NOTAS NATALÍCIAS

Tentarei ser sucinto.

JOGO DA TAÇA (3-0): Absolutamente miserável. Uma vergonha que, não fosse a expulsão, certamente teria contornos ainda mais humilhantes. Os primeiros dez minutos foram indignos do Benfica. Isto não me impede de dizer que as linhas do VAR não me convencem, e que o golo de Darwin era limpo. Mas o Benfica perderia na mesma, até porque os seus jogadores não mostraram vontade de outra coisa.

DESEPEDIMENTO DE JESUS: Quando um líder perde a confiança de todos os liderados, pouco ou nada há a fazer. O estilo de Jorge Jesus nunca terá entrado bem nas características deste plantel, e os sinais de contestação de jogadores multiplicavam-se, com o consequente desgaste acumulado. Não se pode despedir um plantel inteiro, e assim há que cortar pelo lado mais fácil. Apesar de tudo, continuo a achá-lo um grande treinador, e não me esqueço que esta indigência futebolística já havia sido evidenciada nos tempos de Rui Vitória e depois de Bruno Lage, todos anteriormente campeões e com momentos de brilhantismo atrás de si. Quando saiu Lage, disse várias vezes que a abrupta quebra competitiva então verificada tinha de ser explicada, sob pena de voltar a ocorrer com outro treinador. Aí está ela.

VERÍSSIMO: Parece-me a opção correcta para o curto prazo. Conhece a casa, conhece o balneário, viveu por dentro da derrocada do tempo de Lage. 

JOGO DO CAMPEONATO (3-1): O contexto era terrível, e não se esperava nada de nada. O resultado acabou por ser o normal, embora se tenha de dizer que a equipa mostrou outra atitude. Se na Taça não houve capacidade nem vontade, no Campeonato houve pelo menos vontade. Faltou tudo o resto, onde incluo Darwin, Grimaldo e Otamendi.

FUTURO: Gostava que o mês de Janeiro fosse desde já aproveitado para começar a limpar o plantel e o balneário. Este plantel é um cemitério de treinadores e não promete nada de bom. Espera-se coragem de Rui Costa, homem que sabe de futebol e conhece melhor do que ninguém o que se passa naquela casa.

2 comentários:

Miguel disse...

"Espera-se coragem de Rui Costa, homem que sabe de futebol e conhece melhor do que ninguém o que se passa naquela casa."

Estamos a falar do mesmo Rui Costa que esteve anos e anos ao lado de Vieira e que nunca viu nada de estanho nas negociatas?

Infelizmente o Rui Costa nunca será um bom gestor, porque tem incapacidade de tomar decisões duras que impliquem despedir alguém. JJ saiu do Benfica porque colocou o lugar à disposição, caso contrário o Rui Costa ia mantê-lo até final do contrato.
É alguém que quer ser sempre um gajo porreiro e dar-se bem com toda a gente. Um verdadeiro campeão dos abracinhos! Até o Pinto da Costa abraçou!

Um jogador não joga um cu? O Rui vai lá dar-lhe apoio e abracinhos para o tentar motivar.

Só assim se compreende manter um cancro como o Weigl no clube.

Querem encontrar a razão da perda competitiva na época do Lage? Vejam quando começou o descalabro.

O alemão chegou e entrou de imediato na equipa. Não só entrou de imediato, como foi mantido na equipa com exibições fraquíssimas.
Isso provocou uma quebra total de confiança no balneário. De uma recuperação histórica na época anterior e de uma primeira parte do campeonato com resultados fabulosos (e uma vantagem pontual grande), partiu-se para uma degradação gigantesca em termos exibicionais.

O caso mais flagrante foi o do Gabriel que de titular e peça fundamental no meio campo, passou para suplente e nunca mais tentou sequer ganhar o lugar. Simplesmente cag** de alto a partir dessa altura e quando jogava fazia burradas atrás de burradas (até ser mandado embora).

O cancro da equipa, esse continua no clube e a receber frequentemente elogios pela sua qualidade. O jogador com o maior salário na história do clube, mas que é incapaz de fazer um corte de jeito! É bom a fazer passes para o lado, passes para trás e a esconder-se do jogo.

Venha quem vier para treinar o clube, vai sair queimado mantendo o alemão em campo!

joão carlos disse...

pode até se queixar do frame escolhido, agora das linhas, é que parece pouco credível ou então também tem de falar daqueles que são anulados aos nosso adversários pelas mesmas linhas.

faltou o otamendi que se expulsou nos descontos num jogo que já não ia a lado nenhum mas este é que é bom maus são os jogadores que mantém a cabeça fria.

mas quem deveria fazer essas escolhas saídas e entradas era o novo treinador e não um temporário.