UM LÍDER PRÉ-FABRICADO

André Villas-Boas não disfarça algum constrangimento a cada vez que é instado a comentar a vantagem pontual do FC Porto nesta edição da Liga.
Compreende-se que assim seja: ninguém melhor que ele entenderá as ajudas com que o seu clube tem contado, e que depressa transformaram uma equipa em formação e à deriva, num líder destacado e muito gabado por uma comunicação social que continua a ter medo de dizer a verdade com todas as suas letras.
Vejamos então como chegou este FC Porto à situação privilegiada em que está:
1ª JORNADA:
NAVAL-FC PORTO, 0-1 O golo solitário da vitória portista foi obtido através de um penálti mais do que duvidoso assinalado por Paulo Baptista, num lance de bola na mão de um defensor figueirense, quando faltavam menos de dez minutos para o fim da partida.
2ª JORNADA:
FC PORTO-BEIRA MAR, 3-0 O segundo, e importante, golo na vitória frente ao Beira-Mar, nasceu a um minuto do intervalo, na sequência de um livre inexistente, inventado por João Capela, e cobrado por Belluschi. O 2-0 decidiu o jogo, libertando o FC Porto para uma segunda parte tranquila.
3ª JORNADA:
RIO AVE-FC PORTO, 0-2 O primeiro golo portista é precedido de duas intervenções faltosas de Falcão. Uma sobre um defensor, carregando-o pelas costas, outra sobre o guarda-redes, não lhe permitindo fazer-se à bola. Jorge Sousa apontou para o centro do terreno. Alguns minutos mais tarde há um penálti claríssimo cometido por Álvaro Pereira (duas faltas no mesmo lance, a segunda das quais mais do que evidente) que ficou por sancionar, e que poderia ter dado o empate. Posto isto, tudo se facilitou.
4ª JORNADA:
FC PORTO-SP.BRAGA, 3-2 No último minuto do jogo, Belluschi empurra Paulo César no ar, impedindo-o de rematar à baliza de Helton. Pedro Proença mandou jogar. Estranhamente (ou talvez não) ninguém protestou.
5ª JORNADA:
NACIONAL-FC PORTO, 0-2 Mais um penálti flagrante por marcar contra o FC Porto (o terceiro em três jornadas consecutivas), desta vez por corte com a mão de Rolando, que Bruno Paixão não quis marcar. Daria o empate, e complicaria a vida à equipa portista.
Com uma trajectória destas qualquer Paços de Ferreira ou Olhanense seria líder isolado.
Juntando isto aos graves prejuízos que o Benfica tem sofrido, temos o campeonato mais subvertido de que há memória em muitos anos.
As semanas vão passando, e a falta de vergonha evidenciada pela gente do apito mostra que as coisas não acontecem por acaso. Não me entra na cabeça que uma equipa seja beneficiada em cinco jogos seguidos, e o seu principal adversário seja prejudicado gravemente em três deles, sem que tal corresponda a um plano de acção preconcebido.
Esse plano é simples: o Benfica não pode ser bi-campeão, e o FC Porto, dê por onde der, tem de voltar a sê-lo, sob pena de ver esfumar-se a hegemonia que, por portas e travessas, foi conseguindo ao longo dos últimos vinte anos. Em Junho ninguém se irá lembrar, e todos concederão justiça a mais um título azul-e-branco.
Provavelmente comunicados não chegam. Provavelmente serão necessárias atitudes ainda mais drásticas, pois esta gente, está visto, não brinca em serviço.

PS: Repare-se nas feições de João Moutinho agora, e compare-se com os tempos do Sporting. Com a cara chupada, olhar agressivo e distante, o médio parece outra pessoa, totalmente diferente do miúdo que conhecíamos.
Que lhe terão feito? Que suplementos vitamínicos lhe terão dado? Que se passa no FC Porto?

29 comentários:

Anónimo disse...

Tanta espuminha!
Adoro-te LF. Adoro os teus posts! Continua. Força campeão! E na Madeira também já está tudo tratado para o Benfica escorregar :) Belo país este onde vivemos!

