SPORTING ADIANTA-SE; PORTO MARCA PASSO

Ajuda aqui, ajuda ali, o Sporting lá vai trilhando o seu caminho.
Quando estamos ainda na terceira jornada, os leões dispõem já de uma vantagem relevante sobre a concorrência – quatro pontos para o F.C.Porto, e quatro, seis ou sete, conforme o resultado de hoje, para o Benfica. Se vencer na Luz, o Sporting começa a cavar um fosso difícil de superar, pois ao contrário do que defende Quique Flores, a história recente dos campeonatos portugueses permite afirmar que os mesmos se têm decidido justamente na sua fase inicial.
Deixando de lado os erros de arbitragem que a têm favorecido nas últimas semanas (a classificação “real” será publicada amanhã), a equipa de Paulo Bento apresenta-se neste momento como o grande favorito ao título, até porque o F.C.Porto, outro dos favoritos à partida, tarda em encontrar a rota de consistência e eficácia que foi o seu padrão dos anos anteriores. O Benfica, em ano de transição, mantém-se à espreita, tendo no derby da próxima semana a oportunidade de ouro para se aproximar do topo da tabela, não sem que antes tenha de cumprir esta noite a sua obrigação em Paços de Ferreira, jogo em que terá necessariamente de conquistar os primeiros três pontos da época.
Apenas vi os resumos dos jogos de Alvalade e Vila do Conde (pensei ir a Alvalade, mas o bilhete mais barato custava…35 euros !!!!), pelo que não me poderei alongar acerca dos jogos em si. Contudo, desde a pré-temporada que digo que o Sporting tem diante de si uma soberana oportunidade de conquistar o tão ansiado título, que lhe foge há sete anos, precisamente desde a época dos 17 penáltis de Jardel.
Ao manter os seus principais jogadores, reforçando-se cirurgicamente com elementos identificados com o futebol português, o Sporting tem sobretudo um modelo de jogo bem definido e estabilizado desde há três épocas. É cada vez mais uma equipa adulta, que joga de olhos fechados, e que tem, quando necessita, um ou outro elemento capaz de desequilibrar. Tem um banco fortíssimo, com opções para todos os gostos. Não se tem dado bem diante de adversários mais fortes, mas para ser campeão nacional não vai precisar de vencer o Real Madrid nem o Barcelona. Vai precisar de demonstrar, isso sim, semana a semana, a eficácia e a solidez de que tem dado sinais até agora perante a oposição interna - em cinco jogos contra adversários lusos nesta época, o Sporting apenas encaixou um golo, e de penálti.
Veremos se o caso Vukcevic (depois do caso Stojkovic e do caso Moutinho), agravado pelas declarações de Derlei, será ou não revelador de alguma perturbação dentro do balneário leonino, e até que ponto isso pode ou não reflectir-se no rendimento da equipa dentro do campo. Uma primeira derrota dará provavelmente a resposta, pois enquanto o Sporting for à frente, tudo se vai dissipando. Se o factor disciplina/coesão de grupo não os comprometer - e se o factor arbitragem os continuar a favorecer – os leões têm efectivamente tudo para ser os próximos campeões nacionais.
O F.C.Porto está a sofrer as consequências das alterações que foi forçado a fazer no plantel. Saíram três dos seus melhores elementos (um de cada sector), e os jogadores que entraram ainda não demonstram a necessária interligação com os colegas, fragilizando a movimentação colectiva da equipa. Recorde-se que o F.C.Porto terá de jogar em Alvalade dentro de duas semanas, e caso perca essa partida, ficará também desde logo numa situação complicada, até porque já se vão vislumbrando sinais evidentes de insatisfação interna, perfeitamente natural num clube habituado a vencer quase sempre nos últimos anos.
É altura de Jesualdo Ferreira ter finalmente de demonstrar o que vale. Até aqui tinha uma equipa já construída e recheada de estrelas. Agora terá de ser ele, com jogadores menos experientes, a formar um novo F.C.Porto.

35 comentários:

Brytto disse...

