AINDA RODRIGUEZ

Quem visita habitualmente este espaço, sabe como a direcção do Benfica tem aqui sido objecto de frequentes e duras críticas nos últimos tempos, particularmente em aspectos relacionados com a gestão desportiva. Sinto-me pois à vontade para dizer que, ao contrário do que se passou com outros jogadores, no caso-Cristian Rodriguez o Benfica fez aquilo que tinha a fazer.
De Pinto da Costa nada surpreende - só não irá buscar Miccoli se não puder, mesmo que dele não precise, assim como talvez ainda pisque o olho a Katsouranis e Moreira, como no passado contratou Sokota, Panduru, Yuran, Kulkov, Jankauskas, Pedro Henriques, Kenedy, Sousa, Ovchinikov entre outros, quase sempre sem grande sucesso. Aliás, os únicos grandes jogadores que o F.C.Porto levou do Benfica, foram dois dispensados: Maniche e Deco, a quem outro dispensado da Luz (José Mourinho) moldou e tornou estrelas do futebol português e internacional.
De Cristian Rodriguez esperava-se outro comportamento. Qualquer pessoa é livre de procurar ganhar mais dinheiro, mas se tinha uma proposta melhor do F.C.Porto, escusava de ter encenado um jogo duplo com declarações desnecessárias e promessas não cumpridas. Mas enfim, cada um tem a dose de carácter que merece, e a continuar assim não lhe auguro nada de bom, ressalvando que frequentemente os jogadores, em particular os mais pobres de espírito, se tornam presas fáceis dos desígnios de empresários nada escrupulosos, como também parece o caso deste Paco Casal.
Seja como for, naquilo em que o tema me interessa, o Benfica fez muitíssimo bem em não ceder às pretensões do jogador, que exigia 180 mil euros mensais, rejeitou um contrato por objectivos que, ainda assim, lhe oferecia a possibilidade de chegar a esse valor - queria tudo garantido, sem ter de se esforçar muito - e cujo preço do passe ascendia já a 10 milhões de euros, a ser pagos através de uma off-shore. Rodriguez não é, de todo, jogador para 180 mil euros por mês, valor que faria dele, a grande distância, o mais bem pago do plantel encarnado. Cardozo, que marcou mais de 20 golos, alguns dos quais importantíssimos, ganha, ao que sei, menos de metade desse valor, tal como aliás Rui Costa, o melhor jogador da época passada. Recordo que o Benfica tem no seu plantel jogadores internacionais como Quim, Petit, Luisão, Léo ou Nuno Gomes, todos com muito mais tempo de clube, com muito mais provas dadas e a quem o Benfica deve muitíssimo mais. Nem mesmo Simão auferia tanto.
O Benfica não precisa de primas-donas, mas sim de jogadores capazes de integrar um projecto colectivo coeso, sólido e ganhador. Que vistam a camisola e a suem, não apenas quando tentam tirar a bola a um adversário, mas também a cada treino, a cada momento da sua carreira, e que possam garantir um rendimento regular ao longo de várias épocas. Rodriguez é talentoso, mas em termos de disciplina táctica deixa muito a desejar - não defende, raramente participa nas acções colectivas da equipa quando esta perde a bola -, e nos momentos cruciais da temporada o seu rendimento eclipsou-se. Nunca foi convenientemente explicado o motivo porque no Paris St.Germain muitas vezes nem no banco se sentava, algo que levanta algumas dúvidas sobre o seu perfil temperamental, de resto amplamente legitimadas por estas últimas atitudes. Não é jogador para, por si só, fazer a diferença, como por exemplo foi, durante anos, Simão – este sim a justificar um salário desse nível ou até maior.
O F.C.Porto vai pagar mais de sete milhões de euros por apenas 70% do passe do uruguaio (!!!). Juntando este valor ao salário de quatro temporadas, chegamos a um montante de quase 17 milhões de euros, fora comissões por baixo da mesa (!!!). Sai caro o capricho de Pinto da Costa, sai cara a vingança pelo caso-Champions… Mais preocupado do que com a saída de Rodriguez, ficaria eu caso o Benfica tivesse cedido a todas as suas megalómanas pretensões.

20 comentários:

RN disse...

Estou totalmente de acordo.
Infelizmente, como é sabido, à generalidade dos jornalistas não interessa fazer a análise e muito menos elogio ao acto de gestão, o que realmente lhe interessa é alimentar a fogueira e publicitar o caso como mais uma derrota do SLB perante o PC.

