UMA PANTERA; UM BAILINHO; UMA LIDERANÇA

Quando já se começava a levantar um manto de mal contido entusiasmo por parte de todo o país anti-benfiquista, supondo que, após dois resultados negativos, os encarnados iriam dar continuidade à crise na Madeira, e entrar em profunda e irreversível depressão, eis que a equipa de Quique Flores, apresentando a sua melhor face, dá uma verdadeira lição de futebol, triunfando categoricamente perante um Marítimo que não perdia havia oito jornadas, resultado que acabou por valer a ascensão à liderança da Liga. Por agora, todos terão de meter as violas no saco, e esperar por melhores dias - o Benfica demonstrou que está forte, e caminha para se tornar no mais sério candidato ao título nacional desta época.
Pode-se dizer que o jogo foi condicionado pela precoce expulsão do guarda-redes Marcos – e foi – mas também é verdade que até aí já o Benfica demonstrara ao que ia, lançando-se desde o apito inicial sobre a área madeirense e criando oportunidades de golo em série. É também verdade que o golo à beira do intervalo, fazendo o 0-2, quase matou o jogo. Não havendo maus momentos para marcar, aquele foi de facto bastante oportuno, mas se o Benfica tivesse terminado a primeira parte a vencer por três ou quatro golos de diferença, ninguém teria estranhado, tal a superioridade evidenciada pelos encarnados em todos os capítulos de jogo, antes e depois da expulsão.
Até aos últimos dez minutos (0-3) o jogo foi normal, com uma superioridade clara do Benfica, e grandes dificuldades do Marítimo em resistir à inferioridade numérica. A partir daí a história a contar foi apenas a história dos golos, pois os madeirenses praticamente deixaram de jogar, e o Benfica, certamente em busca de uma espécie de auto-redenção, não parou de atacar e tentar marcar, elevando o placar até números muito pouco vistos nos últimos anos.
Não se pode olhar para esta partida sem deixar de destacar uma individualidade. David Suazo realizou no Funchal a melhor exibição individual que se viu no futebol português em toda esta época, e voltando a mostrar características que podem fazer dele a grande estrela da Liga. Não é Eusébio, mas aquele quarto golo – pleno de velocidade, força e técnica - faz realmente lembrar tempos do Pantera Negra. Pena que dificilmente fique no Benfica para além do fim da temporada.
Como Quique muito bem disse no final da partida, nem o Benfica é tão mau como mostrou em Atenas, nem será tão bom como estes 0-6 podem fazer crer. Os encarnados dispõem de alguns grandes jogadores, que podem, sempre que inspirados, fazer a diferença, mas têm também algumas debilidades. Não se trata, longe disso, de uma super-equipa - e mal vão os que se convenceram de tal -, mas creio ser, de momento, a equipa portuguesa mais capaz e com maior margem de crescimento. Este Benfica foi totalmente remodelado para esta época, e tem alguns processos de jogo ainda por assimilar, estando consequentemente sujeito a oscilações. Desta vez tudo saiu bem. Importante é que quando as coisas corram mal a equipa saiba reagir a preceito.

26 comentários:

Anónimo disse...

Resultado complicadinho de analisar, pois se foi de facto, muito saboroso, pode ser, muito perigoso!

Nao concordo com a sua observação acerca de sermos a equipa mais capaz nem tampouco que se encaminhe para ser o mais sério candidato ao titulo...

espero mais 2, 3 jogos deste calibre (nao falo do numero de golos marcados, falo da postura ganhadora em campo..)para ai sim, puder partilhar a opinião..

os jogos contra os gregos e contra setubal (nao pelo resultado , mas pela displicencia que assisti..bastou 15 minutos iguais a estes 90 da Madeira para virar resultado, arbitro e golos mal sofridos nao entram para estas contas..)colocaram entraves (quiçá naturais e ate mesmo necessários para se identificar problemas) no crescimento desta equipa de poucos meses....vamos ver se ficaram para trás!

Temos sem duvida o conjunto de jogadores mais excitante, capaz de marcar e de sofrer golos, com os jogadores mais imprevisiveis e de classe internacional...esta na altura explodir como equipa!!!

