UM OLHAR SOBRE O PLANTEL DO NOVO BENFICA

Quando falta menos de uma semana para o plantel do Benfica versão 2008-09 se apresentar ao trabalho no Seixal, quando algumas importantes aquisições já estão feitas, mas permanecem ainda várias arestas por limar, importa avaliar o potencial da equipa para a nova época e identificar as suas principais lacunas. O ponto de situação por sectores é o seguinte.

GUARDA-REDES: Com a dupla Quim-Moreira no plantel desde 2004, não se entende muito bem a obsessão que, ano após ano, os responsáveis encarnados tem manifestado na contratação de guarda-redes. Foi Moretto, foi Butt, agora Codina. Com o melhor guarda-redes português recuperado, o jovem espanhol será certamente mais um para aquecer o banco e sair no final da temporada insatisfeito. Enfim, mais vale a fartura…
DEFESAS: Se na baliza parece haver sempre alguém a mais, na linha defensiva, pelo contrário, desde a saída simultânea de Ricardo Rocha e Alcides (que custou o campeonato de 2006-07) que tem faltado sempre alguém. De entre todos os defesas do plantel do Benfica apenas Luisão e Léo têm categoria e experiência para assegurar os respectivos lugares sem discussão. Nelson, David Luíz, Miguel Vítor e Sepsi são jovens com diferentes graus de imaturidade, Jorge Ribeiro ainda tem de provar a sua valia, e Edcarlos já mostrou não ter argumentos para ser titular num clube com as ambições do Benfica.
No meu ponto de vista faltam claramente um lateral direito e um central, ambos de categoria suficiente para assumirem de imediato a titularidade. João Pereira e Ricardo Rocha, até por serem portugueses e terem sido campeões no clube, seriam os meus preferidos.
MÉDIOS: Se Katsouranis ficar e Aimar chegar, o meio campo do Benfica resultará claramente fortalecido para a próxima temporada, mesmo levando em conta as saídas de Rui Costa e Rodriguez (dois artistas, mas por diferentes razões com limitações em termos defensivos).
Com Petit, Balboa, Katsouranis, Aimar, Di Maria, Ruben Amorim, Yebda, Nuno Assis, Maxi Pereira, Carlos Martins, Binya, Fábio Coentrão e Felipe Bastos, o Benfica terá centrocampistas suficientes para formar dois bons quartetos e ainda dispensar alguns elementos. Resta saber se o grego e o argentino farão mesmo parte do plantel encarnado. Albelda parece fora de questão, o que é pena.
AVANÇADOS: Eu preferiria Soldado, mas se vier Miccoli também será interessante verificar a ligação do “pequeno bombardeiro” com Cardozo. Sobram ainda o renascido Nuno Gomes, e os internacionais Makukula, Freddy Adu e Mantorras. Com Soldado, Miccoli ou mesmo Sobis o ataque será forte e terá obrigação de render golos.

Em resumo, caso Rui Costa consiga convencer Saragoça (Aimar), Palermo (Miccoli) e Katsouranis, o plantel do Benfica ficaria ainda necessitado de um lateral-direito e um defesa-central. Com João Pereira e Ricardo Rocha, além de qualidade, o clube adquiria mais alguma dose de mística.
Espera-se agora é que, no momento em que as coisas estiverem relativamente bem definidas, a SAD benfiquista não decida fazer aquilo que fez nos últimos dois anos: desbaratar a equipa vendendo os seus melhores jogadores. Cardozo e Luisão, por exemplo, são absolutamente imprescindíveis, e se o Benfica sonha mesmo formar uma equipa campeã não pode em caso algum dar-se ao luxo de os deixar partir. Provavelmente até mereciam era ver os seus salários devidamente actualizados.

14 comentários:

Anónimo disse...

Na defesa estou de acordo, falta um central de categoria (Ayala????) e um defesa direito ao nivel da qualidade de Leo. As opções por si desejadas são do meu agrado principalmente devido ao facto de conhcerem bem o benfica e terem sido campeões, evidenciando claro qualidades necessárias ao sector defensivo do glorioso. Quanto ao meio campo era vir o Aimar e estava feito, não sei o que espera Rui Costa, acerca de duas semanas que se houve o nome Aimar... e nada... com a continuação do grego teríamos sem duvida um grande meio campo. Desejo no ataque o regresso do miccoli, ainda tenho a esperança de ver aquele miccoli sem lesões dos ultimos jogos com a camisola do Benfica que dicidiu alguns na fase final do campeonato.

