A SITUAÇÃO GRUPO A GRUPO

A fase de qualificação para o Euro 2008 aproxima-se do fim. Há já algumas selecções apuradas, enquanto que outras terão de enfrentar ainda embates decisivos ou mesmo dramáticos. É agora altura de fazer um ponto de situação sobre os vários grupos:
GRUPO A – A Polónia está praticamente apurada, bastando-lhe para isso vencer em casa a Bélgica. Portugal, como sabemos, necessita de quatro pontos, ficando dependente de terceiros caso não os conquiste. Finlândia e Sérvia dependem de terceiros – os finlandeses dos sérvios, e estes dos portugueses.
GRUPO B - Enquanto que à França basta um empate (ou nem isso) na Ucrânia para garantir o apuramento, o Escócia-Itália da próxima jornada vai decidir o outro qualificado. O empate em principio basta aos campeões do mundo, mas se a Escócia vencer apura-se de imediato.
GRUPO C – A Grécia está matematicamente apurada. O Noruega-Turquia poderá decidir quem acompanha os gregos. Em caso de vitória dos nórdicos a questão fica arrumada. A Turquia terá de ganhar para poder depender de si na última jornada.
GRUPO D – Tudo decidido. Alemanha e República Checa estão na fase final.
GRUPO E – É aqui que poderá residir a grande surpresa com o eventual afastamento da Inglaterra. A equipa de Lampard, Gerrard, Rooney, Terry e companhia, terá de vencer a Croácia na última partida, e mesmo assim fica dependente dos resultados desta e da Rússia. Aos croatas basta um empate frente à Macedónia, mas os russos terão de vencer em Israel para depois selarem o apuramento em Andorra. Israel ainda tem também hipóteses matemáticas, embora bastante remotas.
GRUPO F – Espanha e Suécia estão à beira do apuramento. Defrontam-se na próxima jornada ao mesmo tempo que Irlanda do Norte e Dinamarca. Se qualquer um dos dois jogos terminar empatado, espanhóis e suecos avançam desde logo para o Euro, caso contrário terão apenas de pontuar na última jornada, em que jogam ambos em casa.
GRUPO G – A Roménia está qualificada. À Holanda basta vencer em casa o Luxemburgo na próxima ronda. A Bulgária fica à espera de um milagre para ter ainda hipóteses de discutir o apuramento.
Em resumo digamos pois que, além das anfitriãs Áustria e Suiça, e das já apuradas Roménia, Grécia, República Checa e Alemanha, têm fortes hipóteses de estar na fase final do Euro 2008 as selecções de: Portugal, Polónia, França, Itália, Noruega, Croácia, Rússia, Espanha, Suécia e Holanda.

Sem comentários: