DORES DE CRESCIMENTO

Não sou de superstições, mas quando seguia para a Luz tive um mau presságio. Uma nuvem negra no céu, uma ligeira indisposição, talvez mesmo uma súbita e subliminar vontade de regressar a casa, fizeram-me temer uma noite de bruxas. Infelizmente não me enganei.
As razões da derrota do Benfica devem contudo ser procuradas com racionalidade, e olhando ao que aconteceu nos noventa minutos não será difícil encontrar explicações para um resultado que deixa o Benfica em muito maus lençóis no que às provas europeias diz respeito.
Diz a máxima do futebol que uma equipa joga o que a outra deixa jogar. Ontem uma vez mais assim foi, pois o Benfica apenas jogou o pouco ou nada que o Galatasaray lhe permitiu. A equipa turca fez uma extraordinária exibição na Luz – foi o melhor conjunto que lá vi esta temporada, incluindo Nápoles, Sporting e F.C.Porto -, demonstrou uma maturidade e uma organização que não está ainda ao alcance deste embrionário Benfica, revelou força física, velocidade e talento. Deu aos encarnados um verdadeiro banho turco.
A superioridade do Galatasaray começou a revelar-se logo após o apito inicial, quando em dois minutos levou perigo por igual número de vezes até junto da baliza de Quim. Tal como prometera o seu treinador, a equipa turca não jogou a pensar no empate, entrando antes decidida a resolver a qualificação já neste jogo. Nunca se fechou junto da sua baliza, optando por cobrir todos os espaços no meio-campo, sector onde conseguiu manietar por completo o seu adversário, fruto da superioridade numérica que conseguiu quase sempre impor.
Já em Nápoles e Berlim ficara demonstrado que Yebda e Katsouranis não são suficientes para segurar um sector com dois alas abertos e algo libertinos como são, por natureza própria, Di Maria e Reyes. Em muitos momentos do jogo a equipa fica entregue a uma luta desigual de dois para quatro ou mesmo cinco adversários, num espaço onde se discute a posse de bola e o domínio dos jogos. Um 4-2-4 – é disso que se trata - pode ser uma forma interessante de abordar certas partidas da Liga Portuguesa, mas para jogar na Europa afigura-se demasiado destapado. Se somarmos a este aspecto uma exibição desastrada, quer do grego, quer sobretudo do francês – que noutras ocasiões tem segurado o estandarte -, temos os condimentos de uma derrota que só surpreenderá quem não assistiu ao jogo.
Se na primeira parte o Benfica ainda deu um ar de sua graça, conseguindo criar alguns lances de perigo, sobretudo por intermédio de Suazo, na segunda, após o golo, a equipa eclipsou-se por completo. Em desvantagem, o Benfica foi absolutamente incapaz de lutar contra o destino e de superar as suas limitações, navegando em equívocos e indefinições próprias de quem ainda não se sente confortável na sua própria pele. Pode agora criticar-se a ausência de Pablo Aimar do onze inicial, mas a verdade é que foi sem ele que se viu o melhor período (em rigor, o menos mau) dos encarnados no jogo, durante o qual, diga-se, como tantas vezes acontece em futebol, um golo poderia ter alterado decididamente o rumo dos acontecimentos. O destino assim não quis, fazendo com que tudo saísse mal aos encarnados nesta noite verdadeiramente para esquecer. Durante minutos seguidos não houve um ressalto ganho, um passe bem conseguido, um drible consequente. A bola parecia queimar os pés de jogadores para quem, tal como eu e mais quarenta e tal mil, o melhor teria sido mesmo ficar em casa.
Esta derrota surge, como todas as outras, em má altura. A equipa estava a crescer, os adeptos a entrar em euforia, tudo parecia correr sobre rosas. Ontem ficou demonstrado todo o caminho que ainda há a percorrer até que o Benfica apresente o nível qualitativo que já deu sinais de poder vir a atingir num futuro próximo.
Nada está ainda perdido, e é preciso dizer que a Taça Uefa não é um troféu que esteja, nesta temporada, ao alcance das ambições encarnadas. Seria bonito passar à fase seguinte, se possível ultrapassar uma ou mesmo duas eliminatórias mais, conquistar lugares no ranking, mas o objectivo central do Benfica passa por uma aposta muito clara nas competições domésticas, particularmente no campeonato nacional, onde, olhando à concorrência, parece ter sustentáveis possibilidades de surpreender – podendo inclusivamente isolar-se na liderança já na próxima jornada. Nessa medida, a última coisa que os benfiquistas devem fazer é desistir, até porque tem vindo a ser admitido por Quique Flores que a equipa do Benfica ainda está longe daquilo que ele pretende, e do que a qualidade individual dos jogadores permite esperar.
O Benfica segue pois segunda-feira, num jogo ainda mais decisivo do que este.

