24/02/09

PRÍNCIPES E PLEBEUS

David Suazo não marca golos desde o dia 7 de Dezembro de 2008, precisamente aquando da última vitória dos encarnados fora de casa em jogos do campeonato, conseguida no Funchal diante do Marítimo.
Se compararmos o seu rendimento com o de Nuno Gomes ou o de Óscar Cardozo, verificamos que estes, com muito menor tempo de utilização, marcaram mais que o hondurenho, tanto na Liga, como no total das várias competições. E até Pedro Mantorras, em poucos minutos, acabou por fazer o gosto ao pé, dando uma preciosa vitória à equipa. Suazo tem, aliás, apenas mais um golo na sua conta pessoal (cinco) que cada um dos centrais do Benfica, Luisão e Sidnei (quatro cada).
Mas se estes dados em nada favorecem o ponta-de-lança benfiquista, muito mais dramático se torna o paralelismo que é legítimo estabelecer com os principais avançados de Sporting e F.C.Porto. Enquanto David Suazo vai desperdiçando lances de ataque, Hulk e Liedson vão marcando golos e decidindo jogos. O levezinho estreou-se na Liga apenas à sétima jornada (começou a temporada lesionado), e é já o segundo melhor marcador da prova, com o dobro dos golos do hondurenho. Hulk, começou quase anonimamente a época, mas hoje é uma das figuras da Liga, revelando progressos notáveis.
David Suazo é o jogador mais bem pago do futebol português. Ganha, sozinho, mais do que Liedson e Hulk juntos, mas não marca golos. Marcava-os em Itália, marcou-os quando chegou a Portugal, mas deixou de os marcar. Porquê?
Mais intrigante que os próprios números, é o facto de Suazo ter começado bem a sua época, mostrando qualidades nos primeiros jogos que fez de águia ao peito, prometendo muito, para depois cair num estranho marasmo de onde não mais saiu.
Suazo é seguramente um grande jogador. Já mostrou que o é, e só o facto de ter vindo do Inter de Milão seria suficiente para o confirmar. Ao que se sabe, é também um excelente profissional, cuja entrega ao trabalho e disciplina não merecem reparos. Nada justificaria que, num campeonato como o português, não desatasse a marcar golos, como faz Liedson, como faz Hulk, ou como faz Nenê do Nacional. Para ser franco, a sensação que me dá é que se Suazo estivesse no F.C.Porto e Hulk no Benfica, seria o hondurenho a jogar e a marcar, enquanto o brasileiro andaria perdido pelos relvados, ou mesmo pelo banco de suplentes, sem golos, sem rendimento, sem nada.
O pior é que este estranho fenómeno repete-se amiúde com outros jogadores de qualidade, que ao vestirem a camisola do Benfica acabam por entrar em crises de rendimento das quais muitas vezes não voltam a sair (veremos Reyes…), quaisquer que sejam os treinadores que os orientem. Pelo contrário, no F..C.Porto, quase todos os jogadores crescem e se valorizam, por vezes até limites inimagináveis. Creio residir aqui uma das várias razões do sucesso portista (nem todas boas, nem todas más), e da incapacidade competitiva do Benfica, que ano após ano se vai quase fatalmente repetindo, o que não pode deixar de constituir motivo de reflexão.
Haverá algum problema na gestão da condição física dos jogadores do Benfica? Haverá problemas do foro médico? Será que a instituição Benfica trata bem os seus jogadores? Estarão eles satisfeitos no clube? Haverá mecanismos de estímulo adequados? Haverá disciplina de trabalho suficiente? O que se passa no balneário? Será de persistir na contratação de jogadores caros? Serão eles bem aceites? Haverá critério na constituição do grupo? Será possível existir alguma espécie de sabotagem?
Problema apenas de treinador não parece ser. Se por um lado o técnico benfiquista também ganha mais dinheiro que Jesualdo e Paulo Bento juntos, por outro, esta não é uma situação nova no clube. Enquanto estas perguntas não tiverem resposta irá ser difícil o Benfica contrariar um destino que, ano após ano, se vai tornando invariavelmente cruel. Por muito generosos que sejam os montantes investidos na equipa.

15 Comments:

Anonymous Rappa said...

