CLASSIFICAÇÃO REAL

De um clássico como um Sporting-Benfica, espera-se sempre alguma polémica em torno do trabalho do árbitro. São jogos de grande impacto mediático, qualquer lance é analisado à lupa, e sabe-se da propensão que existe em Alvalade para a lamúria.
Desta vez, não só não houve golos, como os casos polémicos são meramente residuais, daqueles que qualquer jogo, de qualquer campeonato ou qualquer divisão sempre trazem consigo. Um empurraozinho aqui, um cartão amarelo ali, enfim, o normal num jogo de futebol.

SPORTING-BENFICA
O erro mais grave de Pedro Proença foi a não marcação de um livre perigoso a favor do Benfica, por corte de Polga com a mão à entrada da área, em lance que deveria ter custado ao central brasileiro o segundo cartão amarelo.
Pediu-se o vermelho directo a Adrien num lance com Saviola, mas honestamente creio que, até pela zona do terreno onde o lance se deu, o cartão amarelo se ajusta na perfeição. Contudo, o amarelo mostrado deveria ter sido o segundo, uma vez que o mesmo jogador passara impune a um lance com Ramires, que também justificava acção disciplinar.
Admito que David Luíz pudesse igualmente ter visto a cartolina mais cedo, acabando por ser admoestado já perto do final da partida.
No lance entre o mesmo David Luíz e Liedson, ainda na primeira parte, o que está em causa é a diferença de poder físico dos dois jogadores. É claro que, quando se marcam faltas como Jorge Sousa fez em Braga - no lance do golo anulado a Luisão - também haverá naturalmente quem as queira ver marcadas em lances como este, sobretudo se forem contra o Benfica. Daí até existirem…
Resultado Real: 0-0

FC PORTO-RIO AVE

De Paulo Costa não se poderia esperar outra coisa que não uma ajudinha ao seu clube de sempre. Desta vez foi um penálti, ajuda preciosa que Falcão desperdiçou, mas que não pode mesmo assim ser apagado da história do jogo. Além disso poupou cartões amarelos por simulação a Fucile e a Hulk, num jogo em que os jogadores do FC Porto pareciam estar particularmente instruídos para, sempre que possível, cair na área.
É incrível como ainda ninguém impediu este indivíduo de arbitrar, deixando-o comportar-se, ao longo de anos a fio, como um verdadeiro comissário do FC Porto dentro das quatro linhas. Felizmente está a terminar a carreira, mas arbitragens como esta, como a do ano passado no Sp.Braga-FC Porto, como a de há dois anos num Benfica-Leixões, como a de há quatro num E.Amadora-Benfica, entre muitas outras, ficam na retina dos adeptos, e pintam este árbitro de cores francamente douradas.
Resultado Real: 2-1

CLASSIFICAÇÃO REAL
BENFICA 29 pts
FC Porto 21
Sp.Braga 20 (-1 jogo)
Sporting 17

8 comentários:

Luís disse...

e a cotovelada de caneira(?) a cardoso a meio da segunda parte, na grande-área? o 7 benfiquista ficou bastante tempo agarrado à cara. e na repitição é bem claro que o defesa do sporting vai à bola... com a mão, batendo no nosso atleta em pleno voo e que este acaba por cabeçar muito ao lado.
penalty clarissimo e expulsão

Joao Dias Pereira disse...

"e sabe-se da propensão que existe em Alvalade para a lamúria."

E logo a seguir faz o que sempre tem feito. Lamuriar-se com tudo o que tenha ver com o Porto... Escandalosamente infeliz...

Peyroteo disse...

"No lance entre o mesmo David Luíz e Liedson, ainda na primeira parte, o que está em causa é a diferença de poder físico dos dois jogadores."

LOL

O lance do jogo é o penalty de David Luiz sobre Liedson.

Penalty aqui e na China.
Arranja ai a classificação.

Mais, o 1º amarelo a Polga nem falta é. É mergulho de Aimar.

angelodias disse...

LOL

LF disse...

Têm razão quantio ao primeiro amarelo do Polga, lance que só ontem vi.
Mantenho tudo o resto.

Brytto disse...

Não acho nada que não tenha havido lances polémicos, aliás, nós fomos claramente prejudicados. O lance do Adrien com o Saviola é vermelho desde que se cumpram as regras, é uma entrada bárbara e por trás - se o Saviola tivesse saído lesionado, qual seria a tua opinião. Ao Polga e Miguel Veloso são perdoads as respectivas expulsões. Como aqui afirmou e bem o Luis, lance que ningém fala, há clarissímo pénalti de caneira sobre o Cardozo... Enfim, tudo coisas sem importância nenhuma...

LF disse...

Brytto,

Como sabes, vi o jogo no estádio.
Na televisão só vi alguns lances. Esse que falam do Caneira e do Cardozo não vi, embora me lembre do Cardozo ficar a queixar-se da cara.

A sensação que tive ao sair do estádio foi a de que tinha sido um jogo absolutamente sem casos.

Não morro de amores pelo Pedro Proença. Mas há que reconhecer que os erros que cometeu, se é que os cometeu, são em lances que só a televisão permite esclarecer.

Mas é claro que uma expulsão, num jogo tão equilibrado, poderia ser importante.

iBenfiquista disse...

LF, peço mais uma vez para discordar. "São lances em que só a televisão permite esclarecer". O lance da mão do Polga qualquer pessoa, sem defeitos nos órgãos visuais, vê. Não é necessário televisão para nada. Ainda por cima com o fiscal de linha a pouco mais de 5 metros.