O ADEUS DE UMA LENDA

8 épocas de águia ao peito
325 jogos (22º da história do SLB com mais jogos)
93 golos (24º da história do SLB com mais golos)
8 títulos (3 campeonatos, 1 taça e 4 supertaças)
48 jogos na Champions (10º da história do SLB com mais jogos na prova)
13 golos na Champions (6º da história do SLB com mais golos na prova, só atrás de Eusébio, José Augusto, José Águas, José Torres e Nené).
Melhor marcador dos três actuais plantéis em "Clássicos" e "Dérbis" (7 golos)
Marcador dos golos das duas últimas vitórias do SLB no Dragão (que valeram os dois últimos campeonatos)
Marcador do decisivo golo frente ao Braga no último título do SLB
Melhor marcador do SLB neste campeonato (12 golos)
Melhor marcador do SLB nesta temporada (20 golos)
Mais assistências pelo SLB neste campeonato (11 assistências, 2º da competição)
Mais assistências pelo SLB nesta temporada (14 assistências)
Campeão europeu em 2016
Como disse Jurgen Klopp: "Rafa? Uau!!!" Como disse Mircea Lucescu: "Como é possível Rafa ainda jogar em Portugal?"
Os números são impressionantes. O estilo faz lembrar Chalana. Querido de todos no balneário. Titular absoluto com todos os treinadores. Um dos melhores jogadores do Benfica neste século.
Perante tudo isto, perante uma verdadeira lenda (que nunca me cansei de elogiar), o que se estranha é a indiferença de tantos benfiquistas, ao longo dos anos, face a Rafa Silva. Talvez não saiba vender a imagem como outros. E a verdade é que o empresário também não ajuda. Mas... 
Por um lado, queixam-se do futebol moderno, e dos jogadores relâmpago que saem ao primeiro aceno (Félix, Sanches, Enzo, Darwin). Por outro, não valorizam quem fica tantos anos no clube, sempre com números espantosos, sempre com elevado profissionalismo, sempre um dos melhores da equipa.
Rafa merece todos os aplausos. Merece todas as vénias.
Como outros antes dele, só depois de sair será devidamente valorizado.
Lamento profundamente que parta. E não antevejo fácil a substituição.

19 comentários:

Anónimo disse...

São gostos e como tal não se discutem. Conseguiu todos esses números, mas a jogar no benfica e na liga portuguesa, agora em outra liga em qualquer outro país duvido muito do sucesso de Rafa. Todavia, desejo-lhe toda a sorte do mundo e se me enganar cá estarei para morder a língua. Saudações desportivas. Jose Ferreira.

Anónimo disse...

......de uma LENDA? essa, não lembra ao diabo.

Paulo disse...

Meu caro, mt respeito por si e pela sua opinião, contudo, parece-me que se Rafa é uma lenda do SLB o que dizer de dezenas de outros jogadores que deram e ganharam tanto com a nossa camisola. Um bom jogador que caso fosse mais regular e com melhor finalização estaria pouco tempo cá. Abraço

Anónimo disse...

Uma lendia queres tu dizer...

Anónimo disse...

Se é assim tão bom pq ninguém o quis? O Félix, o Renato, o Enzo bastaram 6 meses para convencer os homens da massa

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Pq é que o Klopp não o levou? Preferiu o Darwin mais caro que o rafa pq?

Benfiquista a sério

Frank disse...

Rafa e tudo isso que descreveu,mas pelo que tem feito ultimamente pode ir a procura do seu novo eldorado no Benfica ja deu tudo o que tinha a dar obrigado Rafa e que sejas feliz por aonde fores.

Alberto João disse...

Considerar o Rafa uma lenda diz tudo do estado a que o Benfica chegou...mas também vindo de quem defendeu tanto o cepo do Vlachodimos, que agora em Inglaterra até para estar no banco tem dificuldades, não admira! Para quando repores a justiça do elogio â lenda Eliseu que até ganhou mais coisas no Benfica que o Rafa e ainda esteve em Finais Europeias?

Rogério Paulo disse...

Comparar o enorme Chalana com este jogador mediano é só insultuoso para com a memória de Fernando Chalana!

Mark Trencher disse...

Caro Luís, desculpe-me a "bicada", mas em termos de troféus conquistados em 8 anos de Benfica, qual o ranking do Rafa? Está no Top 50? No Top 100?

Agora sem brincadeiras. Confesso que o Rafa tem algumas das principais características que normalmente me faz ser fã de atletas do Benfica que joguem no ataque do Benfica, ser decisivo em derbies e clássicos, mas no meu caso faz jus à expressão "mais vale cair em graça que ser engraçado". Rafa terá sido mais decisivo em jogos grandes do que por exemplo um Mantorras ou um Simão, no entanto não sinto uma grande admiração por ele. Um pouco à semelhança de dois ídolos do Benfiquismo, Nuno Gomes e Jonas, que como se "eclipsavam" em jogos grandes nunca fui grande fã de nenhum deles, mas o Rafa só se "eclipsava" em jogos grandes quando estes calhavam naquelas crónicas meias épocas em que ele estava fora de forma. E será talvez por essa "regularidade na irregularidade", que nunca me "converti" a ele.

Em todo o caso, reconheço que Rafa deu muito ao e conquistou algumas coisas no Benfica. Tomara dezenas de jogadores que passaram pelo Benfica entre 1995 e 2013 terem tido tão "pouco sucesso" e tanta irregularidade como teve o Rafa.

Obrigado, Rafa. Que sejas muito feliz desportivamente, excepto quando estiveres a competir contra o Benfica.

joão carlos disse...

jogador importante, sim sem duvida. sobretudo pelo anos que foi ficando.
lenda enfim.
a comparação com o chalana é como comparar a estrada da beira com a beira da estrada.

sempre com números espantosos só se olhar só para as duas épocas o que se esquece de dizer é a irregularidade que sempre pautou o seu desempenho.
só em golos basta ver essa mesma irregularidade 2,3,21,9,12,15,14,20.

LF disse...

Os comentários a este post lembram a velha máxima : mais vale cair em graça do que ser engraçado.
Quanto ao ranking de títulos, direi que está seguramente acima de Aimar, Miccoli, Rui Costa, Valdo, Mantorras, Nuno Gomes, Preud Homme, Poborsky e tantos outros.

Anónimo disse...

É verdade, a qualidade, o talento, o profissionalismo, a dedicação não podem ser postos em causa. E os números não mentem como escreve Vaclav Smil.
Mas há um outro lado na relação do Rafa com a equipa que a torna mais desequilibrada porque é um jogador que, para segundo avançado não pressiona os defesas e dado o ritmo acelerado que tem é obrigado a tomar varias más decisões; que para medio ofensivo tem uma velocidade superior em que é impossível pautar o ritmo de jogo e gerir mais a posse de bola; e, para extremo, apoia pouco o lateral porque está sempre c/ os olhos na baliza adversária.
É estranho ter tantas qualidades e mesmo assim não ser hegemónico mas o futebol e o Benfica está cheio destes casos.
Que seja feliz mais uns anos e que o Benfica não tenha assim tantas saudades dele.
CD

Elsa disse...

Bom-dia LF,

O Rafa será, à semelhança de outros, elogiado após sair, ou seja, enquanto cá estão só lhes vêem defeitos, depois atiram-se a quem os substitui para dizer que foi um erro deixar sair quem já não está.

Por muito que me esforce nunca vou compreender muitos benfiquistas.

O Rafa merece o nosso respeito, o nosso obrigado e que tudo lhe corra bem no futuro que escolher seguir, em vez disso corre um risco sério de fazer o último jogo na Luz sob um coro de assobios, uma tristeza, enfim...

Ah, aproveito para lhe responder sobre a centralização dos direitos televisivos. À partida é algo positivo, porém, requer uma reformulação de várias situações que não acredito tenhamos vontade e visão para tal. Enfim. à boa maneira portuguesa, vamos dar cabo de tudo.

carlos disse...

Lenda???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????.

LedZep disse...

Viva.
Lenda?
Na minha opinião não.
O meu conceito de jogador/lenda é muito mais que Rafa.

Elsa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joão carlos disse...

mas em termos de ranking de títulos terá seguramente abaixo dessa outra lenda andre almeida.

Anónimo disse...

Lenda? O Rafa? Opá... Nem vou comentar!!!