Acho que a questão é relevante, no entanto, devo realçar algumas coisa.
Em relação à preparação física, creio não ser essa a questão, pois todos os meus professores me dizem bem do Pako Ayestaran ( sou estudante de Ciências do Desporto) e também o pouco que sei, indica competência da parte dele.
Em segundo lugar, em relação à crise de rendimento, tal como o reyes, penso que ele sofre de falta de espaço para jogar, pois acaba por jogar sozinho no ataque, com marcação muito cerrada (o reyes, por ter de se colocar muito atrás, tem de correr muito até a defesa contrária). No entanto, o Cardozo tem demonstrado tudo menos falta de rendimento, e também tenho achado o Nuno Gomes bem, isto para falar de avançados. Acho que há vários jogadores que estão a render bem porque lhe pedem para fazer aquilo que eles sabem fazer bem, sendo que acho que este é o problema dos jogadores que não estão a render. Reyes devia jogar com menos preocupações defensivas, Suazo devia jogar na linha, para poder partir com mais espaço para diagonais perigosas. Cardozo na frente, libertando assim Aimar para o meio-campo( que considero também estar em sub-rendimento, apesar de ter estado melhor nos últimos jogos), e Katsouranis-Rúben Amorim seria o duplo-pivot.
E o Jorge Ribeiro nunca entrar em campo. Gosto dos métodos de treino do Quique, mas não gosto nada das opções dele.
De qualquer forma, acho que essa questão do mistério de rendimento não se aplica neste caso, pois penso ser apenas uma utilização errónea dos jogadores. Espero não estar enganado, pois isto é passível de ser corrigido, e se eu estiver errado, já assim não será.

24.2.09  
Anonymous Anónimo said...

esta gente ganha de mais porque esforcar estava tolo---------------o benfica nao e uma tristeza mas sim uma doenca,eu tenho sorte porque como bem,se comesse mal por causa do benfica estava no osso----ninguem mete maos a isto---por favor tirem o moreira ele defende sempre pra frente,bolas no ar e meio golo santa paciencia

24.2.09  
Blogger Aurélio Estorninho said...

pq será que isso acontece?
eu digo-lhe Luis Fialho,
no benfas tudo é permiido, anda tudo numa verdadeira revaldaria, não existe organização, o centro de estagio apenas veio complicar a vida aos jogadores que chegam ao local dos treinos cansados de fazer tantos kilometros, quantos jogadores jogam na margem sul?

24.2.09  
Anonymous GV said...

Passaroco analfabeto,

É "ribaldaria", podendo por dissimulação empregar-se o "e" e escrever-se "rebaldaria".
Agora "revaldaria",...mas que grande analfabeto!

Caro LF,
Quando é que o Sr. começa a limpar este espaço dos "bufos" que aqui assentaram arraiais...e que não desgrudam?
Cambada de analfabetos!

Como é sabido, os cornúpetos só marram no vermelho!
Aí cornúpetos!

24.2.09  
Anonymous GV said...

Passaroco analfabeto,

É "ribaldaria", podendo por dissimulação empregar-se o "e" e escrever-se "rebaldaria".
Agora "revaldaria",...mas que grande analfabeto!

Caro LF,
Quando é que o Sr. começa a limpar este espaço dos "bufos" que aqui assentaram arraiais...e que não desgrudam?
Cambada de analfabetos!

Como é sabido, os cornúpetos só marram no vermelho!
Aí cornúpetos!

24.2.09  
Anonymous Anónimo said...

Ó Estorninho, se tivesses tanta preocupação com a escrita como tens em opinar, isto é, dizer disparates sobre SLB, tenho a certeza que saberias distinguir os B's dos V's.
SF

24.2.09  
Anonymous Anónimo said...

Ó Estorninho, se tivesses tanta preocupação com a escrita como tens em opinar, isto é, dizer disparates sobre SLB, tenho a certeza que saberias distinguir os B's dos V's.
SF

24.2.09  
Anonymous Silva Barqueiro said...

O sr. LF até sabe fazer análises... quando quer...
O problema é que no benfica todos tentam arranjar desculpas para as derrotas e sempre sem olhar para o que se passa no interior...
Basta pensarmos... Quando se tem um treinador que diz que aceitaria um convite de Espanha neste momento, que pensar do plantel? Estará satisfeito?

25.2.09  
Anonymous Anónimo said...

Não estou totalmente de acordo embora algumas das suas afirmações me pareçam oportunas.
Quanto à constituição da equipa há de facto coisas inadmissiveis.
Por exemplo: jogar com Rubem Amorim para fechar o lado direito, quando está lá o Maxi que chega a subir mais do que o Rubem. O Porto no ano passado tinha só o Bosingwa que defendia e atacava sozinho.
O Aimar tem de jogar no meio campo e como médio (desarma melhor e luta mais que o Katso ou o Yebdá.
E na frente sempre 2 avançados.
Qual a razão porque quer i Sporting quer o Porto têm sempre 2 ou 3 avançados na área e o Benfica apenas o Suazo.
Depois o Suazo não marca...
E 2 trincos para quê?

