TORNEIOS DE VERÃO - a propósito da ICC

Outrora bastante prestigiados, os torneios amigáveis de verão (“Veraniegos” em Espanha) foram, sobretudo a partir dos tristes anos noventa, perdendo um pouco da sua aura.
Enquanto no passado eram momentos para exibir forças e rotinar estratégias em equipas já absolutamente definidas, no presente, com os mercados abertos e os plantéis em ebulição, tornaram-se simples desfiles com dezenas de jogadores em ritmo de passeio.
A International Champions Cup, com cartazes de luxo, é uma tentativa de adaptar o carisma do passado às vicissitudes do presente. Rodam-se jogadores, mas a força dos emblemas convidados, o mediatismo crescente, as transmissões televisivas para todo o mundo, os generosos prémios monetários, e o facto de ser disputado preferencialmente em zonas de mercado onde o futebol de elite durante a temporada não chega, fazem com que a ICC seja já bastante mais do que um simples torneio amigável, e caminhe para o grau de prestígio deveras considerável.  
A este propósito, e uma vez que o Benfica inscreveu o seu nome na lista de vencedores (bem acompanhado por Real Madrid, Manchester United, PSG, Barcelona e Tottenham), segue um quadro com os vencedores dos vinte principais torneios particulares de futebol – alguns deles já extintos, outros com formatos diferentes, sempre com um olhar naturalmente português.

Clique para aumentar


TOTAL DE VITÓRIAS NOS 20 PRINCIPAIS TORNEIOS

As 19 vitórias do Benfica: 1 International Champions Cup, 2 Ramon Carranzas, 1 Teresa Herrera, 1 Torneio de París, 1 Torneio de Amesterdão, 1 Taça Ibérica, 1 Torneio de Vigo, 3 Eusébio Cups, 5 Torneios Guadiana, 3 Torneios Cidade de Lisboa.

Sem comentários: