.

PS. Fui à varanda assim que terminou o jogo: nem uma buzina, nada.

Anónimo disse...

"Desde que assisti ao programa 45 minutos e vi o fac smile do Pinto de Sousa a perguntar ao Pinto da Costa que arbitro ele queria para a final da Taça, que acho isto tudo miserável."

Deve estar enganado. Quem foi apanhado a escolher um arbitro para a taça foi o LFV. N se lembra? "O Joao? Pode ser o Joao!"

Anónimo disse...

"Vitória,

As contas do Benfica toda a gente percebe (crise económica, investimento na equipa, ausência da champions).

Já as do Porto..."

Caro LF, logo se vê pq o Benfica n vai a lado nenhum! Com gente a fechar os olhos como o senhor, entende-se!
Contas do Porto: 1 taça, 1 campeonato, 4ºs da CL, 6 milhoes de prejuizo. N me parecem más contas.

Contas do Benfica: 1 taça da Liga, 18 milhoes de prejuizo.

Efectivamente, as contas do Benfica sao incomparavelmente melhores! Eu, aliás, espero que seja todos os anos assim!

condor disse...

"As pessoas nunca acreditaram em mim quando eu critiquei os clubes que viviam claramente acima das posses. Talvez tenha falhado no alvo em algumas das minhas críticas, mas olhe para o que aconteceu a clubes como Atlético de Madrid, Deportivo da Corunha, Lázio, Celta de Vigo, Benfica, Parma e Roma. Alguns destes clubes vão chegar ao ponto em que será possível comprá-los por alguns euros na estação de serviço mais próxima"
Uli Hoeness,
Administrador do Bayern

condor disse...

Benfica consegue isenção de impostos para projecto empresarial
2009-05-22

A SAD do Benfica anunciou ter conseguido, do Ministério das Finanças, isenção de IMT e de Imposto de Selo para o seu projecto de reestruturação empresarial apresentado há três anos, que agora vai ser finalizado.

Em nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD benfiquista informa ter conseguido a isenção de Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) e de Selo, bem como emolumentos e outros encargos legais, ao abrigo da legislaçáo sobre Benefícios Fiscais.

"Uma vez obtido o deferimento, a sociedade encontra-se a finalizar o estudo da referida operação de reestruturação empresarial, de forma a apresentar a mesma aos órgãos competentes", refere a SAD do Benfica, aludindo ao projecto que apresentou em Fevereiro de 2006.

A reestrututação pretendida passa por um aumento de capital e pela incorporação da Benfica Estádio na SAD.

Em 09 de Fevereiro de 2006, a SAD do Benfica dizia à CMVM que "a operação delineada permitirá apresentar capitais próprios superiores a metade do capital social, retirando desta forma a sociedade do âmbito de aplicação do artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais".

O aumento pretendido no capital social é de 62.550.000 euros, através de entradas em espécie a realizar pelos accionistas Sport Lisboa e Benfica e Sport Lisboa e Benfica, SGPS, SA, constituídas pelas acções representativas da totalidade do capital social da Benfica Estádio - Construção e Gestão de Estádios.

Numa fase seguinte pretende-se proceder à "fusão por integração da sociedade Benfica Estádio na Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD".

A Benfica Estádio - Construção e Gestão de Estádios é a proprietária exclusiva do imóvel onde se encontra implantado o estádio do Sport Lisboa e Benfica e do qual fazem parte todas as infra-estruturas desportivas e comerciais anexas, correspondendo o seu valor contabilístico ao montante de, aproximadamente, 135 milhões de euros. Tudo em nome da transparencia!

Sublime Benfica disse...

....os corruptos,ficam doidos !!!
...passam aqui,cagando postas de pescada,loucos de raiva...ganham a 14ª taça de Portugal(ainda estão a 10!!)...e nem mesmo assim,largam os blogs do GLORIOSO...ó LF....SOMOS MUITO GRANDES,NÃO SOMOS ????....

