BAILE DE MÁSCARAS

Ao minuto 58 do jogo F.C.Porto-V.Setúbal, o técnico Carlos Cardoso decidiu tirar de uma assentada, numa estranhíssima substituição, aqueles que a crítica foi unânime em considerar como os dois melhores jogadores da equipa sadina até ao momento – Leandro Lima e Bruno Gama, por sinal, ambos emprestados pelo F.C.Porto.
Tenho acompanhado a carreira de Carlos Cardoso, que inclusivamente já treinou clubes na minha terra. Não ponho as mãos no lume por ninguém, mas se há técnico que me parece andar no futebol com seriedade é este, que para além do mais é um grande vitoriano. Por outro lado, não creio que qualquer treinador, de qualquer clube (sobretudo sendo seu ferrenho adepto, como é o caso), por maior ou menor competência que tenha, seja capaz de substituir, de sua vontade e em simultâneo, os dois melhores jogadores da sua equipa num jogo importante, com cerca de meia-hora ainda pela frente e o resultado em branco. Se nem eu, nem qualquer um dos leitores, faria uma substituição daquelas, Carlos Cardoso, um treinador experiente e com provas dadas no clube, também não.
Assim sendo, a conclusão só pode ser uma: Carlos Cardoso foi obrigado a fazê-lo.
Não sabemos se existiria algum acordo prévio, não assumido, para aqueles dois jovens (um mais jovem que o outro…) só poderem jogar 60 minutos, ou, pior ainda, se alguém terá telefonado aos responsáveis do Vitória, durante ou após o intervalo, a explicar que seria melhor para o clube sadino que Bruno Gama e Leandro Lima não estivessem em campo daí em diante. Mas mostram-nos as evidências que algo do género se passou.
Dir-se-á que foi melhor saírem do campo do que ficarem e facilitarem a vitória portista. É verdade, do mal o menos, mas esta não deixa de ser uma situação grave, que deveria fazer pensar os responsáveis da Liga.
Substituições forçadas (V.Setúbal), lesões simuladas (E.Amadora), pouco empenho (Leixões e sabe-se lá mais quem…), penáltis estranhíssimos no último minuto (Nacional) e outras situações menos claras, tendo como pano de fundo jogadores emprestados, apalavrados ou mesmo (quem sabe?) subornados, podem matar, mais ainda do que os problemas com a arbitragem, a credibilidade do futebol português. Desde que este espaço nasceu, em 2006, que ando a dizer que um verdadeiro e rigoroso Apito Dourado teria de ter avançado por este campo (há pouco tempo publiquei aqui, e no jornal do Benfica, um texto a propósito do tema intitulado “Freeporto”). As suspeitas são muitas e existem desde há muito tempo, mas só nesta época saíram do armário, fazendo hoje parte da actualidade.
Como sempre, onde há suspeitas, onde há desconfianças de corrupção, de tráfico de influências, de qualquer tipo de obscuridade, aparece o F.C.Porto. São os portistas que têm dezenas de jogadores emprestados, são eles que conseguem vitórias estranhas, são jogadores seus, ou quase seus, que protagonizam episódios suspeitos, a cada jornada que passa, a cada campeonato que vencem. São eles os campeões, pelo que, ou fazem coisas que outros não fazem, ou fazem-nas melhor. Essa é uma evidência. Esse é um facto.
Das dezasseis equipas da Liga, só seis não têm qualquer jogador emprestado, nem pré ou recém-contratado por Pinto da Costa. São elas, além do Benfica e do Sporting (mesmo assim com Hélder Postiga a meias), o Paços de Ferreira, a Naval, o Nacional (não, não me estou a esquecer de Felipe Lopes) e o Vitória de Guimarães (este só desde o verão passado). Em todas as outras há uma influência clara do F.C.Porto, quer com empréstimos, quer com ofertas de jogadores, quer com aquisições que lhes enchem os cofres, e que normalmente começam a ser tratadas em plena competição. Nalguns casos essa influência assume proporções que tornam os clubes autênticos satélites, onde para além dos próprios jogadores (por vezes em grande número), os treinadores - de sua confiança - se prestam a fazer relatórios sobre os seus desempenhos nos treinos, o seu estado de forma física e anímica, e um conjunto de informações que, mesmo sem entrar em suposições mais graves, configuram claramente casos de concorrência desleal.
O F.C.Porto sabe tudo o que se passa nos balneários de grande parte dos outros clubes, ajuda financeiramente (com os negócios que faz) quase todos eles, torna-os dependentes de si, amacia-os competitivamente. Por fim, ganha-lhes facilmente, e ainda ouve speakers de estádio a pedir salvas de palmas para o benemérito Pinto da Costa. Assim se domina o futebol português. Assim se viciam campeonatos.
Em Portugal não se pode contar com a justiça, nem com as forças policiais. Para além da total incompetência que revelam, por vezes até elas – sobretudo a norte – parecem actuar de camisola vestida. Quando não há justiça, o único caminho que resta (excluindo a violência) são as restrições.
Creio que qualquer saída para este problema passará pois por duas limitações muito simples:

