BATE CORAÇÃO

Não se esperava outra coisa. O jogo de Coimbra traduziu-se numa tarde de dificuldade, tensão e sofrimento.
À medida que o campeonato caminha para o fim, à medida que cada ponto ganho ou perdido assume peso de decisão, os corações palpitam nas bancadas e as almas sofrem como nunca. A glória está próxima, todas as probabilidades jogam a favor, mas enquanto a porta da gaiola não se fechar, enquanto subsistir o risco do pássaro se escapulir, enquanto a terrível hipótese de morrer na praia permanecer ameaçadora, esta angústia vai acompanhar o mundo benfiquista. Vai valendo que, em campo, os jogadores encarnados não dão mostras de grandes tremeliques, e, uma vez mais, tudo acabou em bem.
Tal como tudo começara bem, pois um golo aos dois minutos poderia até indiciar uma vitória tranquila. Sobretudo pela forma afirmativa como o Benfica entrou em campo, dominando completamente as operações, conquistando a bola em zonas adiantadas, pressionando muito, flanqueando o jogo, fazendo, enfim, aquilo que tem feito ao longo dos melhores momentos da sua temporada. Um eventual segundo golo poderia ter transportado a partida para outra dimensão (uma goleada?), mas o que é certo é que, apesar de terem existido oportunidades para tal, foi a Académica a marcar, num lance fortuito…e irregular.
Fazendo o 1-1 os estudantes cresceram muito. O restabelecer do empate era a prova de que podiam efectivamente responder ao futebol benfiquista, e disputar-lhe os pontos. Passaram a deter a bola muito mais tempo, trocando-a como é raro ver-se a uma equipa da cauda da tabela classificativa. E na área encarnada a ausência de Luisão fazia-se notar, quer ao nível do futebol aéreo, quer no apoio normalmente dado às iniciativas ofensivas de David Luíz (que voltou a manifestar alguma displicência nas saídas da zona de perigo).
Não há campeões sem sorte, e o momento em que o Benfica marcou o seu segundo golo (à beira do intervalo) não podia ter sido mais favorável. Foi novamente Weldon o protagonista, mostrando a enorme utilidade da sua presença no plantel – com 5 golos valeu já 6 pontos, exactamente os que o Benfica tem de vantagem sobre o segundo classificado.
Após o intervalo sentia-se que, ou o Benfica marcava o terceiro, ou ver-se-ia em apuros para, na ponta final do jogo, segurar a vantagem. A Académica ameaçava lances de perigo a cada vez que dispunha da posse de bola (ou será a minha ansiedade a falar por mim?), e o resultado tangencial conferia-lhe o tónico psicológico necessário para continuar a lutar bravamente pelos pontos.A sorte foi que o terceiro golo apareceu mesmo. Marcou Ruben Amorim, mas coube a Di Maria a maior fatia do mérito. Após algumas oportunidades desperdiçadas, o Benfica pensava ver sorrir-lhe a tranquilidade. Debalde. Com poucos minutos para jogar, um pontapé de Tiero, e uma desatenção de Quim, recolocaram a equipa de Villas-Boas na discussão do jogo. O tempo que faltava jogar-se foi aflitivo, até porque Carlos Xistra insistia em assinalar faltas inexistentes contra os encarnados, empurrando-os para a sua zona defensiva.
Soou enfim o apito final. Soou como música celestial aos ouvidos de milhões. O Benfica ganhou, com justiça, um jogo que poderia ter corrido mal. Superando o indisfarçável cansaço, as ausências de Luisão e Saviola, a debilidade física de Cardozo, a arbitragem hostil, e um adversário forte, organizado e empenhado, pode ter sido dado em Coimbra o passo decisivo para o título.
Mas…ainda faltam 4 pontos, e não será de garrafa de champanhe na mão que eles poderão ser conquistados.

13 comentários:

Mário disse...

"Superando o indisfarçável cansaço, as ausências de Luisão e Saviola, a debilidade física de Cardozo, a arbitragem hostil, e um adversário forte, organizado e empenhado..." e um frangueiro na baliza.

Sei que não concorda mas o Quim é um guarda-redes fraco, sendo a peça claramente mais fraca desta fabulosa equipa. Não aguento mais o Quim, pode ser que esteja no fim o seu ciclo no Benfica. E para o ano venha de lá um guarda-redes do nível do resto da equipa.

BT26 disse...

Atenção que ele já nos deu 7 pontos, não te esqueças do empate na primeira jornada. Salvo erro Weldon é o jogador com a melhor media de minutos/golos :)

Benfica sempre

Anónimo disse...

LF,que me diria se fosse o fcp a jogar para o titulo contra a academica e o GR da Académica ja tivesse sido do fcp e sofresse aquele primeiro golo? Pareceu-me algo propositado nao?

