UMA FINAL

Depois de uma incompreensível pausa para jogos amigáveis das selecções – porque não antecipar o fim de época numa semana, ao invés de a interromper na sua fase mais quente, numa espécie de anti-climax que não agrada a um único adepto de futebol? -, regressa o campeonato. E regressa com mais uma final, esta diante de um adversário que está a realizar uma temporada fantástica, com aspirações em quatro frentes distintas. Há mesmo quem diga que este será o jogo mais difícil que o Benfica tem pela frente na sua caminhada rumo ao 35º.
Além da qualidade do adversário – equipa com experiência de grandes momentos, que dificilmente se impressionará perante as 65 mil pessoas que se esperam na Luz -, e além de esta partida chegar na sequência da referida pausa, com desgaste de viagens, com diferentes metodologias de treino, com dispersão mental face aos objectivos, haverá também que combater todos os pensamentos, palavras, actos e omissões que remetam para compromisso seguinte, o de Munique. Não podem jogar-se dois jogos ao mesmo tempo, e independentemente do prestígio internacional que uns quartos-de-final da Liga dos Campeões conferem, ninguém (jogadores, técnicos, dirigentes e adeptos) pode esquecer, por um momento que seja, que o grande desígnio da época é o Tri-Campeonato, e que a caminhada para o atingir não permite o mais ínfimo percalço.

Nestas circunstâncias, dizer que o Benfica-Braga se trata de uma final, não é conversa fiada. Tendo em conta que um empate pode significar a perda da liderança, e a dependência de terceiros, o que hoje teremos na Luz é mesmo uma verdadeira Final. 

2 comentários:

tiago disse...

o sporting pode empatar o seu jogo fora? ou isso não os deixa automaticamente loge do titulo?

Mark Trencher disse...

Automaticamente? Muito longe disso, ganhando ao Braga e eles empatando em Belém, (li Jamor num jornal mas espero que não), ficamos 4 pontos de avanço que são só três. Ainda muita água vai correr debaixo da ponte caro Tiago.