1) PROIBIÇÃO ABSOLUTA DE EMPRÉSTIMOS DE JOGADORES A CLUBES QUE DISPUTEM O MESMO CAMPEONATO

2) PROIBIÇÃO ABSOLUTA DE QUALQUER NEGOCIAÇÃO COM JOGADORES DO MESMO CAMPEONATO, FORA DO PERÍODO LEGALMENTE ESTABELECIDO PARA TRANSFERÊNCIAS

Com estas duas medidas – que, temo, nunca sejam aprovadas na Liga –, ainda que as hipóteses de corrupção não ficassem totalmente eliminadas, o grosso da suspeição seria em larga medida dissipado, as influências diminuiriam, e os inocentes – como acredito ser o caso de Carlos Cardoso – não veriam os seus nomes associados a esquemas pouco claros. A partir daí, Miguel Sousa Tavares, Rui Moreira, Miguel Guedes e outros ingénuos adeptos portistas teriam, por fim, o gosto de ver diminuir drasticamente o número total de jogadores do seu clube espalhados por outras paragens (como tantas vezes pedem, sem que aparentemente percebam as verdadeiras razões para tal), com as devidas consequências ao nível do respectivo orçamento. Talvez depois lhes fosse também difícil entender as razões pelas quais o F.C.Porto iria deixar de vencer jogos e campeonatos com a mesma facilidade…

49 comentários:

Anónimo disse...

Quando não conseguem vencer em campo, inventam estas teorias esfarrapadas!!!

zé do boné

Ricardo Campos disse...

concordo plenamente que clubes não possam emprestar jogadores a equipas da mesma divisão!

agora o que tu fazes com o teu texto é criar suspeição onde ela não existe.e como tu dizes que não viste o jogo eu vou explcar-te o que sucedeu.
eu nem consigo perceber como é que tu consegues opinar sobre algo que não viste... deves emprenhar pelos ouvidos.

o leandro lima estava a fazer um jogo de merda tlvez o pior jogo da vida dele.
o bruno gama estava a fazer um excelente jogo, mas deu o berro fisicamente.
agora tu podes especular o que quiseres, podes criar todo o tipo de persiguições e suspeições!
agora devias era preocupar-te pq é que no teu clube se investem 60 milhões e o melhor que conseguem é um 3º lugar.
pq é que as pessoas que são contra o forma de pensar do vieira, são espancadas na corrida do benfas.

para terminar, pq não criar uma suspeição sobre a ausencia do zoro no jogo com o benfas? ou para ti existiu transparencia?

angelodias disse...

Muito obrigado LF por mais um belo post sobre o FCP.
Agora espero um post sobre como o Benfica votou a favor de se emprestar jogadores a outras equipas da mesma liga. Fala dos Zoros e dos Fábios...Fala do porquê do Zoro não ter jogado a semana passada contra o Benfica...Vocês não têm jogadores emprestados?
Fala-se do interesse do Benfica no Ruben Micael...não é o mesmo que falar do interesse do Porto no Miguel Lopes? Não é estranho o jogo que o Setúbal fez contra o Benfica, tendo o Setúbal jogadores emprestados pelo Benfica?
Realmente fazes-me rir com este Post mas também fazes acusações muito graves e espero bem que alguém de direito leia este post e te ponha em tribunal.
Porque existe a liberdade, mas não sei se sabes que a calúnia e a difamação sem provas concretas ainda são crime neste país.

joao pedro disse...

como sportinguista so posso dizer uma coisa: excelente post. se ha coisa que me envergonhe é a submissao do poresidente do meu clibe a esse ladrao. mas para esses energumenos ao serviço do fcp, tudo é normal, tudo esta bem, nao vem mal em nada... cumprimentos

PedroBM disse...

Concordo em pleno com as duas propostas e espero que sejam aprovadas.

