CLASSIFICAÇÃO REAL

V.GUIMARÃES-FC PORTO
- O primeiro golo do Porto é limpo, embora na primeira imagem me tivessem ficado dúvidas. Na verdade, Belluschi apenas corta a bola, e só a fragilidade física de Nuno Assis o faz cair.
- No golo de Bruno Alves não há imagens que provem que o central portista esteja ou não off-side. Benefício da dúvida para Jorge Sousa.
Resultado Real: 1-4

LEIXÕES-SP.BRAGA
Não vi o jogo, nem qualquer resumo para além dos dois golos. Nota apenas para mais uma lamentável exibição do titular da Selecção Nacional.
Se Queiroz não gosta de Quim, que ponha, ao menos, o Rui Patrício. Este abutre é que não!
Resultado Real: 1-1

BENFICA-ACADÉMICA
- Existe um penálti cometido por David Luíz, já na segunda parte (puxão de camisola a Eder), que o árbitro, encoberto pelo jogador da Académica, não conseguiu ver.
- Nos outros dois lances reclamados, eu nada marcaria. Nem na rasteira a Ramires, ainda antes do primeiro golo (quanto a mim involuntária), nem no corte de David Luíz para canto, em que toca também no pé do adversário. Esta última situação é aliás típica de jogos à chuva, e o árbitro tem de tomar em atenção essa enorme condicionante.
Mas não deixo de notar a campanha que está a ser feita em torno de David Luíz, como se fosse um jogador violento (como Bruno Alves), ou como se gozasse de alguma impunidade (como Bruno Alves). Se ele terminar o campeonato com quatro ou cinco lances para vermelho directo, e apenas três amarelos mostrados (como Bruno Alves na época passada), então poderemos comparar as situações.
- Só a má fé anti-benfiquista permite pretender que Cardozo pudesse alguma vez ser expulso por um lance em que se limita a abrir os braços para tomar altura, sem ter a menor intenção de agredir ninguém. Ele foi, de resto, o primeiro a pedir desculpa ao adversário, e a solicitar assistência médica. Não basta um braço tocar numa cara para termos uma agressão.
Resultado Real: 4-1

V.SETÚBAL-SPORTING
-A expulsão de André Pinto é um escândalo. Não tanto a simulação da queda, pois muitos jogadores o fazem, e percebe-se que, no calor do jogo, haja uma tendência para procurar benefícios. O que choca é a forma como João Moutinho grita e chora sem ninguém lhe ter tocado, e creio que este comportamento mereceria atenção por parte da Comissão Disciplinar da Liga.
O capitão do Sporting é um jogador que admiro (é benfiquista de pequenino…), cheguei a viver perto dele (ainda ele era júnior), e lembro-me vagamente do seu pai jogar nos juniores do Benfica. É um profissional exemplar, e talvez o único jogador do Sporting que gostaria de ver no meu clube (coisa a que ele não fecha a porta, como é público). Mas não se pode ser tolerante com uma atitude de tão gritante cinismo. Um joguinho de suspensão não lhe ficaria mal.
- O lance do segundo golo é irregular. Antes de mais porque a bola, chutada por Nuno Santos, estava fora do campo. Mas também a lei do fora-de-jogo não terá sido bem interpretada.
É um lance complexo, que poderia figurar num teste para novos árbitros. Por um lado, o fora-de-jogo só deve ser assinalado quando o jogador se faz ao lance, e, quando o assistente levanta a bandeira, Liedson desiste da bola. Mas, por outro lado, o mesmo Liedson vem mais tarde a beneficiar da sua posição para marcar o golo. Enfim, é algo que deixo aos especialistas de arbitragem, na certeza porém de que a irregularidade do lance não se esgota nessa interpretação.
Resultado Real: 0-1

CLASSIFICAÇÃO REAL
BENFICA 32 (prejudicado em 3 pts)
Sp.Braga 24 (beneficiado em 5 pts)
FC Porto 24 (beneficiado em 2 pts)
Sporting 20 (prejudicado em 2 pts)

9 comentários:

ele há coisas disse...

Andei alguns meses sem TvCabo e só esta semana pude ver o extraordinário "O Dia Seguinte". E confirmei o que já imaginava: quem vê aquele programa e quem não o vê vive em mundos diferentes.

