HÁ 25 ANOS...


Faz no próximo mês de Outubro precisamente um quarto de século que Portugal recebeu, também no Estádio da Luz (antigo, claro), a também selecção polaca, também a contar para a fase de apuramento do Campeonato da Europa. Venceu por 2-0 e viria a estar presente na fase final em 1984, onde só caíu nas meias finais diante da anfitriã França de Platini, num jogo memorável, que muitos recordarão, e que um dia decerto ainda aqui passará pela rubrica "Jogos para a Eternidade".
Veremos se o resto da história se repete.
A primeira imagem recorda o lance do primeiro golo: Chalana dribla dois polacos, e irá à linha centrar para a cabeça de Nené, que assim abrirá o activo. Na segunda, correspondente ao segundo golo, Fernando Gomes já disparou uma bola que só parará no fundo da baliza polaca.
Aquela Polónia era bem mais forte que a actual. Nos três mundiais anteriores tinha sido terceira classificada duas vezes (1974 e 1982), e contava com grandes estrelas como Boniek, Lato, Zmuda, Szarmach etc. Portugal tinha Chalana, Jordão, Nené, Gomes, Oliveira, Humberto Coelho e Bento. Curiosamente este jogo marcou o regresso da equipa nacional aos calções verdes, depois de vários anos a jogar com calções brancos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Já depois disso ganhámos-lhes 4-0 no Mundial 2002

LF disse...

Sim ,
E mesma na campanha para 84, vencemos depois na Polónia com um golo solitário de Carlos Manuel.