BOA SORTE E POUCO MAIS

Será que entre Quim, Ruben Amorim, Fábio Coentrão, Carlos Martins, César Peixoto e Nuno Gomes, nenhum deles tem lugar nos dezoito convocados para a selecção?
Ou será que Queiroz, depois de ter tentado mudar o jogo com a Bósnia da Luz para o Dragão, depois de convocar Boa Morte apenas por este ter estado presente numa festa do FC Porto, depois de lançar Beto, Rolando, Duda entre outros apenas por serem (ou estarem próximos) do FC Porto, depois de pretender limitar o vermelho nos equipamentos, depois de se sentar repetidamente ao lado de Pinto da Costa, depois de participar na cerimónia litúrgica em torno de Pedroto, está mesmo empenhado em prescindir do apoio de 60 % dos portugueses?
Para mim, a selecção está ainda muito, mas mesmo muito, acima de qualquer Queiroz, e como benfiquista até agradeço que nesta altura os meus jogadores sejam poupados ao desgaste de mais um jogo. Mas confesso que a cada dia que passa, a cada convocatória que sai, se torna mais difícil para mim apoiar este projecto. Esperando estar enganado, tenho um feeling que tudo vai correr mal, e não me esqueço que só estamos no Mundial porque, felizmente, a Dinamarca marcou um golo à Suécia.
Para já, sinalizando o meu descontentamento, não vou dizer mais uma palavra sobre o jogo com a China.

39 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo, pior será na convocatória final (que é mais alargada), queirós vai convocar 1 ou 2 jogadores do Benfica apenas para conquistar os adeptos do Benfica (+ de metade dos portugueses) quando na realidade não conta com os jogadores do Benfica para ajudar a selecção de forma efectiva(se o fizesse já os tinha convocado), vão estar ali apenas para nos tentar fazer passar por parvos.

Valco disse...

Apoiado!

Anónimo disse...

60%? Tem de actualizar esses números, na realidade são cerca de 20%, ainda há pouco mais de um ano saiu na imprensa um estudo que demonstra que os 60% não correspondem à verdade...

Miguel disse...

sinceramente.... caguei pa selecção!
Carlos Queiróz é um bêbado que faz tudo ao contrário daquilo que deve ser o trabalho de um selecionador!
Vejamos a ultima ocnvocatória, os dois jogadores(Coentrão e Micael) que iriam preencher "buracos" da nossa selecção foram para os sub-23 e o Varela(que é um bom jogador) é chamado para a posição em que Portugal está melhor... enfim!
Já para não falar do Quim...

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis
A subserviência de Carlos Queiroz a Pinto da Costa é já de todos conhecida. E se calhar foi por isso que houve aquela cena no Aeroporto. Lembro-me bem de que Jorge Batista considerou que era a Nike que mandava no selecção Nacional. Eu não percebo porque é que o guarda-redes português menos batido vai ser substituido por o sengundo guarda redes menos batido e porque é que o clube com melhor ataque melhor defesa não tem nenhum jogador sequer convocado.

Quem manda na selecção é Pinto da Costa e quem tem a coragem de o dizer isso leva no "trombil".


Eu vou-me rir se o Benfica for o clube portugu~es com mais jogadores presentes no Mundial, claro porque o plantel do Benfica é de primeira qualidade para os seleccionadores dos respectivos países só não é para Carlos Queiroz, claro.

jfk disse...

Apoiado.

Queiroz é fraco como técnico, muito fraco, e não vale absolutamente nada como homem, já o comprovou por variadíssimas vezes.

Está no lugar por imposição e tem que pagar a bula papal.

E assim se hipotecou mais um campeonato e, pior do que isso, todo um trabalho existente com o qual se pretendeu romper, que vai demorar a recuperar. Vamos ver no futuro próximo quais as consequências para a selecção desta passagem tenebrosa.

Espero, sinceramente, ver este urso a treinar o Porto na próxima época, mas duvido que o velho acabe por o contratar, como era sua prévia intenção.

Eu, apesar de Português, não me consigo identificar com o que vejo, quando o que vejo não me agrada e me cheira a podre, pelo que não tenho entusiasmo nenhum com o mundial, o que lamento.

Vamos fazer uma triste figura, pois com este arrogante não se consegue mais nada.

Depois do mundial muita comunicação social e opinion makers vão falar sobre este período negro.

Mas Gilberto 'Daqui não saio, daqui ninguém me tira' Madaíl lá vai continuar, impunemente e irresponsavelmente.

