SELVAGENS E INOCENTES

É vergonhosa a campanha que tem sido lançada contra o jovem jogador africano, à semelhança, aliás, do que em tempos fora feito com Petit, tanto um como outro, jogadores impetuosos, mas correctíssimos e respeitadores dos adversários dentro e fora das quatro linhas.
Depois de ver este fim-de-semana lances como os de Ricardo Silva sobre Cardozo, Tonel sobre João Pinto, Anselmo sobre Helton, e sobretudo, Bruno Alves sobre Anselmo - este em clara e manifestamente intencional tentativa de vingança -, sem que nenhum (à excepção do segundo amarelo ao defesa leonino) tenha merecido qualquer cartão – resta esperar por eventuais sumaríssimos -, interrogo-me como é possível que Binya continue nas bocas do mundo devido a um lance em que foi, e bem, expulso com vermelho directo, e numa competição extra muros.
O jovem médio benfiquista nunca até hoje protestou qualquer decisão de arbitragem, nunca até hoje agrediu ninguém sem bola. Tem-se mostrado um profissional exemplar a todos os níveis, sendo que não tem ainda a experiência suficiente para saber dosear a sua generosidade competitiva. Tem visto vários cartões amarelos por faltas duras, mas sempre na disputa do jogo e da bola. Fez uma falta duríssima em Glasgow, viu vermelho e foi expulso. Será certamente castigado com, pelo menos, dois jogos, o que provavelmente lhe comprometerá o resto da época europeia. Não chega ? Para o foguetório mediático parece que não. Pedem-se castigos exemplares (prejudicando o clube numa competição internacional), meses ou anos de suspensão, a irradiação e sabe-se lá mais o quê.
Chamasse-se ele Bruno Alves, fosse ele capaz de agredir barbaramente à cabeçada um colega de profissão (como todos se lembram de o ver fazer), ou a golpe de karaté um outro sem sequer ver qualquer cartão, e tudo estaria no mais pálido esquecimento.
Aliás Bruno Alves, Ricardo Silva e Tonel provêm curiosamente todos da mesma escola. A de Paulinho Santos, Frasco, André, Fernando Couto, Jorge Costa entre outros, que deixou no futebol português a marca da agressão, da violência e da intimidação reiteradas e constantes, sob o beneplácito de equipas de arbitragem coniventes e submissas.

26 comentários:

Anónimo disse...

Tonel!!!!!!!!! Não estarás a fazer confusão? Consideras a falta sobre o João Pinto assim tão perigosa?

LF disse...

Acertou-lhe com a sola da bota na cabeça.
Era falta para vermelho directo, se bem que admita que todas as restantes foram mais graves.

Anónimo disse...

no tal golpe de karate parece que se esquecem que ele esticou a perna para tocar na bola, e no momento que ele toca o jogador do estrela está bem afastado, o bruno então caíu no mesmo lugar onde tocou na bola e o jogador do estrela é que foi de encontro a ele, infelizmente com as pernas no ar ele não poderia evitar que desse com o pé no jogador do estrela que vinha de encontro a ele.

aquilo nem jogo perigoso seria, quanto mais uma agressão.

só o facto de ele tocar na bola com o jogador do estrela completamente afastado devia ser o suficiente para perceber isso, mas há pessoas que teimam em exagerar porque o bruno alves é caceteiro. pode ser verdade que ele é caceteiro, mas haja o discernimento para saber separar quando é de propósito e quando não é.

o video está no youtube, é só procurar.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=xdLcVoIo7eg

e tenham em consideração que estão a ver o lance em camera lenta, mas que na realidade aquilo tudo passa-se numa fracção de segundo.

acho que foi mais aparatoso do que com malicia, não estou a ver um jogador preocupado em chegar á bola decidir em décimos de segundo que quer enfiar o pé no jogador do estrela que vinha contra ele

quem for honesto basta ter em atenção 3 factores:
- o bruno alves atira-se á bola
- naquele momento o jogador do estrela está afastado e é este que está a ir de encontro ao bruno
- tudo isto passa-se muito rápido.

atenção que não estou a defender o bruno alves pelo seu passado, porque sei que já fez muita nojentice, mas neste caso penso que é diferente, estão apenas a olhar para o aparato do lance e não as circunstâncias dele.