Custa-me acreditar que o bilhete mais barato para um Sporting Belenenses seja de 35 euros! Tem a certeza?
A lagartagemdesta vez não se queixou da arbitragem, porque será? Assim é mais fácil... estes lances, como disse e bem, o Jesualdo, têm uma grande influencia no final do campeonato, ou seja, é a confirmação de que cada vez mais os resultados se definem por pequenos pormenores, onde quer o factor sorte/azar (que muitos insistem em negar, transformando o futebol num aciência exacta), quer a arbitragem desempenham um papel nada desprezível, para além, obviamente, dos factores técnico/tácticos.

LF disse...

Tenho a certeza absoluta.
O bilhete mais barato, para trás das balizas, custava a não sócios 35 euros.
Também me custou a acreditar.

Estou curioso de saber quantas pessoas lá estiveram. Ou melhor, quantas estiveram para além das que têm lugares cativos.

Anónimo disse...

Olá. O meu nome é Gaspar, jogo no Rio Ave e tenho o cabelo mais ridiculo desta Liga Sagres. Sim, mas ridiculo que o do Miguel Veloso, Balboa e Paulo Bento juntos. Ainda por cima tinha o sonho de ser jogador de andebol, mas nunca se concretizou, razão pela qual posso perfeitamente andar pela área com a bola a bater-me no braço que o meu grande amigo Pedro Proença é cego que nem uma porta!

Cumprimentos

Ass. Gaspar Defesa - Central do Rio Ave

Anónimo disse...

Exactamente, é mesmo por isso, a bola bateu no braço e não o braço bateu na bola, faz toda a diferença, chama-se a isso: intencionalidade. Se fosse há uns anos era pénalti de certeza, foi a grande conquista do apito dourado: agora já não são tão descarados...

Anónimo disse...

O Sporting até agora jogou 3 jornadas. Teve ajudas em quantos jogos? Adivinharam. 3. Mas antes e depois dos jogos lá vem o PB fazer o choradinho do costume...resulta e bem. Há 6 épocas que o Sporting é o clube com mais grandes penalidades a favor! anos após ano após ano...

Anónimo disse...

Penaltis assinalados a favor nas últimas 10 épocas:

SPORTING 78
BENFICA 52
PORTO 46

LF disse...

Bem observado Brytto.
Antes do Apito Dourado estes lances de dúvida eram sempre assinalados.

Em todo o caso, para mim é penálti.

Anónimo disse...

Francamente ainda não observei bem o lance, não sei se foi mão na bola ou bola na mão, mas se voçê o admite é porque, provavelmente assim será.

Anónimo disse...

Caros amigos o Jesualdo disse que são lances assim que tem influência no final do campeonato, é verdade e eu concordo, mas também quero relembrar-vos que há 2 épocas o fcp do Jesualdo tb foi campeão beneficiando de uma derrota do Sporting tb nas primeiras jornadas em Alvalade contra o Paços de Ferreira com um golo de andebol ou de vólei como queiram, de 1 avançado brasileiro do qual eu não me recordo o nome.Eu sou Benfiquista mas não tenho a memória curta, o sporting nessa época teria sido campeão em igualdade pontual com o fcp,mas com vantagem no confronto directo, e o Benfica se recordaram-se ficou em 3º a apenas 2 pontos.Portanto o Jesualdo não tem moral para vir com histórias dessas porque ele tb já comeu do mesmo bolo.O lance do Gaspar para mim é penalty, assim como o golo do Postiga é fora-de-jogo.Estou para ver é quando o Benfica for eventualmente beneficiado,aí vai cair o Carmo e a Trindade, e quando for prejudicado vão estar todos caladinhos,assim como foi recentemente em Nápoles.Quanto á realização da Sportv,mais uma vez vergonhosa,no final do jogo em jeito de balanço só mostraram os lances hipotéticos de penalty a favorecer o fcp,mas esqueceram-se de repetir o tet-a-tet Rodriguez & Pedro Proença, que na minha opinião era lance para 2ºamarelo e consequente vermelho.Aliás mesmo durante o jogo os comentadores tb fingiram que não se passou nada,ora meus amigos se fosse 1 jogador qq do Benfica era expulso (ou apanhava 1 sumaríssimo)e os comentadores diriam que tinha sido 1 grande acto de indisciplina do jogador.