Assim poderia ser que nao mais se visse o Jorge Ribeiro ou o Makukula a falhar penalties contra a futura equipa ou o Zorro a lesionar-se e nao jogar contra a sua equipa... E o que ha de comum nestas situacoes? - o FC Porto pois claro... ai, espere, afinal parece que ha outras equipas em que acontece isto....

Anónimo disse...

Belo post!!

Acho que o Vitória de Setúbal garantiu a manutenção, com essa dupla substituição!!!

No entanto, espero que os Sadinos e os Pastéis de Belém desçam de divisão, apesar de serem clubes do Sul!!
Conseguem ser mais vendidos que os próprios clubes do norte!!

Anónimo disse...

Mas o Zoro, jogou ou n jogou????
Caro LF, este post é uma risada pegada! O Cardoso, numa tentativa de empatar o jogo e fechar todos os caminhos possiveis para a baliza, para além dos 4 defesas centrais que já tinha em campo, decide colocar ainda mais dois jogadores defensivos. Geralmente chama-se a isso "táctica do autocarro". Se funcionasse, o LF estava aqui todo contente a dar vivas ao Cardoso. Como n funcionou, o LF manda-se para a estratégia do costume. O que eu sei, é que ambos os golos do Porto foram marcados em zonas que habitualmente n eram defendidas nem pelo L Lima nem pelo B Gama!
Mas claro, para nós é uma felicidade ver o LF tão aziado!:D

Anónimo disse...

E já agora, o Nene e o R Micael vão jogar por que equipa na próxima jornada??? N acha q devia incluir uma pequena menção a este facto no post?? Já nem lhe peço que inclua os penaltis falhados do J Ribeiro e do Makukula, ou a compra do Fonte antes de jogar contra o Setúbal em épocas passadas!
É que pelo que me quer parecer, o Benfica n tem nem nca teve jogadores emprestados nem nunca comprou/apalavrou jogadores antes de a época findar.
Como n vai ganhar nada esta época, cá está o LF na sua fuga prá frente!
É triste para o senhor, mas dá-me um gozo valente:D

Anónimo disse...

"Em todas as outras há uma influência clara do F.C.Porto, quer com empréstimos, quer com ofertas de jogadores, quer com aquisições que lhes enchem os cofres, e que normalmente começam a ser tratadas em plena competição."

Quer o sr LF dizer que o Porto devia ser proibido de emprestar o Zoro ou o Coentrão a clubes da 1ª liga, devia ser impedido de dispensar o Luis Filipe e o N Assis a equipas da 1ª liga e devia ser impedido de comprar jogadores a clubes da 1ª liga, veja-se o caso do Makukula, J Ribeiro e agora Nene e R Micael.
É isso que o LF quer dizer???

iBenfiquista disse...

Também me pareceu que o Cardozo foi obrigado a fazer as substituições. É demasiada coincidência.

Também li noutro blogue benfiquista que na 1ª volta aconteceu PRECISAMENTE O MESMO. Seria interessante que isso fosse investigado e eventualmente confirmado, LF, pois eu não tenho qualquer possibilidade.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

o cardoso é do porto desde pequenino.
freeporto?
se não tem jogadores emprestados,
é porque não são bons.
azia.

Anónimo disse...

Quando o Benfica comprou o R Amorim, pouco tempo antes de jogar com o Belenenses o ano passado, onde é que o LF estava? Deve-se ter fartado de postar sobre isto:

PROIBIÇÃO ABSOLUTA DE QUALQUER NEGOCIAÇÃO COM JOGADORES DO MESMO CAMPEONATO, FORA DO PERÍODO LEGALMENTE ESTABELECIDO PARA CONTRATAÇÕES

Anónimo disse...

Quando o Benfica comprou ao Setubal, quando esta equipa estava numa situaçao financeira desastrosa e pouco antes de receber o Benfica, o jogador Fonte, onde é que o LF estava?? Provavelmente estava a postar sobre

"ajuda financeiramente (com os negócios que faz) quase todos eles, torna-os dependentes de si"

Anónimo disse...

Relembrando:

"Foi o culminar de uma negociação que se mantinha há alguns dias e que passou sempre pelo conhecimento dos dirigentes do V. Setúbal, apesar de o jogador ter rescindido com o clube sadino nas vésperas do jogo com o Benfica, que teve lugar no passado dia 21."

Isto sim, é verdade desportiva!

sestrela disse...

LF

Veja os clubes que vão subir de divisão...ainda é mais preocupante.

