SIMPLES

Infelizmente, parte substancial das opiniões expressas em nome do benfiquismo nas redes socias, em sites, fóruns ou blogues (enfim, tudo o que permita o anonimato), são falsas. Há espaços onde isso é manifesto (Serbenfiquista, Geração Benfica etc), e basta um pouco de atenção para o perceber. O nosso VdB, por ser pequeno e ter menos visualizações, não fica tão exposto ao fenómeno - que, diga-se, está longe de se esgotar no futebol. 
Todo esse ruído faz muito barulho, mas tem pouca credibilidade. Quem ainda não se habituou a ignorá-lo, com o tempo aprenderá forçosamente a fazê-lo. No futebol e não só.
Além da multiplicidade de perfis de falsos "benfiquistas" que pululam pela internet procurando desestabilizar e manipular mentes mais desatentas (e de uma comunicação social ávida de sangue), há também a claque. E para esta eu utilizaria a velha máxima segundo a qual o raciocínio de uma multidão em fúria é equivalente ao da pessoa mais estúpida que lá estiver. 
Não é especificidade do Benfica. Basta lembrarmo-nos de Alcochete 2018, de como a Juve Leo impediu a entrada de José Mourinho no Sporting em 2001, ou da última AG do FC Porto, para percebermos o efeito de um grupo de delinquentes quando lhe é dada demasiada importância. Esta época o Benfica já teve a sua dose, e se ninguém lhes entregasse bilhetes, talvez episódios como os de Faro, de Milão ou de San Sebastian pudessem ter sido evitados.
Deste modo, as opiniões que contam, aquelas que interessam, são das dezenas de milhares de sócios que enchem as bancadas do estádio jornada a jornada; que se deslocam à Luz dos mais variados pontos do país, realizando despesas que vão muito para além do preço do bilhete ou Red Pass, chegando a casa tarde mesmo tendo de trabalhar no dia seguinte; também daqueles que, espalhados pelo mundo, nem sequer podem vir a Lisboa; ou ainda de outros que nem sócios podem ser por não terem dinheiro para quotas. Se acendem luzinhas ou não, pouco me interessa: são eles o Benfica. Somos nós o Benfica. Sempre o fomos. Sempre o seremos. Com paixão pelo clube, e respeito por quem o representa.
Quando falo de benfiquistas, ou dos benfiquistas, é destes que falo. Os "outros", ou nem o são, ou são inúteis ou mesmo nocivos.
Dito isto, e mau grado todos termos direito a opinar, entendo que cabe ao presidente do clube escolher o treinador, decidir se ele se mantém, ou se deve ser substituído. Só ele tem os dados completos para tomar decisões dessa natureza. Os adeptos não assistem aos treinos, não conhecem as dinâmicas de balneário, não sabem como flui o relacionamento entre jogadores, nem entre estes e o treinador, e não percebem grande parte do conteúdo técnico da função (eu não percebo nada de fisiologia, e muito pouco de tácticas, tenho a humildade de o reconhecer).
Tomando as decisões, ao presidente cabe também assumir as responsabilidades. E no final do mandato, então sim, os sócios serão chamados a decidir se deve continuar, ou deve dar lugar a outro que se proponha ao cargo.
Tudo isto é muito simples. Por vezes não parece.

17 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, deviam ser guilhotinados todos os que acham ser Benfiquistas, se não corresponderem aos critérios que afirmas serem os do verdadeiro Benfiquismo...

Anónimo disse...

"Os adeptos não assistem aos treinos, não conhecem as dinâmicas de balneário, não sabem como flui o relacionamento entre jogadores, nem entre estes e o treinador, e não percebem grande parte do conteúdo técnico da função (eu não percebo nada de fisiologia, e muito pouco de tácticas, tenho a humildade de o reconhecer)".
Concordo em absoluto! Se me permite, acrescentaria o seguinte: sendo eu mais um simples assalariado, que trabalha de dia para comer à noite, que opinião posso eu ter sobre investimentos de milhões? Eu sei lá o que é um milhão de euros...
Sou daqueles Benfiquistas que se limitam a amar o clube e a ter orgulho de pertencer a uma família de milhões que têm na alma a chama imensa.
Saudações gloriosas

LF disse...

Todos podem ter opinião. Eu também a tenho. Mas tenho igualmente a noção que a minha não vale muito comparada com o treinador ou o presidente do Benfica. Haverá assuntos de que percebo mais do que eles. Não de futebol.

LF disse...

Não quero guilhotinar ninguém. Nem os que se dizem benfiquistas e passam a vida a querer guulhotinar todos os presidentes, todos os treinadores e todos os jogadores do clube que dizem defender.

Anónimo disse...

Ainda assim esses malandros são muito maiores em número, que todos os treinadores e jogadores e dirigentes de todas as modalidades.São é de muita má qualidade, por quererem uma boa gestão e liderança no Clube.Aliás, é por causa deles que o número de títulos nos últimos 3 anos, equivalem aos do Braga. Estultos...

joão carlos disse...

que é o presidente, ou a direção, que decide todos sabemos o la palisse não diria melhor.

mas isso não impede de que se tenha opinião mesmo que ela depois não coincida com a que for tomada, mas é sempre melhor não tomar nenhuma e depois concorda com aquela que foi tomada.

por vezes fico espantado com a opinião de certas pessoas que acham que aquilo que é discutido em sites, foruns ou blogues tem alguma importância real e não tivessem a mesma importância do que uma qualquer conversa de café, apenas com pessoas distantes fisicamente umas das outras.

depois bons são os que concordam com as mesmas ideias os que não concordam não prestam e não prestam porque são influenciáveis.
qualquer dia vamos ter uma policia e um medidor de amor ao clube.

Anónimo disse...