P.S.-Vamos lá a ver como é que isto hoje corre.

Anónimo disse...

35 Euros!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Está tudo maluco!!!!! Como querem ter pessoal a assistir aos jogos????!!!!!!!!!
Desta vez o senhor paulo bento não falou da arbitragem. Fora de jogo evidente e o árbitro auxiliar até estava bem posicionado. Já para não falar da expulsão perdoada ao Postiga ainda com o jogo a zero, por uma entrada ao nível de um Bynia ou de um Paulo Assunção.

Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Eu sempre ouvi dizer que "quem não chora não mama".... É exactamente isso que o Paulo Bento vem fazendo de há uns tempos para cá... e isso reflecte-se na posição actualmente ocupada pelo SCP. Enfim....

Anónimo disse...

E ninguém diz que o Sporting está a ser levado ao colo? (Penalti perdoado em Braga, golo fora de jogo contra o Belenenses e logo o primeiro). Ai se fosse o Benfica!!!
jraugusto

Peyroteo disse...

Eu conheço este blog à muito tempo e cheguei a dizer e escrever que era o melhor blog benfiquista que conhecia.

Tinha o amigo LF em grande consideração, pois sempre me pareceu capaz de ser o mais isento possível.

Mas a verdade é que mais ou menos desde a altura em que o António Pedro Vasconcelos citou e recomendou este blog na RTP, a postura do mesmo mudou radicalmente; sendo que de momento aqui se escrevem textos no minímo FUNDAMENTALISTAS.

Óptimo para o Clube da Fruta, que assim vai conseguindo que os 2 grandes se guerreiem entre si, enfraquecendo-se.

Peyroteo disse...

Estar a pegar numa régua para medir um estranho FJ de Postiga, que até estranhamente não tem imagens totalmente esclarecedoras é no minímo ridículo; quando ainda no último jogo em Alvalade se marcou um penalty contra o Sporting, por uns inéditos mais de 2 metros fora da área.

Vir falar de uma época de 17 penalties, volta a ser incorrecto, pois afinal se formos investigar, desses 17 só 3 é que foram mal assinalados, mas não se fala nos muitos que ficaram por marcar.

Claro que depois todos de lembram do penalty do Jardel e do Caneira, mas não têm a honestidade de referir que no mesmo jogo, o SLB faz o 1-0 num penalty inexistente assinalado a Beto por a bola lhe resaltar para o braço vinda da perna com ele caido no chão.

Olhem, penalty destes do Jardel / Caneira, houve pior agora em Barcelona.

Também era bom referir o penalty mais Ridículo que me lembro: o penalty Karadas.

Peyroteo disse...

Mais uma coisinha: nenhum jogador Belenense se apercebeu do FJ.

Anónimo disse...

"
Bem observado Brytto.
Antes do Apito Dourado estes lances de dúvida eram sempre assinalados.

Em todo o caso, para mim é penálti.
"

Lendo este comentário do LF, ficam as minhas duvidas esclarecidas. Antes do Apito Dourado, estes lances de penalti mais que nitido em que até o LF diz que é penalti, o árbitro (e bem, como diz o LF), assinalava grande penalidade. Depois do apito dourado, o árbitro (mal), n assinala o penalti.
Conclusão: agora, depois do apito dourado, é que a arbitragem funciona correctamente e revela coragem.
Estou esclarecido!

Anónimo disse...

Tendo em conta que o Luisão devia ter sido expulso aos 3 minutos no SLB-FCP, temos já dois erros importantíssimos contra o FCP em apenas 3 jornadas. Viva a reabilitação da arbitragem em Portugal! Agora sim, isto está qse a funcionar como devia! Falta só marcar uns qtos penaltis inexistentes a favor do SLB e deixar passar outros a favor dos adversários e a arbitragem fica impecável! Depois é só ir ao balneário do árbitro pedir desculpa.