Anónimo disse...

Acabei de ver no You tube, e não restam dúvidas, é agressão pura, para vermelho e pelo menos 2 jogos sem jogar. É evidente que o artista aproveita a situação de chutar na bola para depois prolongar e manter o pé em riste para somente agredir o outro jogador, quem anda nisto há algum tempo e jogou futebol como eu, não tem a mais pequena dúvida...

Anónimo disse...

Agora, atenção: o Binya já algum tempo que se andava a pôr a jeito

Anónimo disse...

LF

Penso, que a falta do Binya foi muito mais violenta e com intenção de aleijar o jogador adversário, ontem vi e revi a falta no "Dia Seguinte", aquilo é selvagem, só por muita sorte o jogador não ficar com a perna partida, para mim não há desculpas para essa acção, mas o jovem jogador do Benfica viu o cartão vermelho, vai ser punido pela sua falta e não vale a pena, "bater mais no ceguinho", errou, vai pagar pelo seu erro, penso que o arbitro esteve bem

Se está a prejudicar o Benfica, será de certeza uma situação para o regulamento interno do Benfica resolver

Em relação ao Bruno Alves, toda a gente viu, que ele deixou ficar o pé para bater no jogador adversário, em resposta á entrada deste mesmo jogador, a Helton, só quem nunca andou dentro de um campo de futebol, é que não percebe estas situações, era cartão vermelho directo, o que me parece errado, é não ter sido punido pelo seu acto, alguem da equipa de arbitragem, teve de ver este lance, ou andam de olhos fechados, depois lá vem o "apito dourado", penso que o arbitro esteve mal

O Tonel, não me parece que o tivesse feito, com intenção de magoar o João Pinto, foi jogo perigoso, merecedor de cartão amarelo, naquela altura os jogadores do Sporting, estavam de cabeça perdida, pois perder por 3-0, deixa as sua marcas, penso que o arbitro esteve bem

Anónimo disse...

mas vocês percebem alguma coisa sobre as leis da fisica ?

se vocês atirarem-se para o ar e movimentarem as pernas acima do nível da vossa cabeça, o corpo como é que se ajusta ?

acham que é possível numa fracção de segundo ter os pés acima da cabeça e logo de seguida meter os pés no chão ?

pelo amor de deus. newton andou a fazer leis para ninguem perceber ?...

eu só gostava que alguem metesse aquele video na velocidade normal para ver se diziam o mesmo.

Anónimo disse...

Um post para desculpar o Binya, em relação ao Petit nunca houve campanha alguma, ja que ele foi e é um dos principais caceteiros do campeonato bem como o Bruno Alves. Não venhas atirar areia para os olhos das pessoas.
E já agora o benfica nunca teve caceteiros.

LF disse...

Para mim é simples:
- Dois jogos de suspensão para o Binya
- Dois jogos de suspensão para Bruno Alves (mediante sumarissimo)

-Dois jogos também para Ricardo Silva e Anselmo (idem)
- Um jogo para Tonel

Anónimo disse...

LF:

comparar o golpe de karateca/lenhador do Dápau, perdão Bynia, com os outros lances só revela o seu vermelhismo crónico...

LF disse...

E achá-los assim tão diferentes revela o quê, meu caro Pedro ?

Anónimo disse...

Revela Sentatez e Isenção (que suponho desconheça tanto uma como outra).

Apoio que se castigue o Tonel e o B Alves.

Mas também apoio incondicionalmente que uma entrada assassina como a do Dápau seja punida com irradiação.