Anónimo disse...

LF tas tao bem caladinho. ´já reparaste que não dizes nada de jeito?tudo serve para criticar. olha mas é para o teu clube. se ele os tirou entao pronto, tirou. se calhar era para que se tivessem de marcar um penalti e falhassem nao serem crucificados por tristes pessoas como tu

Anónimo disse...

Com a 1a medida concordo em por um limite maximo de emprestados ou limite maximo de jogadores seniores ligados à equipa principal.
Com a 2a discordo pois os clubes perderiam para o estrangeiro e por outro lado seria dificil controlar isso! Nao esquecer que a imprensa ajuda e um certo presidente tem 5% de acçoes na Cofina grupo que dete o Record e o CM, ou seja, faz o que quer e como quer...

Quanto aos portistas nao se esqueçam que estao a matar o futebol em portugal e a ganancia nao para de aumentar... so falta Antonio Oliveira presidente da Federaçao e Guilherme Aguiar Presidente da Liga e nessa altura deixo de ver futebol...

Desconhecido disse...

Um texto patético, como é hábito para as bandas lampionicas...basta ouvir o João Gabriel...
Aposto que foste dos que crucificaram o Leandro Lima quando falhou o penalty para a Taça da Cerveja, dizendo que estaria "influenciado" pelo regresso ao FCP...Gorosan, alivia rápido essa azia.

Peter disse...

Concordo com as alterações que o LF propõe,até porque o Benfica não é nenhum clube virgem nestas situações, agora o fcp usa e abusa deste tipo de situações, estar a comparar com os casos de jogadores do Benfica é no mínimo ridículo porque os do fcp são muito mais e espalhados por 70% dos clubes da 1ª Liga. Isto já me faz lembrar a história e a conversa das novas tecnologias,. o Benfica e o braga já aderiram a esse movimento, porque é que o fcp não adere? Não são a favor da verdade desportiva?Do que é que estão á espera?Ou será que não a querem?

Miguel disse...

Caros e otários portistas:

o Benfica com o Zoro e com o Coentrão não compra ninguem... nem que quisesse!
O vosso clube tem 27 jogadores emprestados! SIM 27!!
Quem nao vi nisto um escandalo nao gosto e nao percebe nada de futebol!
Se os jogadores são pagos pelos corruptos sentem-se na obrigação de agradar ao patronato(ainda mais sabendo que nos clubes onde estão ninguem recebe ordenado, à que acautelar)! Não condeno os jogadores, mas sim quem os coloca em tal situação!
Sei que estão a pensar que se eventualmente fosse proibido utilizar jogadores contra as equipas que os emprestam esta questão nao se colocaria, mas colocaria-se outra, as equipas(pelo menos 10 equipas) jogariam desfalcadas contra o porto!
Tendo em conta que os mesmos jogadores acrescentam valor às suas equipas!
Mas tudo tem um fim... e está proximo!

Brytto disse...

Mais um grande post, parabéns!
Realmente farto-me de rir quando alguns tripeiros, ingenuamente ou não, pedem para que o seu clube não tenha tantos jogadores emprestados... Gostava de saber, mas deve ser inédito na europa um clube ter tantos jogadores espalhados pelo seu campeonato e ainda por cima receber relatórios periódicos por parte dos treinadores dessas equipas sobre o desempenho desses mesmos jogadores, deve ser único... a isto só se pode chamar transparência!

Viriato de Viseu disse...

Essa de não permitir que sejam jogadores emprestados a clubes da mesma liga, é que era UMA BOA LEI!!!

Mas, como se avizinha ser o VERME AGUILHAR, o novo Presidente da Liga, temo que tudo fique na mesma e as leis sejam aquelas com que ainda há pouco o Foculporto corrupto, não tenha descido de divisão.

Havia por lá um empecilho qualquer feito por este VERME.. à medida!!!

Para que este PODRE futebol cá no burgo, implementado pela pandilha da corja corrupta comandada pelo APINTO CORRUPTO, têm que vir dirigentes, árbitros, observadores e observadores dos observadores....de FORA !!!!

Já o D.Pedro I assim fez...lembram-se???

LF disse...

Guilherme Aguiar ??!!???
Deus nos livre e guarde.

Acho que se isso se concretizar alguma vez (coisa que ainda me custa a acreditar que possa ser verdade), o Benfica deveria retirar a sua equipa de futebol do campeonato, e tentar aliciar mais alguns clubes para o fazer.

Acho que era caso para um golpe de estado.