Não me agrada a contratação do Carlos Martins, espero nao o ver com o 10 nas costas!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

excelente post, como sempre, mas discordo nalguns pontos...

na defesa, falta realmente um central e um defesa direito, mas nao acho que Luisão seja imprescindível. Sendo um dos activos do clube (acho eu!) poderíamos aproveitar para ganhar algum dinheiro e poder investir noutros bons jogadores.
Acho que Miguel Vitor é bom jogador, Quique deve apostar nele.

Em relação ao meio campo tudo certo, ja temos bons valores e os reforços acrescentam qualidade. Espero sinceramente que Aimar venha e que assuma a camisola 10, ele é digno desse número, e que Katsouranis fique, este sim é imprescindível.

No ataque, discordo com a preferência deSoldado em relação ao Miccoli. Este já nos deu muitas alegrias e sabemos que gosta do clube que se sente muito bem cá, só por isso devemos apostar muito forte no seu regresso, também se conhece o seu valor, e sem lesões como disse marioslb.

Só um apontamento.

Será que Quique Flores este ano vai apostar no Freddy Adu? Sou só eu que acho que ele é um excelente jogador, ou toda gente sabe menos os responsáveis?

continue com o bom trabalho.

Anónimo disse...

Não concordo com a defesa o melhor central do Benfica é o David Luís vendam o Luisão e comprem outro, entro o zoro e o edcarlos despachem o edcarlos é muito macio e lento.

LF disse...

Aimar: Rui Costa tem feito tudo para o contratar. Acontece que se trata de um jogador com muito nome (50 internacionalizações e 26 golos na selecção argentina), e que tem pretendentes com muito maior poder financeiro que o Benfica (Lazio, Newcastle, Paris St.Germain etc).
As últimas notícias dão conta de uma oferta de 7,5 milhões de euros, mas diz-se que de Newcastle e de Roma poderão aparecer valores da ordem dos 10 / 12 milhões.
Vai ser difícil convencer o Saragoça a aceitar vender o jogador ao Benfica.
Com ele julgo já haver acordo verbal, conseguido fruto da sua excelente relação com Quique que o treinou em Valencia.

Soldado/Miccoli: A diferença entre um e outro é que um tem 23 anos e outro 29. Além disso Soldado, não tendo a mesma magia, é mais finalizador.
Mas ficaria muito feliz se Miccoli viesse.
Acontece que se Soldado é caríssimo (12 milhões para cima), e Miccoli enfrenta agora a oposição do Palermo à sua saída.
Veremos é se não vai para o Porto. É que Palermo e Porto têm mais em comum do que parece...

Luisão: Não me recordo de ver Luisão batido num único lance pelo ar. Com ele praticamente acabaram os problemas do Benfica nos lances de bola parada, e com as suas subidas a equipa marcou muitos golos no mesmo tipo de lances na área adversária.
É internacional brasileiro, e seguramente um dos melhores centrais da América do Sul. Se ele sair muito dificilmente encontraremos outro como ele, pois jogadores da selecção brasileira são absolutamente incomportáveis para o futebol português.
Além do mais é um lider em campo. Encarna a mística do clube, já conquistou títulos no Benfica, gosta do Benfica.
Tem de ser tratado como merece: como um dos mais importantes jogadores da equipa. Tem de ser pago como se justifica num jogador da sua craveira.

David Luíz: É um jovem com potencial, tem bons pés, sabe sair a jogar (coisa que os adeptos muito gostam de ver, mas não é o mais importante num central), mas tem muito, mesmo muito, ainda que aprender. Tal como Di Maria, Adu ou Coentrão, não passa, para já, de uma promessa.

Anónimo disse...

uma manta de retalhos é o que é..

Anónimo disse...

LF

Estou praticamente de acordo com tudo o que escreve

Na Baliza parece-me que Quim e Moreira seriam o suficiênte, mais um guarda redes vindo dos Juniores, agora falta saber as reais condições de Moreira, não será outro Mantorras ???

Na Defesa, terá de vir outro central de categoria, no que diz respeito ao defesa direito, João Pereira é demasiado baixo, tal como Nelson para uma defesa que já conta com Léo na sua constituição, o Ricardo Rocha poderia ser uma solução, quer para o lado direito como para central, pois é um polivalente na defesa, o Benfica ganhava solidez defensiva, altura, raça e talvez Mística na sua defesa

O Meio Campo irá ser o fiel da equipa, aqui se vai decidir o esquema táctico em vai jogar o Benfica, parece que o Benfica vai ter um nº 10, Carlos Martins e Aimar ????, jogadores contratados por Rui Costa e Quique Flores para o futuro esquema táctico

Com esse nº10, o Benfica pode jogar em 4132, ou em 442 losango, isto na hipotese de jogar com 2 avançados, se jogar só com 1 será em 4231, tudo vai depender da táctica do treinador do Benfica

Nos Avançados, Cardozo, Nuno Gomes, Makukula, Mantorras e Miccoli ???, parece-me bem

Makukula para uma falha de Cardozo (foi para isso que ele foi contratado), altos e fortes na area e a equipa a jogar da mesma maneira

Nuno Gomes e Miccoli, para jogar como 2º avançado, jogadores de tabelas e contenção de bola á espera de desmarcações dos médios

Mantorras, o que dizer ????

