TRISTE FIM

Adiar a festa do adversário.
É este o único propósito do Benfica no campeonato, ou seja, tentar que o FC Porto dispute a final da Taça ainda de ressaca.
Pobre propósito...Triste fim de campeonato...
Com a saída de Bruno Lage, a equipa melhorou ligeiramente: mais intensidade, mais pressão. Mas a falta de ideias continua lá.
Contra o V.Guimarães viu-se uma exibição globalmente pobre, e, ao contrário do que sucedera em Famalicão, um resultado acima do merecido.
Por falar em propósitos, não entendo as substituições de Pizzi e Vinicius. A "Bola de Prata" é um objectivo menor, mas num campeonato tão pobre, tão triste, e tão frustrante, esse seria um pequeno rebuçado - que mais não seja, para consolar os próprios jogadores, e para a respectiva valorização. Para tal, têm de estar em campo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Se formos falar no que é merecido ou não, então também podemos falar quando fomos roubados no jogo com o Porto assim como também não merecemos perder pontos com o Marítimo, Sta Clara e Portimonenese. Sejam sérios.
O único propósito? Então acham que não devemos dar tudo para ganhar todos os jogos? Somos o Benfica, não somos uma equipa de vão de escada!! Percebo a desilusão, não percebo a acefalia nem a falta de brio!!!

Jota45 disse...

Se o Pizzi e o Vinicius tivessem ficado em campo, era mais outro jogo perdido.

SLB disse...

Um dado curioso mas que ainda não ouvi ninguém falar é que o Benfica cumpriu este ano 10 anos consecutivos em que não baixou do 2º lugar. Ou seja, desde 2009/2010 que o Benfica ou é campeão ou vice-campeão. Não há registo semelhante de outro clube português no século XXI, nem o Porto com a sua famosa estrutura. Este dado parece-me relevante, visto que o Benfica era um clube irregular, que após o campeonato de 2005 fez três 3º lugares e um 4º lugar nos anos seguintes. Claro que os fanáticos ou os infiltrados vão dizer que é mau, porque o Benfica tinha era de ganhar sempre, mas isso nem merece comentários. Em 11 épocas, o Benfica foi campeão 6 vezes e vice-campeão 5 vezes. Há mérito que tem de ser reconhecido aqui.

Outra curiosidade é o número recorde nacional de presenças consecutivas na Liga dos Campeões (10, com a possibilidade de serem 11), ainda mais vindo de um clube que antes desta série esteve 4 anos seguidos fora da competição. Já agora, o Sporting que durante tanto tempo tinha como único objectivo ficar à frente do Benfica, já lá vão mais de 11 anos desde a última vez que conseguiu tal feito.

Em relação a este campeonato, não tenho dúvidas que se o Benfica fosse campeão, seria apelidado de "campeonato covid" e desvalorizado. Aliás, há uns anos, ouvi um comentador bem reputado a desvalorizar o campeonato de 2005, para poder dizer algo como "foi um campeonato fraco, por isso descontando esse título, o Benfica não é campeão há x anos". Ora, se há campeonato que não tem qualquer valor, é este de 2020. Agora que se sabe quem é o campeão, vejamos quem vai ter coragem de assumir a falta de mérito deste campeonato publicamente.

Muito honestamente, como coleccionador dos livros do Benfica campeão, não ia gostar de ter o livro com um campeonato como este na minha estante. Não há mérito nenhum aqui. A época 2019/2020 não deveria ter campeão, que foi o que se fez no passado em situações de emergência (guerras, por exemplo). Para não falar do facto de nem sequer se poder ir celebrar para a rua e encher o Marquês como já nos temos habituado. Não há mérito nem sabor neste campeonato, mas a imprensa dá-lhe muita importância porque o campeão não é o Benfica e... este ano há eleições no Benfica. Só quem é tapado é que vai na cantiga dos que tentam branquear o que o Benfica tem vindo a fazer a nível interno, com um campeonato disputado nestas condições bizarras. Isto não é indicador de nada, como é óbvio.

O Porto ganhou o campeonato covid. Os campeonatos disputados em condições normais têm tido outro desfecho: Benfica com 5 campeonatos nos últimos 6 anos. É isso que realmente interessa.

joão carlos disse...

o vinicius não estava a fazer um bom jogo para alem de já estar desgastado.
o pizzi ficar em campo só se fosse para perder bolas que foi o que ele fez mais neste jogo alem de que desde a retoma que ele a partir dos sessenta minutos anda sempre a passo, e se calhar o mal no jogo contra o famalicão foi o pizzi não ter saído antes em vez do gabriel se calhar o resultado tinha sido outro.


sim temos que dar mérito à regularidade dos últimos anos, faz isso apaga os erros inacreditáveis e inexplicáveis dos últimos tres anos, não não faz.
pelos vistos basta entrar na liga dos campeões, o resto pelos visto já não interessa como a pior fase de grupos da liga dos campeões de sempre ou em dois anos ter ficado em ultimo do grupo.
e já uma pergunta e dessas dez vezes quantas é que resultaram em passagens aos oitavos, já nem peço mais longe.

mas até parece que antes da paragem estávamos à frente.

