AZUL ESCURO

A poucos dias do jogo com o F.C.Porto, o Belenenses decidiu ir passear para Angola.
Na semana anterior era o jogo do ano, o jogo chave e o momento de viragem, com apelos públicos a jogadores e adeptos. Agora, aparentemente, a partida que se segue é para riscar do calendário. O pior é que várias outras equipas da Liga parecem por vezes pensar e proceder da mesma forma - senão com digressões turísticas, com atitudes passivas e derrotistas perante uns, e com extremo vigor e agressividade (ódio ?) face a outros.
Se a este episódio juntarmos a triste figura que Jorge Jesus fez no sábado passado, temos aqui, bem à nossa frente, parte das iguarias constantes do prato que o futebol português nos serviu nos últimos vinte anos.
É por estas e outras que no F.C.Porto até Jesualdo Ferreira é campeão.

128 comentários:

Anónimo disse...

Coitados, tiveram durante décadas tudo e todos a seus pés e agora choram porque perderam o poder..bem tentam recuperá-lo pois só assim parecem conseguir ganhar alguma coisa! Mas 2005 foi vergonhoso demais por isso agora chorem porque o tempo não volta atrás. Palhaços!

Anónimo disse...

No entanto tem que ser feita honra ao Jaime Pacheco que apesar de ser um jogador histórico do Porto, nunca foi servilista sendo até uma voz crítica, talvez por ter um conhecimento mais exacto dos métodos que se praticam naquela casa!...

Nos últimos dias ficámos a saber como se presionam jogadores a renovar os seus contratos (utilizando a sua tropa de assalto), afianal é o mesmo método para motivar jogadores (veja-se o caso do Rodriguez) ou treinadores (Co Adriensen) e não é que na sua maioria com resultados positivos, nãp há dúvida que o medo e o terror têm as suas virtualidades...

angelodias disse...

Viram ontem o trio de ataque? Ouviram as sábias palavras do Sr. "esquecido pelo Benfica" Mário Coluna? Disse qualquer coisa do género: "No nosso tempo não havia problemas de arbitragem porque éramos o Benfica..." e sabem quem cortou a fita da Ponte Salazar? Foi um jogador do FCPorto ou do Sporting? Obviamente que não...Foi esse grande senhor do futebol chamado Sr. Mário Coluna!

Anónimo disse...

Benfica era o Clube do Regime… o testemunho é de Mário Coluna

A RTPN decidiu realizar o último programa do “Trio da Ataque” a partir da estação ferroviária do Maputo em Moçambique. Naturalmente tratava-se de um momento oportuno para, em termos de homenagem, se recordarem algumas glórias do Futebol Moçambicano que fizeram carreira e sucesso em Portugal, das quais se destacaram Eusébio e Mário Coluna.

Ambos os jogadores são figuras incontornáveis e “responsáveis” dos sucessos e êxitos do Benfica na década de 60/70 e da Selecção Nacional, nomeadamente o 3º lugar alcançado por Portugal no Mundial 66. A presença ao vivo de Mário Coluna no referido programa, proporcionou ao moderador, Hugo Gilberto, o ensejo de o entrevistar e recordar a sua passagem pelo nosso Futebol.

Ficamos a saber que Mário Coluna era um jogador com grande personalidade e um líder inquestionável dentro do campo, sendo por esse facto capitão, de tal forma, que os colegas de equipa e da selecção não o tratavam por “tu”, mas sim por Senhor Coluna.

Grande surpresa para mim foi ouvir, de uma lenda viva do nosso futebol, a confirmação do “respeito” que lhe mereciam as forças vivas do antigo regime ditatorial de Salazar. Se alguma duvida ainda houvesse, Mário Coluna, encarregou-se de as desfazer.

Foi com muito orgulho que confirmou o “respeito” do anterior regime ao Benfica, ao ter sido convidado pessoalmente por Salazar para cortar a fita de inauguração da Ponte Salazar (agora 25 de Abril) em 1 966, uma das obras mais emblemáticas do anterior regime, pois tratava-se à data da 5ª maior ponte suspensa do mundo. Estiveram então presentes nessa inauguração os três grandes pilares do regime: Américo Tomas, António Salazar e o Cardeal Manuel Cerejeira.

O seu testemunho histórico, fica para a história. De viva voz foi a confirmação, às gerações seguintes, porque razão o Benfica era o Clube do Regime o que lhe permitiu durante décadas consolidar a sua supremacia no Futebol Português.

Por ironia ou não, quando a ponte mudou de nome, de Salazar para PONTE 25 de ABRIL, simultaneamente mudaram-se as vontades e aquilo que era a vontade do Regime deixou de o ser porque a Democracia impôs a legitimidade desportiva e enterrou definitivamente a burla que os tentáculos musculados da PIDE (Policia Politica) impunham a todos os níveis e em todos os quadrantes da vida social e da sociedade, nomeadamente desportivos.

Obrigado SENHOR MARIO COLUNA pelo seu testemunho histórico.

O seu testemunho será contado aos nossos filhos e aos nossos netos quando nos perguntarem, inocentemente, porque é que o Benfica há muitos anos atrás ganhava quase sempre.

Carlos Daniel

1904-Amaral disse...

ora aí está, essa é que é essa, no porto, qualque merda é campeão...

o senhor angelo dias queria que fosse um jogador do porot ou do sporting? quem elevava o nome do país era o benfica, e nao os outros pobres coitados...

LF disse...

Não sei se o Carlos Daniel que assina o último comentário é quem eu estou a pensar (duvido, mas...).
Se é, muito me decepciona o facto de, à semelhança de outros mais acima, também entrar pela estratégica da deturpação, ignorando a forma e o contexto em que Mário Coluna disse o que disse.

Eu vi o programa, e o que entendi das suas palavras foi que não se falava muito de arbitragens porque a superioridade do Benfica era tanta que nem deixava espaço para discussões.

Confundir o aproveitamento político que o regime aqui e ali possa ter feito do sucesso internacional do Benfica com qualquer espécie de favorecimento não faz o mínimo sentido.
Basta olhar para as cores dos equipamentos, basta perceber que o Benfica foi tri-campeão imediatamente a seguir à revolução, que voltou a finais europeias muitos anos depois, que era um clube com eleições democráticas, conotado com as classes trabalhadoras (como a construção do seu estádio é exemplo), que tinha jogadores ligados aos movimentos de libertação das colónias (como o próprio Mário Coluna, ou Santana), que era, enfim, o maor motivo de orgulho para os deportados, e momento de reencontro com a pátria para todos os que dela se sentiam empurrados (o testemunho é de Manuel Alegre).
Isto sem entrar em aspectos paralelos, mas reais, como a maioria dos agentes da PIDE ser do norte, e a maioria dos presos políticos ser do sul. Um olhar histórico sobre os anos da revolução permite-nos aliás perceber que o Porto pouco ou nada fez por ela.
Mas não quero entrar por aí. Isso são contas de outro rosário.

A estratégia da conotação do Benfica com o antigo regime pode servir alguns interesses, mas devo dizer que nada me incomoda, precisamente porque a acho totalmente ridícula e absurda.