GRÃO VASCO disse...

Caro LF,

Sabendo da tua participação na nossa publicação Gloriosa semanal, e da tua acção interventiva na Blogosfera, em prol do Glorioso, dir-te-ei, que na maioria esmagadora das vezes o fazes como um Autêntico. Queria também deixar-te aqui a minha opinião sobre este Teu blogue.
Críticas (construtivas) tenho algumas, mas como é óbvio nunca as faria aqui, só pessoalmente ou através de e-mail, pois não dou trunfos à corja corrupta de andrades que aqui não te largam a braguilha!
É um favor que fazes aos Benfiquistas e ao próprio Benfica se correres de uma vez por todas com essa cáfila que aqui vem grunhir.
Leio-te com a devida atenção e com o devido respeito, nunca aqui deixarei qualquer comentário além deste enquanto não rifares esta cáfila de "Palermo".
O que esses "grunhos" querem é o que Tu lhes fazes.
Não será por isso que serás à mesma democrático e livre.
A liberdade que lhes dás, eles nunca ta darão.
Limpa essa corja daqui para fora!
Saudações.
TUDO PELO BENFICA!!!

Anónimo disse...

e, "prontos", lá vêm os comentários merdosos;
1.
O treinador não fez mais do que fazem todos, ou quase todos, no Estádio do Dragão; montam e, se possível, reforçam o autocarro; foi on que se passou - reforçar o sector defensivo - perante a pressão POrtista;
2.
As vozes da desgraça só surgem porque no meio da floresta de pernas lá suriu um primeiro e um outro golos;
3.
Seria bom que questionassem os pagamentos de salários (empresário + Evangelista) exactametne antes do confronto do Dragão;
4.
Seria bom que reflectissem, e levantassem questões sobre a miserável atitude dos jogadores Sadinos no jogo contra os lampiões;
5.
as mesmas vozes fedorentas que agora se "alevantam" são as mesmas que tempos atrás se indignavam quando os jogadores emprestados pelo Porto não jogavam quando a equipa em que militavam defrontavam os Dragões;
5.
No cú é bom....

Anónimo disse...

Como está escrito na blogosfera, e com clarividência:

"Isto é assim: se os jogadores emprestados jogarem contra o FC Porto, isso é suspeito; se não jogarem é ainda mais suspeito; se jogarem de início e forem substituídos isso é altamente suspeito.
Perceberam ou querem que eu faça um desenho?
Bem fez o SLB na semana passada, não permitindo que o Zoro jogasse contra eles (ah, pois, estava lesionado...)...."

angelodias disse...

Fala do Zoro!!!!
Vamos pedir todos! Zoro, Zoro, Zoro!!!!
Canta comigo LF : Outra vez, outra vez, campeonato com o caralho outra vez!

José Diogo disse...

e falares dos casos do makukula, jorge ribeiro,principalmente; ou do nuno assis, luis filipe, etC?

tens muito palavreado, mas só vês para um lado....

José Diogo disse...

ou até da falta de vontade dos jogadores do setubal em jogar contra o segundo maior da 2ª circular, ou como é que essses mesmos jogadores logo a seguir ao jogo com esse mesmo clube receberam grande parte dos ordenados em atraso. eles iriam jogar com quem?

Anónimo disse...

Parecem ser coincidências as substituições.

mas para os lampiões é tudo cabala e campanha negra!

nuno disse...

Lf se tiver coragem responda-me às seguintes questões:
- O jorge Ribeiro e o Makukula (marco o penalty mesma conta a vontade do treinador, muito ESQUISITO!!!!) o ano passado falharam penaltys contra o SLB quando já se sabia que eles iam ser jogadores do SLB? O sr falou nisso?

- o Zoro jogou contra o Benfica? O sr falou nisso?

- os jogadores do estrela não treinaram na semana anterior, ao jogo contra o SLB e fizeram-no logo na semana a seguir, que por acaso era a semana antes do jogo contra o FCP? O sr falou nisso?

- os jogadores do Setúbal não recebiam há 3 meses, e receberam algum dinheiro antes do jogo com o FCP, logo a seguir ao jogo com o SLB! O sr falou nisso?

- o Porto ou Sporting jogaram contra o Estoril no Algarve? Ou foi o SLB? O sr falou nisso?