LF disse...

Depois do Apito Dourado, na dúvida, erra-se para todos os lados (umas vezes uns, outras outros).
Antes do Apito Dourado, na dúvida (e não só) favorecia-se invariavelmente o F.C.Porto, e prejudicava-se os seus adversários.

Vocês sabem muito bem do que é que eu estou a falar ;)

Peyroteo disse...

Lusão devia ter sido expluso?
Concordo!

Mas o Cebola também...

Peyroteo disse...

O que eu queria é que as coisas não fossem manipuladas em termos dos média!

1- Porque aparecem imagens da cotovelada do Luisão e não aparecem do pontapé do Cebola?

2- Porque não aparecem imagens que mostrem se Lucho está ou não FJ antes de Katsouranis o agarrar?

3- Porque mostraram 10 repetições do Livre do Bruno Alves e da Bola no braço do Gaspar? Dizem em coro que é penalty, mas não conseguem ver a falta sobre a barreira?
Para além logo dessa irregularidade, felizmente alguém já se lembrou que o Gaspar também parece ser empurrado.
O Jesualdo é Burro, pois podia CHORAR melhor e dizer que o Gaspar "pós a mão à bola" em vez de dizer que "a bola lhe foi à mão".

4- Porque não repetem o FJ mal marcado que deixava o avançado Vila Condense completamente isolado?

5- Porque não falam do amarelo simpático ao Cebola e depois da maneira como enfrentou o árbitro?

6- Porque não aparece em nenhum resumo o atraso que um Belenense fez ao GR sem que o árbitro tenha assinalado Livre indirecto?

7- Porque razão quase não se FALOU no caso Quaresma, que até falhou um jogo de título como a Supertaça?
E porque não se referiu que foi vendido por menos de metade do seu preço?

Anónimo disse...

LF,
Já sabia que não eras imparcial, mas agora começas a dar nas vistas... Do Sporting que é beneficiado, não concordas e fartas-te de falar da arbitragem. Do Porto, que foi claramente prejudicado, só falas aqui num comment e porque puxaram o assunto... No post n falas de nada... Cresce e aparece Pokemon!

Nuno Lopes disse...

Maxi pereira expulso quando o resultado estava 1-1! e o Nuo Gomes tb devia ser expulso quando já estava 1-3!
Um jogador do Paços recebe uma patada na cabeça na grande área do SLB e não houve falta?
ninguém fala disto! é normal!

No lance do Postiga ninguém pode dizer com toda a certeza (apesar de pelas imagens que há pareça fora de jogo) porque há um jogador do Belenenses que não aparece nas imagens!! mas não deve contar!!

Anónimo disse...

És mesmo vermelho... vê la se amanha na tua ridicula classificação surreal contas com os vermelhos poupados hoje ao maxi e ao nuno golos e o penalty cometido pelo amorim aos 61 minutos nao sancionado... PS - este blog é do bruno paixao???

Anónimo disse...

Já agora, o penalty que foi assinalado ao SCP 2 metros FROA da grande área tambem nos ajudou nao? Isso não deve entrar nas tuas contas

Anónimo disse...

"Tenho a certeza absoluta.
O bilhete mais barato, para trás das balizas, custava a não sócios 35 euros.
Também me custou a acreditar." - Acredita... é para não ter lá anormais como tu.

Peyroteo disse...

Bruno Paixão em Grande!

Se o Benfica não ganhasse hoje, a época estava feita... era o ADEUS a mais uma época.

Bruno Paixão deu assim o balão de Oxigénio indispensável para o SLB se manter por agora ainda na luta.

Para "gravar":

- Maxi Pereira vê amarelo em vez de vermelho.

- Minutos depois é ele que aponta o golo que coloca o SLB à frente do marcador.

- Lá apareceu um penalty bastante forçado.

