BEN...BEN...BENDTNER !

No ano passado havia sido o Sporting. Este ano cabe ao FC Porto o triste papel de "cabeçudo" da Champions League.
Esmagado em Londres, o (ainda) conjunto de Jesualdo Ferreira não mostrou estofo para as andanças do futebol europeu, confirmando todas as debilidades reveladas nos últimos tempos no contexto doméstico. Foram 5, poderiam ter sido 7, 8 ou 9, não fora a excelente exibição de Helton (de longe, o melhor portista em campo).
Arséne Wenger estará agora novamente a rir-se no balneário. A rir-se do confrangedor adversário que lhe apareceu pela frente, que permitiu um verdadeiro passeio a Arshavin, Bendtner, Nasri e companhia, e que enxovalhou uma vez mais a imagem do futebol português – agora também dentro dos relvados.
Devo confessar que tinha por provável que as pobres exibições do FC Porto no campeonato pudessem estar relacionadas com a preparação desta eliminatória. Acreditava, inocentemente, na hipótese da equipa portista aparecer em grande forma no "Emirates", e, tendo por diante um adversário inglês (equipas tradicionalmente acessíveis ao nosso futebol), marcar golos e seguir em frente. Escrevi-o aqui.
Afinal os problemas do FC Porto são bem mais profundos. Decididamente parecem significar o canto do cisne de um treinador, de uma equipa, e de um ciclo que marcou o futebol português nos últimos anos. A Liga dos Campeões acabou para o FC Porto. E, muito provavelmente, por algum tempo.
Quem terá saudades?

22 comentários:

Anónimo disse...

Muitas piadas que me têm chegado e que partilho aqui :)

Os andrades já têm um penta para dedicar ao Pedroto.

Cúmulo da auto-flagelação: um portista ir actualizar o perfil no Hi5.

Ainda estragaram esta foto ao marcar o 5º golo: http://twitpic.com/17lmk2

E cá está a próxima camisola do Porto: http://twitpic.com/17lptg

Tiago Pereira disse...

Espero bem que para o ano consigam passar a fase de grupos

Anónimo disse...

LF, nao tem vergonha de um post destes num blog que deveria servir para falar do futebol, principalmente do futebol portugues? já sei que escreveu no topico mais abaixo que gostava dque o arsenal ganhasse. nao o censuro, uma vez que é benfiquista, ams acha mesmo necessario? pode-me explicar por favor o porquê de o seu blog cada vez sirva menos para falar de futebol e mais para atacar o futebol clube do porto?publique por favor e responda pf

LF disse...

Eu até posso atacar. Mas garanto que não marquei golo nenhum.

Anónimo disse...

Pessoalmente, eu irei sentir a falta do FCP na Liga dos Campeões, principalmente se for para fazer figuras destas. Sempre me rio um bocadinho.

Anónimo disse...

o LF na verdade é o niclas bendtner.

Mandrake disse...

Até parece que o Benfica não levou já cinco de uns obscuros gregos e sete do Celta de Vigo...

Só que não foi na Liga dos campeões, aí o "glorioso" não tem posto os pés nos últimos anos.

Francamente! E eu nem sou do FCP, mas é uma equipa nacional. Mas quando até a selecção nacional é vaiada na Luz que se pode esperar?

Joao Dias Pereira disse...

Parece o Olympiakos 5 - benfica 1... é claro que a qualidade do Olympiakos é de longe superior à do Arsenal...

Anónimo disse...

Foi este o penta que pinto da costa prometeu?

Hugo disse...

O LF agora vive para atacar o Porto. Perante isto apenas posso desejar sorte ao Marselha

zé das coibes disse...

o porto pede reforço de verbas para os clubes que ficam fora da liga dos campeões:

http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1425402

ridículo. quase tão ridiculo como pedirem ao Conselho de Justiça da Federação que declare inconstitucional a norma (pedida por si) do Regulamento Disciplinar da Liga que permitiu a suspensão preventiva de Hulk e Sapunaru até ao desfecho do processo

xpto disse...