25.2.09  
Blogger Aurélio Estorninho said...

grande GV:

obrigado por tudo!

25.2.09  
Blogger Aurélio Estorninho said...

suazo o melhor de todos os tempos hahahahahahhaha

ainda me lembro quando o burro gozava com o hulk hehehehehe e agora vê-se o hulk a cilindrar tudo e todos.

25.2.09  
Anonymous Anónimo said...

Por favor. O hulk é bom porque não é bem marcado, faz furor com equipas que jogam contra o porto para cumprir calendário. Tem sido um jogador em ascendência e tem estado bem mas é um jogador que pode ir da direita para a esquerda com a bola sem sequer olhar para os colegas. Contra o benfica ele fez alguma coisa? Claro que não. O liedson é bom de bola e pronto. O Suazo tem estado mal, só espero que volte a 100% e fazer o que ele melhor sabe.

25.2.09  
Blogger M said...

bem....talvez se deva questionar seriamente o treinador nao?

aparentemente, como diz e com razao, qualquer desconhecido cresce nos nossos rivais, nós vamos contratando jogadores com provas dadas e estes eclipsam-se....

por muitas razoes de queixa que possamos encontrar relativamente a arbitragens (que temos) e do efeito de confiança extra que vitorias (manhosas) possam ter,bem...se de facto sao jogadores de top, bem conduzido, tem obrigaçao de jogar , 6 ou 7 meses depois de inicio de epoca, muito melhor..

saudaçoes benfiquistas

Ps: em tempos ganhei antipatica ao FSantos por preferir o Nuno Assis em detrimento do Karagounis...agora, ganho o mesmo ao QUique por nao meter o Aimar no meio campo...tipo....Rui Costa

25.2.09  
Anonymous Nuno Figo said...

Nada tenho contra os factos constatados - são números, não mentem - mas questiono bastante as razões apontadas para este problema crónico do Benfica.

Aqui entre benfiquistas (há por aí um tripa que mete sempre o bedelho, mas ignoro-o), eu, tal como o caro LF, também já "imaginei" o que seria Suazo no FCP. Virgem Maria, estava tudo lixado...

Os porquês? Assim de cabeça, avanço com 4 razões:
- Moral: O Benfica tem sido, admita-se, nestas últimas duas décadas, um clube perdedor. Com isto há uma dinâmica que não se cria, um clima fúnebre que toma conta da equipa. Para dar a volta a isto, são precisos líderes: jogadores da casa... vencedores. Mas só o tempo e as vitórias os farão.

- Atitude/agressividade: no contexto da minha habitual frase "deve ser bom ser do Porto". Porque a agressividade permitida ao Porto não é a mesma permitida a outros. Veja-se o exemplo paradigmático de Bruno Alves. Este rapaz, no Benfica (ou Sporting), seria hoje o alvo de dezenas de campanhas destruidoras. Por muito menos "acabou-se" com o Binya e gerou-se o mito do "assassino" Katsouranis. Outro exemplo é Derlei. No Porto passeou agressividade sem punição. No Benfica, não terá acabado um jogo.

- Estratégia/Táctica: o fio de jogo do Benfica não beneficia jogadores como Suazo ou Reyes. Um 4-3-3 à moda tripeira parece-me bem mais benéfico... se bem que todos os pensadores de bola afirmem que é um modelo pior que o 4-4-2. Não sou estudioso, pelo que não sei dizer. Creio que o modelo de Jesualdo (que limitou-se a ressuscitar a herança de Mourinho) é o correcto: 1 pivot defensivo que compensa todo o meio-campo, 2 interiores com liberdade q.b. apoiados por 2 laterais bem abertos, 3 avançados rápidos e muito recuados, com espaço para partir para cima dos defesas.

- os adversários: a forma de rebentar com o Porto já é conhecida (defesa baixa)... mas raramente os adversários a cumprem. Também a agressividade patenteada nos jogos do Porto é raramente a mesma dos jogos contra o Benfica. Sabemos porquê.


Dê por onde der, Suazo é o tipo de jogador de que precisamos. Tal como Reyes e Aimar. O que falta ao Benfica é dinâmica e um líder aceite por todos.
Acredito que Ruben Amorim, dentro de 1 ou 2 anos, possa vir a ser.

25.2.09  
Blogger LF said...

São algumas possíveis razões.
Mas creio que haverá mais. E a SAD tem obrigação de as procurar e corrigir.

25.2.09  

Enviar um comentário

<< Home