A LIGA EUROPA

Atlético de Madrid, Villarreal, Paris Saint-Germain, Werder Bremen, Hertha de Berlim, Estugarda, Lille OSC, Glasgow Rangers, Panathinaikos, AEK de Atenas, Ajax de Amesterdão, PSV Eindhoven, Atlético de Bilbau, Toulouse, Everton, Aston Villa, AS Roma, Sampdória, West Ham, Génova, Steaua de Bucareste, Dinamo de Moscovo, Spartak de Moscovo, Zenit de São Petersburgo, Estrela Vermelha de Belgrado, Standard de Liege, Club Brugges, CSKA de Sófia, Galatasaray, Fenerbahce, Sparta de Praga e Shakhtar Donetsk, são alguns dos clubes que, juntamente com o Benfica, poderão estar na fase de grupos da nova Liga Europa, tendo em conta o andamento actual dos vários campeonatos e taças nacionais.
Como se percebe, esta prova está longe de constituir uma mera segunda divisão europeia, sobretudo quando na “primeira” poderemos provavelmente ver equipas como o Sivasspor, Copenhaga, Rubin Kazan, Partizan, Levski de Sófia e AZ Alkmaar, isto supondo não haver grandes surpresas nas pré-eliminatórias, através das quais, diga-se, será mais fácil ao Turku, campeão da Finlândia, ao Stabaek, campeão da Noruega, ou ao Ventspills, campeão da Letónia, chegar à fase de grupos da Champions League, do que ao Sporting, segundo classificado da Liga Portuguesa – àqueles bastará uma pré-eliminatória disputada, na pior das hipóteses, diante de um clube belga, grego, suíço ou checo, enquanto os portugueses terão de passar por duas, e bem mais difíceis.
O Benfica estará pois bem acompanhado, integrando um lote de equipas que são, na actualidade, a sua família competitiva natural na Europa do futebol. Ao contrário do que sucederia na Liga dos Campeões, aqui o clube da Luz tem francas hipóteses de chegar longe, caso queira efectivamente apostar nessa possibilidade. Seria melhor poder fazê-lo após passagem pela prova rainha. Mas agora pouco há a fazer quanto a isso.
O Benfica iniciará a competição no dia 20 de Agosto, quando disputar a primeira-mão do play-off de acesso à fase de grupos. Uma semana depois jogar-se-á a segunda mão, e a partir de meados de Setembro tudo funcionará à imagem e semelhança da Champions. A final será em Hamburgo.
No play-off de acesso, onde serão cabeças-de-série, os encarnados poderão encontrar uma das seguintes equipas:
Génova, Toulouse, Cluj, Estrela Vermelha, Dundee United, Aberdeen, Wisla Cracóvia, Groningen, PAOK Salónica, Hearts, Brondby, Hajduk Split, Ujpest, CSKA Sófia, Rapid Viena, Helsingborg, Stabaek, Trabzonspor, Gent, Apoel Limassol, Slovan Liberec, Debrecen, Boleslav, Unirea, Poli Timisoara, Kalmar, Elfsborg, Amkar, Metalurg, Bohemians Dublin, Ventspills, Ekranas, Maribor, Zrijnski Mostar ou Légia Varsóvia.
Seria muito azar voltar a sair, logo à primeira, uma equipa italiana…

Uma das campanhas europeias que recordo com mais saudade foi a de 1982-83. Nesse ano, aquela que considero a melhor equipa do Benfica do meu tempo, chegou à final da Taça UEFA (foto). Que bom seria poder estar em Hamburgo, em Maio de 2010, a apoiar o Glorioso no seu regresso aos grandes momentos internacionais…

13 comentários:

angelodias disse...

Não serão mesmo assim equipas muito fortes para o Benfica? Pelo que se viu no último ano a Liga Europa assenta quem nem uma luva a equipas como o Braga e nunca a equipas como o Benfica... Ter-se-ia de inventar uma Liga Europa 2 :)

Paulo Lopes disse...