Carrega LF.

Anónimo disse...

Pela tua lógica se o penalty na Figueira não existe então deduzo que este tb não o é...

mWo disse...

Excelente post caro LF.
Alias eu continuo a dizer...O resultado do Derby é a cara chapada desta Liga até agora! Uma mentira! Esta vitória do Glorioso era, sem dúvida, para a goleada frente à equipa (fraquinha diga-se!) das barracas da Nazaré!
So neste pais é que o Benfica tem 6 pontos e devia ter no minimo 12 e o "lider" tem 15 quando devia ter 11.
Mas mesmo assim, vamos continuar a lutar que nem um Campeao!
Viva o Benfica!

http://benfica-world-order.blogs.sapo.pt

PedroBM disse...

LF, explica la como e que o penalty contra a Naval chamas duvidoso, mas exactamente o mesmo contra o Porto na Madeira ja sera sempre penalty... as jogadas sao iguaizinhas, por isso uma tem de estar correcta e a outra errada, ao contrario da tua teoria de que ha dois erros a favor do Porto....

No.Worries disse...

O mais incrível para mim é o descaramento com que os árbitros beneficiam o clube corrupto ao mesmo tempo que prejudicam o Benfica.
Nem fazem por disfarçar a coisa!

E de facto a comunicação social é vergonhosa por branquear a verdade deste líder mentiroso.
Ainda hoje no rádio ouvi falar em "super-porto", hahahaha.
Mas se é assim tão super porquê que precisa de tanta ajuda por parte dos árbitros?!?

Claro que assim qualquer equipa que lute pela manutenção estaria no topo, assim como nem com Messis e Ronaldos o Benfica conseguiria lá estar.
Mas em Junho só não se lembrará disto quem idolatrar corruptos e não tiver um pingo de vergonha na cara.
Também concordo que são necessárias medidas mais drásticas.

ps.- o moutinho anda a tomar a famosa amarelinha! É apanágio daquela casa. Mais dia menos dia começa a perder cabelo...

DarthVader disse...

tanta espuminha na cabeça dos adeptos do clube da corrupção k nao kerem ver o evidente...

escutas mais que publicas, agressoes em tuneis, arbitros com viagenzinhas, "fruta", "cafe com leite", sempre o mm prejudicado, sempre o mm beneficiado, e mais e mais.

so gente que nao tem vergonha e que o unico objectivo é continuar a ganhar custe o que custar e seja por que meios ainda apoia que faz estas coisas e ainda goza com a situação...

Sry Lanka disse...

Carrega LF! Nada como uma passagem pelo seu blog no final de um dia de trabalho, para rir um bom bocado! É só galhofa aqui no office à sua custa e dos seus consócios opinadores! Bem hajam! :)

Anónimo disse...

e porque nao falar da mao que o cardozo no segundo golo do benfica? se viste o penalti do beluschi no ultimo minuto, certamente nao teras dificuldade em ver que foi com a mao? ou teras?

Anónimo disse...

Agora, apos visitar um blog que nao sabia que o senhor frequentava ( sinceramente tinha-o em melhor conta ) é que percebo o porquê da mudança radical no seu tipo de posts. Dantes aqui discutia-se futebol, agora discute - se arbitragem e este blog está cada vez mais anti-fcp. Mas nao admira, afinal voce foi deixar uma mensagem ao blog ANTITRIPA ( um blog que oferece dinheiro para bater num arbitro ), daí a sua mudança de posição. Porquê que agora vem falar do joao Moutinho? Nao percebeu que ele estava contrariado no Sporting? Porquê que a mão na figueira da foz não é penalti, e a mão do rolando já é penalti evidente? porque nao fala do penalti nao assinalado a favor do fcp contra o beira - mar e so fala no livre, que não é mesmo falta? Está a ficar ANTITRIPEIRO também?

frank disse...

