OUTRA PERGUNTA É:

Que garantias há que, com Noronha Lopes, o Benfica passe a ganhar mais campeonatos? O FC Porto e o Sporting vão deixar de participar? Vamos contratar o Mbappé e o Yamal? Ou o Luís de Matos?

38 comentários:

Joe Nash disse...

Pêlo menos não vamos gastar milhões para no final termos plantéis desequilibrados em anos consecutivos, e também não vão despedir treinadores no princípio do campeonato que deviam ser despedidos nas épocas anteriores duas vezes consecutivas... epá isto é só um cheirinho do que pode melhorar, temos um mundo á nossa frente!!

Anónimo disse...

A questão do despedimento dos treinadores é a modos que um mito. São raras as direcções de qualquer clube que resistem às pressões dos adeptos quando os resultados são negativos. Raras.
Quem obriga ao despedimento são os adeptos.

Rui disse...

Ninguém pode garantir títulos — nem com Noronha Lopes, nem com Rui Costa, nem com ninguém. O que se pode exigir é competência, transparência e um projeto sólido que aumente as probabilidades de ganhar. O futebol não é magia, mas também não é acaso: com melhor gestão, scouting e liderança, o Benfica pode e deve ser mais competitivo. E isso é o que muitos de nós querem ver. Acredito que estamos mais próximos de ganhar com a equipa do Noronha

LF disse...

Oxalá tenha razão na sua fezada. Eu apenas gosto de mudar quando tenho a certeza que é para melhor.

LF disse...

Muitas vezes é isso. E despedimentos de treinadores também houve no Sporting (João Pereira) e no FC Porto (Martin Anselmi).

Joe Nash disse...

No Sporting o varandas teve a inteligência de perceber que o João Pereira foi um erro e mudou ..... já o grande presidente Rui costa faltou lhe essa inteligência e só os despediu no início das épocas respectivamente boicotando as.... FACTOS

Rfa disse...

Vale mais um lençol que dez craques de primeira linha. Nem com Ronaldo e Messe lá iamos. Investir em jogadores é só propaganda e comissões. Quais treinadores, quais quê.... É o sistema diz o outro.

Nuno disse...

Garantias? Que raio de pergunta, caro LF…

Não há garantias nenhumas.
Não há garantias de sucesso com Rui Costa, nem com Vieira, nem com Manteigas, nem com Mayer, nem com Cristóvão.

Essa agora…

O que há é confiança, pela análise que fiz, na maior competência de uma lista contra outra.
Não acho Rui Costa competente. O histórico do seu mandato enquanto diretor para o futebol (assumido pelo próprio como… inócuo) e do seu mandato enquanto presidente é fraco. Em termos desportivos, abaixo do nosso registo histórico. A nível institucional e comunicacional… é miserável.

Depois de décadas enquanto dirigente, teve 4 anos, enquanto presidente, à frente do maior clube português, com mais adeptos e as maiores receitas. Venceu um campeonato, no primeiro ano do mandato. Depois, foi sempre a piorar. A somar ao campeonato, ganha 1 taça da liga e 2 supertaças. Apoiou o projeto de Proença, com os resultados que vemos.
Errou. Errou outra vez. E outra vez.

Votei nele nas eleições passadas. Falhou. Não cumpriu o que prometeu, não teve sucesso desportivo.

Quero mudança.
Ao contrário de anos anteriores, este ano temos várias alternativas para escolher. Ainda bem.


Termino com uma pergunta para o caro LF:
Que garantias há que, com Rui Costa, o Benfica passe a ganhar mais campeonatos… do que ganhou com Rui Costa?

Anónimo disse...

Como podes ter tanta certeza disso?

Jorge Leitão disse...

Que falácia! Nunca - NUNCA! - há certeza de nada.

Jorge Leitão disse...

Como nunca há certezas de nada, nunca se muda.
É difícil ser ponderado nos comentários quando se encontra argumentação deste género.

LF disse...

Há 4 anos de experiência, uma estrutura montada, que cometeu erros que não irá repetir e só não ganhou mais troféus porque não deixaram

LF disse...

