30/04/09

DA VIDA DAS MARIONETAS

Faz pouco mais de um ano, Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, anunciava com pompa os castigos a F.C.Porto e Boavista no âmbito do processo Apito Dourado, para as instâncias desportivas entretanto baptizado de Apito Final. O Boavista era despromovido, o F.C.Porto, vá lá saber-se porquê, ficava com uma simbólica pena de seis pontos subtraídos na classificação, num momento em que o campeonato estava já totalmente resolvido.
Rejubilaram então algumas almas, gritando aos sete ventos que finalmente o F.C.Porto era punido por aquilo que andara a fazer, e pelos métodos que utilizava para vencer campeonatos. Indignaram-se os portistas, que à boa maneira da casa colocaram de imediato Ricardo Costa na sua vastíssima lista negra, onde cabem todos aqueles que, de uma forma ou de outra, não se ajoelhem aos pés do seu sumo-pontífice.
Devo dizer que não compreendi. Nem uns, nem outros.
Se quanto aos segundos, nunca me preocupei em perceber, aceitar ou concordar com o que fazem ou pensam, já relativamente aos crentes numa justiça desportiva equitativa e isenta protagonizada por Ricardo Costa, devo confessar que perdi algum tempo a tentar encontrar algum assomo de razão e optimismo em tudo aquilo, sem o conseguir. Na verdade, ainda hoje hesito em considerar aquelas decisões um acto de cobardia ou um mero simulacro, em as entender como um arremedo de temor ao poder ou uma forma de enganar os tolos.
Ricardo Costa não puniu o F.C.Porto – puniu o Boavista, e fingiu que puniu o F.C.Porto, o que é algo bem diferente. Por medo? Por vontade própria? Por incompetência? Qualquer dos casos é grave.
Nunca percebi porque é que a corrupção portista se processou “na forma tentada” e a do Boavista se tratou de “coacção”, isto para além de não entender porque é que a segunda merece um tratamento regulamentar mais duro (ou menos brando, para melhor dizer) que a primeira, muito embora com Guilherme Aguiar a redigir regulamentos tudo seja possível. Mas pior que isso – e aqui percebi tudo muito bem - foi o timing da decisão, que, na prática, transformou um possível castigo (por brando que fosse) numa mera manifestação inconsequente de opinião, a qual, à boa maneira portuguesa, tentou castigar não castigando, punir não afrontando, mudar alguma coisa para que tudo ficasse na mesma.
Obviamente que, desde então, suspeito de tudo o que saia desta Comissão de Disciplina. Vem isto naturalmente a propósito do ridículo castigo imposto a Rui Costa, na sequência de declarações totalmente inócuas, e bem mais suaves do que aquelas que, aproximadamente de quinze em quinze dias, ouvimos a Paulo Bento após os jogos, e que passam impunes, ora porque o árbitro não viu nem ouviu, ora porque o árbitro viu e ouviu, ora porque chove, ora porque faz sol.
Também aqui tenho dúvidas. Serão os delegados imbecis absolutos, ou será a própria C.D. a procurar, a cada decisão que toma, recuperar os amens e as bênçãos daquele que todo o edifício do futebol português parece continuar a temer? É que os episódios já são muitos (castigos a Luisão, Katsouranis, Nuno Gomes etc), e parecem-se cada vez mais com uma espécie de ajuste de contas, ou procura de pazes...

21 Comments:

Anonymous Tiago Pereira said...

Não esquecer o castigo, pioneiro. a lisandro lopez por simulação, algo nunca antes visto no futebol português.

30.4.09  
Anonymous Vitória do Benfica said...

Sim Luis Fialho, estes castigos são muitissimo contra o Benfica.

O engraçado é o que se ouve na rua. Exactamente aquilo que diz neste Post.

Sobre a Comissão da Liga, eu não partilho com a sua opinião, mas antes em uma teia quase invicivel que é a burocracia da Liga, feita pelos compadres do costume. Em meu entender, não é por acaso.

Em mais nehum país da Europa isto acontece. A Liga nada pode fazer se o arbitro escreve no relatóruio o que escreveu ou o contrário no caso do Paulo Bento, onde quer Lucilio Batista, quer Bruno Paixão não mencionam no relatório nada sobre Paulo Bento.

Foi isto que Guilherme de aguiar arranjou. Mas tal como Salazar caiu da cadeira esta gente também há-de cair um dia.

Benfica Sempreeeeeeeeeeeeeeeeee

30.4.09  
Blogger LF said...

Vitória,

Até admito que tenha razão quanto à tal teia. Mas o timing da decisão do Apito Final diz muito dos verdadeiros objectivos da CD Liga.

30.4.09  
Blogger andre_vedder said...

Hoje Taça UEFA em FTA na sua TV...
Entre e veja aonde poderá ver os jogos da taça UEFA em FTA.


WWW.Futebolnatv.blogspot.com

Cumprimentos

O futebol em Portugal é uma vergonha.

30.4.09  
Blogger Xelb said...

Está enganado, Tiago Pereira:
Poborsky foi o primeiro a ser castigado. Só não apanhou jogos de suspensão porque o resultado não foi influenciado.

30.4.09  
Anonymous Anónimo said...

Por um lado, não é a primeira vez que o Rui Costa é castigado esta época (acho mesmo que não é nem a segunda nem a terceira) e sempre por questões relacionadas com a arbitragem.

Por outro lado, no que diz respeito ao comentário do Vitória do Benfica, é preciso dizer que o Bruno Paixão mencionou no relatório algo que se passou com o Paulo Bento. O que não podemos é dizer que o que consta do relatório do Bruno Paixão não corresponde à verdade (e não corresponde mesmo) mas que o relatório relativo ao Rui Costa relata, com toda a veracidade, o que se passou (porque não o sabemos). Em regra os relatórios acabam por suavizar, e muito, aquilo que se passou... é um mal geral e não uma perseguição contra o Benfica, o Porto ou o Sporting. Pronto... o Porto é um caso à parte...

Quanto aos castigos referidos pelo LF, não concordo com a sua análise. Uma coisa é coacção, outra coisa é corrupção. Confesso que não sei o que dizem os regulamentos, mas coacção é a imposição da força ou ameaça de grave mal, para obrigar outrem a uma determinada actuação. Corrupção diz respeito à atribuição (ou promessa) de uma determinada vantajem patrimonial. Se a diferença fosse só na parte relativa à tentativa compreendia... assim não.

30.4.09  
Anonymous Peter said...

Mais uma vez digo e repito o fcp manda em tudo.

30.4.09  
Blogger Pato Afonso said...

Caro LF,

Só não consigo entender o porquê de, perante esta incontestável falta de isenção e mesmo respeito, os dirigentes do SLB não terem já começado a radicalizar o discurso e ameaçar retaliação. É que se tornou óbvio que tal se impõe.

Explique-me o LF se puder, já que seguramente tem algumas relações privilegiadas dentro do clube.

Saudações!

30.4.09  
Anonymous Vitória do Benfica said...

Meu Caro Luis Fialho,

O futebol tem razões que a razão desconhece, parafraseando ... quanto mais vejo a Benfica TV e o programa 45 minutos, mais me capacito disso.

1.5.09  
Anonymous Anónimo said...

Vejam, Senhores, Luís Fialho, "O CONTORCIONISTA";...

1.5.09  
Anonymous Tiago Pereira said...

Xelb:
Quantos penaltis foram simulados, com influência no resultado, por Simões Sabrosas, Jardeis e outros até que Lisandro Lopez fosse castigado?

1.5.09  
Blogger Lupss said...

Caro Tiago, mas até o timing do castigo a Lisandro Lopez foi oportuno, pois nesse fim de semana o mais provável era não jogar uma vez que na quarta a seguir era o jogo com o Manchester e o Jesualdo "cospenoprato" Ferreira fez descansar alguns dos jogadores importantes.

1.5.09  
Blogger Maestro said...

Acertaste em cheio amigo LF.

Abraço Benfiquista

1.5.09  
Anonymous B3M said...

Também não esquecer que outra simulação do lisandro, valeu 3(+1) pontos e uma reviravolta no campeonato...
Infelizmente, algo muito visto no campeonato português.

1.5.09  
Anonymous Nuno said...

Em que estádio um adepto da casa entra no relvado, agride o fiscal de linha e nada acontece à equipa? Só mesmo em portugal!!

2.5.09  
Anonymous Anónimo said...

Então só pq o Rui Costa passa a vida no tunel dos arbitros, é motivo para ser castigado???
Ele só anda por ali a pedir desculpas, como o patrao LFV!

3.5.09  
Anonymous Anónimo said...

Tem piada, a quando do ultimo titulo do Benfica, o McCarthy foi sumarizado (e foi o unico...) umas 3 ou 4 vezes. Na altura a CD da Liga é que era séria!

Já agora, qtos golos o Rui Costa vai ser impedido de marcar por causa deste castigo (justissimo)?
O facto de o P Bento n ser castigado como devia por declaraçoes (e o Moutimnho tb) prejudica Porto ou Benfica?
Abra os olhos LF!!!

3.5.09  
Anonymous Anónimo said...

"Também não esquecer que outra simulação do lisandro, valeu 3(+1) pontos e uma reviravolta no campeonato..."

Simulaçao? E a falta do Reyes sobre o Lucho nesse jogo q n foi assinalada? Essa segurou o Benfica na corrida do titulo...

3.5.09  
Blogger Aurelio Estorninho said...

a minha pergunta é:
o que é que o FC PORTO anda a fazer?

4.5.09  
Anonymous Nuno Figo said...

Ao esbirro que pergunta, o que é que o Porto anda a fazer, posso responder: o Porto comprou árbitros, anda a semear o investimento.

Recoloco a pergunta que tantas vezes fiz, no momento em que foram lidas as inócuas penas do apito final: alguém no seu devido juízo pensa que um árbitro que recebe "de presente" um serviço de prostituição, ou dinheiro, ou uma subida de categoria ou uma passagem a internacional, limita-se a "servir" o clube corruptor no jogo imediatamente a seguir?!

Quanto a isso, tenho dito.

Quanto à cara Vitória do Benfica, minha amiga, compreendo o que diz. Também penso que grande parte do mal do nosso futebol (e também da sociedade) não se prende com "reais" actos de corrupção, mas sim com tráfico de influência.

Passando aos factos, tenho a dizer que o comportamento desta CD da Liga é uma autêntica vergonha, desde o início do ano. Não punir Pinto da Costa por desrespeitar a suspensão de 2 anos; não agir sobre os actos de alguns jogadores do Sporting no final da Taça da Liga; "navegar" num mar de critérios incompreensíveis na aplicação de sumaríssimos e, finalmente, aplicar a mais pesada multa deste ano a Rui Costa... é demasiado mau para ser verdade.

Só pode ser uma bóia de salvação para este elenco da Liga... visando impedir o regresso do grande obreiro da corrupção sem penalização, o esbirro Guilherme Aguiar.

4.5.09  
Anonymous kilas said...

Quando um taberneiro da qualidade de um Miguel Sousa Tavares, um jornal com a imparcialidade de um O Jogo e uma Comissão Disciplinar com a lisura de critérios que esta revela estão em tão perfeita sintonia, que pensar?

5.5.09  

Enviar um comentário

<< Home