Mas entretanto a selecção serviu para promover e 'valorizar?' mais alguns jogadores da cor e mostrar a outros que estar perto do azul e branco traz beneficios...

Anónimo disse...

essa notícia deve ter saído na imprensa controlada pelo fcporco...

Unknown disse...

senhor anonimo dos 20%, esse estudo parece-me tao fidedigno quanto o seu nome...

Jota disse...

Ao anónimo (um dos muitos) que aqui questionou o número 60%, convinha deixar as suas fontes para não fazer figuras tristes. Não digo que sejam 60% mas também acho difícil que sejam só 20%. Nada como documentar as nossas intervencões, ou melhor ainda às vezes, não intervir.

(Repare que não estou a negar o que escreveu, mas à falta de prova, para mim o comentário vale zero. Ah, e "saiu m estudo" ou "vi na internet" também valem zero a esse propósito).

Sry Lanka disse...

Mas pa q raio precisa a Selecção do apoio destes aziados?! Queriam q convocasse quem? O Javi Garcia? Até dava jeito! O Cardozo...melhor ainda! O Saviola? Era optimo!! Quim? Talvez ainda vá...Coentrão? Pa selecção B ta mais q bom! Peixoto? Prefiro a Diana! Nuno Gomes? Só se for pa apresentar os equipamentos! Mas pra isso parece q até o Nani o ultrapassou! Acordem pa vida! Acham-se assim tão importantes?? Quando era o burro teimoso brasileiro a deixar de fora os titulares do FCP Campeão Europeu, ninguém vos ouviu criticar! Mas quando se viu à rasquinha, lá os foi buscar e fomos vices campeões! Agora, só pq este treinador, quer é jogadores a sério em vez de refugo da "instituição", pronto...tão eles aqui todos chateadinhos! A selecção precisa tanto do vosso apoio para ganhar, como o do povo do Uzbequistão! Só pq este treinador, se dá bem com toda a gente e não em promiscuidades nem em compadrios contra o FCP, já aqui estão as virgenzinhas todas ofendidas! Limitem-se ao vosso espaço!

Viriato de Viseu disse...

Este anónimo demente, quer-nos fazer acreditar que os Benfiquistas são apenas 20% dos Portugueses???

Mas não há aqui, neste blogue, uma vassoura e creolina, que varra daqui estes andróides e submissos???

Kurouki disse...

é claro que é mentira "anónimo" alias os estadios onde o benfica vai estão sempre às moscas.. enfim..

Sinceramente LF, também eu confio mto pouco na selecção.. principalmente se o queirós convocar o meireles em vez do amorim.. isso sim vai ser a gota de agua, na minha opinião, aliado ao que descreveu no post..

Tiago Pereira disse...

"...porque o plantel do Benfica é de primeira qualidade para os seleccionadores dos respectivos países..."

Totalmente de acordo, esqueceu-se foi de mencionar que do onze titular do benfica apenas dois são portugueses, o quim que é um jogador fora do prazo para uma selecção em renovação e o cesar peixoto que não obstante estar a fazer uma boa época no benfica, não tem "estaleca" para aquentar com os jogadores que lhe vão apararecer na fase de grupos do Mundial e isto extende-se ao fábio coentrão que apenas poderá entrar naquela selecção como lateral esquerdo. Não quero com isto dizer que concordo a escolha de duda para lateral esquerdo, pois a meu ver o melhor lateral esquerdo para a selecção seria o evaldo.

Tiago Pereira disse...

Tenebrosa foi a passagem do treinador Luiz Felipe Scolari pelo banco da selecção, para além de vir para aqui encher literalmente os bolsos de dinheiro conseguiu não fazer o futebol português evoluir o minimo que seja, limitando-se a aproveitar o trabalho e os jogadores "criados" por José Mourinho.
Esta é capaz de ser a pior selecção dos últimos 6 anos mas também é capaz de ser aquela com pior matéria prima sendo que a maioria dos jogadores, quer sejam eles do Porto, Sporting ou Benfica, não passam da mediania.

Tiago Pereira disse...

Kurouki:
Não diga disparates. Veja lá se passaria a confiar mais se o Miguel Vitor fosse convocado ao invés do Rolando

Frank disse...