LF, parece-me que vai haver muitas despensas, se não fôr para já, será em Dezembro, o Quique Flores diz que gosta de treinar com 23/24 jogadores, o Benfica tem muito mais atlétas

Para já fico por aqui, falta saber como vai jogar o Benfica, depois terei uma melhor ideia sobre o plantel

Anónimo disse...

Os seguinte Centrais NÃO interessam ao Benfica:

- Miguel Vitor
- Ricardo Rocha
- Zoro
- Edcarlos

Destes o Edcarlos é o menos mau...

Se Ayala nunca foi bom qd era novo para que o querem agora?

Nuno Lopes disse...

Filipe Bastos já não faz parte do plantel do Benfica, foi para o Braga!

Anónimo disse...

Calma, vamos recapitular:

- Na época passada, mais de 20 pontos de atraso

- Saem os dois melhores jogadores

- contratamos um reserva do Real que nunca chamou a atenção de nenhum clube, um carlos martins muito mediocre, um amorim como há 37 só na primeira divisão e um yebda q basta olhar para a cara dele e ver q joga como o beto ou o michael Thomas ou outros que tais..

- Temos uma equipa fantástica.

Sem Dúvida, com benfiquistas tão pouco exigentes vamos continuar a ficar a muitos pontos de distância

Anónimo disse...

tem razão senhor anónimo, ainda nao nos lembrámos de contratar o cristiano ronaldo, o lampard, o drogba e o cannavaro.

é que o deco saiu para o chelsea, e o ibrahimovic não quer sair de itália.

ora pois então, sejamos realistas.

Anónimo disse...

VERGONHA NA LIGA DE CLUBES!

INCENTIVO À CORRUPÇÃO:

http://geracaobenfica.blogspot.com/2008/07/isto-se-chama-uma-no-deciso.html

NÓS ADEPTOS VAMOS FICAR QUIETOS? ATE QUANDO?

VOTOS CONTRA DE: FC Porto, Vitória de Guimarães, Boavista, União de Leiria, Vizela e Santa Clara.

Anónimo disse...

QUAL CORRUPÇÃO? aquela que foi vendida, dias, semanas, e meses a fio, pela fiel imprensa?
e já que de corrupção se fala (não, não é do estorilgate que valeu um campeonato), nem um comentariozito sobre o progressivo desmarcarar da gigantesca farsa, gizada e levada a cabo por de-trás-do-pano, e de que a alternadeira foi simples testa-de-ferro?
talvez não tenha causado surpresa; daí, presumo, silêncio e desinteresse...

Anónimo disse...

Concordo em parte com algumas partes do teu texto, mas deixo algumas ressalvas?

Nelson-> no ano em que veio pro SLB foi claramente um dos melhores jogadores. dizia-se à boca cheia que tinhamos feito um grande negocio, traidor pro valencia, Nelson no SLB.

David Luiz / Miguel Victor: embora não os coloque no mesmo patamar, o DL já mostrou bastantes qualidades. o MV do que jogou o ano passado, seguramente não foi por ele que sobremos golos. Ora quando passamos a vida a criticar o clube por n apostar nos jovens e de que no zportem é que isto e aquilo, qdo temos alguns de qualidade, chamamos-lhes esperanças e tenrinhos.

Meio campo: Carlos Martins já cá está, e o RC faz de tudo pra trazer o Aimar. Pelo que se diz na imprensa ja tem acordo com o argentino faltando o entendimento com o Saragoça, que tal pegar nos 3 milhões q gastamos no C. Martins e somarmos aos 6/7 q estamos dispostos a dar? se calhar o Saragoça já n dizia não aos 10 milhoes e já cá estava o Aimar (para mais o CM vai ser dos mais bem pagos do plantel).

Quanto aos avançados -> Miccoli é um sonho, ele n vai sair de Italia.
Virem-se pra outro lado que daí foi chao que deu uvas. se o queriam tinham na epoca passada comprado o homem, n é agora depois de ele estar em Italia que o vao buscar de novo.

Mas ate dia 31 de Agosto ainda ha muito pra fazer e mtos jogadores os jornais vao colocar no SLB e mtos nãos vamos nós levar.

Anónimo disse...

... esse alguém que escreveu foi o MST; o seu a seu dono; vai ver que não cuta nada...