No caso de Vale e Azevedo, por exemplo, havia a certeza de ter de o tirar de lá rapidamente, nem que fosse para colocar o Barbas.
No 25 de Abril havia a certeza de ter de mudar de regime.
Há inúmeras situações na história em que era mesmo preciso mudar.
Neste caso, a necessidade de mudança não é nada óbvia. Não passa de um capricho de gente que talvez já não se lembre do que é mesmo um clube em crise, institucional, financeira, desportiva, moral etc.
Como eu me lembro disso e de muito mais, contextualizo a gestão de Rui Costa. Que não foi perfeita, que teve erros, como qualquer outra teria. Mas que foi séria, empenhada, e ,a meu ver, ainda deve ter uma nova oportunidade para mostrar o que pode de facto fazer e conseguir.

Nuno disse...

Quem “não deixou”?

A Federação e Liga que esta direção apoiou e que continua a apoiar?

Se “não deixaram”, porque mudámos o plantel, o treinador e o diretor para o futebol?

Nuno disse...

A escolha de LF é baseada na Fé, portanto.
Na Fé que agora é que Rui Costa e a sua Direção vão fazer bem… o que não souberam fazer até hoje.

Tudo bem. Seja.
Eu tenho fé que outros poderão fazer melhor. E não tenho fé na capacidade de melhoria de Rui Costa. Especialmente nos domínios que estão, a meu ver, em crise: institucional e moral.

Crise institucional, porque não somos respeitados pelas instituições. Aliás, como o próprio LF admite, ao dizer que “não nos deixaram”.

Crise moral, pelo mesmo motivo. Porque nos agarramos a fatores externos para justificar o insucesso. Com sintomas como “a culpa é dos outros”, “não podemos remar contra a maré”, “não podemos cortar as pernas do jogador”, ou o “não podemos rejeitar propostas dos grandes clubes europeus”.
Há uma crise moral quando nos consideramos vítimas inocentes, quando damos como adquirido que há um destino ao qual não podemos fugir.

Não, não acho que a alternativa dê garantias de nada. Mas bastará que lutem contra um qualquer destino que não foi escrito por nós.
Rui Costa não tem, a meu ver, essa força.

Anónimo disse...

Mais outra pergunta do arco da velha. Oh caro LF, mas alguém tem a garantia de alguma coisa, ainda por cima nos dias que vão correndo! Já todos percebemos que V. É apoiante de Rui Costa, tudo bem, está no seu pleno direito, no entanto chega de tanta, neste caso, perguntas sem sentido onde se nota que o objectivo é apenas atirar uma boia de salvação a Rui Costa em prejuizo dos outros. Por mim nem RC nem LFV, no entanto é de aguardar para sábado e depois logo se sabe. José Ferreira.

Anónimo disse...

👌👏

Rui disse...

Mas que foi séria, empenhada!???? Isso é para rir? Alguém viu a auditoria forense? Saiu uma auditora a 55 contratações. Todas com o mesmo feedback: Não houve scouting e as comissões foram superiores ao que seria esperado. A direção limitou-se a dizer que o Benfica não foi lesado.

Nas vendas do Musa e do Verissimo, já com o Rui Costa a Presidente, por 17 Milhões, no Benfica entraram 7.8 Milhoes. Isto é ser serio e empenhado?????

Anónimo disse...

E que garantias existem que com outro presidente vamos ser respeitados? Muda-se a direcção, mudam-se jogadores, mudam-se equipas técnicas, o scouting e começamos do zero. Pode ser que resulte. E se não? Voltamos a mudar tudo?

Anónimo disse...

Muito gostam os benfiquistas de auditorias. Lavar roupa suja na praça pública e programas desportivos de chacota ao Benfica já bastam.

José Manuel disse...