QUANDO UMA PESSOA LEVANTA SUSPEITAS DE CORRUPÇÃO/ALICIAMENTO/ OU SIMPLESMENTE SÓ DEITAR SUSPEITAS PARA O AR ACERCA DE UMA EQUIPA, ESSA PESSOA TAMBÉM DEVIA TER O DESCARAMENTO, FRONTALIDADE E A IMPARCIALIDADE, PARA FALAR DO MESMO MODO E COM AS MESMAS SUSPEITAS E PALAVRAS QUANDO EXISTEM FACTOS IGUAIS DA SUA EQUIPA E NÃO TEM A CORAGEM DE FALAR NISSO!!!

LEMBRE-SE QUE A SUA "EQUIPA" TAMBÉM TEM TELHADOS DE VIDRO (E NÃO SÓ AS OUTRAS!!!)
SEJA IMPARCIAL!!!

LF disse...

Todas as situações que levantaram suspeitas, justas ou injustas, sejam do Benfica, do Sporting, do Porto ou de qualquer outro clube deixariam de se colocar se não fosse possível empestar jogadores nem contratá-los a meio da época.

Agora pergunto eu. Quem teria medo de avançar por aí?

Ricardo Campos disse...

enfim!!!
o Porto ainda não é Tetra campeão, mas o benfas tenho certeza que não será de certeza...
eu se fosse benfquista tb inventava alguma coisa para não parecer muito mal o fraco desempenho da equipa.
joguem á bola,

Anónimo disse...

"Guilherme Aguiar ??!!???
Deus nos livre e guarde."

Tem razão!
O Cunha Leal é que era a pessoa indicada! O gajo mais isento que por lá passou!
É cada um...

LF disse...

Ao Cunha Leal nunca o vi na televisão a defender coisas indefensáveis, nem a destilar ódio contra um clube.

Aliás, o que é que o Cunha Leal fez na Liga para beneficiar o Benfica, além do não-caso de um jogo que mudou de estádio ?
Alguém sabe ?
Digam-me factos ?
Eu não conheço nenhum.

Mas já que o seu nome levanta tantos anti-corpos, também seria obviamente de evitar.

A Liga está bem entregue ao Dr.Hermínio Loureiro, que é independente e tem feito um bom trabalho. Comete erros, como todos, mas não se nota qualquer protecção a este ou àquele clube.
Será difícil encontrar uma personalidade com igual grau de competência e isenção.

Só aceitaria o Guilherme Aguiar caso a Comissão de arbitragem fosse entregue à... Leonor Pinhão.

kilas disse...

Querem comparar 27 JOGADORES com o ZORO?

record dixit disse...

"Ninguém gosta de sair num jogo destes. Estamos a atravessar um momento difícil, penso que não era a altura ideal para sair. Leandro garante respeitar todas as decisões do treinador, apesar de preferir ter ido"logo para o balneário e não ter de voltar para o banco". E acrescenta: "Somos comandados por ele, temos de aceitar as opções. Vou continuar a trabalhar como sempre, não muda nada."

A decisão do treinador Carlos Cardoso em retirar Leandro Lima e Bruno Gama aos 58' do jogo com o FC Porto (4 minutos antes do primeiro golo dos azuis e brancos na partida) está a ser alvo de comentários por parte dos adeptos sadinos em alguns sites e fóruns, onde se questiona o momento das saídas dos dois jogadores, cedidos pelo clube portista. No entanto, apesar das dúvidas e suspeitas, mantém-se o apoio incondicional ao treinador.

Vitor Pinto disse...

Desculpas e mais desculpas. Joguem á bola e deixem de pensar nessas coisas. Até parece que o Vitória ia ganhar 5 a 0 com a não saída desses jogadores. Apenas treinador que é burro como um calhau, queria defender o resultado, metendo 8 defesas. FC Porto, de novo Campeão.

Anónimo disse...

"Ao Cunha Leal nunca o vi na televisão a defender coisas indefensáveis, nem a destilar ódio contra um clube."

Claro! Nunca o vi a destilar ódio contra nenhum clube! Nem sequer como figurante de um determinado filme! Tenha vergonha LF!!!


"Aliás, o que é que o Cunha Leal fez na Liga para beneficiar o Benfica, além do não-caso de um jogo que mudou de estádio ?"

Claro! N fez nada! Se o Estoril é um "não-caso" nem vale a pena discutir mais nada! Abra os olhos!


"Alguém sabe ?
Digam-me factos ?
Eu não conheço nenhum."

Factos? Quando é que, por exemplo, começaram os sumaríssimos? Nessa temporada, quer uma lista de jogadores alvos de sumaríssimos? Se quiser, eu dou-lha. Olhe, dou-a já! McCarthy!
O LF deve andar a brincar!