Pois e Portugal e um belissimo Pais
mas que fazem dele ou estao querendo fazer dele um Pais terceiro mundista a mentalidade pelo menos assim o diz.
Ja estou cansado e mais cansado fico ao ler as verdades que o Autor deste blog escreveu doi-me a alma por meia duzia filhos de mae controlarem e atirarem ao mesmo tempo areia pros olhos para a maioria do povo Portugues,como ainda nao satisfeitos abrem-se os programas desportivos televisivos que choramos por causa das frangalhadas do Roberto,e nao por o clube assumidamente corrupto estar na frente com toda a classe por ele exibido como coisa que nada se tivesse passado nas 5 jornadas ate ao momento.Apetecia-me chamar-lhes filhos duma...mas nao chamo fica pa proxima mas por favor nao nos facam parvos ja chega nao so vemos o Futebolzinho tuga como tambem vemos outros campeonatos e sabemos distuinguir o que esta mal e sabemos o que esta bem e o menos bem mas nao facam de nos parvos seus imbecis.

frank disse...

Nao me pude conter e voltei nao fica sem resposta os Sry Lanka deve ser adepto do fcp assumidamente corrupto la esta a tal mentalidade terceiro mundista passa por ca num site que eu saiba de benfiquistas vem se divirtir secalhar ate tens razao se eu fosse ou nos fossemos como voces e istivessemos do lado de la da barricada se riamos porque ja alguma vez vio corruptos terem vergonha na puta da cara,mas como estamos do lado de ca assistindo a toda a essa farsa do mentiroso futebolzinho tug temos razao de sobra para andarmos indignados entao acha que eu nao tinha a coragem de reconhecer a classe do seu clube sem essas merdas a que todos assistimos domingo apos domingo tenham vergonha olha que felizmente nem todos os Portugueses sao iguais a voces.

iBenfiquista disse...

Os clubes pequenos têm de começar a organizar-se, a levantar a voz, pois andam, à semelhança do Benfica, a ser enganados e a ser comidos por parvos. Há muitos anos. E só é comido por parvo quem quer. Ou quem é estúpido. Mas será que ainda não repararam?.

Ontem, na Choupana, 2000 espectadores! É assim, que o Nacional quer sobreviver? É com este volume de assistências que o Nacional, e outros clubes pequenos, querem continuar a competir? As pessoas afastam-se do futebol pois percebem e sentem, que estão a ser enganadas!

Será que no fim irá pedir um subsídio ao siciliano?

troza disse...

Por acaso também fiquei com essa impressão no jogo com o Braga. Mas claro que o Domingos não disse nada... :P

the_passenger disse...

«LF, explica lá como e que o penalty contra a Naval chamas duvidoso, mas exactamente o mesmo contra o Porto na Madeira jé será sempre penalty... as jogadas são iguaizinhas, por isso uma tem de estar correcta e a outra errada, ao contrário da tua teoria de que há dois erros a favor do Porto....»

LOLOLOL

Sim, realmente as jogadas são iguaizinhas, uma parece que foi tirada a papel químico da outra, como se pode ver nas imagens.

http://www.metacafe.com/watch/5226452/fartar_vilanagem_que_criterios_tudo_a_descarada_by_jjd_20_2010/

(http://www.metacafe.com/
watch/5226452/
fartar_vilanagem_que_criterios_
tudo_a_descarada_by_jjd_20_2010/)

http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=106226473#pm_cmp=vid_OEV_P_P

(http://vids.myspace.com/
index.cfm?fuseaction=vids.individual&
videoid=106226473#pm_cmp=vid_OEV_P_P)

O facto de no lance com o Nacional a bola ser centrada para a grande área, enquanto que no lance com a Naval vai no sentido oposto, é apenas uma mera nota de rodapé. O facto do braço do jogador da Naval estar para baixo e de lado em relação ao corpo (que é de resto a posição natural dele) enquanto que no lance do Nacional o facto de o jogador movimentar o braço na direcção da trajectória da bola, levantando-o enquanto baixa a cabeça, para a seguir colocá-lo para trás das costas assim que sente o contacto com a bola é também apenas outro pormenor. Tirando estes dois pormenores (insignificantes até, diria eu...), as jogadas são em tudo iguais.