Que garantias há que, com Rui Costa, o Benfica não continue a cometer os mesmos erros?
Vamos para a 5ª época de Rui Costa, com o 4º treinador! Por duas vezes o treinador que fez a pré-época, escolheu o plantel e trabalhou-o, é despedido ao fim de "meia dúzia" de jogos!
Se pensarmos que ele é presidente à cerca de 4 anos mas dirigente da casa à uns 17... É preciso ter muita fé para crer que "agora é que vai ser"...
Se é para ter fé e dar tempo para errar e aprender, então que seja a alguém novo, com novas ideias e novas pessoas. Existem 4 candidatos para além dos que já tiverem hipótese de dirigir o clube! Continuar a insistir nos mesmos só porque não sabemos se o próximo vai fazer pior... Mais vale então votar Rui Costa até ele decidir deixar o cargo para um dos filhos. E depois votamos eternamente no filho para dar a tal "continuidade e estabilidade"...

LF disse...

Se está a pensar que com uma nova direcção deixa de haver comissões nas transferências de jogadores, boa sorte!

LF disse...

Concordo.
Aliás uma das críticas que fiz a Rui Costa foi prometer e publicar essa auditoria.
Outra foi prometer e votar uma mudança de estatutos que criou mais problemas do que os que resolveu.
Mais do que no futebol, nisso Rui Costa foi demasiado naif, ao não perceber os tempos actuais.
Boas intenções, mas isso neste mundo não dá. É coomo o portal da transparência do Noronha. É tudo muito bonito ...para aliemtar o sensacionalismo mediático e dar trunfos aos rivais.
Para mim, quanto menos se falar da vida interna do clube, melhor. E se não se falar nada, melhor ainda.
Gosto de ver acontecer cooisas é dentro do campo, nas balizas dos adversários.

LF disse...

Por duas vezes estive de acordo com ele quando continuou com treinadores que: 1) tinha sido campeão numa época e na ooutra não 2) tinha pegado num plantel que não escolhera e fez mais pontos que qualquer adversário.
Acvertar no totobola à segunda-feira é fácil. Na altura, estivesse lá eu, e, com o que se sabia na altura (agora é fácil discordar) tinha também mantido Schmidt em 2024, e Lage em 2025.
Sem esquecer que, com um e com outro no banco, o Benfica fez algumas das melhores exibições da última década.

LF disse...

Schmidt: ganhou em 2023 com jogos espectaculares, em 2024 foi vítima de um plantel mal construído (já dei culpas ao Rui Costa por essa pré-temporada), achei justo que se desse uma oportunidade de tira-teimas. Correu mal, e perdeu a mão no início da época seguinte.

Lage: já tinha ganhado em 2019, também com jogos espectaculares. Entrou a 5 pontos do Sporting e terminou a 2, o que significa que não foi ele que perdeu o campeonato. Como de resto também não foi ele que perdeu a Taça. Além disso, com o Mundial de Clubes, a Supertaça e a qualificação da Champions, não havia tempo para mudar nada.
Achei discutível o seu despedimento, mas sendo para contratar Mourinho (que no verão na estava disponível), aceitei.

LF disse...

A auditoria não devia ter sido vista por ninguém, pois se fizessem o mesmo a todos os clubes do mundo, em todos ia haver matéria para...rir.
O Benfica "moderno" não pode ser extraído do futebol "moderno". É pena, mas é assim.

LF disse...

São as perguntas que eu acho que cada sócio deve fazer a si próprio antes de votar.

LF disse...

Schmidt: ganhou em 2023 com jogos espectaculares, em 2024 foi vítima de um plantel mal construído (já dei culpas ao Rui Costa por essa pré-temporada), achei justo que se desse uma oportunidade de tira-teimas. Correu mal, e perdeu a mão no início da época seguinte.

Lage: já tinha ganhado em 2019, também com jogos espectaculares. Entrou a 5 pontos do Sporting e terminou a 2, o que significa que não foi ele que perdeu o campeonato. Como de resto também não foi ele que perdeu a Taça. Além disso, com o Mundial de Clubes, a Supertaça e a qualificação da Champions, não havia tempo para mudar nada.
Achei discutível o seu despedimento, mas sendo para contratar Mourinho (que no verão na estava disponível), aceitei.

LF disse...