CORRUPTOS FORA DO PANORAMA DESPORTIVO NACIONAL !!!

VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA !!!!

Silva Barqueiro disse...

LF,

Lá porque o senhor não liga a telvisão a final não deixa de ser mediática... Lá porque as televisões preferem agora passar nos seus satelites de informaçao(RtpN, SicNoticias, Tvi24) as celebrações e mesmo o anteceder dos jogos não deixa de ser mediático... Agora se lhe faz azia não ver o benfica e, pior que isso, ver o Porto numa final da Taça, o problema é seu, mas não nos queira tapar os olhos dizendo que esta final não foi mediática, até porque a Avenida dos Aliados se encheu, tal como o Marquês também teve muitos portistas...


Dona Vitoria,
Você cada dia mostra mais que sabe pouco de futebol...

Primeiro porque não foi o nosso presidente que foi apanhado numa escuta a pedir um árbitro ao Major:"Esse pode ser..." disse ele...

Segundo porque não é Jose Maria Camacho mas Jose Antonio Camacho...

Terceiro porque a mão do Felipe Lopes é tao duvidosa como aquele passe do Eduardo que deu o golo do benfica no ultimo benfica-Braga.

Finalmente porque não percebo o que vocês benfiquistas têm a ver com as nossas contas... Se há alguem que tem que se preocupar com isso somos nós, os sócios do TetraCampeão. Mas também lhe digo que enquanto continuarmos a ganhar não me vão ver preocupado com isso. Já vocês, nem dinheiro nem vitórias...

Silva Barqueiro disse...

Só mais uma nota, na proxima quarta, mais um título vem a caminho do Dragao...

Natálio Santos disse...

desde 1958 que o porto não consegue ganhar uma final da taça de Portugal ao sport Lisboa e Benfica, e olhem que já jogaram umas poucas de vezes, inclusive uma nas antas...!!!

Vitória do Benfica disse...

Os portistas que vêm para aqui falar das contas do porto parecem aqueles tipos que andam de ferrari nas estradas todas esburacadas , ganham muito dinheiro mas depois bebem em casa whisky do minipreço porque gastam mais do que ganham.

Se o Benfica tivesse nos últimos anos e na época Vieira seguido a politica do Porto estava como ele a gastar em perfumes em vez de cuidadar da alimentação.

O Porto só ganha porque desorganiza o Benfica e se virmos em Lisboa os adeptos do Porto são todos de familias sportinguistas é isto que o Sporting não percebe.

O Benfica ainda está em primeiro em tudo Titulos, campeonato, taça, competições europeias e o Sporting já foi ultrapassado em tudo pelo Porto. Entrou na champions e está em falência técnica. E o Porto não apresenta contas consolidadas, por isso ninguém sabe se está em falência técnica

MIGUEL disse...

LF,

FAÇO AQUI UM APELO À INTEGRIDADE DA SUA IMPARCIALIDADE E FAÇA UM POST SOBRE AS ELECÇÕES DO BENFICA, PARA MELHOR PERCEBERMOS O QUE SERÁ MELHOR PARA NÓS BENFIQUISTAS!

OBRIGADO

LF disse...

Miguel,

Acabo de publicar um post sobre a eventual antecipação de eleições, mostrando o meu desacordo.

Quanto às eleições propriamente ditas, na altura própria darei obviamente a minha opinião, que será naturalmente apenas a minha, e vale tanto como a sua ou de qualquer outro benfiquista.

Nuno Figo disse...

Ao Sr. Silva Barqueiro,

A querida colega Vitória do Benfica não precisa de quem a defenda (basta-lhe ela), mas não posso deixar de comentar as suas afirmações:

Diz você:
"Primeiro porque não foi o nosso presidente que foi apanhado numa escuta a pedir um árbitro ao Major:"Esse pode ser..." disse ele...
(...)
Finalmente porque não percebo o que vocês benfiquistas têm a ver com as nossas contas..."

