O CÃO E O DONO

"Numa das várias, e inquietantes, obras-primas de Luís Buñuel (neste caso, “Viridiana”), há uma sequência em que um cão, mal-tratado pelo dono, insiste ainda assim em seguí-lo com a fidelidade que só a sua espécie consegue expressar.
Entre os humanos assistimos, no entanto, a exemplos que conseguem, por vezes, aproximar-se desse registo. A postura do Sporting perante o FC Porto lembra-me frequentemente aquelas imagens, sendo aqui bastante fácil de distinguir o dono cruel e o animal amestrado.
Voa Paulo Assunção, voa Adriano, e o Sporting zanga-se com o Nacional da Madeira. Escapa João Moutinho, e o Sporting atira-se ao comportamento do jogador. Foge Ruben Micael, e o Sporting queixa-se do empresário. Perde Villas-Boas, e o Sporting lamenta a sua pouca sorte. Ouvimos Pinto da Costa a ridicularizar José Eduardo Bettencourt (sem falar do roupeiro Paulinho), e vemos o presidente portista no camarote presidencial de Alvalade. O FC Porto ganha 17 campeonatos em 25 anos, recorrendo às fórmulas mais obscuras (expostas nos casos Apito Dourado, Calheiros, Guímaro, “quinhentinhos”, e por aí fora), e o Sporting escuda-se no silêncio, permitindo que a ira dos seus adeptos se volte para o…Benfica.

Se não estivermos a falar de cães, sobrará apenas uma hipótese para entender isto: o Sporting e os sportinguistas olham para o FC Porto, não como um rival, mas como um parceiro útil no combate ao odiado vizinho, e regozijam-se com as suas vitórias, vendo-as como uma forma eficaz de evitar triunfos do Benfica. Aliás, na noite da comemoração de um dos últimos títulos portistas, foram vistas bandeiras verde e brancas nalgumas ruas de Lisboa, que não pareciam propriamente festejar o 2º lugar.
Esta peculiar atitude tem custado muito caro ao clube de Alvalade, que caiu, em apenas duas décadas, de segundo maior emblema português para um periclitante terceiro lugar na hierarquia do desporto luso. Isso, tal como os pontapés ao cão de Buñuel, pouco parece preocupar as suas gentes.
Mais do que um fenómeno desportivo, estamos aqui perante um verdadeiro “case-study” na psicologia de massas portuguesa."

LF no Jornal "O Benfica" em 30/07/2010

14 comentários:

Anónimo disse...

Não tem mais nada q por no vosso jornal sem ser comentários aos rivais!?? E depois nós é q dormimos e acordamos a pensar nos outros. Nota-se. É o desespero das evidências de mais uma época a passar ao lado dos já pré-aclamados bi-campeões. É a vida! Pela boca...

Anónimo disse...

Mas o Sporting não era para sair do debate? És só contradições.

Peter disse...

Não podia estar mais de acordo, o scp hj é um clube lacaio do fcp, aqui há uns anos o dr.dias da cunha tb pensava assim mas depois de umas conversas com o jornalista marinho neves, mudou radicalmente a sua posição e viu que andava enganado e soltou a mítica expressão na grande entrevista de judite de sousa que o sistema tem duas caras o major valentim loureiro e o pinto da costa, o que é que lhe aconteceu? Foi corrido do scp pela facção soares franco,ribeiro telles e bettencourt que alegavam então contra o dr. dias da cunha a situação económica insustentável do clube, curiosamente 1 destes tornou-se presidente e outro é o actual, e a situação económica do scp não melhorou abdicou de parte do seu património e títulos nacionais nunca mais o scp conseguiu e por este andar vai passar mais 18 anos sem o conseguir (já vai em 9 portanto meio caminho já foi feito).Curioso é que em tempos de vacas magras em alvalade o actual presidente pela 1ªvez na história do clube passou a ser remunerado e de que maneira tendo em conta a situação do scp e do país, portanto só me resta finalizar com a mais que convicta opinião e certeza que neste momento o scp acima de tudo é governado não por pessoas que querem o melhor para o seu clube mas o pior para o Benfica.Falam das claques do scp e do seu fanatismo mas estes meninos de bem são mais fanáticos e retrógados do que muitos elementos das claques do scp.Por detrás da pose e estatuto social que auferem não passam de gente de baixo nível.

Ricardo disse...

Fantástico!

Está tirado o raio-x às gentes sportinguistas.

Vasco disse...

GRANDE FILME, GRANDE ANALOGIA.
Parabéns pelo post :)

Vasco, saudações benfiquistas

No.Worries disse...

Excelente texto, apesar de alguns anónimos não gostarem das verdades.

Isto devia ser lido por tudo o que é lagarto submisso, para ver se têm um pingo de vergonha.
Por isso, se me for permitido, vou divulgar isto por alguns blogues do clube das maçãs podres.
Pode ser que ajude a abrir os olhos...

Pedro disse...