Se me dou ao trabalho de, por vezes, a desmontar, é apenas por respeito aos leitores mais novos, que podem ser induzidos em erro.


Acho graça que tanta gente fale do que aconteceu no futebol português dos anos sessenta, quando poucos de nós o viveram (muitos não eram nascidos, outros nada viam porque a televisão não transmitia os jogos), e se ignore propositadamente o que todos viram nos anos 80 e 90.
Enfim, uma coisa é a verdade, outra são os interesses.

M disse...

Belíssima resposta caro LF, ao post assinado por Carlos Daniel, do melhoe que ja escreveu.

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

Para esclareciemnton de quem de facto quer ser esclarecido, nada melhor que ler este artigo e depois cada um que tire as suas conclusões:

"Benfica: o clube de Salazar?
Desde muito cedo me ensinaram que “uma mentira dita muitas vezes passa a ser verdade.” Mas, como sempre, nunca dei ouvidos aos mais velhos que me tentavam ensinar a viver com este e outros dizeres populares e sempre preferi acreditar que “mais rápido se apanha um mentiroso que um coxo” ou que “mentiras têm, sempre pernas curtas”. Todavia, fui crescendo e abrindo os olhos à minha custa, percebendo por experiência própria que, afinal, muitas vezes a mentira vence. Percebi, principalmente, no mundo da política e do futebol onde um mal entendido bem aproveitado por pessoas mal intencionadas consegue transformar uma mentira repetida em verdade absoluta.

Como é óbvio, tanto num campo como no outro, só se deixa levar pelas mentiras quem não gosta de pensar por si mesmo, quem prefere enveredar por falsas verdades – feitas por outros – e que, simplesmente têm de papagear. Só assim se explica que jovens de 20 anos ainda acreditem que o que aconteceu nos campos de concentração estalinistas e hitlerianos não foi um genocídio e que os maldosos dos comunistas e fascistas (alternadamente) deturparam as boas e épicas intenções dos seus gurus políticos e civilizacionais. No futebol também é assim, e só por isso se explica que continue a imperar a lógica do: “todos roubam, por isso, pelo menos o meu rouba para mim e, como tal, eu protegê-lo-ei para sempre.”

Os adeptos assumem a plena condição de suporte do clube e dos seus representantes e escondem a cabeça na areia para não verem crimes evidentes e, desse modo, conseguir proteger os seus dirigentes. Por outro lado, esses dirigentes – melhor que ninguém – promovem a ideia de que são vítimas de uma sistema ultra complexo que, em toda e qualquer situação os quer prejudicar. E quando dizem “nos quer prejudicar” não se referem aos dirigentes, mas sim a todo o clube e mesmo às cidades a que pertencem de forma a incendiar um sentimento bairrista do século passado e que alimenta a vontade de os adeptos apoiarem ainda mais os seus líderes mesmo que sejam criminosos.

Toda esta conversa tem uma razão essencial: a mentira de que o Benfica era um clube protegido por salazar te sido dita muitas vezes com o objectivo duplo de menorizar as vitórias passadas do clube e modificar a história do futebol Português e, mesmo, de Portugal. Ainda não o fizeram porque, felizmente, não podem nem conseguem mudar e reescrever a história do futebol e a história de Portugal, mas reconheço que já conquistaram bastantes almas e mentes (pouco preocupadas em pensar por si) para a sua batalha de uma vida. Muitas vezes esta mentira surge para emcaputar problemas de alguns dirigentes e clubes com a justiça ou mesmo para dissipar as suspeições que a opinião pública lança a algumas vitórias de alguns clubes.

Quem começou a promover esta mentira foi inteligente (e maquiavélico) porque pretendeu minimizar e transformar as vitórias claras do Benfica em algo desprezível, assim como enaltecer uma espécie de luta contínua e activa a tudo o que diga respeito a esse clube. Actualmente, qualquer adepto menos formado ou informado não hesita em lembrar (mesmo que não se lembre e não saiba) aos colegas Benfiquistas que outrora foram beneficiados pela ditadura de salazar. Esse argumento é de tal maneira repetitivo e ridículo que há muitos Benfiquistas que nem sequer lhe passam troco, assim como há adeptos de outros clubes que quando confrontados com a verdade ficam estupefactos. Perante isso, uns informam-se e deixam de falar nisso mas a maioria faz de conta que não ouve e continua a repetir a lengalenga como mandam os seus superiores.

O Benfica venceu mais provas nacionais sem salazar no poder do que com ele:

O Campeonato Português de futebol conta com 73 edições, 31 ganhas pelo Benfica. antónio de oliveira salazar liderou o nosso país entre 32 e 68 deixando saudades a muitos e raiva a outros (eu estou nestes últimos). Desde a época 33/34 a 68/69 passaram 35 temporadas. Nesse tempo o Benfica venceu 14 campeonatos, contando com o de 68/69; o Sporting venceu 12 e o Porto 8 vezes. Ora bem: de 31 títulos o Benfica conquistou 14 enquanto salazar foi presidente do conselho e 17 com os outros todos. Agora façam o simples raciocínio: 73 edições de campeonato; 35 decorreram sob a égide de salazar e o Benfica venceu 14; 38 decorreram sem salazar no poder e o Benfica venceu 17 vezes, enquanto o Sporting venceu 6 vezes e o Porto 17 vezes. Ou seja o Benfica venceu tantos (ou mais, em termos percentuais) títulos sem salazar do que com salazar.

Em 84 edições da taça de Portugal o Benfica venceu 27, 14 sem salazar e 13 com salazar. Mais uma vez: com ou sem ele o Benfica mantém sempre a senda vitoriosa.

As participações do Benfica nas provas Europeias demonstram a grandiosidade do clube a supremacia desportiva em relação aos adversários:

O Benfica conta com 8 finais europeias (7 na taça dos campeões europeus e uma na taça uefa) e duas meias-finais (taça das taças). Venceu ainda a taça latina (que veio dar origem à taça dos campeões europeus) e uma edição da taça ibérica (em 83/84). Bem, parece que não havia pai para nós naquela altura, em Portugal, no estrangeiro e pelo caminho...

Época dourada (em termos internos) do Benfica coincide com o período mais esquerdista de Portugal, a década de 70:

Em 10 edições do campeonato, na década de 70, o Benfica limpou 6 e conseguiu fazer dois campeonatos sem perder um único jogo. Em 74/75 o Benfica foi campeão, inclusive foi o 1º de uma sequência de 3 (tri). Conhecem algum período da história política Portuguesa onde estivéssemos mais virados à esquerda? Quem ganhou mais nesse período? O Benfica, claro!

Concluindo: se quiserem relacionar futebol com política terão que dizer que o Benfica foi o mais forte com salazar, sem salazar, com marcelo caetano, com os governos provisórios, com Mário Soares, Mota Pinto, Balsemão, Freitas do Amaral, Lurdes Pintassilgo. Já agora, continuando a relação política-futebol, com 10 de Cavaco o Benfica venceu 5 e o Porto 5. Com Guterres o Porto fez o penta, seria justo eu dizer que Guterres favoreceu as vitórias do Porto? Obviamente, não!