O título deste artigo deveria ser: "Como desvirtuar a realidade"

Dizer que a Taça UEFA, é fantástica porque tem equipas como: "Atlético de Madrid, Villarreal, Paris Saint-Germain, Werder Bremen, Hertha de Berlim, Estugarda, Lille OSC, Glasgow Rangers, Panathinaikos, AEK de Atenas,..." e que a Liga dos campeões é fraquinha por causa de "Sivasspor, Copenhaga, Rubin Kazan, Partizan, Levski de Sófia e AZ Alkmaar..." é o mesmo que dizer que a liga portuguesa é a melhor do mundo porque lá jogam o Benfica, Porto e Sporting e a espanhola é a pior porque tem equipas como o Getafe, Numancia e o Recreativo de Huelva

Anónimo disse...

Desde que nao venha o Metallist ou o Olympiakos...

LF disse...

Paulo Lopes,

Quem desvirtua é você.

Diga-me lá onde é que eu escrevi que a Liga dos Campeões era fraquinha ??

Tiago Pereira disse...

Isto tudo só porque o Benfica venceu por 4-0 o Setúbal?!
As hipóteses que o Benfica tem de chegar à final da UEFA são as mesmas que tinha no inicio desta época, até Outubro tem todas, em Dezembro nenhumas.

Vitória do Benfica disse...

Bom Dia Luis Fialho e restantes visitantes do Blog

Em primeiro lugar gostaria de ver o Benfica na Champions, mas tal não vai acontecer por razões demais conhecidas. Algumas por nossa culpa,outras por culpas externas.

Mas gostaria também de ver quatro clubes portugueses chegar às meias finais da Champions ou mesmo à final com dois clubes Portugueses .

Mas não, o que vemos é um futebol pobre desorganizado tacticamente onde poucos treinadores com nível querem permanecer . No ano anterior sete clubes iniciaram as competições Europeias e muito pela prestação do Benfica que chegou aos quartos de finais da prova e no ano seguinte nem um clube chegou aos quartos de final de qualquer prova Europeia.

Os fanáticos e cegos podem dizer que os Benfiquistas reclamam aquilo que não são capazes de fazer. Ou seja reclamam que a corrupção do FCP e o tráfego de influências tem prejudicado, não só o Benfica, mas antes o Futebol Português. È esta minha tese, porque considero que o FCP deveria ser banido do futebol português.

Poderei estar-me a desviar um pouco do tema inicial do Post. Mas o futebol é uma indústria de tal forma importante que contribui para cerca de 10 % do produto interno bruto dos países e que portanto a SERIEDADE no futebol é benéfica para melhorar a crise.

Vejam em Espanha a quantidade de clubes que participam na Taça Uefa e nas competições Europeias.

Voltando ao Post . Não é vergonha nenhuma o Benfica participar na UEFA. Muitos dos clubes que o Benfica encontrou pela frente na sua caminhada Europeia desapareceram ou tem uma baixa performance.

Veja-se na lista da Taça Europa, que o luís Fialho apresenta dois clubes O Ajax e o PSV que disputaram a final da taça dos campeões europeus com o Benfica e ganharam vejam que estão na Taça UEFA. Vejam o que aconteceu ao Anderlecht o clube que disputou a final da Taça UEFA com o Benfica e a ganhou. Nem aqui está.

O percurso dos clubes deve dar-nos que pensar o Benfica ganhou duas Taças de campeões Europeus com dois monstros do Futebol Europeu Barcelona e Real Madrid.

O Porto ganhou duas Taças dos campeões Europeus a clubes que desaparecem da arena internacional. E nunca mais passou sequer das meias finais e o número de vezes que passou dos quartos é irrisório comparado com o número de vezes que participou na Champoins.

Os Portistas pensam que os nos faz falar é a inveja. Não o que nos faz falar e a mim própria é a verdade e a verdade também seria muito benéfica até para o Porto, porque se o Porto, ganhasse os campeonatos de forma mais séria e sem menos tráfego de influências teríamos um futebol parecido com o Espanhol e Inglês e como tal mais prestigiante.

O percurso dos clubes a sua história deveria ser também um tema para reflectirmos, para assim percebermos porque a vida dos clubes é um percurso sinusoidal.

BENFICA SEMPRE

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

O Lucilio apita na liga europa?