A diferença é que numa (na Naval) foi marcado penalty (justo, para alguns), enquanto na outra não foi marcado penalty (também justo para alguns).

Então... mas não são iguaizinhos???

Gramoxone disse...

Tenho a ideia que num post atrasado já me referi a esse rafeiro do Sry Lanka. Mas já agora fica também para o anónimo:
Vão-se encher de moscas. Só mesmo uns tamancos como vocês é que não querem admitir o que está clarinho como a água. Mas alguém tem dúvidas de que este campeonato já estava decidido e entregue mesmo antes de ele começar. Claro que não.
Mas como também já aqui escrevi, ao Sry Lanka e ao anonimo, para burros só lhes faltam as penas.
Gloriosas Saudações.

Gaspar Esteves disse...

O ano passado os corruptos fartaram-se de falar do campeonato dos túneis, mas goatava de saber em que jogo vencemos por causa de erros de arbitragem. Este ano com 5 jornadas já se pode dar um título a este campeonato, este será o campeonato da equipa dos catorze. Será o primeiro campeonato de futebol do universo ganho por uma equipa de catorze e que, mesmo assim, só ganha aos que jogam com onze...ou menos.

Anónimo disse...

Nao disse que naoe ra penalty, apenas disse para o LF ser coerente. Se no da naval diz que não é penalti porque protesta neste? se voce proprio diz que sao iguaizinhos, entao nao há que protestar o facto de ter sido marcado contra a naval. já que sao iguaizinhos, nao é?

Anónimo disse...

the passenger, pensei que me estivesse a responder a mim. mas aqui fica o meu ponto de vista.para mim, ambos sao penalti.logo bruno paixao errou. alias, como o ano passado, em pleno estadio do amr, se enganou ao nao assinalar um penalti claro sobre ruben micael. mas este arbitro ( nao sei como é internacional) ja habituou toda a gente ao seu fraco nivel

No.Worries disse...

hahahahahaha, como é possível que haja adeptos azuis e broncos a comparar o penalty da figueira (que como foi dito no post é altamente duvidoso) com este penalty na madeira (que é flagrante)?!?

Inacreditável!
E a explicação do the_passenger dispensa mais comentários.
A verdade é que os adeptos do clube corrupto sabem que só ganham graças às viagens pagas a árbitros, à "frutinha de dormir", às visitas de aconselhamento matrimonial, etc. E pelos vistos também sofrem de alguma perturbação mental. Será o provincianismo complexado que está a afectar a mioleira?

Peter disse...

Excelente Post caro LF comungo totalmente as suas ideias.Os adeptos do fcp andam desesperados agora comparam o penalty da figueira da foz com o da choupana como se fossem lances iguais,nada mais falso.È que na figueira é claramente bola na mão á queima-roupa, na choupana mão na bola e a uma distância já considerávelo LF tem razão estão a ser levadinhos ao colo.Parece os tempos do calheiros.que vergonha,que roubalheira,que clube tão baixo.

Sry Lanka disse...