Nunca desejo sorte ao foculporto na europa, mas perante este resultado é impossivel não esboçar um "cínico" sorriso.

Tanto vez que eu passo os olhos pelos comentários dos andradres e leio algo do género:"só joga na LC quem pode" ou "com quem joga hoje o SLB na LC?".

No fim de contas na duas delocações a Wembley "apanham" 4-0 e 5-0!

Quanto ao andradre e ao lagartozeco que mencionam as exibições menos conseguidas(diga-se) do Benfica contra o Olympiakos e o Celta de Vigo, eu pergunto se se recordam do Wrexham FC ou do Viking FK?

O Benfica não mete os pés na LC nos últimos anos... sim é verdade, mas no entanto, se fizermos bem os cálculos, num instante vemos qual o clube que mais tem contribuído para o Ranking da UEFA, como é possível constatar num anterior post do LF!

Vitória do Bennfica disse...

O que se passou ontem no Emirates Stadium , não me surpreende. oPorto nunca foi capaz de mostrar na Europa a hegemonia que apresentava em Portugal. A razão é simples na Europa o sistema de arbitragem não é o Português, por isso quando se dizia que o Porto tinha uma grande equipa ao longo destes anos, nunca acreditei, nunca validou, a pretendida classe, do seu futebol, na Europa.. Os dirigentes do Porto não estão interessados em que a equipa pratique bom futebol o que lhe interessa é outra coisa, nada mais do que isso. O estilo de futebol praticado é um futebol medíocre suportado na corrida e muito pouco na inteligência ou na cultura táctica de cada jogador.

Não me surpreende e até fico bastante contente, porque enquanto esta direcção lá estiver o Porto vai ser sempre assim, resultados suportados por visitas, cafés viagens ao Brasil, jogadores e treinadores emprestados e a passividade da justiça e das forças policiais como ainda ontem aconteceu no aeroporto Sá Carneiro.

Há quem diga que o mau jogo do Porto, no Emirate Stadium se deveu a Nuno André Coelho. Sim, mas não por erro técnico, tenho a intuição que Nuno André Coelho, foi colocado a trinco como uma possibilidade de montra, tal como Cissoko o foi o ano passado. O FCP é em minha opinião um entreposto de jogadores, entre outras coisas.

Não sei se o isto é o fim de um ciclo, quando perdeu campeonatos, no final da décade de noventa para o Sporting e para o Boavista também assim pensavam muitos, vejam o que depois aconteceu.

Brytto disse...

Deus escreve direito por linhas tortas, aqui está a prova!!!!!!! Humilhados e excluidos da prova no ano seguinte, mt bem, veio tarde mas sempre conforta um pouco quem acredita (ainda) que a verdade acabará sempre por vir ao de cima!

Mandrake disse...

É muito fácil manipular dados numéricos, tgabelas e até gráficos, mas com gente educada como XPTO, e tantos outros, seria deitar pérolas a porcos" estar aqui a explicar.

"Aprecio" a forma como se referem aos adeptos de outros clubes. Será que devo tratar o Sr. XPTO por lampião, para ser "solidário" no insulto?

Fiquem bem, a organizar desacatos em túneis porque moral não têm nenhuma.

zephirus disse...

Eu cá gosto de música portuguesa e estrangeira, vocês não? Ou tenho de gostar só de portuguesa porque é do meu país? No futebol penso o mesmo. Quanto às comparações com o Benfica que também já levou 5 e mais de 5, é típico e aceitável mas não invalida que é um resultado pesado para o que os Portistas acham que a equipa vale.