Vi o jogo do Benfica e, por obrigação familiar, o do Sporting. Do jogo do Benfica ficou-me apenas na retina o puxão do Luiz, quando o jogo já estava a 3 ou 4 golos. Mas quem vê aquele espantoso programa tem sempre algumas surpresas reservadas. De repente, descobriram uma cotovelada do Cardozo, outro penalty do Luiz, e sabe-se lá o que mais. O lance do Ramires, claro, não vale nada para eles. Mas os outros...

Já o jogo do Sporting, onde se deu o maior escândalo da presente época, passou como se nada fosse. A bola saiu? Pois, o árbitro dali não podia ver nada... Liedson está fora-de-jogo e beneficia dessa posição e da falta de comunicação entre árbitros? Pois, a culpa é do guarda-redes. E, assim, o maior escândalo de arbitragem deste campeonato foi limpo e reabilitado como se de um lance normal se tratasse... Se o lance beneficiasse o Glorioso, lá teríamos as clássicas conversas do Calabote e etc. Mas como foi para os lados de Alvalade, assobia-se para o ar. Só tenho pena que o Cervan não se saiba impôr e dar ao respeito no meio daqueles dois animais.

Igualmente vergonhoso é o caso da simulação de Moutinho. Moutinho, já sabemos, é o maior fitas da liga. Chora e berra e contorce-se por qualquer toque ou mesmo quando ninguém lhe toca. Neste caso, conseguiu a expulsão de um defesa sadino quando o resultado ainda estava 0-1, sem que ninguém lhe tocasse.
Mas mais vergonhoso que isso é o facto de a SIC e o DIA SEGUINTE não quererem discutir esse lance. A SIC, que mostra sempre ad nauseum os lances e os não-lances do Benfica, achou, uma vez mais, que não era interessante mostrar uma jogada em que um jogador do SCP consegue expulsar outro sem que este lhe toque.

Ao menos são coerentes e têm uma linha editorial muito bem definida.

augusto rodrigues disse...

A bola esteve fora do campo e só pode ser reposta em jogo através do pontapé de baliza!
Nem adianta discutir mais nada. Realmente as TVs são muito tendenciosas, mas também acredito que os comentadores do jogo são ignorantes pois além do fora de jogo de que beneficia o Liedson, eles nunca falaram da bola fora que só poderá voltar apjogo de+pois de colocada no bico da pequena área para o respectivo pontapé.
Perdoai-lhes pai que não sabem o que dizem... (mas ganham muito dinheiro à custa do futebol).

Anónimo disse...

O Eduardo comete um erro daqueles que só acontecem uma vez na vida dum guarda-redes e não presta, mas o quim no ano passado pôde dar aqueles frangos todos que continuou a ser muito bom

Anónimo disse...

Assustam-me as entradas do David Luis. Ele é um penalty à espera de acontecer.

Joao Dias Pereira disse...

O golo do Liedson é do pior que ja seviu... Primeiro porque em situação de fora-de-jogo não existe lei da vantagem NUNCA (e nao estou a falar de um jogador que esteja offside e nao se faça ao lance porque isso nao é lei da vantagem pois, quando muito beneficia o proprio infractor, que passa a ser um jogador da mesma equipa do jogador offside), e depois porque, ainda que o arbitro nao seguisse a indicaçao do auxiliar e nao marcasse offside, entao teria de marcar pontape de baliza, que tem de ser marcado na área(nao obrigatoriamente no bico da pequena area como foi dito por alguem)

LF disse...

Frangos do Quim?
Quais?

Anónimo disse...

Bicicleta (de fora da área!!!) do Vitoria de Setubal época passada no último minuto de jogo!! Patético!

Anónimo disse...

Aquele penalti escandaloso do David Luis, quando o resultado estava 1-0 e que toda a gente tenta branquear n conta nesta avaliação, estou a ver.

DeVante disse...

Já repararam que nos lances que podem prejudicar os corruptos nunca existem imagens? As repetições, a haver, são sempre de perspectivas dúbias.
Viram o penalti de Fucile? Viram o fora de jogo do Bruto Alves?
É sempre assim...