Gramoxone e Frank
No ano passado o andôr foi bem levadinho em ombros, desde o início! Eram mergulhos do Aimar, eram agressões e penaltis do Luiz, do Luisão, metade do campeonato jogado contra 10 e contra 11, o Costa na liga a fazer a papinha preparada no túnel, eram golos (sim golos, e não foras-de-jogo a 30 metros da baliza, agora preconiozados com escândalos nacionais) anulados ao FCP, e não vi aqui as vossas cabeças iluminadas a falarem disso! Ninguém se queixou, nem se preocuparam com a nossa indignação e de todos os outros clubes, não houve comunicados da treta do vosso clube, até o Pereira andou caladinho, e este ano lembrou-se de tb ele fazer conferências de imprensa, nada. Era tudo límpido e transparente! Agora, pq andaram a falar de mais, pq já eram campeões antes de começar, pq em Portugal ninguém os batia, pq ia vencer a Champions, e treta e mais treta, tem as vossas mentes iluminadas, e dos iluminados dirigentes do vosso clube, arranjar, mais uma vez, (e é sempre assim quando o vosso clube anda la por baixo, e são muitas as vezes), que arranjar um xorrilho de desculpas efarrapadas para atirar areia pós olhos do povo! Por isso, recomendo q peguem nas palas q têm de lado, e as ponham de frente, senão ainda se magoam com tanta areia q os vossos iluminados dirigentes vos atiram, e q vcs papam todinha!
Ah, e já tamos cheinhos de medo ao olhar para trás, as pernas tremem e de q mandeira, q no proximo fds vamos virar mais um frango, para fugir ainda mais la pa frente! E já agora, Kléber do Maritimo expulso? Q jeitaço não?? Ai se o próximo jogo fosse Maritimo - FCP! UI! O q para aqui já ia!!!! Vão-se babando, vendo o PENTA-CAMPEÃO a voltar rapidamente!!!

Nuno Figo disse...

Penso que o clube condenado por corrupção desportiva na forma tentada merece os elogios que lhe fazem - nomeadamente e acima de tudo, à sua defesa.

Esta nova defesa do clube das antas é de facto, muito boa.
É praticamente impossível entrar na área azul-e-branca! Tudo o que entra, é limpo. Seja a bola, sejam os pés dos adversários, seja com a mão ou ao empurrão.
Em todos os jogos até agora disputados, os defesas do porto revelaram que, naquele microcosmos chamado "a área do porto", existem novas descobertas sobre a fisionomia humana e todo um mundo novo que nos obriga a repensar o conceito de PORRADA.

Maicon, Rolando, Sapunaru e Álvaro estão de facto a mostrar a sua lei dentro da área portista.
O chato é que é uma lei diferente das leis do futebol...

Anónimo disse...

so ganha aos que jogam com onze...ou menos. tens uma razao de queixa para quem o ano passado jogou mais de metade da temporada com mais um ou mais 2

Nuno Figo disse...

No entanto, discordo sobre Moutinho. É o mesmo dos tempos do Sporting, mas agora está no seu elemento (qual peixe na água... ou, concretamente, taínha no esgoto).

Um clube como o porto é o sítio certo para Moutinho gritar bem alto a sua capacidade futebolística.

E porra, o homem grita mesmo muito.

Questiono-me aliás se os super-heróis do porto se esgotam em Hulk. Moutinho não será uma espécie de Wolverine? Como pode o homem que mais urros de dor, que mais gritos e espernear debitou nos últimos anos, nunca ter estado lesionado? Terá poderes de regeneração celular? Caramba, será que é feito de adamantium?!

Homem da Luz disse...

Curiosidade: a jogada de Rolando foi 2m depois do árbitro ter assinalado uma falta semelhante e que daria no 1º golo.

Curiosidade: Depois do caso Kléber o Marítimo tem sido violentamente roubado, vi os 2 último jogos e são ao nível do jogo em Guimarães.

Curiosidade: Os árbitros destes 2 jogos foram Cosme Machado (soa a viagens Cosmos) e Artur Soares Dias (soa a Dragão-a-dias).

Acredito q o SLB vai ser bi-campeão, contra frutos e contra todos.

Pedro disse...

Gostava de saber o que estes adeptos corruptos dizem aos filhos, q educação lhes passam...

Não têm vergonha do legado q deixam aos filhos?

Q nojo!!!!

the_passenger disse...