Nos 20 anos seguintes à revolução de Abril o Benfica venceu 10 campeonatos e 7 Taças de Portugal, contra 8 campeonatos e 5 taças ganhas pelo Porto e 2 campeonatos e 2 taças conquistadas pelo Sporting. Elucidativo!!!

salazar censurou o hino do Benfica:

O Benfica era de tal forma protegido por salazar que foi obrigado a mudar o seu hino oficial pelo ditador. Quem não conhece a história do Benfica pode pensar que o seu hino de sempre é a música de Luís Piçarra – aquela das papoilas saltitantes – mas isso não corresponde à verdade. O hino oficial do Benfica, composto por Bermudes, chamava-se "Avante Benfica" e foi censurado por Salazar por ser entendido como uma afronta ao seu poder. E, na verdade, poderia ser considerado como tal, já que tanto Bermudes como outros dirigentes do clube eram, públicos, opositores de salazar.

Até Miguel Sousa Tavares reconhece:

Miguel Sousa Tavares, adepto portista reconhecidíssimo, no seu último best seller, Rio das Flores (que li e adorei, mas não tanto como o Equador), apresenta um excelente trabalho acerca da evolução das ditaduras de direita na primeira metade do século XX. A ditadura de Franco, o fascismo de Hitler e Mussolini, o estado novo em Portugal e a ditadura de direita no Brasil foram os regimes explorados pelo autor. Miguel Sousa Tavares não podia ser mais explícito, e dada altura, refere: “Sporting era o clube do regime”. Contudo, como sempre, salazar aproveitou-se das vitórias do Benfica para se promover e credibilizar como faria qualquer ditador. Para além de referir isso no livro (que aconselho) também o fez na sua crónica da Bola. Não se esqueçam que para além de escritor Miguel Sousa Tavares é jornalista e um comentador credível, como tal, não diria uma coisa destas por dizer...

Dirigentes contra poder nas direcções do Benfica:

Quem sabe um pouco do que fala bastava pensar que o Benfica foi o único clube Português que, desde sempre, implementou o funcionamento de assembleias gerais democráticas e eleições livres para os órgãos sociais (mesmo durante o período em que Portugal prescindia de eleições). Só esse facto abona a favor de um clube que, sempre virado para o povo, lhe dava a possibilidade de escolher e decidir dirigentes e políticas. Contudo, não posso deixar de referir que na história do Benfica contam-se imensos dirigentes contra poder que deitam por terra qualquer ligação do Benfica ao fascismo de salazar. Manuel Conceição Afonso, Félix Bermudes (o autor do hino censurado), Tamagnini Barbosa e Júlio Ribeiro são alguns desses exemplos. Mais, este último declarou publicamente que não se recandidataria à presidência do clube porque, precisamente, sabia estar a prejudica-lo junto do poder central. Para finalizar: José Magalhães Godinho - conhecido opositor do regime - foi o primeiro director do jornal do Benfica.

Datas e acontecimentos engraçados:

O estádio das antas foi inaugurado dia 28 de Maio (dia comemorativo da revolução que deu origem ao estado novo); quando o Benfica foi ocupar o campo 28 de Maio (onde jogava o Sporting) muda o seu nome para, simplesmente, estádio do Campo Grande...

É, também, curioso saber que a selecção nacional só jogou o estádio da luz 17 anos depois de ser construído, em 1971. (Talvez a isto esteja ligado o facto de as bandeiras do Benfica terem sido empunhadas por muito como substituição das bandeiras soviéticas) Já o tinha feito em todos os outros campos mas na Luz havia alguém que não deixava, quem seria?

Mais um exemplo deste tipo de atrocidades cometidas pelo regime foi o facto de obrigarem o Benfica a jogar a final da taça de Portugal em 61/62 em casa do adversário (vitória de setúbal) um dia depois de o Benfica ter vencido o Barcelona na final da taça dos campeões europeus. Os 15 jogadores que estiveram nesse jogo estavam em viagem no dia do jogo em Setúbal que perdemos 1-0...

Em 54/55 O Benfica apesar de campeão não foi indicado para a Taça dos Campeões Europeus porque naquela altura os clubes eram sugeridos pelas entidades nacionais responsáveis e o Benfica, mesmo sendo campeão, foi preterido em favor do Sporting...

Não deixar sair Eusébio foi prejudicial ao Benfica:

O provincianismo que anda de mãos dadas ao futebol faz com que muitos adeptos anti-Benfica refiram o facto de não deixar sair Eusébio como prova de que salazar protegia o Benfica. Meus caros, Eusébio era o melhor, é o melhor e sempre! Mas o Benfica era de tal ordem superior que mesmo sem ele continuaria a vencer. O grande problema é que a transferência que teve para se realizar com o Inter e com a Juventus tornaria o Benfica num clube muito poderoso em termos económicos e isso causaria problemas ao regime que sempre prejudicou o Benfica, precisamente, por ser um clube de origem humilde e sem recursos como os clubes formados por aristocratas (Porto e Sporting, por exemplo). Mais, se Eusébio saísse o nome do Benfica iria mais além e quando ele regressasse continuaríamos a ter nas nossas fileiras o melhor jogador português de todos os tempos e, quem sabe, o melhor do mundo de todos os tempos. Não o deixar sair só prejudicou o próprio e o Benfica.

Para já fico-me por aqui, foi um post que me deu imenso trabalho porque fiz questão de indicar links suficientes para que os mais cépticos comprovem os dados e informações que aqui lhes transmito. Não sinto qualquer necessidade em contrariar aqueles que dizem que o Benfica era o clube de salazar porque - como já disse - qualquer pessoa que pense por si e conheça o mínimo da história de Portugal sabe que isso é...como hei-de dizer...estúpido!Mesmo assim fiz questão de fazer este trabalho para que aqueles que entopem todos os blogs e espaços de discussão futebolística com esta treta possam perceber (se tiverem essa capacidade) o ridículo em que caem ao fazer essa referência.

Se houver quem mais queira contribuir para este artigo estejam à vontade porque, para mim, a verdade deve sobrepor-se a tudo, tudo mesmo.

P.S: Não se esqueçam que "cegos não são os que não vêem mas sim os que não querem ver..."

Anónimo disse...

A guerra colonial e o Benfica

Excerto de uma entrevista de António Lobo Antunes à revista Visão, onde, às tantas, se evoca a guerra do Ultramar, em Angola, em que o Autor tomou parte:
[...]
V: Ainda sonha com a guerra?
ALA: (...) Apesar de tudo, penso que guardávamos uma parte sã que nos permitia continuar a funcionar. Os que não conseguiam são aqueles que, agora, aparecem nas consultas. Ao mesmo tempo havia coisas extraordinárias. Quando o Benfica jogava, púnhamos os altifalantes virados para a mata e, assim, não havia ataques.
V: Parava a guerra?
ALA: Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra. E nada disto acontecia com os jogos do Porto e do Sporting, coisa que aborrecia o capitão e alguns alferes mais bem nascidos. Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?
V: Não vou pôr isso na entrevista...
ALA: Pode pôr. Pode pôr. Faz algum sentido dar um tiro num sócio do Benfica?
[…]

Anónimo disse...