Anónimo disse...

o sr xpto é um mal educado. sempre foi e sempre ha de ser. deve ser mais um frustadinho da vida e deve fazer parte da quantidade enorme de frustrados do blog antitripa.quanto ao lf, essa piadinha que mandou, n teve assunto nenhum ( eu ate posso atacar, mas nao marquei nenhum golo ) compreendo que esteja bastante feliz, o seu anti portismo esta cada vez mais a vista. e é uma pena, porque voce quando quer ate diz coisas bastante inteligentes, mas como diz o ditado, no melhor pano cai a nodoa

Anónimo disse...

suberbo!!!


http://dl.dropbox.com/u/2660513/os_cinco_em_londres.pdf

xpto disse...

Sr. Mandrake, esteja à vontade para me apelidar, ou até mesmo insultar como diz, de lampião.

Eu sinceramente acho muitíssima piada aos "lagartos" que algumas, se não muitas vezes, defendem os "compinchas" andrades...
Talvez esta amizade/parceria venha dos tempos da célebre final das taça dos Campeões Europeus, entre Benfica e o Milan, em que faixas de celebração da derrota do Benfica, foram erguidas nas antas e alvalade.

Ou terá nascido este laço de amizade "artificial" na final da Taça UEFA entre o Benfica e o Anderlecht?
Alguns terão mesmo saído à rua para festejar...

Bom, sinceramente não sei mas quando o Sr. Mandrake escreve:
"Mas quando até a selecção nacional é vaiada na Luz que se pode esperar?", penso que poderia ter guardado para si, esse seu reles comentário.

Afinal os conimbricenses também apuparam a selecção. Serão eles anti-patriotas?

Para terminar, essa conversa do túnel ja cheira mal! Queira o Sr. Mandrake demonstrar a "cabala" montada pelo Benfica para esta época, em relação aos túneis!

Mandrake disse...

Quem escolhe XPTO para nick deve querer compensar uma baixa auto-estima que pretende, oniricamente, camuflar com pseudo laivos de modernidade e elevação.

Como acima já foi mencionado, o senhor é já conhecido pelo seu deficit educacional e moral.

Assim não conte comigo para alimentar as suas carências.


Quanto a este blogue, por onde passo com frequência, tenho o autor como pessoa honesta e capaz. Não creio que se reveja em bacoquices do quilate do senhor XPTO que, longe de serem contributos válidos no âmbito do actual "citizen journalism", acabam por dar ao bloque, que está até muito bem feito, um ar arruaceiro e banal que o seu autor não merece.

Terminei, porque, como já disse, não alimento delírios e má educação. Tenho uma vida académico-profissional que me exige tempo e dedicação, num plano bem mais elevado.

Fui.

Unknown disse...

ui, eu sou académico, e escrevo e falo muito bem, consigo impressionar até os menos impressináveis...! queira-me o senhor mandrake explicar como poderemos nós, os porcos das pérolas, obter um pseudo-laivo? provalmente poderiamos querer ser pseudo-modernos com laivos de pseudo-modernice! o seu discurso é, esse sim, um sonho! porque pegar num dicionário e começar a escrever aqui, com tamanha altivez, é de facto algo que ate freud seria capaz de querer estudar aprofundadamente...

ja agora, cumprimentos.... colchoneros...

xpto disse...

Ares de "arruaceirismo" e banalismo transmite o Sr. Mandrake a este espaço de comentários quando para aqui vêm referir-se aos Benfiquistas como gente ignorante e sem patriotismo, só porque, imagine-se bem, a maioria dos Benfiquistas não apoia o fcp nas competições europeias.

Se tivesse um pingo de inteligência, não lhe seria muito difícil compreender o gozo e o desprezo com que os Benfiquistas olham para este resultado do foculporto, ao invés de aqui passar para "debitar" bitaites sobre túneis e afins!

Quanto aos insultos à minha pessoa, já seria de esperar... Representa bem o nível do "elevadíssimo" plano em que se insere a vida do Sr. Mandrake, que tanto faz questão de apreguar.
Queira pois, continuar com os insultos...