Estou de acordo com o belo post do vedeta da bola mas nao concordo totalmente com os jogadores escolhidos do benfica,Nuno gomes eu nao o convocaria embora saiba que e um excelente jogador,mas nao tem jogado e a idd tambem conta,Cesar peixoto tambem nao,mas caramba esta e para si Sry lanka,acha que o rubem amorim nao tem lugar nesta seleccao,idem Carlos Martins,Coentrao,Quim se acha que nao respeito a sua opiniao mas nao deve saber ver futebol,mas tambem quem, me dera a mim que Aimar,Cardoso,Ramires<javi,luisao,David Luis,Maxi,fossem Portugueses ,ai arriscava mesmo com queiros que nao simpatizo nada fossemos campeos do Mundo.

catn disse...

LF

Desde que entrou o Deco para a nossa selecção, chamar-se de equipa nacional portuguesa deixou de ter sentido

Em relação aos jogadores do Benfica, até é um favor que nos faz, assim não se lesionam e não ficam mais cansados, os unicos punidos são os jogadores

O GLORIOSO disse...

Sinceramente estou-me literalmente a borrifar para a equipa do sr. Prof.
Ganha ou perca pouco me importa e digo quantos menos jogadores do Glorioso melhor.
As minhas selecções são o Di Maria, Aimar, talvez Saviola (Argentina), o Cardozo (Paraguai), o Luisão e Ramires (Brasil), o Maxi (Uruguai) e já são muito por torcer.
P.S- Quero ver qual o clube Português que vai ter mais jogadors no Mundial

Ricardo Sardo disse...

Luis, escrevi uma carta aberta a Queiroz que enviarei amanha à FPF. Se quiser, publiquei-a no Pátio.
Abraço.

Anónimo disse...

queirós é um nabo; agora que nos tinham prometido a espinha dorsal da selecção não convoca NGomes!
mas também a jogarmos, a titular, com um portugues, queriamos o quê? que convocassem o Rui Costa?

ricardo costa

ele há coisas disse...

eu quro é que o avião caia. sorte a do ronaldo não jogar no Benfica, ou lá teria que ir para a selecção B

Anónimo disse...

Se o Maradona convocar o Saviola e o Aimar acho que vou torcer pela Argentina. Estes mais o Di Maria e o Lara.

Jota disse...

Nao gosto do Queiroz (tal como nao gostava do Scolari por motivos diferentes), mas li aqui coisas que me arrepiaram, sinceramente. É a minha seleccão, é o meu país e nunca conseguiria apoiar a seleccão argentina ou paraguaia à frente da portuguesa apenas porque tem lá mais jogadores do Benfica.

Nao pretendo dar licoes de patriotismo nem de benfiquismo e ninguém, mas desde já refiro que também não as aceito de quem quer que seja. Sim, é verdade que senti um pouco menos a seleccão depois de Deco, Pepe e Liedson serem integrados. Ainda assim, sem pensar, o sangue aquece-me nas veias quando ouco o hino nacional antes dos jogos, e isso, nem que a argentina jogasse só com jogadores do Benfica, me iria conseguir fazer sentir.

Para além de tudo o mais, acho que o Benfica tem uma equipa extraordinaria este ano, a quem agradeco muitas alegrias, mas de entre os portugueses terá dois ou três seleccionáveis claros, e nenhum deles quanto a mim seria titular indiscutivel neste momento a não ser eventualmente o Quim, pela experiencia que será fundamental num Mundial. Foi uma opcão da equipa técnica e eventualmente do Rui Costa que neste momento na equipa titular tenhamos normalmente só 3 portugueses (4 a espacos) e isso paga-se de alguma forma. Ainda assim, é de estranhar (ou nao) que Queiroz convoque Hilários (que exibicao contra o City...) e outros que tais, deixando jogadores do Benfica que quanto a mim mereceriam muito mais uma convocatória consecutivamente de fora.

Ultimo comentário: a ultima Seleccao Nacional que me transportou para níveis de entusiasmo e fervor patriótico extraordinários jogou em 2000 na Bélgica e na Holanda, era treinada por um senhor chamado Humberto Coelho, maravilhou a Europa com um futebol fantástico e ficou nas meias-finais contra uma Franca à altura imbatível, num jogo com as condicionantes que todos conhecemos. Não vi nessa altura um terco do reconhecimento que teve o senhor Scolari, que pegou na espinha dorsal do Porto de Mourinho, lhe juntou um Ronaldo em explosao e um líder chamado Luis Figo (que nunca mais tivemos desde aí) e pouco mais fez para além de nos massajar o populismo e perder três vezes em casa com a Grécia num espaco de dois ou três meses. O meu chapéu, tiro-o aos de 2000, e é a esses tempos que espero voltar, de preferência com jogadores do Benfica no grupo.

