CLASSIFICAÇÃO REAL

Alguns casos marcaram esta jornada, com o Sporting a ser novamente o mais favorecido. Não há contudo alterações pontuais a fazer.

E.AMADORA-SPORTING:
No golo anulado ao Estrela aceita-se a decisão do árbitro de assinalar carga pelas costas a Polga. Ficou ainda um pontapé de canto por marcar a favor do Sporting, num lance em que Postiga faz um passe para golo com a bola já fora das quatro linhas. No terceiro golo do Sporting, Vukcevic está em jogo, pelo que o mesmo é legal.
Mas o caso mais grave diz respeito ao segundo golo do Sporting, marcado por Liedson em posição de fora-de-jogo.
Mais do que o erro em si – o fora-de-jogo é milimétrico, e aceita-se que o assistente tivesse, no momento, ficado com dúvidas -, o que releva deste lance é o seu descarado e escandaloso branqueamento ao longo do fim-de-semana nas várias estações de televisão, onde os resumos foram alarvemente mostrados sem qualquer repetição. A Sic-Notícias foi de um zelo particularmente tocante a respeito desta questão, mostrando dezenas de vezes o resumo do jogo, sem uma única repetição do dito golo, nem mesmo no programa onde, há poucas semanas atrás, se passaram mais de dez minutos a analisar uma falta não sancionada de Binya a meio-campo.
Também a Sport Tv alinhou pelo mesmo diapasão, e eu, que logo no momento fiquei com sérias dúvidas, tive de esperar pelo ”Domingo Desportivo” da RTP, onde então sim, mesmo sem ter sido dado grande destaque ao lance, pude pelo menos ver uma repetição com a imagem parada, e perceber que a minha desconfiança tinha toda a razão de ser.
Há muito que afirmo que o Sporting tem um peso na comunicação social totalmente desproporcionado (para mais) à sua dimensão como clube. As redacções, de um modo geral, estão cheias de adeptos do clube de Alvalade, e muitos deles não hesitam em mandar às ortigas os códigos deontológicos para fazer sobressair os seus interesses clubistas. E estes são, como se sabe, criar na opinião pública a ideia de que o Sporting é sistematicamente prejudicado pela arbitragem, de modo a que essa pressão e condicionamento lhe permita manter os benefícios de que, objectivamente, tem usufruído. Pois na verdade, no meio de uma guerra Porto-Benfica, no meio dos destroços do Apito Dourado, se há alguém cujas arbitragens têm favorecido bem mais do que penalizado, esse alguém é sem dúvida o Sporting, que para isso mesmo, continua a ser o que mais se queixa.
Com o Benfica em primeiro lugar, nem quero imaginar o que por aí vem de pressão mediática…
Resultado Real: 1-2

V.SETÚBAL-FC PORTO:
O único lance que me deixou dúvidas foi uma eventual falta para penálti na área portista, já muito perto do final da partida. Com o resultado em 0-3, não seria relevante. Mesmo assim julgo ser de dar o benefício da dúvida ao juiz da partida.
Resultado Real: 0-3

MARÍTIMO-BENFICA:
Se no aspecto técnico a arbitragem de Soares Dias esteve globalmente bem – o penalti e a expulsão são indiscutíveis, e no lance entre Luisão e Djalma nenhuma imagem prova a existência de qualquer falta -, já no aspecto disciplinar se desorientou por completo.
Os cartões amarelos exibidos a Reyes, Moreira e, sobretudo, Ruben Amorim são ridículos. Por outro lado, vários foram os jogadores que ficaram por advertir, entre os quais também o benfiquista Yebda. A desproporção entre cartões amarelos para uma e outra equipa (1-6), num jogo em que o Benfica atacou quase sempre, mostra bem a forma como Soares Dias procurou gerir o jogo.
Resultado Real: 0-6

CLASSIFICAÇÃO REAL
BENFICA 24
FC Porto 22 (-1)
Sporting 18

24 comentários:

jfk disse...

Não tenho má impressão de Soares Dias (filho, não gostava do pai).

Realmente o nº de cartões é desproporcionado com o que se passou em campo.

Esperemos que não seja tendência estratégica (já vimos tantas) para manter e tenha sido apenas um lapso de percurso.

Anónimo disse...

O número de cartões é mais que desproporcionado.
O Bnefica teve o azar de ter um árbitro que expulsa (justamente) um jogador adversário aos 10 minutos, e que passa os restantes 80 a tentar reequilibrar a partida.

A certa altura, percebe-se que qualquer toquezinho de um jogador encarnado é pretexto para amarelo. Deve ter pensado que como já não podia virar este jogo, estava na altura de começar a pensar no campeonato.

A SIC é o que é.
Não vi o programa, mas tenho a certeza de que lá encontraram razão para expulsar dois jogadores do SLB com 20 repetições de um mesmo lance. Que descobriram que 3 dos golos do benfica são precedidos (nem que tenha sido 20 toques de bola antes) de uma qualquer irregularidade em benefício do SLB.

No ano do cmapeonato foi o que foi. Lembro-me de um lance qualquer em que o Simão (1) faz uma falta no ataque, (2) sofre uma falta depois, e sem que o árbitro marque nada (3) acaba por fazer cruzamento para golo. Nesse tal de Dia Seguinte, os gajos tiveram a lata de fazer uma montagem em que mostravam apenas as partes (1) e (3) para assim manchar a vitória do benfica. É um exemplo entre muitos.

FOI A SIC A PRINCIPAL GERADORA DO MITO DE QUE O 31º CAMPEONATO FOI ROUBALHEIRA.
Não percebo porque os dirigentes não fazem nada acerca disso.

Anónimo disse...

"gerir o jogo"

Anónimo disse...

Caro JFK, o mito???:D

Já o LF, estava no momento de se retratar qdo, antes dos jogos, lançou a suspeição infundada e maliciosa sobre a dignidade dos árbitros. Mas duvido que tenha a vergonha suficiente!
Já agora, lembre-se q os amarelos/vermelhos n mostrados a jogadores do Maritimo (não) têm peso no próximo jogo dos mesmos, contra o FCP.

Anónimo disse...

não se percebe a quantidade de cartões amarelos distribuidos pelos jogadores do Benfica....só segundo a lógica do preparar terreno para suspensoes convenientes dos jogadores nucleares do Benfica antes de jogos de importancia maior...

Tivemos diversos jogadores pisados e repisados, o que ainda é um agressão penso eu (ah, claro, excepto se a vitima for Benfiquista, ai, quanto mais pitons, melhor) e ninguem, do trio de arbitragem viu?

acho um piadao ao gajos que massacravam o
Petit e agora o Bynia..estes lances?..nada?


enfim...

Saudaçoes benfiquistas

M.

LF disse...

O Reyes particularmente tem sido um mártir dos adversários e da tolerância dos árbitros.
É escandaloso que leve um amarelo como levou, sem ter tocado no adversário.
Trata-se de um profissional correcto e paciente. Se fosse outro, tinha motivo para perder as estribeiras.

LF disse...

Concordo com o Rui, quando diz que a SIC foi a principal criadora do mito do "levado ao colo" em 2005. Embora algumas páginas de alguns jornais tenham acompanhado bem a "música".

Anónimo disse...

Concordo com os comentários de LF nos três jogos.Acho, porém demasiado ambiciosa e pouco rigorosa a classificação REAL deduzida a partir desse tipo de análises.
Penalty nem sempre dá golo,um erro qualquer do árbitro conduz a resultados imprevisíveis.
No mínimo, mude o nome da sua classificação ou não tire conclusões quantitativas.
M. Vieira

LF disse...

Não há outra forma de tirar conclusões minimamente credíveis se não se adoptar um critério.
A objectividade total é impossível de atingir, principalmente se não se entrar com números, sem os quais a rubrica não faria sentido.
Como o bom é inimigo do óptimo, este critério parece-me razoável, senão para se ter uma noção clara, pelo menos para dar uma ideia de quem é mais beneficiado e prejudicado.
Quanto ao nome, reconheço que talvez pudesse ter sido mais feliz. Mas isto já vem desde 2004, desde outro espaço, e optei por seguir a tradição.

Anónimo disse...

As Tabelas da Verdade são 'engraçadas', dão para ver a tendência dos 'roubos', mas bastante limitadas em outros aspectos, por exemplo:
Este fim-de-semana não consegui ver nenhum jogo completo, mas por 'azar' meu, no jogo de Setubal quando consegui olhar para a televisão estava o Lisandro a mergulhar para a 'piscina' a procurar um penalty inexistente, e logo de seguida o Tomas Costa tem uma entrada em Tesoura sobre o Matheus que o árbitro deu a lei da vantagem, e não marcou nada!!!
Depois de ler as cronicas do jogo da Madeira, se o critério para mostrar cartões amarelos aos jogadores do Benfica, fosse o mesmo que acontece nos jogos com os Corruptos, então eles não acabavam com um único jogador em campo...!!!
Se fosse possivel 'contabilizar' estas situações, então as Tabelas da Verdade teriam outra importância...