Muito bem Bryto. Só não vê quem não quer.
O Coluna foi convidado para a inauguração da Ponta.
O Pinto da Costa é convidado par ir à P.Judiciária e para a barra dos Tribunais.
PC

Ricardo Campos disse...

só falta dizer que o benfica era roubado pelo inocencio calabote...
enfim, tentativas de branqueamento de um passado negro e obscuro!
adiante, o belenenses foi a angola e o LF está indignado, está furibundo, deita fumo pelas narinas, quando o estoril foi ao algarve para receber o benfas, o LF considerou isso uma coisa normalissima...
dois pesos e duas medidas meu caro?
você é como o camões, só vê de um olho... e ainda por cima sofre de cataratas lampionicas.

Anónimo disse...

Aqui ninguem fala de futebol?

Anónimo disse...

O país está em crise? Não parece. Estou a ver o "Trio de Ataque", está a ser emitido na RTP N em directo - e sabe-se como é caro o tempo de satélite... - mas pelo menos deu para ouvir Mário Coluna afirmar que no seu tempo o Benfica não tinha problemas com a arbitragem (primeira confirmação de calabotismo) e que foi uma honra ter estado ao lado de Salazar, o homem que deu o seu nome à ponte "a que agora vocês chamam 25 de Abril".

Ok, está bem. Se é para isto, para a semana podem fazer o programa nas ilhas Maldivas. Obviamente, o professor Neca, que está no cenário, está de novo convidado.

Diz agora o Hugo Gilberto: "Neste momento temos uma tempestade tropical aqui em Moçambique, espero que possam ouvir este momento bonito".

Pena não ser um tsunami, amigo.

Publicada por Eugénio Queirós

LF disse...

O comentário do Brytto diz tudo.
Aliás, grande parte das coisas já eu tinha referido aqui mais de uma vez.
Mas não adianta.
Quando não se procura a verdade, mas sim a mentira, não vale a pena esclarecer factos.

Anónimo disse...

LF,

O do Lobo Antunes, tem que concordar, é de antologia...

LF disse...

Essa não me lembro se citei ou não, mas já conhecia.

Lembro-me também do Manuel Alegre dizer que na Argélia os portugueses deportados se reuniam habitualmente na rádio para ouvir os relatos dos jogos do Benfica, clube da esmagadora maioria deles.

LF disse...

É como o caso Calabote, que é uma mentira.
Tenho alguma documentação (inclusivamente recortes de jornais da época), e só por falta de tempo ainda não fiz o trabalho que o caso merecia.

Anónimo disse...

Já agora aqui vai outra pérola do Lobo Antunes:

"Lobo Antunes fala pouco. Quando fala, refere-se, quase exclusivamente, aos seus livros. É raro ouvir, da sua boca, uma opinião sobre o mundo que o rodeia. Aliás, ele próprio diz que está a ficar cada vez mais autista.

Neste contexto, a importância desta sua afirmação, na entrevista à Pública, é de salientar:

“(…) descobri - parece-me, é cada vez mais claro - que a escolha política é a mesma coisa que a escolha de um clube, é muito mais afectiva que racional. Se fosse racional, toda a gente pensava da mesma maneira politicamente. Da mesma maneira que se a escolha de um clube fosse racional, toda a gente era de um clube - na minha opinião, obviamente, toda a gente era do Benfica.”

Não posso estar mais de acordo!

Se a escolha de um clube fosse racional, toda a gente seria do Benfica!

Anónimo disse...

"Quem começou a promover esta mentira foi inteligente (e maquiavélico) porque pretendeu minimizar e transformar as vitórias claras do Benfica em algo desprezível". Precisamente o que os Benfiquistas tentam fazer, minimizar as vitórias claras de um clube (Fc Porto) durante anos, manchando-as de suspeição.

Anónimo disse...

LF:
Nunca vi ninguém com tamanha mania da perseguição e com tanta imaginação para teorias da conspiração (e olhe que eu vejo o Rui Santos todas as semanas).

Anónimo disse...

Qual é a novidade? Já o Coroado dizia que na altura do Humberto Coelho, bastava este levantar a mão para o bandeirinha marcar fora de jogo. E outras histórias relativas à arbitragem contadas pelo mesmo senhor mostram exactamente como eram as arbenficagens do antigamente.
Eles pensam que podem passar um pano por cima, mas estão enganados.

"Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?"

Cá está o exemplo crónico de um descerebrado adepto, provavelmente louvado alto e a bom som pelo LF e a sua turba.

E agora, a piada do ano, made in by LF:


"Se a escolha de um clube fosse racional, toda a gente seria do Benfica!"

lololololololololololololololololololololololololol!:D

Anónimo disse...

Qto ao Belenenses, aprecio a piada, mas ainda aprecio mais a piada de impugnar as meias da taça, levando provavelmente ao adiamento do jogo do benfica mesmo antes de ir ao Dragão.
Será que podemos chamar a isto "Vermelho escuro"?
Lá estão as insinuações idiotas do LF, normais numa altura em que a sua equipa de coração, perdão, de escolha perfeitamente racional, está mergulhada no fundo do poço.

Ricardo Campos disse...

ó bryto se a escolha do clube fosse racional e as pessoas escolhessem o benfas, Portugal estaria povoado de deficientes!!!

vocês queriam em Portugal um clube unico, assim como era no antes 25 de abril, mas acabou!!!
Agora são um clubeco de 5ª categoria! já foram grandes, vivem na ilusões que o são... mas felizmente o pais agora vive em democracia e a ditadura já não leva o benfas ao colo como antigamente.
Gosto muito do Lobo Antunes mas a senilidade dele começa a ser notoria.

angelodias disse...

Caro LF,
Não deve ser esse Carlos Daniel, visto esse ser Benfiquista assumido ( pelo menos no círculo de amigos).
Diz-se nos comentários anteriores que o Benfica ganhou mais sem o Salazar no poder. Uso o mesmo argumento que o Lf usa para minimizar as vitórias do FC Porto. Com tudo controlado no país fica bem mais fácil ganhar extra-muros. O mundo de há 30 anos para cá tornou-se muito mais competitivo, na sociedade em geral e para o que nos interessa muito particularmente no futebol. E neste aspecto nunca se poderá comparar as vitórias do Benfica dos anos 60 com as vitórias do FC Porto nestas duas últimas décadas. Na altura do Benfica haveria 6/8 grandes equipas europeias em que se equivaliam em orçamentos e que dominavam o respectivo campeonato nacional. Agora haverá 16 equipas que estão no topo da Europa e cerca de 30 que com menos recursos tentam também jogar e tentar chegar o mais longe possível nas provas europeias. E aqui está o FC Porto, o único destes chamados clubes de segunda linha em termos de orçamento e visibilidade que ganhou 2 liga dos Campeões e uma taça UEFA e sistematicamente marca presença entre os tubarões europeus como se comprova mais uma vez este nao. Não dar o devido valor a tamanha conquista só pode ser de alguém que não consegue olhar para o futebol de uma forma global e isenta. E se calhar é por isso mesmo que muitos dos adeptos dos outros clubes não dão grande valor às conquistas do Benfica dos anos 60.