Quem diga que são lances parecidos (e acredite no que diz), ou é louco ou muito muito vermelho.

Anónimo disse...

PEDRO

Qual é tua cor ?

Irradiação, então há jogadores que partem pernas aos adversários, provocam traumatismos craneanos, pondo a vida dos adversários em risco e continuam a jogar

Porque da irradiação do Binya, só por ser do Benfica ?

Parece-me ser essa a razão, Pedro tira a tua cammisola e pensa por ti

LF disse...

Irradiação ?????????Sensatez ??????????
Com franqueza.....

Anónimo disse...

Se o Binya fosse irradiado por aquele lance, então o Bruno Alves merecia 25 anos de cadeia pela cabeçada ao Nuno Gomes !!!!!!!!

LF disse...

Está tudo louco...

Anónimo disse...

LF

Quantos anos estaria ainda a cumprir o Paulinho Santos, Fernando Couto, Jorge Costa

Aceito que no Benfica também ouve e há caceteiros, mas porra, irradiação... só mesmo de um fanático, cego pelo seu clube, perdendo toda racionalidade

Infelizmente, ainda há gente aasim

Anónimo disse...

LF a minha cor por acaso é VERDE...

Mas que tem isso a ver com a irradiacao de todos os assassinos que jogam futebol?

Volto a perguntar... onde escrevi eu que quem parte pernas (sendo o Dápau ou não) não merece irradiacao?

E sim... Sensatez

Anónimo disse...

LF:

E o que escreveste... é despir a camisola?
"[Dápau e petit] tanto um como outro, jogadores impetuosos, mas correctíssimos e respeitadores dos adversários dentro e fora das quatro linhas."

Ou era parte de um sketch para os Gatos Fedorentos... ou piada de muito mau gosto.

LF disse...

Alguma vez algum deles agrediu alguém sem ser na disputa da bola?
Alguma vez cuspiram em alguém ?
Alguma vez deram uma cabeçada em alguém ?
Alguma vez agrediram algum treinador ou seleccionador ?
Alguma vez responderam mal aos jornalistas ?
Alguma vez criaram algum problema de balneário ?
Alguma vez reclamaram de ser substituidos ?
Alguma vez alguém os acusou de falta de profissionalismo ?
E no caso do Binya, nem sequer nunca o vi a discutir uma decisão do árbitro, aspecto em que Petit, com outro estatuto, por vezes, reconheço que abusa..

Eu distingo perfeitamente aquilo que são faltas duras, cometidas no calor do jogo e da luta pela bola, daquilo que são agressões gratuitas, ou comportamento indisciplinado.

Petit e Binya são profissionais exemplares. Um experiente, ou outro não.

Tomara muitas equipas terem o seu Petit...

LF disse...

Já que lembrei que nenhum deles alguma vez agrediu um seleccionador, como fez Sá Pinto, nem um árbitro, como fez João Pinto, importa também lembrar que nunca provocaram os adversários ou o publico, como faz Liedson sempre que joga na Luz.

Anónimo disse...

Tas te a esquecer da cena que o petit fez no bessa o ano passado.

LF disse...

Essa engloba-se nos protestos com árbitros, que eu ressalvei. Ele de facto abusa nisso.

LF disse...

Binya levou 6 jogos de castigo.
Devem estar felizes aqueles que desde Portugal contribuiram para isso, com comentários e artigos inflamados a atacar um jogador de uma equipa portuguesa.
O castigo vai ser obviamente cumprido nas provas europeias, deste e do próximo ano. Em Portugal vai continuar a jogar.
Quem ganhou com isto ?

Anónimo disse...

O Sá Pinto ficou quantos anos suspenso?

Já agora evita comparares o assassino do dápau a jogadores de futebol...

Digas o que disseres o que se viu NUNCA NUNCA poderá ter outra classificação que AGRESSÃO BARBARA.