No Benfica Rui Costa teve a inteligência de perceber que era um erro, e mudou.
O Benfica perdeu o último campeonato ppor uma bola ao poste. Se o tivesse ganhado, o que se diria de Varandas?

LF disse...

Onde é que está o projecto sólido? É o Nuno Gomes?

Nuno disse...

Caro anónimo, tal como disse: nenhuma garantia.

Não sou mais iluminado que ninguém. Tal como acontece com o LF, o meu voto será (é sempre) um ato de fé.

O que eu acho é que o histórico do comportamento da direção atual é indicativo do que será o seu comportamento futuro.
Já o LF acredita que eles aprenderam e que a experiência trará frutos.
Não me apoquenta. Aceito. São formas diferentes de ver a coisa.

Quanto a uma nova direção, não temos dados históricos para prever nada.
Como acho que temos alternativas com nomes e programas credíveis, não tenho medo da mudança e estou disposto a apostar na mesma.

E é só isso.
Quanto ao que vai realmente acontecer… saberemos quando acontecer. :)

José Manuel disse...

Caro LF,
Não se trata de acertar no totobola à segunda-feira, até porque eu estou de acordo que tanto o Schmidt como o Lage deveriam ter continuado nas épocas seguintes. O que me custa a perceber é como é que a estrutura do Benfica é incapaz de proteger os seus treinadores quando a coisa não está a correr tão bem. Deixa-se sempre chegar ao ponto em que a comunicação social já pede sangue e os adeptos pedem a cabeça.
Roger Schmidt, por exemplo, era criticado por não falar português nas conferências de imprensa! Como se o inglês não fosse quase obrigatório de ser entendido por toda a gente hoje em dia... Em momento algum a direção o protegeu ou defendeu publicamente. Um treinador que é campeão na primeira época e fica em segundo na segunda época, só atrás do melhor Sporting de muitos anos, deveria iniciar a terceira época e leva-la até ao fim. Mas ficou queimado, assim como ficou o Lage e assim como ficou o Jesus. Todos eles saíram com os adeptos a ficar com a sensação que já nem tinham mãos na equipa. E isso é um problema estrutural que se vai repetir com frequência, com esta estrutura e independentemente do treinador. Provavelmente com Mourinho a única diferença será o valor da indemnização...

Anónimo disse...

Eu Acho que o LF é mais inteligente do que aparenta com estes comentários.
1º A maioria dos negócios foi com o empresário Bruno Macedo, sendo que em duas transferências a empresa que serviu intermediária era do LFV.
2º Num negocio de 17 Milhões, pagar 9,5 Milhões em comissões é o futebol moderno? Só se for no Benfica.
3º Moderno, foi o que fez o Vilas Boas, que foi publicar todos os valores envolvidos nos negócios. Não é vergonha imitar as boas praticas dos outros.

Anónimo disse...

Lá está outra vez o trauma do LF com o vietnane

Anónimo disse...

Conclusão, como disse lá atrás: quem regra geral despede os treinadores são os adeptos voláteis, que são inegavelmente a maioria. Em todos os clubes!
Ganhe quem ganhar as eleições, se o Benfica não ganhar como se deseja, qualquer treinador, mais cedo que tarde tem os dias contados e isto serve também para Mourinho.
Que me lembre só há dois treinadores que não foram despedidos: Guardiola e Klopp.

Anónimo disse...

O Amorim tb não foi. Por enquanto....

LF disse...

Tenho trauma sim. Admito. Foi um período em que cheguei a pensar que o Benfica nunca mais na minha vida ia ser campeão, que se ia tornar uma espécie de Belenenses. Quem passou por esse período, e ama o clube, não pode ficar incólume.

Rui Dourado disse...

Garantias não existem no futebol agora que se calhar o ar pestilento que por la abunda vai melhorar vai acabar com os manos ou melhor acaba com o governo sombra do Costa ele quer é fato Armani malborada e pés encima da secretaria oh mano anda jogar uma playstation o Brás trata disso depois a noite assino essas tretas na cama com a chave digital ..