Anónimo disse...

Vivam os fascistas!! Viva o Benfica!! Salazar na cova tal como os lampioes!! Queriam mais? Acabou a ditadura, a ponte chama-se 25 de Abril e vocês não mamam nada!! Acabou o clubinho que mandava tudo de norte a sul, desde a federação, arbitros e pequenitos clubes! Acabou lampioes, agora ficam em 4º lugar e o presidente é um saloio que só vos bate tangas e gasta milhoes!! Palhaços!

M disse...

bom post caro Brytto, bom post....

o que eu acho engraçado, é que cada vez que alguem escreve com tal pormenor, nunca vi "resposta" igualmente estruturada...

deve ser porque realmente...não há!

a historia do estoril, ja é recorrente...e que tal...

http://www.youtube.com/watch?v=6K2XrWnDrzw

ja tenho tentado via pedidos feitos, que me explicassem este jogo....alguem sabe?

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

"Isto sem entrar em aspectos paralelos, mas reais, como a maioria dos agentes da PIDE ser do norte, e a maioria dos presos políticos ser do sul. Um olhar histórico sobre os anos da revolução permite-nos aliás perceber que o Porto pouco ou nada fez por ela."

já há muito que não comentava um post do senhor, sou do Porto cidade e clube, mas uma afirmação destas não podia deixar passar sem fazer um reparo, isto é uma falta de consideração para quem esteve preso e perseguido pelo regime, que passou por tortura nos calabouços da sede da pide no Porto e alguns foram directos para o cemitério do Prado que fica nas traseiras da mesma, já agora em que dados o sr se baseia para dizer que a maioria dos presos politicos serem do sul?
O sr critica os aspectos bairristas dos adeptos do porto, mas não acha que devia ter medido melhor as suas palavras neste comentário?

"Mas não quero entrar por aí. Isso são contas de outro rosário."

Não seria só para dar uma achega por parte do sr?

Anónimo disse...

O Anónimo que se refugia por detrás de nomes conhecidos da cena jornalística nacional, talvez a pretender obter legitimidade sobre as atoardas que aqui posta, não sabe do que fala, ou melhor, do que escreve.
Gostava de dizer que não sou um adepto acérrimo de qualquer clube mas que dedico particular carinho ao Sporting CLub de Portugal. E é por isso que decidi aqui escrever hoje. Farei este ano, se Deus quiser, 65 anos. Olhando para trás posso dizer que tive uma vida preenchida. E nessa vida, há dois períodos que para mim têm um significado muito especial. A guerra colonial, onde em 65 fui para Moçambique e, mais tarde, 1969 quando emigrei para França de onde regressei definitivamente em 2002. E porque é que trago aqui estes dois factos da minha vida? Porque nesses momentos, a instituição que é o Benfica foi muito importante na ajuda à adaptação em ambas as situações. Recordo com saudade os relatos dos jogos, e não me refiro apenas ao Benfica mas a todas as equipas portuguesas cujos relatos ouvíamos e nos faziam transportar à nossa bem amada terra. Mas quando o Benfica jogava era de facto diferente. Até quem estava do outro lado do capim festejava quando Eusébio, José Augusto, Coluna ou outro qualquer jogador do Benfica marcava. O Benfica era um elo de união entre dois lados desavindos. Mais nenhum outro clube conseguia faze-lo de forma tão acentuada como o Benfica. Nem mesmo o meu Sporting.
Em França, e há 40 anos, ser português era capaz de não ser o melhor dos cartões-de-visita, mas quando, numa qualquer conversa, o Benfica vinha à baila, até o encarregado da obra metia o bedelho. Nesse momento, o instinto da sobrevivência falava mais alto e de um momento para o outro éramos todos do Benfica. E o respeito à instituição Benfica era de facto real, mas não da forma como aqui se pretende fazer deturpando as palavras desse grande homem e jogador Coluna. O respeito vinha de facto de ser um clube independente, até mesmo do poder. Trabalhei com diversos homens que procuraram em França um espaço de liberdade que não tinham em Portugal, alguns mesmo do PCP, e o Benfica era uma das suas referências na luta contra um regime que já agonizava na altura. Era a força proletária do Clube que o tornava grande. De tal forma que nós, a minha família é toda do Sporting e muitos dos meus amigos de França também, respeitávamos o Benfica, não só pelo que jogava, mas, acima de tudo, pelo que o Benfica significava.
E é por ver, aqui e não só, que há gente que persiste em inventar essa conotação maldosa do Benfica como equipa de um regime sinistro que hoje vim aqui para dizer que essas pessoas deveriam por alguns interesses clubisticos de lado e informarem-se de fonte segura como eram realmente as coisas naqueles tempos.
Para finalizar, quer em Moçambique, quer em França convivi com muitos adeptos Portistas e Benfiquistas e posso garantir-vos que não existia nas então sãs rivalidades o ódio que desde há uns anos a esta parte pauta não só o relacionamento entre a maioria dos clubes mas também, começa a passar para outros sectores da sociedade.

LF disse...

Obrigado Manuel Saraiva pelo seu notável comentário.
Quando falam as pessoas que têm de facto conhecimento de causa, a verdade vem logo ao de cima.


Jesus,
Peço desculpa pela referência que fiz, e que, não deixando de ser verdadeira, pode efectivamente magoar inclusivamente muitos benfiquistas do norte e da cidade do Porto.
Mas não fui eu que puxei a conversa, nem sou eu que acuso os outros de serem protegidos do Antigo Regime.

Devo dizer, já agora, que tenho estima e apreço pela bela cidade do Porto, onde aliás sempre fui muito bem tratado, e sou profundo admirador de muitos dos seus maiores vultos, como Manoel de Oliveira ou Siza Vieira, para referir aqueles de que me lembro no imediato.
Já tive inclusivamente o prazer de comemorar um título nacional em plena Avenida da Boavista, o que não deixa de ser também uma grata recordação.

Anónimo disse...

A DOR DE COTOVELO É FODIDA!!!!
... E FAZ MUITA ESPUMA....

Anónimo disse...

Ódio esse que começou a ser destilado pelo filho da puta do pinto da costa mais o seu discurso de guerrilha! TENHO DITO!

Anónimo disse...

ho aurelio enrabadinho chamas isto democracia entao esplica o que e a mesma de maneira sucinta para que alguem perceba a tua democracia

Anónimo disse...

Oh "amigo" Brytto, pensas que o FCP é um clube de gajas como o SLB, que nunca rentabiliza o que gasta/custa?

Anónimo disse...