"Mas já que o seu nome levanta tantos anti-corpos, também seria obviamente de evitar."

Sem se compreender muito bem pq, pq é isentíssimo e extremamente competente!

"A Liga está bem entregue ao Dr.Hermínio Loureiro, que é independente e tem feito um bom trabalho. Comete erros, como todos, mas não se nota qualquer protecção a este ou àquele clube."

Nota-se lá agora! Engraçado, é escutar o que o Vieira disse aquando das eleições para o referido orgão e agora ler o LF! É de virem lágrimas aos olhos!

"Será difícil encontrar uma personalidade com igual grau de competência e isenção."

Se calhar o Barbas...

"Só aceitaria o Guilherme Aguiar caso a Comissão de arbitragem fosse entregue à... Leonor Pinhão."

Eu logo vi... Como dizia o seu presidente:
"O importante n é comprar bons jogadores, é ter gente na Liga!"
Mas n quero discutir a Leonor Pinhão. Mais isenta, imparcial e competente que ela/ele, só se for o marido, o Botelho...

Kilas disse...

SIM SR. Anórnimo

O Estoril é um "não caso", porque já se realizaram centenas de jogos, por opção, fora do estádio da equipa visitada. A única da polémica foi a cor da camisola dos visitantes.

Quanto a sumaríssimos, basta pensar que nas últimas 2 ou 3 épocas só se aplicaram a jogadores com uma certa camisola..

As restantes piadinhas não merecem comentários.

jonas disse...

mas quem são estes tripeiros de mer.. para falarem de um jogo realizado a 200km da luz numa única e compreensível razão, quando passaram anos e anos a jogarem em "casa" quando as equipas adversárias jogavam no seu "terreno" no estádio da maia???? era o salgueiros, era o varzim, o gil vicente, o espinho, o tirsense e muitas mais.... mas não é de admirar, pior cego é mesmo aquele que não quer ver... não têm blogues portistas suficientes??? pois não, são uma boa bosta e para poder ler e aprender alguma coisa de geito têm que visitar blogues do Glorioso.

Anónimo disse...

grande vitor pinto. n ganham em campo e depois dizem estas coisas. joguem a bola, palhaços joguem a bola

ruben disse...

O Zoro n jogou contra o Benfica, e também n jogou na jornada anterior, contra o Belém, por lesão...

angelodias disse...

Oh Jonas não dizes nada de "geito".
Se me disseres um jogo do Porto com o Tirsense ou com o Varzim na Maia dou-te o benefício da dúvida. E se te lembrares nessa altura sempre que o jogo era transmitido pela televisão o jogo era na Maia. Mesmo com o Sporting e com o Benfica.

Nuno Figo disse...

Para os imbecis que defendem Guilherme Aguiar à frente da Liga de Clubes, lembro apenas (novamente) que esse estafermo foi o mentor da decisão de impedir a alteração do regulamento da Liga relativamente ao combate à corrupção.

Já lembrei, mas volto a lembrar: na Assembleia Geral da Liga do fim do ano passado, foi colocada à votação uma alteração da lei que passava a punir os clubes condenados por corrupção com exclusão das competições profissionais. A pedido do Sporting (refira-se, numa tentativa de tentar encontrar o apoio de todos os clubes), a medida passava a punir os ditos clubes com descida de 2 divisões. Já os clubes condenados por corrupção na forma tentada seriam punidos com descida de divisão.
A medida foi a votos e rejeitada por um grupo de clubes, ENCABEÇADO PELO FC PORTO, representado na dita AG pela suja figura (veja-se, "totalmente isenta") de Guilherme Aguiar e apoiado pela grande maioria dos clubes que LF indicou na lista de recebedores de empréstimos do FCP.
A punição para corrupção na forma tentada continua a ser, deste modo, a perda de 3 pontos + derrota no jogo investigado.

Já anteriormente enviei os links de jornais onde tudo isto pode ser corroborado.

Sendo assim, o seguinte são FACTOS:
- O FCP foi CONDENADO por corrupção na forma tentada.
- O FCP, na figura de Guilherme Aguiar, apoiou e encabeçou o movimento de impedir o agravamento das leis contra a corrupção no futebol português.

Guilherme Aguiar? Este Guilherme Aguiar? Activista pró-corrupção? Representante designado para a AG da Liga por um clube punido por corrupção?
Pode alguma vez este homem ter o cargo de director da Liga?!?