Eu também concordo que os grandes responsáveis pêlo estado do Benfica são os adeptos esses malandros os dirigentes que temos no Benfica desde o tempo do Manuel Damásio são muito melhores que os adeptos malandros do Benfica, dirigentes são intocáveis os adeptos já se pode malhar á vontade... porque são malandros e burros que não sabem dar valor aos grandes dirigentes que têm.... cambada de mansos!!

Anónimo disse...

E como na Politica... assim como nao deveriam existir partidos que nao respeitem o que o Be, Pc e ps defendem, tambem nao deveriam existir benfiquistas que nao pensem como tu e que achem que o Ruizinho e o Vieira nao sao os maiores!!!

Nao aos Benfiquistas pre 2003!!!

Lúcio G. Dias disse...

Boa tarde, muito obrigado pelo post. Eu sou um simples adepto que não paga nada ao SLBenfica e que nasceu e vive nas ilhas maravilhosas de S. Tomé e Príncipe. Um simples adepto que sofre com tudo do SLBenfica ansiedade durante os jogos as azias após derrotas... Obrigado

Lúcio G. Dias disse...

Boa tarde, muito obrigado pelo post. Eu sou um simples adepto que não paga nada ao SLBenfica e que nasceu e vive nas ilhas maravilhosas de S. Tomé e Príncipe. Um simples adepto que sofre com tudo do SLBenfica ansiedade durante os jogos as azias após derrotas... Obrigado

Anónimo disse...

Faço minhas as suas palavras, caro anónimo. Porém e em relação ao treinador ainda este não era nascido e eu já cá andava há alguns anos e via futebol, como tal não lhe perdou tanta teimosia, tanta casmurrice, falta de jeito para conduzir um balneário, não saber ler um jogo, etc.etc.. portanto por mais que custe RUI COSTA só tem um caminho: despedi-lo, nem que para isso tenha de empenhar algo. Saudações benfiquistas.

Jorge Leitão disse...

Pois eu discordo em parte do que foi escrito, nomeadamente da ideia de só no final dos mandatos se poder fazer algo. Não, senhor: há que estar sempre atento e crítico e, se for caso disso, destituir quem está no poleiro. Nós tínhamos um governo com maioria absoluta até ao dia em que se descobriram 70 mil euros no gabinete do braço direito do PM. Como é evidente, tinha de sair. Se isto sucede num país, muito mais pode suceder num clube. Talvez se não se tivesse seguido essa máxima à risca e houvesse espírito crítico e coragem, não tivéssemos levado com Vieira e as suas tropelias.
Por outro lado, o treinador anda há mais de um ano fazer cagada atrás de cagada. Vamos ficar quietos e calados? É isto? Até 2026? Bom, assim sendo, se calhar o melhor é deixar de pagar quotas, para não colaborar nesta trampa em que se transformou o Benfica.

Jorge Leitão disse...

Acrescentando o comentário feito pelo anónimo acima, salvo erro, ganhámos três troféus em vinte e quatro. TRÊS em VINTE E QUATRO!
Vou esperar, pois, até às próximas eleições para me poder manifestar...

LF disse...

Não falo aquu de política. Mas o que originou a queda do governo nada tem nada a ver com a situação do Benfica - que, apenas... perdeu o campeonato.

Redbuster disse...

Perdeu o campeonato, a taça, a taça da Liga, caiu nos quartos de final da LE....

LF disse...

Derrotas desportivas. Não alegados casos de corrupção.

O BENFIQUISTA ANÓNIMO disse...

Claro que não conhecemos, eu confesso que não, rotinas, planos de treino, fisiologias ou outros temas complicados que fazem hoje em dia do futebol o que ele é...Tudo bem. Não assistimos a treinos, não sabemos como os jogadores treinam nem que táticas ou estratégias são definidas para qualquer jogo.

Mas não somo todos uma cambada de cegos ou de incompetentes no que diz respeito a perceber um bocadinho de futebol...por muito pouco que seja deu para perceber a incompetencia em escolher defesas laterais, não foi azar foi incompetencia. Foi uma incompetencia absurda não ter contratado um médio defensivo mais completo do que Florentino. A incompetencia tornou-se ainda mais visivel quando o nosso melhor médio, a par com Neves, passou toda a época a saltar de lateral para lateral e até de nº 10 fez. Comparado a isto só mesmo terem a coragem, quanto a mim falta de visão e estupidez, de encarar uma época que deveria de ser de afirmação e confirmação do titulo ganho, sem um avançado de jeito, que garantisse golos independentemente do sistema. Incompetencia e imbecilidade foi também teimar sempre em colocar e manter jogadores no onze, quando estavam já completamente esoirados ou fora de forma. Incompetencia do treinador, foi não ter capacidade para arranjar um sistema alternativo, que mascarasse a falta de laterais de raíz...Tirar confiança a um jogador que levava uma série de jogos sempre a marcar e relegá-lo para terceiro plano ou nem contar com ele. Incompetencia do treinador foi jogar sempre a medo e mostrando desconhecer os adversários nos jogos fora, e alguns em casa, com grande incidencia nos da Champions.
O Presidente a tudo isto assistiu sem nada fazer. Permitiu que as férias continuassem aser gozadas quando o campeonato estava parado, mas atenção que só tinha direito a férias quem não fosse selecionado para a respectiva seleção...Nem todos eram tratados da mesma maneira, porque os selecionados estavam a trabalhar, não no Benfica mas nas suas seleções.!!

O Presidente deve escolher o Treinador ? Não deveria ser. Mas o Benfica não tem uma estrutura de futebol devidamente profissional. O presidente deveria somente dar o aval quanto a valores e conduzir ou ser participante numa entrevista ao candidato/treinador.