Filipe Rodrigues disse...

Não acrescento nem mais um ponto.

Anónimo disse...

É verdade, Pato Afonso. No sábado de manhã quando vi a capa do O Jogo, fiquei "encantado", que rico título...
Em lugar de esclarecer, de mostrar a verdade, colocou um título bem ao estilo de PC.
FS

Fernando Ramos disse...

É isso mesmo, não devemos ceder a traidores, ele não tem caracter para estar no Benfica
A direcção fez muito bem, e pinto da costa que se embrulhe nele, até pode ser que a gente ainda vá gozar com a situação, é na minha terra há mais marés que narinheiros, e ainda por cima estes são de agua doce

Anónimo disse...

Tens razão mas tens é de acabar com essa merda dessa página de publicidade que abre com este blog crl!

Anónimo disse...

Concordo em absoluto. Rodrigues não é jogador para tanto dinheiro. É um bom jogador que se destacou numa das piores épocas do benfica, apenas e só.

Anónimo disse...

Talvez daqui a algum tempo quando o rodriguez sair do porto por um valor em muito superior a 7 milhoes de euros, o "capricho" de Pinto da Costa não sai assim tão caro.

Peter disse...

Nem mais caro LF, temos o Adu,Dí Maria e Coentrão para aquele lugar portanto também não é por aí que nós morremos.Quanto ao Corleone o facto de o Benfica finalmente ter acordado para a vida em vez de ser passivo como foi nestes últimos 20 e tal anos está a irritá-lo.Há quem considere que esta postura da direcção uma forma de disfarçar os maus resultados desportivos, mas não foi isso que o Corleone fez quando chegou a presidência do fcp?Ou já se esqueceram do discurso saloio com que ele uniu e continua a unir os portistas, fazendo sempre o papel de vítima quando perdia e agora quando ganha.Para mim é olho por olho e dente por dente com este senhor.

Anónimo disse...

Cá estaremos para ver se valeu a pena o investimento...
Só um reparo em relação ao ponto em que diz que Cebola é pouco disciplinado tacticamente... Interrogo-me se, na equipa do benfica, sem um fio de jogo assinalável, algum dos jogadores seria tacticamente disciplinado, sendo que essa equipa dependia de soluções individuais, maioritariamente de Rui Costa. Vejam o caso de Nélson e até mesmo Léo. Que rigor táctico tinham eles? No entanto são dois dos melhores laterais a actuar em Portugal...
Não será Rodriguez mais um diamante por lapidar, como o foram Deco e Maniche?
Repito, cá estaremos para ver...

César disse...

Concordo em absoluto!

Anónimo disse...

Pois é. Mais um que sai. Mais um que entra. A brincadeira da Liga dos Campeões vai sair cara ao Benfica. Quem semeia ventos colhe tempestades. E a procissão ainda não saiu da Igreja. Esperem para ver a brincadeira em que o LFV vos meteu. Abraços, sem ressentimentos.

angelodias disse...

Paga-se o rodriguez com uma perna do Bosingwa. Grande jogador e que muito jeito irá dar ao Porto. Já conhece a realidade do futebol português e prefiro que se contrate assim ao invés de trazer quatro ou cinco que nem no clube ficam ou pouco jogam ( coentrão, adu, bergessio, stretenovic,edcarlos,zoro:)..

Saudações desportivas

Anónimo disse...

ahahahahahahahha...o ano passado era a melhor contratação do benfica, agora que assinou pelo porto já não presta, é um jogador normal...ahhhahahahahah..tanta azia....

"temos o Adu,Dí Maria e Coentrão para aquele lugar"
ahahahahhahah...esses gajos são jogadores de futebol??? ahahahahahahahahah...cambada de mouros...ainda por cima cegos...ahahahahahahah

LF disse...

Ao anónimo que falou da página de publicidade,

Se me explicarem como acabar com ela, agradeço.
Não fiz nada para a colocar, nem ganho nada com ela.
Desconheço se é o próprio blogger que a impõe, ou se se trata de uma hospedagem parasita.

Todavia, ao que sei, ela não abre em todos os computadores. Talvez dependa do sistema operativo.
Não sou expert de informática, pelo que me limito a aceitar passivamente o desconforto de ter de a fechar.

Mas mesmo assim, modéstia à parte, acho que vale a pena abrir o blog ;)

LF disse...