Vitória do Benfica disse...

Bom Dia Luis Fialho e restantes visitantes do blogue.

Este seu baile de mascara é genial Porque não são só os árbitros é isto que mostra, que está associado à falência do futebol português. Que inconcebível, possui o maior jogador do mundo e o maior treinador do mundo.

Eu estou em estado de choque depois de ter assistido ao programa 45 minutos sobre a fuga de Pinto da Costa para Espanha e sobre a transcrição das escutas mostradas no ecran da televisão. È espantoso como é que um arbitro (Martins dos Santos) vai jantar com o advogado de Pinto da Costa (Lourenço Pinto) depois de um jogo de futebol e Pinto da Costa diz que esse senhor (Martins dos Santos) deveria ter marcado 4 penalties a favor do Porto. Mas muito mais é dito, como é transcrito as conversas entre Pinto da Costa e o Juiz Desembargador Mortargua. Eu pensava que estava a ver o filme Entre Inimigos, ou a Cor do Dinheiro do Martin Scorsese . Mas não. Eu estava a assistir à realidade com papel timbrado de um órgão do poder judicial português.
Espero que a imprensa portuguesa passe mais vezes porque estou convencida que qualquer Portista sério, não vai por razões éticas, deixar de condenar Pinto da Costa.

Mas o que é grave é assistir a pessoas com grande responsabilidade, indirecta, na vida politica, Dias Ferreira, numa de apoio a Guilherme de Aguiar e a elogiar Pinto da Costa, como aconteceu no último programa O Dia Seguinte.

Por isso meu caro Luis, o que traz aqui é bem o indicio e a certeza com pouca incerteza, moral, de que Pinto Costa para além dos árbitros também tem vindo a influenciar de forma profunda as estruturas do futebol Português e os seus jogadores e treinadores.

O que fazer perante isto, é divulgar o seu Post que tal como o Post que publicou em 8 de Abril de 2008 (?) de Mentiras de A a Z seja divulgado na blogoesfera.

Isto só pode parar quando a UEFA aplicar leis gerais para todos os clubes, mas talvez seja difícil porque o futebol português tem pouca expressão em termos europeus. Mas pensar que pessoas como Guilherme de Aguiar e o Juiz Desembargador, jubilado Mortágua ocupam cargos na UEFA ao mais alto nível e sabendo que a UEFA só reage depois do aval das Federações Nacionais o terem feito, temos de considerar que estamos perante um processo muito complicado, mas que nos deve dar é força para lutar.

Se muitos dos benfiquistas lutaram contra o fascismo e o regime obscurantista de então, não vejo razão, para que a nova geração Benfiquista, que transporta na sua genética os valores éticos e de dignidade de Borges Coutinho e Magalhães Godinho lutem para acabar com este baile de mascaras.

Eu não acredito que Rui Moreira, Miguel Sousa Tavares, António Pinho Vargas, António Lobo Xavier, fiquem indiferentes quando confrontados com a verdade dos factos.

Tenho pena que só os Benfiquistas estejam profundamente empenhados nesta batalha, porque Pinto da Costa e os restantes acólitos tudo faz para incutir que o apito e os bailes de mascaras não são mais que uma invenção de Benfiquistas.

Saudações desportivas Benfica Sempreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

PS. Caro Anónimo.

O grave não são as teorias dos benfiquistas o grave é que isto demonstra as dificuldades que o Ministério Público tem em actuar nos crimes de colarinho branco e sabe que isso também mexe com os seus impostos, caro anónimo. Isto é bem mais grave do que o pOrto ter ganho 24 taças e agora ir jogar com o paços de Ferreira depois de o Felipe Lopes ter feito mais um penalty infantil. O grave é que eu e muitos como eu andamos a pagar impostos e outros a fugir à justiça

Pedrov disse...

Excelente post, mas as medidas que propões poderão não ser suficientes - existiriam sempre formas de as contornar e depois ficava tudo com um ar de legalidade, o que seria pior ainda. Também não tenho nenhuma proposta válida, a não ser que as mentalidades mudem e que o Benfica deixe de fazer jogos de solidariedade e de apresentação e etc.

RMSoares disse...

os meus parabens pelo post, excelente trabalho.
Apoio a 100% os comentários e ideias propostas.

Anónimo disse...

Creio que qualquer saída para este problema passará pois por duas limitações muito simples:

1) Morreres Rápido

2) E de preferencia queimado