Este é o LF que eu gosto, sem papas na língua.Quanto àquilo que esses ignorantes andam para aí a dizer para justificar os roubos e o servilismo que há 25 anos usufruem. Basta só dizer que o Mário Coluna dava parte do seu ordenado à Frelimo para combater as tropas portuguesas, e depois do 25 de Abril foi Ministro do desporto de Moçambique, ora para quem era do clube do regime não acham que há aqui uma contradição? Salazar tal como o Franco aproveitavam-se da popularidade dos clubes com maior sucesso desportivo das suas épocas, aliás o salazar primeiro fez isso com o Sporting (no tempo dos 5 violinos) e depois com o Benfica.Caros amigos a isto chama-se oportunismo político.Querem um exemplo bem recente: em todos os campeonatos do penta o primeiro-ministro de então antónio guterres marcou sempre presença nos jogos da festa do título no estádio das antas.E toda a gente sabe que o homem é benfiquista,logo o que é que ele ia lá fazer? aproveitar-se da onda vitoriosa do fcp para angariar votos e simpatia,mais nada.Será que é preciso fazer um desenho?

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

E apesar de todos nós sabermos que o fcp alcançou muitas vitórias através da fruta e do chocolate, nunca ninguém ouviu Benfiquistas dizerem que o fcp é o clube do governo a,b,ou c ou do partido x.

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

Olhem este engoliu o disco, aqui está o bom exemplo do típico adepto do fcp,limitado acima de tudo.

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

LF disse...

Este anónimo que me encheu a caixa de comentários deve estar muito orgulhoso da figura que está a fazer.
Nem sequer vou apagar, para ficar como espelho de quem provavelmente não sabe dizer mais nada.
Que vergonha...

Anónimo disse...

Caro Cornélio mais uma vez vá chamar deficiente a quem lhe fez o cú, a sua besta e a besta do seu clube não é exemplo para ningúem, basta olhar para a entrevista do vosso ex.querido jogador Paulo Assunção

"Se não assina-se pelo fcp, ameaçaram dar um TIRO no joelho"

Estas palavras diz tudo da MERDA do clube que a sua besta e muitos veneram...Por estas e por outras prefiro ser do SLB mesmo perdendo todos os dias...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Nuno Teixeira

Anónimo disse...

Caro Cornélio mais uma vez vá chamar deficiente a quem lhe fez o cú, a sua besta e a besta do seu clube não é exemplo para ningúem, basta olhar para a entrevista do vosso ex.querido jogador Paulo Assunção

"Se não assina-se pelo fcp, ameaçaram dar um TIRO no joelho"

Estas palavras diz tudo da MERDA do clube que a sua besta e muitos veneram...Por estas e por outras prefiro ser do SLB mesmo perdendo todos os dias...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Nuno Teixeira

1904-Amaral disse...

não apague! é realmente o espelho de toda a gente que se esconde atrás de um presidente corrupto!

Ricardo Campos disse...

enfim existem burros em todo lado, inclusivÊ portistas.
espero que você veja o comportamento de um "correlegionario" e de nome NUNO TEIXEIRA que se farta de me insultar... agradeço-lhe q tb lhe envie um email a pedir contenção.

caro lf, você quando quiser vir ao PORTO é sempre bem vindo!
e se me avisar com antecedencia, ate lhe pago uma francesinha hehehehhe.

Santinni disse...

Apesar de não ter passado pelos anos dourados do Benfica (anos 50-60), os benfiquistas (pouco) esclarecidos justifiquem se conseguirem:

- Portugal tinha um regime ditatorial. Como tal não eram permitido partidos, liberdade de expressão, sindicatos, liberdade religiosa, etc.
- As eleições eram manipuladas;
- Os jornais eram manipulados;
- Os locais de trabalho e as pessoas eram constantemente condicionadas pela Polícia Política (Vulga Pide) e eram engavetadas;
- os sistema de cunhas e oportunidades era completamente condicionado pelo Estado Novo - só ia para a faculdade e para determinados cargos quem o regime autorizava.

- No entanto, segundo estes historiadores benfiquistas muito iluminados:

O Sporting era o clube do regime de quem era adepto apenas meia dúzia de altas patentes bem nascidas. Ora bem como clube do regime que era:

- Não conseguia os melhores jogadores do império (iam todos parar ao Benfica) - incluindo Eusébio, Coluna, etc.;
- Não conseguia ganhar sempre;
- Nunca teve saídas de jogadores para o estrangeiro "vetadas" pelo antigo regime;
- Nunca teve uma onda favorável a nível de imprensa no sentido de se tornar o clube do povo;
- Nunca teve escândalos de arbitragem que lhe forçava a ter títulos consecutivos;

Se qualquer opositor ao regime que não vivesse na clandestinidade era "esmagado" pelo braço opressor da PIDE, estranhamente o Benfica o tal anti-regime que vocês falam conseguia planar como uma nuvem perante a opressão, censura e humilhação que o Salazar e companhia infringiam na sociedade portuguesa...

Estranho no mínimo...

Facto:
O regime de Salazar mantinha algumas linhas orientadoras que passavam por:
- Aposta na difusão da religião e instrução primária fortemente "regimizada";
- Evitar ao máximo o esclarecimento e informação ao povo dos "perigos do mundo de fora" - Não apostava no desenvolvimento do pais a nível de estradas, saneamento, luz eléctrica, jornais "livres", etc.
Poucos tinham acesso ao que vinha de fora
- o fenómeno Fatima foi fabricado para criar um sentido de medo, peso e gratidão forçada no povão - os 3 segredos, os milagres, as promessas, etc.
- o Fenómeno Amália foi açambarcado e associado ao Regime;
- O fenómeno Benfica foi também associado ao Regime;
- Deus Pátria e Familia;
- Orgulhosamente sós;

O que eu quero explicar é:
é impossível o Benfica ter tidos sucesso se fosse um símbolo anti-regime fascista em Portugal.

angelodias disse...

Penso que deveria tirar esses comentários Lf e mais importante ainda é não usarem uns comentários infelizes de um anónimo para colocarem todos os adeptos do FC Porto no mesmo saco, como já se tem visto.

Anónimo disse...