Muito bem dito. Por muito que não goste do presidente do FC Porto, tenho de lhe reconhecer mérito em manipular as mentes mais fracas. Primeiro conseguiu criar uma "guerra" ridícula entre Norte e Sul, que é apoiada fanaticamente pelos adeptos do Porto. Mais recentemente conseguiu ter um dos ditos "grandes" do futebol português a seus pés, para além de ter virado o Braga - clube que há uns anos se dizia ser constituído na sua maioria por Benfiquistas - contra o Benfica e a seu favor. Depois ainda tem na mão aquelas equipas (todos sabem quais são) que quando jogam com o Benfica dão o máximo, quando jogam com o Porto, "as coisas não saem bem".

O porquê do Sporting se aliar ao Porto é algo que nunca percebi e acho que devia ser tema de estudo por psicólogos. Benfica e Sporting sempre foram rivais e foram durante muito tempo as 2 equipas com maior palmarés em Portugal. Na década de 80 apareceu o Porto e em 20 e poucos anos vulgarizou o palmarés do Sporting e assumiu-se como o 2º maior clube de Portugal em palmarés e número de adeptos, mas como já foi provado, com grande parte desses títulos ganhos fora de campo. Perante isto a reacção normal não seria o Sporting odiar o Porto? Afinal quem os vulgarizou foi o Porto e não o Benfica. O Benfica sempre foi superior ao Sporting.

Lembram-se que após o trágico falecimento do Miki Feher, viveu-se um clima de "trégua" e fair-play em Portugal, onde finalmente as pessoas pareciam ter posto os ódios de parte? Ainda se lembram quando é que esse clima acabou? Foi após um Sporting-Porto, onde houve polémica (foi o jogo em que o Mourinho rasgou a camisola do Rui Jorge), os 2 clubes cortaram relações (!) e voltaram os insultos e faltas de respeito do costume. Quem diria que 6 anos depois, o Sporting ia estar a comer na mão do Porto e os adeptos iam estar satisfeitos por serem submissos? Irónico...

Para acabar, excelente referência ao "Viridiana". A mim esta situação também me lembra a cena inicial do "Cão Andaluz". Só que neste caso temos o Pinto a Costa a cortar ambos os olhos aos sportinguistas e à justiça portuguesa, e eles a deixar.

Anónimo disse...

Bom texto. As verdades por vezes doem.

the_passenger disse...

Quando a um clube e seus adeptos, o que os cega ou faz ver é apenas uma cor, é normal não verem as datas nas referências de onde posts 'novos' são retirados, apesar de serem de Julho. Também nesses clubes é normal um director desportivo e um presidente receberem ovações por serem 'anti' outro clube, embora estejam a levar o clube no qual exercem funções numa direcção no mínimo dúbia. Mas os adeptos dos outros clubes é que dormem e acordam a pensar neles, como se estivessem em vias de desesperar por alguma coisa, e logo com quem!
Talvez quando lhes passar a cegueira da cor pode ser que vejam a realidade:

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=6D9C59A0-8990-496B-9029-B8A581D15C42&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021

http://www.ojogo.pt/26-285/artigo890237.asp

(http://www.cmjornal.xl.pt/
noticia.aspx?contentid=6D9C59A0
-8990-496B-9029-
B8A581D15C42&channelid=00000021-
0000-0000-0000-000000000021

http://www.ojogo.pt/
26-285/artigo890237.asp)

ulisses disse...

muito bem

Vitória do Benfica disse...

Boa Noite Luis

Por qualquer motivo não tinha lido esta sua crónica. A analogia é muito bem conseguida e tenho de confessar que já me tinha interrogado, porque sendo você uma pessoa culta nunca tinha recorrido a Bunel. Claro o problema, afinal, era meu.

Agora fico à espera da Belle de Jour

Dylan disse...

Na mouche, meu caro!

Benfiquista Alem Mar disse...

Mas estes Sportinguistas anonimos e nao so nunca mais saem do pesadelo em que cairam,e por este anonimo e mais alguns como ele que vejo o sporting o clube mais filho de puta em todo o Planeta,um clube que antes respeitava e ate nas competicoes europeias vibrava como de um verdadeiro sportinguista se trata-se ui que tempo perdido o meu,eu disse respeitava mas acabou porque nao tolero fanatismo nem estupidezes nem pactos com a mentira e todo o genero de aldrabices,eu respeito quem ganha e quem e melhor ainda sei reconhecer o valor que cada um tem,so que nos ultimos 25 anos nem tudo foi claro no futebol Portugues o Futebol Clube do Porto sem duvida que tem dominado o futebol tem sido os melhores mas nao o felicito porque uma vez depois de ter visto e ouvido as escutas para mim deixou de ser um clube serio mais aqueles que o apoiam,nao se preocupe que o pouco que temos ganho nao sei se voce e jovem ou nao mas so sei que nunca mas nunca chegarao a ganhar metade daquilo que o benfica ja ganhou,e o futebl clube corrupto apesar de estar mais perto em termos Nacionais nao consegue la chegar porque o pintainho nao vai durar sempre,que me desculpe o moderador e todos os meus colegas benfiquistas fugi um pouco do assunto mas nao tolero a cegueira deste anonimo sportinguista,sabe o futebol e uma festa um divirtimento espectacular veja-o como tal.cumpts

Saci Pererê disse...

Quando li a sua referência ao grande director espanhol, pensei que se referia à aliança Benfica & Boavista, mas afinal estava enganado.