QUEM É ALECSANDRO ?

De modo a poder satisfazer a curiosidade dos adeptos, em particular dos sportinguistas, acerca da nova contratação do clube de Alvalade, eis o que o nosso amigo brasileiro Marcel Jabbour diz de Alecsandro:

Alecsandro tenta sua primeira aventura pela Europa. No Brasil actuou pelo Noroeste, Vitória, Sport, Ponte Preta até chegar ao Cruzeiro em Setembro de 2005, substituindo Fred, que acabava então de se transferir para o Lyon. Marcou 11 gols em 18 jogos no ano passado. É um atacante muito oportunista, talvez sem muita técnica, mas de grande força física. Particularmente, prefiro Deivid, porém é inegável seu talento para marcar golos.
Apenas a título de curiosidade, Alecsandro é irmão mais velho de Richarlyson, jogador do São Paulo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Se não é melhor que o Deivid estamos descansados

Anónimo disse...

Olha que eu até nem achava o Deivid muito mau

Anónimo disse...

T- Rex,

Já passei e está giro.

Só não gostei foi de não ver o VEDETA DA BOLA figurar entre os links...

Marcel Jabbour disse...

Deivid não é querido ai por Portugal?

Para vocês verem como são as coisas!

Deivid foi artilheiro no Corinthians, Cruzeiro e Santos(em duas passagens).Quando atuava pelo Corinthians se tornou o maior artilheiro da história da Copa do Brasil marcando 13 gols, recorde que só foi batido por Fred(olha eu falando dele de novo).

Já Leidson saiu sem tantos méritos aqui do Brasil, porém é idolo do Sporting por ai não é?

Como dizem por aqui, "futebol é uma caixinha de surpresas".

Abraços!!

Anónimo disse...

É verdade Marcel.
Comparar Deivid com Liedson por aqui é uma verdadeira heresia.

Liedson é tido como o melhor avançado a jogar em Portugal, e é sem dúvida a grande estrela do Sporting, e uma das estrelas da liga (a par de Luisão, Simão, Lucho Gonzalez ou Quaresma).
Deivid, embora marcando um golo aqui outro ali, nunca se afirmou sequer como titular.

Penso que terá a ver com a mobilidade de um e de outro. Liedson movimenta-se muito, é extremamente ágil e felino a atacar a bola e o adversário.
Deivid é um avançado mais estático, que no futebol europeu não é tão apreciado.

Eu lembro-me de Deivid no Santos (vi alguns jogos dele no GNT) e recordo que marcava muitos golos. A verdade é que no Sporting ele pareceu sempre um jogador triste e pouco motivado.

Terá tido também o azar de o treinador que o indicou (José Peseiro) ter sido despedido poucas semanas depois, quando a própria direcção se demitiu e emergiu um novo poder no clube de Alvalade, num processo conturbado e muito conflituoso.
Alguns jogadores que estavam do lado do poder anterior acabaram algo prejudicados como Beto (depois transferido para o Bordeus) ou Douala (encostado à prateleira). Deivid não terá conseguido escapar da colagem da sua contratação a Peseiro, e nunca foi muito bem visto por Paulo Bento.

Mas há vários casos de grandes jogadores na América do Sul que fracassam na Europa, e outros menos consagrados aí, que explodem aqui.
O futebol é um pouco diferente dos dois lados do atlântico. Na Europa joga-se com menos espaços, marcações mais duras e mais futebol aéreo, enquanto no Brasil se privilegia mais a habilidade individual e a criatividade.
Eu diria que Portugal mesmo assim será o país europeu onde se joga um estilo mais abrasileirado, o que é normal dado que há cerca de 130 brasileiros em 16 equipas da divisão principal da nossa liga.
Mas há jogadores que não se adaptam, outros valorizam-se.

Anónimo disse...

Por exemplo Luis Fabiano e Roger, vinham rotulados de craques e foram um fracasso total aqui em Portugal, embora Fabiano se tenha reabilitado um pouco em Sevilha.

Ao invés Jardel (antes de entrar num estranho processo de auto-destruição) resolveu vários campeonatos para o Porto e o Sporting, tornando-se um dos maiores goleadores de sempre na nossa Liga.
Deco tornou-se num dos maiores jogadores do mundo, e antes nem sequer ia à selecção brasileira.
E Liedson tem tido também grande sucesso.