Ricardo Campos disse...

eu gosto de ver este blog movimentado com o LF a participar nos comentarios...
a serio que gosto!!
é pena que na semana passada quando apanharam 5 no lombo, estivessem todos caladinhos e metidos no buraco.

para passarem na uefa já só precisam de marcar mais 2!

Anónimo disse...

Não houve branqueamento de coisa nenhuma por parte das televisões, o golo do Liedson é limpo. Não existem foras de jogo milimétricos porque as indicações nestes casos são para validar os lances. Neste lance em particular os jogadores estão em linha. Já a decisão de anular o golo ao Sporting levanta muitas dúvidas. Não sei como podes afirmar que a bola saiu. Tens realmente uma excelente visão.

Relembro apenas que a semana passada por coisa nenhuma, levantou-se logo um couro de indignação. Foi uma situação que chegou a ser ridícula, com muita gente a meter a viola no saco depois de andar a apregoar o roubo de igreja.

LF disse...

Há uma repetição que mostra a bola a bater na linha a a prosseguir caminho até o Postiga a tocar.


Quanto ao golo, as indicações são para deixar seguir em caso de dúvida.
Conforme disse, admito que o fiscal de linha tenha tido dúvidas, pois é um lance milimétrico e difícil de analisar em tempo real. É uma falha compreensivel e aceitável.
O que não se pode é dizer, depois de vistas as repetições, que Liedson está em linha, quando se vê claramente que tem uma parte do corpo à frente do defesa no momento do passe.

Vendo na TV, o fora-de-jogo só oferece dúvidas a quem as quiser ter.


Mas, ainda que não fosse, não seria sempre um lance a ser discutido ? Porque não mostraram as repetições durante todo o fim-de-semana ?

Anónimo disse...

este tal de otragal tem adaip.

para espanto de todos, entende que o golo do liedson é limpo, já que este estará em linha. uma linha muito torta, diga-se.

houve branqueamento como tem havido de há muitos anos para cá. um exemplo recente foi o branquamento do penalty do polga no jogo contra a naval... desapareceu do arquivo.

o coroado e a sic são pela introdução de "meios audiovisuais" no futebol.
o coroado acha que o gaurda-redes do marítimo é mal expulso poque é, diz ele, o suazo que faz pé em riste! a sic, por seu turno, vai branqueando, esuqecendo e manipulando os acontecimentos a seu bel-prazer.

para que querem eles as imagens, afinal?

nota: repararam que o Falo Vento não se queixou de arbitragens esta semana?

Anónimo disse...

Mas tu queres ver que o Benfica jogou no Algarve na SIC e no Estoril na TVI??
Este blog mais parece o "Ensaio sobre a cegueira"...

Anónimo disse...

Disse um anónimo:
"queres ver que o Benfica jogou no Algarve na SIC e no Estoril na TVI??"

O que quer isto dizer?

Será que o ilustre anónimo se refere ao facto de a comunicação social ter ficado louca com o facto de o jogo se realizar no Algarve, "esquecendo" que nos útimos 10 anos se realizaram mais de 100 jogos fora de portas, muitos deles mais próximos dos estádios do clube visitante que do visitado?

Anónimo disse...

Refere-se às finais da taça?

Anónimo disse...

Ou refere-se a algum jogo decisivo para as duas equipas e em que um dos donos do clube visitado faz parte da direcção do clube visitante? Em que nas semanas anteriores esse mesmo indivíduo anda a pressionar e a ameaçar jogadores e treinador para facilitar?

Anónimo disse...

Não, não me refiro a finais de taça...

Refiro-me a centenas de jogos de pequenos e grandes clubes da 1ª Div. que, por razões várias (financeiras, disciplinares, regulamentares) se realizaram fora das casas dos visitados.

Em muitos casos, a deslocação deu-se por opção dos visitados: ou porque um jogo em certo estádio lhes garantia melhores receitas, ou porque quiseram contar com o apoio dos adeptos do clube que emprestou a casa (como quando o Benfica jogou com não-sei-quem nas Antas).
Em certos casos, porém, como aconteceu com "adversários" do FCP, a equipa visitada ficou mais longe de casa que a vistante.

Algum cibernauta informado (como o Sr. LF) poderá, seguramente, fornecer uma lista completa dessas partidas.

Anónimo disse...

O jogo do Algarve foi o melhor que podia ter acontecido aos anti que, com isso, lá arranjaram pretexto para procurar manchar um campeonato que, embora não tenha sido ganho de forma brilhante, foi conquistado de forma suada, abnegada e justa.