- Nuno Gomes teria que ser expulso, mas naquele minutinho de confusão, lá viu o amarelo

- O treinador tratou de o substituir.

- Se foi marcado penalty a favor do SLB, é estranho que não se tenha visto um muito mais claro sobre Edson: uma patada.

Peyroteo disse...

Para além da roubalheira, o SLB teve muita muita sorte.
Aquele lance nos descontos é incrível.

Quim continua em grande... felizes devem andar aqueles que criticavam Ricardo.
Este Quim é Ricardo ao Quadrado.

Peyroteo disse...

Depois de alguns anos de transmissões inenarráveis da TVI, com um escarro vermelho de nome JQ Manha e outros, onde chegaram a ser “apanhados” em OFF num intervalo de um jogo do Benfica a dizer: “onde jogamos para a semana”…
Eis que agora a RTP nos brinda com um insuportável Tadeia e um locutor… não sei o nome da gaivota? Agradeço se me souberem dizer?... pois o homem manchou a cuequinha a cada golo do seu Benfica, tal o “orgasmo”.
Curiosos como consideram um penalty forçado evidente LOL e depois um que é uma patada claríssima sobre Edson, já “no passa nada”.
A minha consolação é que na parte final do jogo deve ter borrado a parte de trás, tais os calafrios que apanhou… se fosse mais velhote ainda lhe tinha dado um ataque cardíaco.
VOLTA GABRIEL ALVES QUE ESTÁS PERDOADO!

Anónimo disse...

Xi como eu odeio ter razão,as comadres já apareceram todas aqui a dizer que o Glorioso foi beneficiado,lol coisa que até agora não tinha acontecido com eles lol,tenho que falar com a Maia pode ser que ela me arranje 1 tacho.Das duas uma ou ando feito 1 visionário de primeira,ou este pessoal anda cada vez mais básico.

Peyroteo disse...

Se por causa de um FJ extremamente difícil e duvidoso o Sporting é logo posto em todo o lado como "levado ao colo"... o que seria neste Portugal se algum dia o Sporting tivesse uma arbitragem como o SLB teve esta noite em Paços de Ferreira???

LOL

Anónimo disse...

"Depois do Apito Dourado, na dúvida, erra-se para todos os lados (umas vezes uns, outras outros).
Antes do Apito Dourado, na dúvida (e não só) favorecia-se invariavelmente o F.C.Porto, e prejudicava-se os seus adversários.

Vocês sabem muito bem do que é que eu estou a falar ;)
"

Certamente! Vai repetindo isso várias vezes, de preferencia dando turras na parede, que é para ver se se torna verdade!
Estou ansioso por ver a tua "liga da verdade"!

Anónimo disse...

"O que eu queria é que as coisas não fossem manipuladas em termos dos média!"

O FCP pode ser um clubezito regional, mas manda em tudo o q interessa! Tristes...

"1- Porque aparecem imagens da cotovelada do Luisão e não aparecem do pontapé do Cebola?"

Que pontapé? Vai lá perguntar ao Sidnei onde está o pontapé! Tb n mostrou o Yebda tossir para cima do Lisandro e n é por isso q os posso condenar...

"2- Porque não aparecem imagens que mostrem se Lucho está ou não FJ antes de Katsouranis o agarrar?"

Pq se calhar n há? Mas se estivesse fora de jogo n tenho duvidas que o LORD as tinha captado e já estavam aí na CS!

"3- Porque mostraram 10 repetições do Livre do Bruno Alves e da Bola no braço do Gaspar?"

Então?? Preso por ter gato e preso por n ter?? Este lance gostavas que fosse branqueado? Ai q menino feio!

"Dizem em coro que é penalty, mas não conseguem ver a falta sobre a barreira?"

Nem nós nem ng.

"Para além logo dessa irregularidade, felizmente alguém já se lembrou que o Gaspar também parece ser empurrado."

Pois, só mesmo de memória, pq vendo as imagens n há empurrão nenhum. Relembro que o Gaspar é aquele gajo loiro, n dá para enganar!

