07/10/14

O MESTRE

Di Maria, Ramires, David Luiz, Coentrão, Witsel, Javi, Matic, Oblak, Garay, Siqueira, Markovic, André Gomes, Rodrigo e Cardozo. Estes são os jogadores que o Benfica foi perdendo desde 2010, com os quais terá encaixado uma verba global próxima dos 250 milhões de euros (na maioria dos casos, fruto de uma valorização exponencial). Ao longo deste período, houve que refazer a equipa - ora parcial, ora quase totalmente, como neste último verão.
Os resultados foram: 2 Campeonatos, 1 Taça, 4 Taças da Liga, 1 Supertaça, 2 finais europeias, 5º lugar no ranking da UEFA, 4 apuramentos directos para a Champions, e apenas 3 derrotas nos últimos 70 jogos da Liga. Não fora um auxiliar de Proença em 2012, e uma profunda falta de sorte em 2013, e o Benfica seria tri-campeão. É “apenas” campeão, mas desde os anos 80 que não evidenciava tamanha competitividade em épocas sucessivas. E sem 6 titulares do “Triplete”, aí estamos nós, novamente na liderança, com 4 pontos de vantagem.
A estes números, podemos acrescentar um futebol exuberante, ofensivo e goleador, capaz de empolgar as exigentes bancadas da Luz.
Olhamos para o Benfica de Jorge Jesus, e para o Benfica anterior, e a diferença é abissal. Se Vieira trouxe a revolução institucional que resgatou o Benfica dos seus piores anos, Jesus somou a componente desportiva de que o nosso futebol carecia.
Pode mascar pastilhas elásticas, e dar pontapés na gramática. Pode até ser indelicado para alguns jornalistas mal habituados. Mas poucos no mundo perceberão de futebol como ele.
Segue as suas convicções, e não as pressões que pedem A por ser português, B por ser da formação, ou C por ter olhos azuis. Diz as verdades, mesmo quando nos custa ouvir que a Champions não pode ser objectivo imediato. E, mantendo uma equipa disciplinada, determinada e confiante, ganha jogos. Muitos jogos.
“Forever” é palavra perigosa. Mas, enquanto benfiquista, dormiria descansado com a garantia de que a dupla Vieira-Jesus se mantinha no Benfica, pelo menos, mais uma década.

10 Comments:

Blogger Manuel said...

Totalmente de acordo com o post. Mas há muita gente que se diz benfiquista que escreve em blogues benfiquistas e noutros blogues de grande audiência que fazem o possível e o impossível com mentiras e insinuações falsas sobre LFV e JJ para os ver pelas costas.
Colocam os seus ódios e interesses pessoais acima dos interesses do clube. Os benfiquistas têm de continuar a denunciar sem descanso esses crápulas.

7.10.14  
Blogger Manuel said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

7.10.14  
Blogger Manuel said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

7.10.14  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

7.10.14  
Blogger Valco said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

7.10.14  
Anonymous Anónimo said...

totalmente de acordo. é ver as campanhas montadas contra ele nos media e pelos comentadeiros, sempre em panico que ele fique mais tempo.

um dado que pouca gente conhece: a percentagem de pontos do Benfica no campeonato nacional com Jesus é SUPERIOR À DOS BENFICAS DOS ANOS 60... E NÃO ME VENHAM DIZER QUE AGORA TEMOS MELHORES JOGADORES, QUE O JESUS NUNCA TEVE NENHUM EUSÉBIO...

7.10.14  
Blogger Dr. Ghozé Pablito said...

Parabéns peelo post! Este teu texto ilustra bem como se pode resumir este nosso «benfiquinha» em poucas linhas. E a verdade que escreves é tão, mas tão óbvia e cristalina que quem disser o contrário das duas uma, ou tem agenda ou é burro. O grande perigo que em breve enfrentaremos não se chama BES, nem fundos, nem fair play financeiro. Chama-se que treinador agora que Jesus se foi...

8.10.14  
Anonymous Anónimo said...

O ENORME S.L.BENFICA cada dia que passa fica muitissimo mais forte em tudo ,
temos tido muita gente seria a trabalhar no duro ,
temos de continuar a ser fortes.

8.10.14  
Anonymous Anónimo said...

o glorioso tem sido trabalhado por muito profissional e boa gente !..
uns de uma maneira outros de outra sempre deram tudo ao serviço do nosso querido Benfica .
CONTINUEM A FAZER DO S.L.BENFICA O MELHOR DO MUNDO E SERÃO FELIZES Sempre

8.10.14  
Blogger El Pirata said...

meu Deus, que deficiente mental! Xiça...

9.12.14  

Enviar um comentário

<< Home