Estou ansioso pelo jogo de Matosinhos (até penso mt provavelmente que irei ao estádio do mar...), nao no desejo de ver muitos golos e tal, mas sim para medir o pulso a estes jogadores e equipa!!!

e é com muito agrado, independentemente da classe e do protagonismo do Suazo, que vejo à uma série de anos e espero ver por mais alguns, ao vivo e a cores e em accção, o 8ºmelhor marcador da história do Sport Lisboa e Benfica, de seu nome, Nuno Gomes!!

saudaçoes benfiquistas

M.

LF disse...

Pelo que vi até agora do Sporting e do FC Porto não me parece que sejam superiores a este Benfica.
Isto não significa que sejamos desde já campeões. Longe disso.
Mas enquanto Porto e Sporting não terão já muito por onde crescer, esta equipa do Benfica, com Aimar, Balboa, Cardozo, Léo etc a renderem o máximo, tem ainda muito por onde melhorar.
É nesse sentido que falo de algum eventual favoritismo, que não há que ter medo de assumir.

LF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

percebo...mas precisamente por ainda "termos" de crescer é que estou ligeiramente mais comedido!

ainda não canto o "ninguem para o Benfica", fiz-me entender?

:)

saudações benfiquistas

M.

Anónimo disse...

Os 3 grandes durante esta semana prepararam os jogos do Campeonato sem Competições Europeias, nem jogos das Selecções, na minha opinião esta situação explica muito, do porque das vitórias 'fáceis'...

Também acho que temos o melhor plantel dos 3 grandes, e temos claramente a melhor equipa tecnica, mas isso não quer dizer que sejamos Campeões, o futebol muitas vezes não é logico, e em Portugal os titulos são decididos muitas vezes(quase sempre) por 'outros' protagonistas!!!

Ainda temos jogadores que podem render muito mais, temos que dar tempo. Também acho que a equipa deve ser reforçada em Janeiro, apesar dessa discussão neste momento ter objectivos poucos claros, já que o apoio ao novo líder deve ser incondicional por parte dos adeptos, haverá outros que tentaram arranjar distrações, mas os Benfiquistas tem que se manter concentrados no apoio aos jogadores que neste momento fazem parte do plantel, porque afinal de contas, são eles que jogam...

Ricardo Campos disse...

já começa a cheirar á epoca 2004/2005... muita coisa obscura...
o amigo LF se bem se lembram andava preocupado com os arbitros serem todos do Porto, mas parece que este ilustre portuense"ajudou" o maior clube do mundo a iniciar a goleada...
na minha opinião se o arbitro não tivesse marcado penaltie não seria escandalo nenhum, da mesma forma como não é escandalo em o ter marcado, benificiou a equipa que ataca e em caso de dúvida assinalou.
Agora LF, pela boca morre o peixe...

Ricardo Campos disse...

quanto á liderança obtida pleo benfica 3 anos e meio depois da roubalheira do ultimo campeonato vermelho... não sei se será motivo de orgulho para os benfiquistas se motivo de vergonha pela longa ausencia do maior clube do mundo dos lugares cimeiros...
agora só espero que saiam de lá o mais depressa possivel... é que com o leixões em primeiroa cheirava a peixe... agora com o clube da rabona em primeiro, cheira a arranjos e a compadrios.

jfk disse...

Interrogava-me se existiria algum comentário portista nos posts de hoje. Não encontrava nada de que se pudessem regozijar.

Se o árbitro não assinalasse penalti não seria escandalo nenhum?

Há bons momentos para se estar caladinho.

Este seria um deles.

E pela boca morreram os desbocados do gozo na semana passada ao falhanço ao assalto à liderança ante o Setúbal.

Anónimo disse...

"se o arbitro não tivesse marcado penaltie não seria escandalo nenhum"

ó aurélio...

está visto que você não se escandaliza com nada, nem mesmo com um tal de apito dourado.

dizer que "o árbitro ajudou" ao marcar um penalty claríssimo é uma tentativa muito pobre e desgarrada de deslustrar uma vitória inequívoca do SLB.

mostra isto que, embora possa ter piada de vez em quando, o sr. aurélio perde a cabeça no que ao seu clube do coração diz respeito - o SLB.

porque não insinuar que o guarda-redes do marítimo fez o penalty de propósito, já que foi comprado pelo Rui Costa?
porque não dizer que o miguelito e o paulo jorge estavam comprados, e que a fruta que passaram o jogo a distribuir - tentando expulsar reyes, por exemplo - foi só para para disfarçar?

liberta-te, homem

Anónimo disse...

lembrem-se dos jogadores que estavam a ser negociados pelo benfica q quando jogaram contra o benfica falharam o penaltie...
coincidencias???
makukula, jorge ribeiro, paulo madeira etc....

Aurelio Estorninho

Anónimo disse...

Continua a histeria benfiquista!
"A melhor equipa do campeonato", "o plantel mais estimulante", "a equipa com mais margem de progressão".
Meus amigos, o FCP tem o Lucho em baixo de forma, o Lisandro ainda n regulou a mira, o Hulk está em crescendo, o Fernando e o Rolando a entrosarem-se cada vez melhor, o Rodriguez a recuperar a forma.
Daqui a dois meses já vamos à frente a tentar bater os mais de 20 pontos de avanço da temporada passada.
É q n sei se repararam, mas a vossa liderança é resultado de um período de renovação do FCP. Numa temporada normal, estavam a 5 ou 6 pontos do FCP.

Anónimo disse...

Caro LF,

Com certeza que se lembra que no passado defeso eu referi que o Suazo iria ser a grande figura deste campeonato... ao que o LF torceu o nariz!!!!
Disse também que tinhamos tudo para ser campeoes... ao que o LF torceu o nariz!!!
Está-se a confirmar aquilo que eu disse!
O Benfica só nao será campeao se algum dos adversários fizer uma segunda volta excepcional ( o que pode acontecer)!!

Anónimo disse...

Não devemos entrar em eufurias, mt menos alimentar certa comunicação social.

A questão dos reforços já começa a ser falada.

Julgo que o Benfica se for cirurgico nas contratações (lateral direito e médio direito), temos tudo para um Benfica de consumo Interno forte. E é este com franqueza o ponto que como Benfiquista me preocupa.

A precosse eliminação da Taça Uefa (a menos que surja uma noite das antigas) não fará com que o nosso clube se ressinta do fortissimo investimento feito no defeso?

Como Benfiquista espero bem que não, mas também não alimento a ideia de comprarmos agora mais uma porrada de jogadores para posições que a meu ver não são necessários (nomeadamente GR e médio defensivo).

Devemos ser astutos no mercado, e olhar até para o mercado nacional, para as posições referidas há alguns jogadores interessantes na nossa Liga, o que pouparia tempo de adaptação, se for doutra forma talvez em Janeiro não se deva comprar ninguém.

SAUDAÇÕES BENFIQUISTAS.

Anónimo disse...

há gajitos muito doentes, chiça...

saudaçoes benfiquistas

M.

Anónimo disse...

Caríssimos,

Não por acaso, cada vez que leio qualquer coisa escrita pelo Sr. Estorninho cheira-me a sopa de cavalo cansado. Será que esta gente não tem vida nenhuma?

Quanto ao Benfa, pouco a dizer, os moços disseram quase tudo em campo!

FG

LF disse...

Todos estes títulos do F.C.Porto nos últimos vinte anos também foram resultado de um período muito mau do Benfica. Ou não ?

LF disse...

Quanto às aquisições, Quique já desmentiu o guarda-redes.

Se Léo não voltar - como parece provável - ficará a faltar um lateral-esquerdo.
Ou então um lateral que faça os dois lados, tipo...Paulo Ferreira.

De resto acho que não falta mais nada. Apenas apoio dos adeptos, pois para criar pressão e intranquilizar já bastam os outros.
E agora, daqui em diante, não se esperam dias tranquilos a esse respeito...

Anónimo disse...

Isto 1 gajo deve vez em quando lê cada bacorada. O Anónimo tripeiro acabou de dizer uma das grandes.