"O Jesualdo é Burro, pois podia CHORAR melhor e dizer que o Gaspar "pós a mão à bola" em vez de dizer que "a bola lhe foi à mão"."

Ah pronto! Se n se exprimir no melhor português já deixa de ter razão. É por essas e por outras que o LFV n dá uma prá caixa.

"4- Porque não repetem o FJ mal marcado que deixava o avançado Vila Condense completamente isolado?"

Completamente isolado e em grande velocidade para a bandeirola de canto.

"5- Porque não falam do amarelo simpático ao Cebola e depois da maneira como enfrentou o árbitro?"

Claro, jogador azul q fale com o árbitro dá expulsão directa, é o q dizem os regulamentos.


"7- Porque razão quase não se FALOU no caso Quaresma, que até falhou um jogo de título como a Supertaça?
E porque não se referiu que foi vendido por menos de metade do seu preço?"

Pq obviamente é o FCP que sabe por qto vende e o que faz aos seus jogadores. Mal seria se o PC viesse ao blogdabola ler os comentários do PPA...

Anónimo disse...

Caro PPA e o penalty não assinalado em Braga, até parece que foi só esse lance do Belenenses que vos beneficiou.Quanto ao anónimo o fcp não só domina a comunicação social como ficou demonstrado no jogo com o Benfica e agora com o Rio Ave mas também domina a justiça portuguesa, porque se assim não fosse,há muito que o fcp tinha descido de divisão e o seu presidente estava preso,aliás coisas que são perfeitamente naturais no resto da europa (Marselha,Milan,Juventus por ex) e actualmente estão ao mais alto nível na mesma e não deixam de ser grandes clubes.Para não falar das boas cunhas que têm no PS partido que Governa.

Anónimo disse...

Só n se entende como, com ttas cunhas, o ministério público n investigue o Estoril Gate ou a escolha do arbitro da final da taça pelo LFV com o mesmo afinco com que estuda o "Eu, Carolina" como se fossem os Lusíadas ou a obra do Pessoa.
Com ttas cunhas n se entende como essa pérola de Hollywood "Corrupçao" conseguiu tta promoção, e tb n se entende como ainda ng pôs no ar a forma como o Cardozo abriu o sobrolho ao Rolando no SLB-FCP.
E com tta cunha no governo n se entende como foi permitido ao SLB usar como garantias de pagamento de impostos, acções q n valiam mais do que o papel onde estavam impressas.
Com tta cunha do PS nca vi na bancada presidencial do Dragao tto ministro e secretario de estado como é costume ver no estádio da Luz.
São coisas do arco da velha!

Anónimo disse...

Então não há tanta coisa do arco da velha, A fruta & chocolatinhos, as viagens do calheiros ao Brasil, o dinheiro que foi dado ao guarda-redes Acácio do Beira-Mar.O fernando gomes que foi presidente da camara do Porto e que tudo fazia para ajudar o fcp, o seu sucessor aquele engenheiro papa-açorda do célebre fogo de artifício e os desvios monetários que ele fez para o fcp.A famosa final da liga dos campeões de hóquei no pavilhão Rosa Mota em que os jogadores e adeptos do Porto espancaram os jogadores do Barcelona e que o Ferenando Gomes que estava presente já como ministro da admnistração interna considerou aqueles actos como normais em qualquer parte do mundo.Quanto ao Eu carolina, não acrescentou nada de novo a não ser tudo aquilo que já se sabia. As tentativas de agressão ao Rui Rio,Pacheco Pereira.O Guarda Abel e os famosos túneis das antas com maus cheiros e agressões a árbitros.Ao menos o diabinho vai pagar pelo crime que fez no último clássico alguém do Porto alguma vez pagou por tudo isso?Não, por tanto não me venhas com moralismos porque mesmo assim o único presidente de clube que foi preso e bem foi o vale & Azevedo já os teus comparsas safam-se sempre.Aliás a isenção dos tribunais do Porto são hilariantes.Quer queiras quer não vocês são uma máfia.