LF disse...

Mario,

Como sabes, não concordo.
Mas ontem de facto esteve mal.


BT26,

Considerei 3 pontos ontem, 1 com o Marítimo, e 2 com o Naval (ele marcou 2, ganhamos 4-2)


Anónimo,

O que ouvi dizer, a fonte bem informada, é que havia malas cheias de dinheiro prometidas aos jogadores da Académica para ganharem ao Benfica.
E se este era o jogo que Jesus mais temia, por algum motivo era.

Mas quando eu digo certas coisas relativamente ao Porto digo-o relativamente a um clube e um presidente condenados por corrupção desportiva tentada, que recebiam árbitros nas vésperas do jogos, e os presenteavam com "fruta".
É como desconfiar da seriedade da Cicciolina.

Jotas disse...

Eu festejarei com todo o gosto o título do meu clube, que acredito já não irá fugir, no túnel do Marquês de Pombal, respondendo desse modo ao apelo de um ou outro energúmeno, em que o meu principal cartaz será: "Posso ser campeão do túnel, mas não sou do Calor da Noite", pois perito em prostituição é aquele que tanto fala de túneis.

antonioSLB disse...

Weldon: 10 jogos, 317 minutos e 5 golos.
Média: 63.4 minutos/golo
LOLk: 16 jogos, 1325 minutos e 5 golos.
Média: 265 minutos/golo

Se o LOLk é incrível, então o Wel(l)don(e) só pode ser SUPER FABUL-ÁSTICO!!!!

Anónimo disse...

ouviu dizer, nao tem a certeza certo? e acha crime dar premios a jogadores em caso de vitoria? nao lhe parece mais grave pagar para perder? ou fazer de proposito apra perder? volto a lembrar- lhe LF, o fcp nos tribunais foi ilibado, sendo apenas condenado por um homem que se encarregou de ajudar o benfica no titulo com as suas suspensoes manhosas, o senhor Ricardo Costa. Vai negar?

Anónimo disse...

antonio SLB, es de rir mesmo. Quando o weldon tiver metade da tecnica do Hulk pode vir aqui falar. Nao digo que valha 100 milhoes, porque nao vale nem um quarto disso, mas tambem estar a fazer comparaçoes dessas é ridiculo

antonioSLB disse...

Não devia responder ao anónimo, quem não tem coragem de se identificar não merece resposta. No entanto, eu não inventei, são estatísticas, são FACTOS, imagina só se fosse ao contrário ...
Considerar o que o Lolk tem como técnica, é de quem nunca jogou futebol ou não percebe patavina do que se trata. O homem tem força e velocidade depois de embalar, atira a bola para a frente e vai atrás dela a ver se chega antes do adversário. Técnica é saber recepcionar e passar a bola da melhor maneira, em qualquer situação, o homem parece que tem tijolos nos pés, a bola bate e foge, é saber rematar com força e direcção, não é chutar para a bandeirola de canto como fez o Lolk no Estádio da Luz. Se forem honestos, vejam novamente os números, FACTOS, o porto jogou melhor, mais colectivamente, e perdeu menos pontos sem o Lolk do que com ele. Vão ver os números de quando estava no Japão, um verdadeiro indisciplinado, com muitos cartões amarelos e várias expulsões. Mais uma vez FACTOS, basta ser sério e honesto nas análises. Compreendo que não vejam mais possibilidades de fazer receita para o ano, e que o quisessem valorizar, mas seria mais do mesmo, vender gato por lebre.
E pluribus unum

Anónimo disse...

Pagar para ganhar é crime...mas jogar no Algarve com o Estoril q acabaria por isso pode descer de divisão, é sério!! Ah, e o Hélio Santos, arbitro, com as botas de um jogador do Slb. Normalíssimo!

Anónimo disse...

É isso mesmo anonimo!

Se o arbitro fosse a casa dum dirigente do foculporto dar conselhos matrimoniais, ainda vá k nao vá...

Agr jogar com as botas dum jogador do SLB... só pode ser corrupto!

Anónimo disse...

quem ilibou o pinto da costa e tao corrupto quanto ele as escutas enganem quem triste figura este pateta

Anónimo disse...

antonioSLB, eu sou anonimo e se quiser responder responde, senao paciencia. diz que eu n m identifico ams se pusesse ca outro nome ia ficar a saber o msm n? digo eu.ele chuta pa frente e anda atras da bola? LOOL. voce devia ser comediante. a beira do weldon ele podia jogar so com o esquerdo. se comparasse o weldon ao farias, td bem, agora ao Hulk? tenha dó homem. ao hulk pode comparar o di maria, e eu admito que para ja, repito, para ja preferia o vosso.