A arbitragem foi tão boa que até já me esquecia dela.

26 comentários:

Anónimo disse...

:D Que chatice, parece q os mouros HUMILHARAM! AHAHAHAH!

Anónimo disse...

Perder nunca será bom..mas aprender com as derrotas é algo de fundamental!

O nome do post é claro na classificação desta derrota..pois mais uma vez tem de se perceber que uma equipa com 5,6 novos jogadores no clube a titulares (n falando nos outros...), com novo treinador é uma equipa em construção...os nomes de alguns, por mais sonantes que sejam, não fazem equipas.

posto isto...a primeira derrota da epoca ocorreu numa altura propícia a tal..nao nos elimina de qq competição (cabe ao Benfica ultrapasssar as dificuldades acrescidas deste resultado negativo...)e vai exigir ao grupo que aprenda a lidar tb com as derrotas!
Na pré-época não se marcava golos, agora já se marcam, nos primeiros jogos não sabiámso guardar resultados, em guimaraes ja aguentamos, perdemos ontem, vamso tb aprender a lidar com isso!!

eu estou optimista, pode ser que me engane...

Ontem o adeversario jogou melhor...nosso treinador aposto na vitoria adquirida na primeira parte..sabendo das dificuldades de velocidade da defesa turca, apostou em 4 elementos muito móveis (2 alas, 2 avançados) e no futebol directo para estes....tornou mais ingrata e esforçada a tarefa dos 2 medios katso e yebda (cuja factura pagou mais a frente..).o homeme apostou, a meu ver, num futebol de ataque, honra lhe seja feita!!!

n correu bem, a bola n entrou (tb eles podiam ter marcado...), a defesa do Gala tremeu com a velocidade mas não caiu..mas não é uma equipa qq, equilibrou-se e o resto é historia.

o único pormenor que me deixa algum amargo de boca é a desigualdade com se avalia a prestação de alguns jogadores..
O Di Maria é uma eterna promessa que teima, nos nosso relvados, a provar o que quer que seja...o Balboa fez pouquissimos jogos, pouquissimo tempo e é considerado um flop...poder-se-á dizer que ambos tem tido as mesmas oportunidades? Será questão de treino? Custa-me a perceber...

de qq mdo, continuo confiante...

saudaçoes benfiquistas

M.

ps: apos o jogo e a derrota clarinha como cristal...aplaudi-se, cantou-se, berrou-se o nome do Benfica bem alto...se a isto juntarmos 180minutos de um jogo sofrivel com Penafiel, com apoio permanente..algo existe de diferente na Luz!!

Não sei se durará muito mais tempo...mas...quem mais se pode dar a este luxo?

LF disse...

Creio que a intenção é vender Di Maria, e como tal importa colocá-lo a jogar na UEFA.

Vitor Esteves disse...

Bem,passou-se assim e nada mais há a fazer perdemos este jogo e pronto. Agora, qual não foi o meu espanto quando me deparo, na rtp, com entrevistas aos benfiquistas que saíam do estádio mais cedo e, claro, falaram a quente... è impressão minha ou isso nunca foi feito aos nossos rivais ? As minhas desculpas se estiver errado. De qualquer forma acho estranho, e alguém devia fazer alguma coisa....

Ricardo Campos disse...

desta vez não houve magia, não houve suazo...
enfim! será que foram roubados!!!??
fico contente em saber que as rabonas ficam todas no galinheiro da luz...

o problema dos adeptos do benfica, é ganharem dois jogos seguidos e pensarem que são os maiores do mundo...

o fc porto ganhou na ucrania e os adeptos sabem que foi uma vitoria com muita sorte... sabemos distinguir as coisas...

LF disse...

A cobertura da RTP foi verdadeiramente assassina.
Cheguei a casa a tempo de ver o programa "Pontapé de saída".
Foi nojenta a forma como trataram o Benfica, num programa que parece retirado de uma virtual TV FCPorto.
Aquele Manuel Fernandes Silva só lhe falta ir vestido de azul e branco para o programa.

Anónimo disse...

Às tantas o problema foi acharem que a exibição diante do Vitória foi espectacular... só porque ganharam a jogar com 10.

Dois erros defensivos do Vitória ditaram a derrota, o primeiro então, precedido de um passe magistral do Aimar, foi uma autêntica abébia dos defesas centrais que só faltou esbarrarem um contra o outro.

De resto, o Benfica pouco mais fez, mas quem leu os jornaleiros do dia seguinte ficou bêbado de tanta euforia desmedida.

Bem feito, o trambolhão!

Anónimo disse...