Anónimo disse...

«O FC Porto ficou ontem a saber que vai defrontar Fenerbahçe e Lyon na Peace Cup. O maior torneio de clubes do Mundo conta ainda com Real Madrid, Sevilha, Juventus, Celtic, Liga de Quito, Seongnam, Aston Villa, Málaga e Al-Ittihad (…)
O torneio que decorre de 24 de Julho a 2 de Agosto vai levar o FC Porto - representado ontem por Vítor Baía e Urgel Martins em Sevilha - a defrontar o Lyon em Huelva, sede do Grupo D, a 27 de Julho. Dois dias depois, em Sevilha, será a vez dos azuis e brancos medirem forças com os turcos do Fenerbahçe. A final está marcada para o dia 2 de Agosto em Sevilha, capital da Andaluzia, que este ano acolhe pela primeira vez a Peace Cup em solo europeu.»
in O JOGO, 17/04/2009

Silva Barqueiro disse...

Dona Vitoria,

Realmente os seus comentáriops são de quem nao sabe muito bem o que está a dizer...

Primeiro porque diz que tivemos sete equipas na Europa porque o benfica chegou aos quartos-de-final. Então e os anos em que lá andaram equipas portuguesas porque o Porto venceu a Taça UEFA e foi Campeão Europeu? Isso demonstra como vocês só olham para vocês mesmo e esquecem os feitos dos outros.

Depois, afirma que o Porto devia ser banido do futebol português. Então e quando o benfica devia ter ido para a segunda divisão no tempo de vilarinho e não foi, como aconteceu ao Farense, Salgueiros e outros...

Continuando, vocês não sabem defender-se sem usar os outros? Só porque os outros estão em baixo vocês também têm de estar? Mas a melhor parte é que fala do Anderlecht que não está aqui... Pudera, está em primeiro lugar, logo é normal que não esteja aqui mas sim na Champions, ainda que na pré-eliminatória...

Mas vejamos ainda, compara as vitorias do benfica frente a um Barça e um Real de à 40 anos. É certo que ainda sao monstros do futebol europeu, mas o Porto tem culpa dos adversários se tornarem fracos depois de irem à final da Champions? E mais, o Bayern de Munique desapareceu da arena internacional? É que se assim fala de uma equipa que ainda este ano esteve na Champions, o que dizer do benfica...

Desculpe-me, mas a expressão que mais se aplica é mesmo aquela da 'Santa Ignorância!"

Anónimo disse...

Este LF é simplesmente fenomenal!
Este ano a Taça UEFA já era qse tao forte como a Liga dos Campeões! Se calhar tinha razão, tomando em conta os resultados que se conhecem ao Benfica!
Mas o que é verdade é que, chegados às meias finais da taça UEFA, das 4 equipas, 3 vieram da Liga dos Campeões (por sinal, uma eliminada da liga dos campeões pelo Sporting, outra pelo Porto).
Por aqui se vê q é provavelmente mais difícil chegar aos oitavos da LC do que aos 4ºs ou meias da UEFA!
Agora, como volta a ver a Liga dos Campeões bem longe, diz o LF que esta taça Europa n é segunda divisão europeia!
Pois não, só lá faltam os 4 primeiros de Inglaterra, os 4 primeiros de Espanha, os 4 primeiros de Italia, os primeiros da França, Portugal, Holanda, Russia, Ucrania, etc etc.
É lá agora 2ª divisão Europeia!

Anónimo disse...

Como já se viu, a Taça UEFA é um bom desafio para equipas como o Braga. Um grande contentar-se em participar na UEFA, só se for para chegar no mínimo às meias!
Somar 3 derrotas e um empate é que me parece, queira desculpar, humilhante!

Miguel disse...

porque será que os portista tem uma tamanha necessidade de se afirmarem perante nós?
Será da pequenês?
Será que sobreviveriam sem nós?
Será?

Pedro Silva disse...

Só para rir esta noticia do jogo Fenerbahçe e Lyon Sevilha, Celtic, Liga de Quito, Seongnam, Aston Villa, Málaga e Al-Ittihad os maiores clubes do mundo.......... da treta