Joao Martins Cotrim disse...

Concordo que é sempre ter o prémio do melhor marcador, mas não acho que a substituição do Pizzi e Vinicius vá impedir isso. Impedir era se nem sequer entrassem em campo. Eles estiveram em campo tempo suficiente para marcar golos. Eles que aproveitem bem os minutos em campo. O Seferovic esteve lá bem menos tempo e aproveitou.

SLB disse...

Não sei que erros inacreditáveis foram esses dos últimos 3 anos. A série recorde do Bruno Lage no ano passado? Os 10-0 ao Nacional? A venda recorde do João Félix? A conquista do 6º campeonato da década 10-19? E porquê escolher especificamente os últimos 3 anos e não os últimos 5 ou 6? Ou porque não, já agora, os últimos 2 anos, 7 meses e 4 semanas e meia? Ridículo.

Mas quem disse que basta entrar na Liga dos Campeões? Porque é que a Liga dos Campeões para alguns "adeptos" subitamente passou a ser tão importante? Entrar na Liga dos Campeões é uma consequência directa do mais importante, que é ser campeão ou em alguns casos vice-campeão. Significa que de forma regular se estão a conseguir boas classificações no campeonato, que é isso que interessa e sempre interessou. O principal objectivo de uma época é ganhar o campeonato, o resto são extras, que são bem-vindos, mas vale mais ser campeão do que chegar longe na Liga dos Campeões e ganhar a Taça da Liga. Todos sabemos isso, mas ganhar 5 campeonatos em 6 anos levou a que muitos idiotas enveredassem por argumentações estúpidas e começassem a dar importância àquilo que nunca teve. Quando o Porto foi pentacampeão, as respectivas prestações na Liga dos Campeões foram más (três eliminações na fase de grupos, uma em último lugar e duas eliminações na primeira ronda a seguir à fase de grupos) e nunca ouvi adeptos do Porto porem em causa o domínio da equipa por causa disso. Mas falo de adeptos, não de papagaios do bota-abaixo. Para esses a Liga dos Campeões é um argumento estúpido para tentar abafar sucessos.

O Benfica antes da paragem já não liderava o campeonato, mas é evidente para todos que o Porto estava frágil e não aproveitava os deslizes que o Benfica teve. A diferença pontual era mínima e estava tudo em aberto. É possível garantir que o Sporting e o Braga já não chegavam ao título, mas entre Benfica e Porto tudo podia acontecer.

joão carlos disse...

pois que não viu, ou não os quer ver, já tínhamos percebido.
pelos vistos acha normal que nos últimos tres anos mais de metade das contratações ao fim de seis meses já não estejam cá.
pelos vistos a época passada estava a correr tão bem que até despediram o treinador.

quer dizer o senhor pode escolher os últimos seis para ter cinco que por acaso agora, são quatro em seis.
pode ate escolher uma década que não existe já que as décadas vão dos anos 1 ao 10.
tudo porque lhe dá mais jeito mas quando se fala nos últimos tres anos isso é que já não pode ser.

olha agora já somos como os lagartos que contabilizam vice campeonatos.

quer dizer para si a liga dos campeões só interessa pelo prémio monetario.
porque é que para alguns "adeptos" a liga dos campeões não serve para nada é que para os adeptos a liga dos campeões sempre foi tão importante como o campeonato e não é de agora é desde os anos oitenta, que são os que tenho memoria, e deve ser muito provavelmente anterior.
continuam sem perceber que o que nos fez grandes no mundo foram as participações, perceba que não disse vitorias, na liga dos campeões.
como o senhor enveredou pelo insulto então também existem uns idiotas que acham que o clube foi fundado em 2004 e que o campeonato é a única coisa que interessa, e que agora a taça da liga já passou a ser mais importante que a taça de portugal.

mas já agora desde quando é que fazer uma boa participação na liga dos campeões é exclusiva de se conquistar o campeonato só se for para alguns "adeptos".

portanto isso dos papagaios esta a fazer referencia ao lfv, é que ele é que com recorrência fala na liga dos campeões, e até de a vencer.

mas o que é que os adeptos dos corruptos interessam por acaso o senhor é um deles eu por mim quer lá saber do que eles pensam ou deixam de pensar.
o problema parece ser mesmo esse para alguns "adeptos" o exemplo são os corruptos.

sim porque antes da paragem estávamos fortíssimos com uma vitoria em oito jogos, mais um recorde do lage.