Quanto à indisciplina táctica de Rodriguez, aceito que ela possa ter sido potenciada pela desorganização da equipa.
Ele tem 22 anos e pode ser corrigido.
Mas há coisas que pela televisão não nos apercebemos (pois só vemos o jogador quando tem a bola), e que no relvado são claras.
Em muitos jogos (por exemplo em Alvalade, para a taça), lembro-me claramente de ver a equipa perder a bola, recuar quase toda, procurar fechar, e o Sr. Rodriguez ficar a passo no meio campo contrário, completamente alheio ao jogo.
Isto sucedeu vezes sem conta, e em muitos jogos.
Foi justamente um dos problemas do Benfica na temporada passada, até porque Rui Costa já não tinha fôlego para defender muito, Nuno Gomes e/ou Cardozo mantinham-se na frente, Di Maria era como Rodriguez, e a equipa, nas transições defensivas ficava partida e desprotegida, não funcionando como um bloco.

Por outro lado, o uruguaio não é jogador para jogar em Losango, nem mesmo em 4-4-2, onde teria de fechar uma ala.
É bom em 4-3-3, e sem qualquer responsabilidade defensiva.

Limita muito tacticamente a equipa. Além de ser frequentemente bastante individualista.

Além disso, se se recordarem, nos jogos contra Porto, Sporting e Guimarães, nos jogos das provas europeias, Rodriguez eclipsou-se por completo.
Jogou bem contra a Naval, Paços de Ferreira, Nacional etc.


Não quero com isto dizer que seja mau jogador. Gostava que tivesse ficado no Benfica.
Mas NUNCA, mesmo NUNCA, pelos valores que o Porto vai pagar. Não se trata de nenhum Simão, nem mesmo Quaresma.

O futebol actual não pede jogadores com perfil de estrela.
Veja-se as equipas que estão nas fases finais do Euro. São conjuntos praticamente sem estrelas mediáticas, mas com uma grande organização em campo. É disso que o Benfica precisa: de uma equipa organizada, combativa e equilibrada.

Anónimo disse...

Anónimo anti-mouros disse...

ahahahahahahahha...o ano passado era a melhor contratação do benfica, agora que assinou pelo porto já não presta, é um jogador normal...ahhhahahahahah..tanta azia....

"temos o Adu,Dí Maria e Coentrão para aquele lugar"
ahahahahhahah...esses gajos são jogadores de futebol??? ahahahahahahahahah...cambada de mouros...ainda por cima cegos...ahahahahahahah

24.6.08

Triste....
Pena haver tanto deficiente...

Anónimo disse...

Vai com Deus k não fazes falta...

ruddion disse...

Excelente post!
Concordo completamente.
Finalmente o LFV, de quem não gosto particularmente, convenceu-se que não percebe nada de futebol e entregou a tarefa a quem sabe, Rui Costa.
Quanto ao rodriguez, porque será que lhe chamam cebola?
Alguém sabe?
CC

Anónimo disse...

shiiii....
quanto desprendimento....
a(o) cebola já nem faz chorar nem nada....

Anónimo disse...

Já disse e repito:
Se este treinador tiver a coragem de apostar em 2 ou 3 ex-júniores( Miguel Víctor, André,... no Adu, David Luis,Bínya, Coentrão,DiMaria,Cardozo, Makukula,... os outros mais velhinhos(excepto Léo) vão ter que dar o litro para segurarem o lugar e talvez haja surpresas no próximo campeonato.(Se houver mais algum que queira sair, deixa andar...)
Vejam o exemplo da equipa Russa,euro 2008.
Quim, Petit, NGomes,Mantorras, (PAULETA) e os recem contratados(R.Amorim, Yebda,...) servirão apenas para jogos onde for necessário muito rigor tático. Nos outros jogos, consumo interno, temos que começar a surpreender os pseudo-mestres(treinadores de 2ª), que mais não fazem que usar tácticas contra-ofensivas e destruição de jogo. Com pernas de 20 e poucos anos até os comemos!
Eu já nem me preocupo com estes pseudo-reforços que a imprensa todos os dias avança.
Ao treinador que,segundo julgo, tem capacidades para montar equipas,ao Rui que já conhece os podres deste futebolzinho regional e ao presidente que teve e tem a coragem de desmascarar os corruptos, só lhes podemos transmitir o nosso apoio, sempre.
Isto um dia vai mudar e nada como manter a DIGNIDADE do NOSSO BENFICA.
PS: Na minha casa, nem sempre uma cebola chega para fazer um bom refogado. Ficou encantado com os milhões, que tire o melhor proveito.