Há quem fale em ‘iluminação’ como se fossem verdadeiros iluminados. Se calhar o clube de quem estes ‘seres superiores’ são adeptos nunca ganharam um jogo contra 10 ou 9 (memória 'selectiva' ou é mesmo Alzheimer?). Se calhar os jogadores que cometem faltas para ser expulsos são na verdade uns injustiçados, e até poderiam ser se partíssemos do facto de que há jogadores de certos clubes a quem tudo é permitido e nem faltas são marcadas, acho que aí sim, poderíamos falar em injustiça. A iluminação destes é tanta que até alumiam túneis, túneis estes em que jogadores são expulsos de jogos por serem agredidos e onde outros agridem sem razão aparente (mas foram provocados, talvez por seres místicos e iluminados), como se não houvessem vídeos daquilo que se passou disponíveis na internet. Para além disso, tais jogadores são suspensos por leis criadas pelo próprio clube no qual jogam, mas a seguir fazem-se conferências de imprensa onde se indignam pela injustiça feita, quais virgens ofendidas. Conferências essas que hoje em dia são ridicularizadas pelos adeptos desses mesmos clubes porque são feitas por outros clubes. A isto eu chamo a ‘puta da coerência’… Também há treinadores que enquanto andam em determinados clubes arranjam desculpas esfarrapadas atrás de desculpas esfarrapadas, mas quando saem de lá, afinal as desculpas resumem-se a falta de competência. Existem ainda presidentes de clubes mais iluminados que outros, como é o caso de um presidente que diz que nunca recebeu árbitros em casa, e afinal esses árbitros admitem que estiveram nessa casa para receber conselhos matrimoniais de pessoas que se casam outra vez depois de se divorciarem (arrependem-se muito). São, portanto, o supra-sumo no assunto dos casamentos e da fidelidade matrimonial. Se calhar a areia para os olhos do povo por parte desses dirigentes desaparece por milagre quando se evoca juras pela alma da filha, ou para esse povo as palas que envergam os protegem de tudo, ou talvez é o poder da iluminação que lhes dá uma força sobrenatural para lidarem com tanta areia!

the_passenger disse...

Há quem fale em ‘iluminação’ como se fossem verdadeiros iluminados. Se calhar o clube de quem estes ‘seres superiores’ são adeptos nunca ganharam um jogo contra 10 ou 9 (memória 'selectiva' ou é mesmo Alzheimer?). Se calhar os jogadores que cometem faltas para ser expulsos são na verdade uns injustiçados, e até poderiam ser se partíssemos do facto de que há jogadores de certos clubes a quem tudo é permitido e nem faltas são marcadas, acho que aí sim, poderíamos falar em injustiça. A iluminação destes é tanta que até alumiam túneis, túneis estes em que jogadores são expulsos de jogos por serem agredidos e onde outros agridem sem razão aparente (mas foram provocados, talvez por seres místicos e iluminados), como se não houvessem vídeos daquilo que se passou disponíveis na internet. Para além disso, tais jogadores são suspensos por leis criadas pelo próprio clube no qual jogam, mas a seguir fazem-se conferências de imprensa onde se indignam pela injustiça feita, quais virgens ofendidas. Conferências essas que hoje em dia são ridicularizadas pelos adeptos desses mesmos clubes porque são feitas por outros clubes. A isto eu chamo a ‘puta da coerência’… Também há treinadores que enquanto andam em determinados clubes arranjam desculpas esfarrapadas atrás de desculpas esfarrapadas, mas quando saem de lá, afinal as desculpas resumem-se a falta de competência. Existem ainda presidentes de clubes mais iluminados que outros, como é o caso de um presidente que diz que nunca recebeu árbitros em casa, e afinal esses árbitros admitem que estiveram nessa casa para receber conselhos matrimoniais de pessoas que se casam outra vez depois de se divorciarem (arrependem-se muito). São, portanto, o supra-sumo no assunto dos casamentos e da fidelidade matrimonial. Se calhar a areia para os olhos do povo por parte desses dirigentes desaparece por milagre quando se evoca juras pela alma da filha, ou para esse povo as palas que envergam os protegem de tudo, ou talvez é o poder da iluminação que lhes dá uma força sobrenatural para lidarem com tanta areia!

the_passenger disse...

Para esse clube também dá muito jeito os jogadores que emprestam a outros não defrontarem o clube de origem sempre o jogo é contra este (será que o próximo é o Orlando Sá? Apenas um palpite…).

Bendito sejas, Thomas Edison, por teres iluminado um mundo tão obscuro!!!

http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Edison