Anónimo disse...

Aqui vai...

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1144309

Espero ter correspondido...

A verdade é que já me confrontei várias vezes com a referência aos 6 milhões que não correspondem, de todo, à verdade.

O "estudo" que referia os 6 milhões (que não encontro na Internet agora - é capaz de ter sido eliminado do servidor onde estava), referia igualmente que o Manchester United tinha entre 2 a 4 milhões de adeptos em Portugal (acreditem ou não).

otragal disse...

É realmente inacreditável a quantidade de disparates que se lêem. Por vezes penso para que raio serve a liberdade de expressão…

Kurouki disse...

Tiago Pereira:

Se dissesse isso, independentemente de ser benfiquista como o sou, estaria sim a dizer um disparate porque a experiencia do rolando no campeonato portugues e na selecção é claramente muito maior que a do miguel vítor (por enquanto). Mas no que toca ao raúl meireles que tem jogado "zero!!" esta época o amorim merece mto mais estar lá pela consistência defensiva e ofensiva pla qual se lhe reconhece mérito.

Para finalizar peço ao Tiago Pereira para não por palavras na minha boca e para ter consciência que o seu clube está longe de ser o "galvanizador" que tem vindo a ser de há 4 anos para cá e a prova disso foi o banho de bola que levaram em Alvalade.

Unknown disse...

oh senhor anónimo, logo desse excelente jornal, mas é curioso ver um estudo de alemães sobre adeptos de futebol... portugueses...

Anónimo disse...

@LF

Eu sei que não gosta de responder a porguntas com factos reais, mas, de que forma, está o Duda ligado ao FCPorto?


@ Vitória

O Scolari em 2004 deixou de fora o guarda-redes titular do bicampeão nacional, vencedor da Taça UEFA e da Champions e considerado, no final do ano, melhor guarda-redes da Europa. Também se queixou na altura? Se calhar faltava-lhe ter sofrido 11 (6 do Brasil + 5 do Olympiakos) no espaço de uma semana, para ser seleccionável.

Mas, apesar de tudo, acho que ele devia ser convocado; mas, de preferência, que jogasse melhor do que o que o Coentrão jogou contra a Bósnia que foi muito fraquinho...


@ O GLORIOSO

O Uruguai? olhe que esse tem, regularmente, três jogadores do FCPorto. É seguramente o Pinto da Costa que comprou, também, o seleccionador do Uruguai.


@ todos os outros

'A selecção portuguesa deixou de representar Portugal desde que o Deco (e o Pepe e o Liedson) a representam. Por isso, vou apoiar o Brasil e a Argentina.' BOA! Adeptos assim não são precisos. Felizmente ainda há muitos portugueses que se revêm na nossa selecção e que a apoiam independentemente da clubite. Ou será que os adeptos do Paços de Ferreira não vão apoiar a selecção nacional porque não tem lá nenhum jogador?

Tiago Pereira disse...

Kurouki:
Se você gostar de futebol e se não se limitar apenas a ver os jogos do seu clube conseguirá perceber o porquê do Raul Meireles estar a render tão pouco esta época no Futebol Clube do Porto. Compare os desempenhos do Raul na selecção e tire as suas conclusões.

Anónimo disse...

Prefere outro?

http://aeiou.expresso.pt/benfica-so-tem-22-milhoes-de-adeptos-em-portugal=f497658

Manuel Neves disse...

Ainda bem que não convocou ninguém. E estou a ser sincero quando o digo. Espero qeu não vá ninguém do Benfica, que Queiróz se cole ainda mais aos azuis e que Portugal faça um Mundial de merda. Sai a ganhar Scolari e todos os que o defenderam, sai a perder o clube do Guarda Abel. É bom que as águas estejam separadas, que o Benfica se demarque do tipo que acha que uma boa cor de pele apaga as 5 derrotas consecutivas no campeonato pelo Real Madrid (recorde!) e aquela linda substituição no dia 14 de Maio de 1994.
Uma derrota de uma selecção tão conotada com o clube de Martins dos Santos seria mais uma derrota política improtante e mais um passo para acabarmos com este fóculporto.
Mas primeiro, a maior das prioridades: Benfica Campeão

Jota disse...

Caríssimo anónimo, desde já, e sem ponta de ironia, agradeco o tempo que dispendeu a encontrar as fontes para suportar a sua afirmacao anterior. A melhor forma de agradecer foi mesmo ler com toda a atencao os links que aqui divulgou e que se reportam ao mesmo estudo de ma empresa alemã.