Benfiquistas perdemos uma batalha mas não perdemos a guerra, o Benfica na globalidade jogou mal e os turcos foram bastante organizados e mereceram. Acho que o Reyes(até pq n joga para a taça) não devia ter saído,mas sim o Di Maria por razões já aqui delineadas por vocês.Quanto ao apoio dos adeptos e eu fui 1 deles, é simplesmente uma mensagem de apoio num jogo que correu mal, porque nós acreditamos neste Benfica.Quanto ao programa da RTPN que o LF se referiu, eu já disse e volto a repetir o único clube em Portugal que tem capacidade para ter 1 canal próprio é o Benfica, mas mesmo que o fcp tivesse essa possibilidade não precisava porque a RTP,RTPN,Sportv detém um linha editorial que serve claramente o fcp e ultimamente até a Sic tem estendido a passadeira.Houve um indíviduo que enviou um mail para esse programa dizendo que o Benfica ao perder com o 5ºlugar da Turquia se estivesse na C.League só faria figuras tristes.Não acredito muito porque até agora não jogámos com nenhuma equipa do nível do Basileia, e recordar que o 7º lugar em Portugal foi ganhar a Kiev ao Dínamo.Esquecem-se que no domingo quem vai estar no sofá a rir-se somos nós,ganhe quem ganhar,eu pessoalmente preferia que fosse o Sporting, mas nunca se sabe.

Anónimo disse...

Eu já tinha avisado, qualquer equipa joga com o Benfica, qualquer equipa com este (ainda) Benfica empurra o Benfica para a sua grande área, a diferença foi que a equipa de ontem não era um Guimarães, um Penafiel, um Naval, um Paços de Ferreira, etc , e foi o que se viu...
Chamem-lhe dores de crescimento, ou chamem-lhe o que quizerem, o que é facto, é que nesta altura o Benfica vive de rasgos das suas individualidades (que este anos as tem), mas, como é mais que notório, está muito longe de funcionar como equipa, pura e simplesmente, não consegue fazer circular a bola no seu meio campo, não consegue defender em bloco como aqui se chegou a dizer que já o fazia, enfim, é um projecto de equipa. Se exceptuarmos o jogo com o Nápoles e as egunda parte com o Sporting, ambos em casa, raras foram as vezes que fomos mais dominadores, masi esclarecidos, tendo sido apenas (o que tb não é pouco) mais eficazes.
Já agora, não querendo já ser um contestatário do Quique, mas o melhor defesa esquerdo do campeonato português dos últimos 2 anos não é melhor que o Jorge Ribeiro.

Anónimo disse...

agora a culpa é da RTP?

grande banho Turco!!!!

Anónimo disse...

esta derrota é MEO!!!
a proxima derrota tb é MEO!!!

metam o MEO pelo cu acima

Anónimo disse...

De enaltecer os 45 mil espectadores que estiveram no estádio em contra-ponto com os 25 mil que estiveram em Alvalade, ou seja, quase o dobro.

jfk disse...

A meio da 1ª parte disse que íamos sofrer e seria mais do que um golo.

Não me enganei e felizmente foram só dois. Sofrer 3 golos poderia ter efeitos nefastos.

Quique disse no final que ao fim de pouco tempo viram (ele e a sua equipa) o que o jogo ia dar. Acho que toda a gente viu. E penso que nem um golo nosso (1-0) chegaria para ganhar. Ontem o Galatasaray conseguiria dar a volta.

Há jogos assim.

Que sirva para retirar ilações, a jogadores e equipa técnica. Realmente é muito complicado deixar o meio campo entregue apenas a 2 jogadores contra equipas de bom nível (sem ser obviamente em jogos de tudo ou nada).

E concordo plenamente que a nossa prova este ano é o campeonato. UEFA é um extra (em que obviamente deverá haver exito nesta fase).

Sobre a Luz, 2ª surpresa em poucos dias.

Ver aquela plateia a cantar e aplaudir no final de um jogo que se perde em casa e que a realidade atira para uma posição diametralmente oposta às expectativas iniciais, após um jogo com o Penafiel em que não se assobiou a equipa que tardava em marcar...nunca tinha visto.

Fenómeno transitório ou prenúncio de novas mentalidades ver-se-há.

Para já deu muito gosto ver.

LF disse...

-Realmente se o 7º de Portugal foi ganhar ao 1º da Ucrânia, tudo é possível.

-O público esteve muito bem. Assim é de facto um orgulho ser benfiquista, na hora da vitória e na hora da derrota.

-Esta equipa é ainda um projecto. Mesmo assim tem feito muito mais do que aquilo que eu pensava - e disse - no início da época.
Tenta de facto defender e atacar em bloco, mas ainda não consegue fazê-lo bem.
Os adversários internos não têm jogado melhor. Aliás nesta jornada europeia, tirando eventualmente o Braga, ninguém jogou bem. Uns tiveram sorte, outros não.
O Benfica está a sobreviver no campeonato a uma fase de transição que pensei poder ser bem mais dolorosa. Veremos o futuro.