"...É q n sei se repararam, mas a vossa liderança é resultado de um período de renovação do FCP. Numa temporada normal, estavam a 5 ou 6 pontos do FCP..."

1º- O Benfica ainda não ganhou nada.Mas a azia já se sente não sei porquê?!

2º- O f.c.p. tem o mesmo treinador há 3 épocas, perdeu 3 grandes jogadores, mas até parece que mudou a equipa toda. Vejam bem os titulares do f.c.p e do Glorioso este fim-de-semana e reparem quantos é que já eram titulares a época passada. E vão ver que o f.c.p não alterou tanto como o Benfica.

3- O Benfica tem um orçamento menor, tem mais jogadores novos a titular e no banco, tem 1 treinador novo, e o f.c.p é que está em renovação?!


4- Em renovação está mas é o Benfica, e não é por acaso que tem havido oscilações exibicionais e más performances europeias.Agora o que faz confusão é que dos 3 grandes o que alterou mais (em tudo e até em sistema de jogo, porque os outros mantém) é o que vai á frente da Liga.

5- Se o Benfica este ano não for campeão é só por causa disto, foi o que alterou mais.Agora se esta equipa conseguir melhorar certos aspectos da organização colectiva que ainda se notam que são frágeis,aí como diz o cântico "...Ninguém pára o Benfica...".

P.S.- Anónimo inventa outra, porque essa não cola.

Anónimo disse...

LF disse...
Quanto às aquisições, Quique já desmentiu o guarda-redes.

Se Léo não voltar - como parece provável - ficará a faltar um lateral-esquerdo.
Ou então um lateral que faça os dois lados, tipo...Paulo Ferreira.

De resto acho que não falta mais nada. Apenas apoio dos adeptos, pois para criar pressão e intranquilizar já bastam os outros.

...

LF,

Não lhe parece que o lado direito do meio campo está sub-aproveitado?
Pode ser um erro de analise da minha parte,mas a meu ver RAmorim renderia muitos mais no miolo, para onde tende a fugir.
Não temos a profundidade do lado esquerdo(Reyes)no lado oposto do campo e notam-se esses desiquilibrios tanto a defender como a atacar.

Cpts

LF disse...

Pedro,

De facto é verdade.

Mas ao contrário de muitos, ainda tenho esperança em Balboa.
As últimas vezes que tem entrado tem mostrado grandes melhorias, e um jogador não faz parte do plantel principal do Real Madrid por acaso.
Talvez seja prematuro contratar para essa posição.

Eu optaria apenas por um lateral que fizesse os dois corredores.
Mais nada.

Anónimo disse...

Oh Aurélio, essa doença é mesmo mais forte que você, pá.

Mas continue a aparecer. É que você tem piada, pá!
É assim a modos que um cruzamento entre a Margarida Rebelo Pinto e o Batatinha: sempre os mesmos argumentos... e o resto é óbvio.

Ricardo Campos disse...

para passarem na uefa já só precisam de marcar mais 2!

Anónimo disse...

agora, é só convencer a LIGA a arranjar uma taça para entregar no Ano Novo... se assim não for, não ganhamos merda nenhuma!...

Anónimo disse...

Lf acho que falta ao benfica um grande trinco, permitindo ao Katsouranis libertar-se para funções mais ofensivas. Com Yebda katso fica muito preso. O Bynia não é jogador para o Benfica, embora seja esforçado, e é sujeito a uma preseguição pelos árbitros. O homem faz faltas normalíssimas e à segunda falta já está com cartão.
Saudações benfiquistas

LF disse...

Mário,

Há sempre a hipótese Ruben Amorim, que ainda não foi testado ao meio.

Mas devo confessar que ao longo da época, já me lembrei algumas vezes do Petit...

jfk disse...

LF:

Devo dizer que também mantenho a esperança em Balboa, porque me parece que o trabalho de evolução que tem que fazer é a nível mental.

E sem dúvida que se revelará importantíssimo para a equipa (por si e por libertar RAmorin) que se possa impor e tornar numa mais valia em campo.