Eu não li a bola, eu há muito tempo que não leio a bola.
Tenho nojo daquilo em que a bola se transformou.
Sou pela liberdade de opinião, mas não avalizo o insulto,
substantivo e adjectivo, quer à minha honra nem à minha inteligência.
Só esporadicamente leio jornais desportivos. Sei que o devia fazer!
Ler é mesmo saber mais. Até saber ou conhecer melhor a chiqueiro social vigente.
Cá, e lá fora, os vampiros já são demais para o exaurido povo.
A crise é uma crise de rapina. Há Povo a menos e Vampiros a mais.
Desde sempre o ódio toldou os espíritos.
São eles que dizem que são nossos inimigos, que dizem que nos odeiam,
que cobardemente nos insultam, em qualquer estádio, mesmo na nossa ausência!
É por tudo isto que eu reafirmo:
Tenho desprezo pelas suas vitórias;
Tenho o mais profundo nojo dos seus sucessos.
Não há nada de novo!
Tive esperança. Perdi-a no Verão passado.
1 - Ainda não fui capaz de interiorizar o aval, o empenho que a FPF deu à corrupção do FCPorto no chamado apito final. A matéria está esgotada, em termos de recursos desportivos, sem que qualquer diligência pública se conheça, para levar essa informação à Suíça da parte, ou por parte, da FPF.
2- Não consigo aceitar, e muito menos aprovar, o comportamento de um membro do governo que declarada e ostensivamente se coloca ao lado dos condenados, dos corruptos. Nem a argumentação do não trânsito em julgado colhe; pois então o que se exigia, no mínimo, era distanciamento, independência, até tal trânsito acontecer. Não foi o caso! Como já o não tinha sido com Nuno Assis. Este senhor membro do governo aparece frequentemente ao lado, atrás e à frente, como e quando convém.
Já outros branquearam as facturas do Calheiros.
O procurador, sim o Procurador da Republica Cunha Rodrigues certifica que as facturas existem, que são verdadeiras e que foram pagas pelo FCPorto.
E diz que não se pode inferir (?) que o foram por se ter obtido vantagens, ou proveitos, ou benesses, ou favores, ou arbitragens beneficiadoras.
Só me apetece fazer duas perguntas que o senhor devia ter feito e pelos vistos não quis fazer.
Porque é que o árbitro Carlos Calheiros aparece nas facturas com o nome de José Amorim?
Eu sei, eu sei que ele se chama Carlos José Amorim Calheiros. Por isso foi conveniente o expediente.
Porque é que o FCPorto não paga férias a mim, ao meu jardineiro, ao padeiro, ao polícia da esquina?
3- Não consigo louvar o comportamento da (ou na) casa da democracia, tanto mais que se aprovam repastos, instalações, logística, com envolvimento de dinheiros públicos, num tempo de condenação.
A AR deve ser, tem de ser, um bastião da honra, da igualdade da imparcialidade da verdade e da justiça. Em situação alguma se pode tolerar a menorização ou desvalorização do crime.
4- Não perdoo que a comunicação social, elemento basilar para uma sociedade mais livre, mais justa, mais verdadeira, mais democrática, albergue jornalistas ignorantes, incompetentes, tendenciosos, parciais e até perversos. António Tadeia e o seu comentário no recente SCB - FCP são uma prova. Recentes primeiras capas de jornais são outra. Mostrar ou não mostrar, repetir ou não repetir imagens, com qualidade ou sem qualidade, segundo antes ou um segundo depois, como convém, são outra prova. Eu ouvi o jornalista pivô da TVI que fazia os domingos desportivos no tempo em que eles tinham acordo com a Sportv dizer numa semana em que o SLB tinha perdido a liderança à 10 jornada: ”Até que enfim que o Benfica já não é primeiro”.
Era o pivô, ocolinhos. (não lembro, não sei, nem quero saber o nome).
Quem foi o jornalista que à 5ª (?) jornada da época (?) perguntou a Mourinho, treinador do FCPorto com 2 pontos de atraso do SLB se ainda pensava vir a ser campeão?
Lamento não ser mais preciso, mas é fácil lá chegar, e eu não quero com isso sequer perder tempo.
Quero é dizer que se não há almoços grátis também não há perguntas inocentes.
Vale a pena dizer mais para aclarar que a imprensa não é isenta, não é equitativa?
E parte dela até é paga com os meus impostos.
O que atrás disse são factos, não são opiniões.
Vale a pena manter Seara e Vasconcelos nos fóruns onde não defendem, nem se defendem, quer a verdade desportiva, quer a honra, quer o desportivismo e profissionalismo dos jogadores do Benfica?
Vale a pena continuar com divisões, discussões, e desestabilizações infrutíferas e tantas vezes provocadas e aproveitadas por adversários?
Não há nada de novo?
Há , há a blogosfera que tanto está a incomodar, assanhar e a desconfortar o sistema.
Já não é mais possível calar, ignorar e esconder o que se passa no futebol mais mentiroso da Europa.
Mas não chega!
É imperioso inundar a UEFA com as evidências do “crime organizado”.
É imperioso dizer, e assumir a não comparência à segunda jornada da segunda volta.
Estou a escrever isso mesmo!
Não comparência!
Haverá coragem? Ou estaremos apenas a carpir.
Se não podermos contar com mais ninguém que não contem também connosco.
Estaremos unidos nisto?
O poder nunca abriu mão das suas benesses.
O poder só cai quando e se derrotado.
Tão vermelho quanto queiram
Abraço

Anónimo disse...

resta saber se o anónimo que postou e repetiu a infeliz mensagem não é um benfiquista encapotado.....

Anónimo disse...

Olhem este engoliu o disco, aqui está o bom exemplo do típico adepto do fcp,limitado acima de tudo.
Limitados são as claques que incendeiam os autocarros de outros clubes.
Que não pague o colectivo pela atitude irrefletida de um adepto ou de um grupo de adeptos.

Anónimo disse...

não há aqui um cheiro a laranja podre? lixo com o verme, palhaço, ressabiado, e presuntivamente impotente.

Ricardo Campos disse...

caro laranjeiras:

você escreve bem e bonito, mas com muitas inverdades.
o caso calherios só esta vivo no cerebro dos benfiquistas.
o caso foi julgado e o FC PORTO foi ilibado, ou você é daqueles que acha que a justiça só funciona quando se condena o PORTO?
se a uefa deu razão ao FC PORTO e condenou o benfas e o guimarães, o que é que você quer?
quer o benfas na champions a ficar em 4º lugar?


pq não fala o sr do pagamento das dividas do benfas com acções de uma sad sem qualquer valor na altura?
pq não fala das falsificações de documentos feitos pelo vale e azevedo para o benfas poder inscrever a equipa na super liga?
pq não fala da invasão de campo com respectiva agressão do diabo onde um arbitro foi agredido e mesmo assim arbitrou cheio de medo até ao fim?
você escreve muito bem, mas escreva textos com fundamento e verdadeiros, não queira ver crime onde ele não existe e condene o crime onde ele está presente...

M disse...

Caro Srs Manuel Saraiva...

obrigado pelo seu testemunho!

saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

arespeito do calheiros de que estavas a espera que o pinto fosse preso ele ate estava inocente nao sei como nao pedi uma indemenizacao por difamacao ta na moda ---igual os paneleiros da casa pia ainda vao receber algum ho aurelio enrabadinho tu so ves o calabolas tu sabes bastante ca pra mim andas na roubalheira saudacoes da ilha

Anónimo disse...

Caro Cornélio não faça queixinhas ao SR. LF, as queixinhas são bonitas só para os benfiquistas, a si fica mal...

O seu clube não é exemplo para ningúem, basta olhar para a entrevista do vosso ex.querido jogador Paulo Assunção

"Se não assina-se pelo fcp, ameaçaram dar-me um TIRO no joelho"

Estas palavras diz tudo da MERDA do clube que a sua besta e muitos veneram...Por estas e por outras prefiro ser do SLB mesmo perdendo todos os dias...

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Nuno Teixeira

Anónimo disse...

esta ficando chatinho estes comentarios do aurelio do brytto do angelo dias facam isso mais breve nao custa nada e fica bem da a impressao que estao a ver qual dos tres e mais tolinho

Anónimo disse...