Houve quem alegasse que "é mão", houve quem não perdoasse aos seus dirigentes terem reconhecido que, de facto, não era mão (nem falta). Numa altura em que uns acordavam ainda de uma inacreditável conquista europeia e outros julgavam que praticavam do melhor futebol da Europa, custou a muita gente ver um SLB bastante seco, a la Trap, mas com bons jogadores, ganhar aquele título.
Não vale a pena sequer invocar os apitos: até o Record, pouco suspeito do crime de simpatia benfiquista, registou na sua classificação final que, como ainda hoje acontece, o clube mais beneficiado foi o que mais chorou.

Sempre que é preciso cuspir em
algum bom resultado do Benfica, ou encobrir um benefício da arbitragem em seu favor, lá vem a cantiga do Algarve.

Só uma coisa me pergunto: qual será a cantiga no final da época caso o Benfica seja, como espero, Campeão?

Anónimo disse...

deves ser leitor deste blog, mas aqui vai um excerto de um post que responde eficazmente à boa imprensa que o SCP tem:

"Todos nós já sabemos da força da comunicação social, todos nós já sabemos que é o Benfica que mais vende, mas agora se vê o bom senso e parcialidade da imprensa portuguesa. Leo está no Brasil porque o pai está doente (acredito que sim), há quanto tempo não treina!? Quim passa do 11 para a bancada por uma simples opção técnica. Quantos capas de jornal isto ocupou? Comparem com as capas que foram feitas com Stojkovic e Vukcevic, aí eram sempre casos. O mais ridículo é que nem sequer o Benfica tem necessidade de se explicar, a própria imprensa faz o favor de ignorar esses acontecimentos….(já para não falar se tivesse sido Paulo Bento a levar 5-1 de uma equipa grega e a ficar com um pé e meio fora da 2ª fase da Taça Uefa).
À tempos um jornalista num cronica de jornal dizia que por vezes não escrevia aquilo que lhe parecia ser o mais correcto e a realidade, mas apenas escrevia aquilo que o povo queria ler, e esse povo (encarnado) é que compra. Foi das poucas vezes que vi um jornalista ser tão sincero e realista. Mas às vezes é preciso ter limites...."


E amarelos a mais? talvez... o do Amorim sem dúvida! mas, o David Luiz deveria ter sido expulso novamente! O do Maritimo também (Olberdam)!

Imaginem se isto fosse no SCP as capas que não fariam os jornais, e que são factos sem margens para dúvidas:

- GR titular dos últimos anos e que deu muitos mas mesmo muitos pontos ao SLB na bancada por opção técnica! (IMPRENSA ZERO)
- Defesa esquerdo titular dos últimos anos ausente no Brasil (IMPRENSA ZERO)
- C.Martins grande aposta do D.Técnico, no banco a maior parte das vezes (IMPRENSA ZERO) Lembram-se dele quando não era convocado pelo P.Bento!
- e agora vejam-se os casos de Stoi e Vuk e comparem? e é isto que o LF diz boa imprensa? Ok... opiniões são opiniões, uns com mais palas que outros, mas dos vermelhos já se espera tudo! Basta ouvir o L.F.Vieira: lembram-se dele a dizer que se o SLB não chegasse aos 300mil sócios (num ano ou dois, não sei precisar o tempo) se demitia! Continua, não é? E ainda disse, numa entrevista recente, que nunca faltou à palavra! Esses senhores, e como o LF, não têm memória ou se a têm só a usam quando lhes convém!

jo man disse...

cada vez que passo por aqui fico bem disposto!
a última, que me deixou sem palavras, é esta de que o Sporting tem boa imprensa!

ainda não estou em mim mas, todos temos direito ao nosso momento de ignorância.

o comentador Nuno disse ...quase tudo!

jo man disse...

vou repensar se não voltarei a comprar a Bola!

a não ser que o sr LF se esteja a queixar do jornal do seu clube e das opiniões do seu director!

Anónimo disse...

Não, Nuno e Jo, não me parece que esse comentário responda eficazmente a nada.
Simplesmente porque é falso que a troca de Quim por Moreira tenha tido "imprensa zero". Houve fóruns na rádio e nas televisões, manchetes de jornais, etc. Queriam mais?
O C. Martins esteve lesionado e a sua ausência merece, por isso, destaque como a de Di Maria.
Quanto ao Léo, que queriam vocês que a imprensa escrevesse? Notícias da evolução clínica do pai do jogador?

Se o sporting tem má imprensa, como dizes, porque razão um certo programa de TV se esqueceu de mostrar o penalti do Polga contra a Naval, ou de dizer que o golo do Liedson contra o Amadora estava fora-de-jogo? Porque razão todos os jogos do Benfica na TV são comentados por gente claramente apaixonada por outros clubes?