Anónimo disse...

Duas notas apenas:
1) como não consegui ver os primeiros minutos do jogo, até fiquei com uma impressão razoável da primeira parte.

2) não vi essa cobertura da RTP, mas não me custa nada acreditar no que contam. Já repararam no anúncio que a RTP tem para o futebol? A princípio pensei que se tratasse de um anúncio à transmissão do SCPxFCP da taça, já que estes clubes aparecem umas 10 vezes e o SLB apenas 1 ou 2. Mas é o anúncio da cobertura da Liga! Significará isto qualquer coisa?

Anónimo disse...

E naõ me lembro de os adeptos do Benfica apludirem a equipa num resultado tão negativo e com uma exibição tão fraquinha.
Isto significa que, pela primeira vez em muitos anos, os adeptos estão com muita fé na equipa. Até o Trap viu lenços brancos...
Tenho a certeza de que, se não defraudarem estas expectitivas, os adeptos continuarão a agir deste modo.

Anónimo disse...

CLARO QUE O GALATASARAY FEZ UMA EXIBIÇÃO EXCELENTE E NUNCA O BENFICA A FAZER UMA EXIBIÇÃO MEDÍOCRE!!!

ALIÁS O GALATASARAY É UMA DAS MELHORES EQUIPAS DO MUNDOOOOOOOOOO!

COITADITOS.....

angelodias disse...

"Realmente se o 7º de Portugal foi ganhar ao 1º da Ucrânia, tudo é possível."

Mas será que as derrotas do teu clube te afectam? Que boquinha mais foleira, quando perdem sem espinhas contra uma equipa turca...

O 7º de Portugal...hahaahhaha...

Anónimo disse...

Pois é, o Sr. LF enganou-se.
O FCP está em 8º.

8º atrás do Marítimo
8º atrás do Estrela
8º atrás do Leixões
8º atrás do Sporting
8º atrás da Naval
8º atrás do Nacional
8º atrás do Benfica

Deve ser dos 6 pontos que lhes foram retirados. Desculpe, isso afinal foi na época passada.

Anónimo disse...

o 7º que é TRICAMPEAO nacional e o 7º para já... nao pensem que vamos descer de divisao... ainda ha muito pela frente e ainda podem voltar a ficar em 4º ou será que nem a isso chegarao no fim do campeonato?
para já vao ficar fora da UEFA que vai ser certinho...

Anónimo disse...

Eu sempre que vejo o Di Maria a titular pronto fico logo com mau pressentimento, raramente ganhamos com aquele indivíduo a titular. Ele anda para lá, faz um rasgo e pouco mais, defende mal, nao tem agressividade e chega a meio do jogo estoura fisicamente.
Não compreendi a substituição do Reyes aos 57 minutos!!!!!!!!!!!


saudações Benfiquistas

jfk disse...

O Reyes estava a apagar-se por completo.

Penso que também teria ficado sentido de uma pancada que levou, logo a saída terá tido uma componente de precaução física.

LF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LF disse...

O Benfica, com a derrota de ontem, tem tantas possibilidades de ser eliminado como o Porto.

Quanto à substituição do Reyes, penso ter-se ficado a dever a razões físicas.

Anónimo disse...

É um facto que jogando só com 2 médios e 2 alas muito abertos (nem sei se são médios se são extremos) é dificil o Benfica dominar o meio-campo (espaço nevrálgico).
Quer-me parecer que com este sistema é imprescindivel a presença de Aimar (como em Guimarães) atrás do ponta de lança e a fazer muita vez um 3 no meio campo (parece-me até que é capaz de fazer mais pressão e desarmar melhor que os 2 médios)e não colocar em campo o Nuno Gomes, como ontem, que nem é avançado, nem médio, pois não sabe segurar a bola, passá-la em boas condições
mas apenas falhar golos (ontem foram mais 2). è verdade que de vez em quando marca mas para isso precisa de uma dúzia de oportunidades de baliza aberta.
Jogar com 10 é dificil como vimos em Guimarães.
jraugusto

LF disse...

É verdade,

Mas eu entendo a lógica do Quique pretender jogar em casa com Nuno Gomes, prevendo-se que o Gala viesse sobretudo defender.
Nuno funciona bem contra defesas tipo autocarro, onde a sua mobilidade e capacidade de tabelar ajuda a criar espaços.
Saíu tudo ao contrário. Os turcos deslocaram o jogo para longe da sua defesa, e a estratégia deixou de fazer sentido.