Sobre o primeiro tópico, agradeço que se informe melhor e não coma o lixo que lhe espetam nos ouvidos. Pela milésima vez, essas afirmações de Luis Filipe Vieira dizem respeito a uma escuta sobre a escolha (sim, ESCOLHA) de um árbitro para a meia final da taça. Fique sabendo que é do conhecimento popular - e mais importante, LEGAL e HABITUAL - que os árbitros das meias e final da Taça de Portugal sejam escolhidos POR COMUM ACORDO dos clubes que as jogam.
Mais ainda, na altura em que proferiu essas palavras, LFV não aceitou 5 nomes anteriores, justificando isso com as palavras "ISSO É TUDO DO PORTO"!!
Curioso, não?
Finalmente, pegar nestas declarações de LFV como oposição aos inúmeros actos de feridos de legalidade ou eticamente reprováveis do presidente suspenso do FCP... só pode ser gozar.

Sobre as vossas contas, permita-nos se nós, meros adeptos benfiquistas, num espaço benfiquista, achamos interessante discuti-las. É, no mínimo, um direito constitucional que nos assiste, concorda? (sim, lei da rolha é coisa lá para as antas)

É que não deixa de ser "curioso" que o Porto tenha 6,7 milhões de euros de prejuízo num ano em que:
- vendeu Quaresma (€ 24,6 M)
- vendeu Bosingwa (€ 20,5 M)
- comprou 50% de Hulk (€ 5,5 M)
- comprou 70% de Rodriguez (€7 M)
- comprou Tomás Costa (€ 3,2M)
- comprou Mariano (€ 3M)
- comprou Sapunaru (€ 2,5M)
- venceu Campeonato e Taça
- chegou aos quartos de final da Champions

Ou seja, com vendas superiores a 40 Milhões de Euros...
E compras na ordem dos 20 e tal Milhões.
Numa época de reconhecido sucesso desportivo... o Porto tem um prejuízo destes?
E pior, sem se saber os resultados consolidados.
Eu cá preocupava-me.

eduardo disse...

Foi mais uma tarde triste para o LF; já vai estando habituado, pelo que já deve doer pouco......
p'ró ano há mais troféus para rumar ao Norte ques e vai alastrando aos restantes pontos cardeais.
Sempre pode, LF, optar por ver outras ligas e ser adepto de um clube de ums dessas ligas....
deixe de sofrer, homem, olhe lá o cardíaco...

Silva Barqueiro disse...

Nuno Figo,

Se é assim tão normal não percebo o porquê das palavras da vitoria "Desde que assisti ao programa 45 minutos e vi o fac smile do Pinto de Sousa a perguntar ao Pinto da Costa que arbitro ele queria para a final da Taça, que acho isto tudo miserável."
Podem discutir as nossas contas à votade, é um sinal da nossa grandeza :)
E quando falar de supostos actos do Pinto da Costa, faça o mesmo, não coma o lixo que lhe dão, informe-se...

Nuno Figo disse...

Caro Silva Barqueiro,

"quando falar de supostos actos do Pinto da Costa, faça o mesmo, não coma o lixo que lhe dão, informe-se..."

Informo-me sim senhor. E informo-o, se quiser:

Pinto da Costa recebeu árbitros em casa e fez-lhes favores? SIM, tal como o próprio o admitiu:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367482

Pinto da Costa pagou a Ana Salgado para descredibilizar Carolina Salgado? SIM
http://www.record.pt/noticia.aspx?id=299455b8-ec75-46a2-85a8-bbb94e5a7926&idCanal=00002497-0000-0000-0000-000000002497

Gostava de continuar nestas andanças, mas tenho trabalho para fazer.

De qualquer forma, meu caro, confesso-lhe que me continua a custar ver os adeptos portistas a achar que Pinto da Costa nunca fez trafulhice. Depois de tanta coisa, de tanta mentira...
Mas enfim, cada um sabe de si... e defende os valores em que acredita.

Um abraço