Poderei discutir outros aspectos deste estudo se se tornar pertinente, mas o facto fundamental, e que quanto a mim faz toda a diferenca está contido nesta frase:

"Considerando uma população de 7,65 milhões de portugueses, entre o mesmo intervalo de idades, o estudo da SPORT+MARKT sustenta assim que apenas 61,43%, cerca de 4,699 milhões de portugueses, revelaram ser "interessados" ou "muito interessados" em ver futebol através da televisão.

Entre os "interessados" e "muito interessados", a empresa realizou em Portugal 600 inquéritos por telefone, como amostra desta população, questionando sobre o clube favorito, sem dar sugestões."

Ou seja, o Universo desta sondagem não são 10 milhões de portugueses, mas sim 4.7 milhões, os tais "interessados". Assim sendo, quando o caro anónimo diz que "na realidade são cerca de 20%" está a tomar os 2.2 milhões de benfiquistas estimados no estudo como sendo 20% do Universo de 10 milhões de portugueses. Contudo, sendo o Universo reduzido a 4.7 milhões, os simpatizantes do Benfica constituem na realidade aproximadamente 48% de todos os interessados em futebol.

Tal como referi anteriormente, nao sei se os benfiquistas sao 60% da populacao, e nunca li nenhum estudo que suportasse a ideia dos 6 milhoes. Contudo, parece-me óbvio que há uma grande diferenca de numeros em relacao aos adeptos do Benfica e dos restantes clubes. Digo-o sem ponta de arrogancia. Seguramente seremos mais que 20%.

Agradeco mais uma vez, e espero que tenha ficado esclarecido.

Unknown disse...

senhor anonimo, tente ao menos perceber o conteudo do estudo, que indica apenas o numero de adeptos interessados e que segue os jogos de futebol na tv, o resto da população nao entre na estatistica...
se formos contar adeptos, simpatizantes e mesmo aqueles que apenas têm uma orientação clubistica, vai ver que o seu clubezinho nao passa disso mesmo, de um clubezinho...

cj disse...

estou com o otragal:
quando pensava que o texto era um disparate pegado, eis que o povo que comenta ultrapassa largamente o próprio texto a ser comentado.

lamentável...

Editor deste blogue disse...

só tenho uma coisa a dizer:

LOOOOOOOOOOOOOOOOOL

BARRAGON disse...

QUE GRANDE MERDA DE SELECÇÂO,NA SEGUNDA PARTE,HILARIO TERCEIRO GUARDA-REDES dO CHELSEA,MIGUEL SEM RODAGEM,SO JOGA PARA TRÀS,PAULO FERREIRA,SUPLENTE NO CHELSEA,VARELA NAO JOGA COMO NO PORTO,HUGO ALMEIDA,ABAIXO DE FORMA,FALHA GOLOS DE BALIZA ABERTA.ASSIM QUIM,COENTRAO,CARLOS MARTINS,RUBEN AMORIM,CESAR PEIXOTO,JOGAVAM TODOS NA SELECÇAO.BARREIRENSE SEMPRE.

barragon disse...

TODA A GENTE SABE,QUE O SENHOR CARLOS QUEIRÓS,E LAGARTO DOS SETE COSTADOS,E GRANDE AMIGO DO BIMBO DA COSTA,E COMO E A NIKE QUE MANDA NELE,Só CONVOCA JOGADORES DO fcporto e do sporting,PAGOS PELA NIKE.A PARTIDA MUITOS PORTUGUESES NAO VAO ESTAR COM A NOSSA SELECÇAO,AINDA POR CIMA UMA SELECÇAO LUSO-BRASILEIRA.BARREIRENSE SEMPRE.

Guevara disse...

O Duda, meu caro, já está próximo do FCPorto ha uns bons 4 anos! Até agora ainda nao o vi pelo Dragão, mas entendo que terá provavelmente contactos mais eficazes do que os meus.. Ainda assim não deixa de ser estranho, esse seu ódio a outro clube rival. Estão a dez pontos do FCPorto, mas isso nao chega para deixarem de ter pesadelos com esse adversário.

Anónimo disse...

apesar de eu achar que o fábio coentrão tem claramente lugar na selecção para mim a situação que é completamente inacreditável é a não convocatória do quim pois queiroz dá a entender que quim foi o único culpado da goleada com o Brasil o que claramente é injusto