PS.: Depois dos 6 milhoes da treta, agora fico convencido que somos mesmo 6 milhoes de SALAZARISTAS...

Ricardo Campos disse...

o benfas nunca foi o clube dos 6 milhões!
o joão pinto disse isso numa conferencia de imprensa e os jornaleiros compraram a ideia.
segundo a deloitte o benfica tem em Portugal cerca de 4,2milhões de adeptos.
mas em Portugal é crime publico duvidar da grandeza do benfica.

Anónimo disse...

Um mito que cai. O Benfica anunciou esta quinta-feira que, afinal, não tem seis milhões de adeptos, mas «aproximadamente cinco milhões» só em Portugal (o número concreto é 4.751.320). Esta é a conclusão de um estudo encomendado a uma empresa estrangeira, apresentado aos jornalistas em conferência de imprensa pelo presidente Luis Filipe Vieira e pelos administradores da SAD Soares de Oliveira e Rui Cunha.

O Benfica apresentou a estratégia empresarial intitulada «Mais cem anos gloriosos», do qual faz parte o estudo que para além de apresentar essa grande novidade, aponta também para o facto de haver 14 milhões de benfiquistas em todo o mundo, com destaque para mais de um milhão na América do Norte e mais de seis milhões em Angola e Moçambique.

Anónimo disse...

Chegam-te ao Cornélio para te enrabar...

Anónimo disse...

Se não ficares satisfeito com os do território Nacional, damos-te os 6 milhoes de Angola e Moçambique

Um abraço do tamanho de todos os titulos internacionais e nacionais do FC PORTO comprados...ahahahaha

Nuno Teixeira

Anónimo disse...

aonde esta o problema se 4-5-6 milhoes nao vejo nada de mal agente incomoda hein diz ai

angelodias disse...

Mais umas meias-finais. boring!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

ganhou o porto este joguinho chatinho

Anónimo disse...

PENÁLTIS CONTRA O BENFICA NÃO MARCADOS: 6 penáltis (1 Taça da Liga)

-PENÁLTIS A FAVOR DO BENFICA QUE NÃO EXISTIRAM: 2 penáltis

-EXPULSÕES PERDOADAS A JOGADORES DO BENFICA: 6 expulsões (2 Taça da Liga; 1 Taça de Portugal)

-EXPULSÕES INJUSTAS DE JOGADORES ADVERSÁRIOS: 1 expulsão

-GOLOS DO BENFICA ILEGAIS: 4 golos (1 Taça de Portugal)

-GOLOS MAL ANULADOS AOS ADVERSÁRIOS: 1 golo

-FORAS-DE-JOGO MAL ASSINALADOS AOS ADVERSÁRIOS DO BENFICA: 5 foras-de-jogo

- LIVRES INDIRECTOS DENTRO DA ÁREA DO BENFICA NÃO MARCADOS: 1 livre

Ricardo Campos disse...

se as equipas de futebol medissem a sua grandeza pelo numero de adeptos a china era campeã do mundo de 4 em 4 anos...
singapura seria uma potencia futebolistica, assim com a india e o japão.
mas com ainda não é assim, estes paises são fracos, assim como o clubeco da luz que apregoa que tem 6 milhões de adeptos em moçambique.

Anónimo disse...

Bom Dia Luis Fialho

Comecei a ler os seus artigos no Jornal O Benfica. Tenho pena que muitos Benfiquistas não sigam os seus pensamentos e se deixem adormecer com as crónicas do MST, José António Lima, Rui Santos ou Luis Sobral. E com os pensamentos pessimistas e derrotistas de António Pedro Vasconcelos ou Fernando Seara

È confrangedor saber das declarações de Mário Coluna, como pode um homem que combateu o fascismo afirmar que foi uma honra inaugurar a Ponte sobre o Tejo ao lado da causa maior da corrupção, atraso e degradação deste país. Falo claro de Salazar. Mas se MC não estivesse assim provavelmente a RTPN não o entrevistava. Confesso que não vi o programa, porque à mesma hora me estava a divertir ao assistir ao Canela até ao Pescoço, que passava na BenficaTV. Aliás é aflitivo assistir ao António Pedro Vasconcelos. O Benfica está muito mal representado neste programa como está no Dia Seguinte. O único grande representante do Benfica é o Medeiros Ferreira no programa de rádio Grandes Adeptos. È importante pensar em Medeiros Ferreira, porque quanto sei orientou uma tese de Mestrado sobre o Futebol e o Estado Novo, que rebate todos os argumentos que o Porto um clube com heráldica monárquica , esteja agora empenhado em colar o Benfica a Salazar. È neste contexto que eu entendo a influência do Rui Moreira no programa Trio D’Ataque para entrevistar Mário Coluna.

Saudações Benfiquistas

PS. vou passar a ver uma comentadora mais regular do seu belíssimo Blog. Trata-se de um blog que defende os interesses do SLB e que está escrito com num Português de excelência

jfk disse...

Há uns dias que não entrava neste espaço.

Excelentes artigos por LF, Brytto e Manuel Saraiva, a quem louvo a paciência com que se documentaram para o efeito.

Vários dos aspectos referidos já os tenho citado.

São pedaços de história, história viva, que os mais ignorantes teimam em ignorar e tentar deturpar ou manipular (estes não tão ignorantes).

No entanto, basta ler esta sequência de artigos para ficar evidente a constante ausência de rigor e factualidade com que se tenta deturpar o passado (e se faz figura de puro ignorante sobre a nossa história e o período Salazarista), ou na forma como constantemente se pega em palavras ditas por alguém e se tiram conclusões do género 'rã sem pernas não ouve'.

Acrescento que acho tremendamente curioso que se tenha começado a falar que o Benfica era o clube do Salazar após o processo Apito Dourado (ou seja, após alguns terem começado a ser julgados por corrupção).

Já alguém tinha ouvido falar nisto antes?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Desculpe-me Sra. Victória, mas sendo Benfiquista e monárquico, por essa ordem de ideias, gostaria de lhe perguntar o seguinte:

-O que é que a monarquia tem a ver com a ditadura de Salazar?

Não se esqueça, mas nunca, que o Benfica é um clube ecléctico e transversal.

Cumprimentos

LF disse...

Obrigado VitóriadoBenfica,

É sempre bom ler uma simpática voz feminina no meio de alguns sabujos que só sabem insultar.

Mas creio que está a ser injusta com o António-Pedro Vasconcelos, que embora faça críticas aos treinadores, nas questões institucionais tem defendido bem o clube. É a minha opinião.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

FCPorto é Campeão
É o melhor de Portugal
E os do benfica o que é que são?

Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé
Filhos da Puta, olé olé

Anónimo disse...

Desculpem-me alguns socialistas. Mas o Gueterres nada tem a ver com o Penta do FCP mas o Fernando Gomes que presidiu à Camara do Porto entre 1989 e 1999 e que depois já não digo nada, quem o viu ontem sentado ao lado de Pinto da Costa na tribuna poderá pensar: Terá ou não beneficios o FCP com a eleição de Elisa Ferreira para a Camara do Porto nas próximas autarquicas.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

CALABOTEZINHOS....