UMA DELÍCIA !

Diante do 5º classificado da última edição da Premier League, e finalista da Taça de Inglaterra, o Benfica de Jorge Jesus confirmou de forma expressiva a elevadíssima qualidade futebolística que tem mostrado desde a pré-época.
Já não há argumentos para os cépticos. Este Benfica joga, brilha, esmaga os adversários e regala os adeptos. Um luxo que há décadas não se via no reino das águias.
Os recordes caiem, o estádio enche, o povo vibra. Que grande equipa!
O jogo de hoje cabe na estrita galeria das mais cintilantes noites da Luz, pelo menos do período pós-Eusébio. Não garante mais do que os três pontos, mas permite sonhar, sonhar muito alto.
Marcando cedo (aos 14 minutos), os encarnados procuraram, num primeiro momento, gerir a vantagem sem arriscar em demasia. A prioridade assumida por todos é o campeonato, e com o marcador a favor percebia-se que o Benfica procurasse assegurar a vitória sem entrar em grandes correrias. A primeira parte foi razoável, mas distante do delicioso sabor do prato que mais tarde seria servido aos 45 mil espectadores presentes.
Os três golos marcados nos primeiros sete minutos do segundo período resolveram o jogo, e transportaram o Benfica para uma dimensão superior. Uma dimensão de onde voltou a tocar nas estrelas, como reiteradamente tem feito nesta temporada. É verdade que, como diz a máxima, uma equipa joga o que a outra deixa – e o Everton, a perder 4-0, foi ao tapete. Mas foi o Benfica, o talento dos seus inspiradíssimos jogadores, a força do seu futebol, que atropelou e esquartejou a equipa inglesa. Foram Saviola, Cardozo, Aimar e Di Maria (sobretudo este quarteto), que transformaram um jogo difícil numa noite para recordar.
Não há muitos segredos nesta equipa. Um onze base mais ou menos fixo, um esquema táctico bem definido, muita intensidade na recuperação da bola (preferencialmente em zonas avançadas do terreno), e uma auto-confiança que permite soltar o inesgotável talento dos principais artistas. O resultado também é simples e está à vista de todos.Com um discurso de prudência que se compreende e aplaude, Jesus reafirma que nada está ganho. Não é bem verdade: está ganha uma equipa, uma equipa fortíssima como não se via no nosso país desde o Porto de Mourinho, e como não se via na Luz desde os melhores anos de Eriksson.
O Benfica não vai vencer todos os jogos , e pode até perder o campeonato. Mas a jogar assim, a manter este elevado nível, a menos que forças exteriores o impeçam, em três campeonatos ganhará dois. E cá estaremos para ver.

É quase criminoso individualizar alguém numa noite como esta, mas Saviola justifica amplamente esse destaque. O avançado argentino realizou a sua melhor exibição desde que está no Benfica, e provavelmente também dos últimos anos da sua carreira. Encheu o campo com a classe de um príncipe e marcou dois golos com a eficácia de um vilão. Como numa banda desenhada, El Conejo pincelou a noite com traços de magia, abriu tesouros, derreteu resistências. Escreveu com os seus aveludados pés o final feliz de uma história de encantar. E vão 11 golos com a camisola do Benfica.

Seis árbitros ? Não vi nenhum.

27 comentários:

Vitória do Benfica disse...

Caro Luis Fialho;
Já não é a primeira vez que assisto a lagrimas de adeptos sentados ao meu lao, foi assim em Leiria e foi assim ontem.
Sim é verdade este Benfica brilha e mais que isso ganha respeito. Ganha o respeito dos adversários ganha respeito até dos delactores.

Enfim parabéns a Rui Costa, a Luis Filipe Vieira a Jesus e aos jogadores. Mas parabéns sobretudo ao milhões de adeptos que durante vinte cinco anos nunca deixaram de acreditar que um dia podia ser verdade.

Não interessa o futuro, o que interessa é festejar o presente. E é uma delicia ver este Benfica jogar

cj disse...

Vinha aqui dar os parabéns, quando decidi espreitar o site da BBC e descobri que o Everton tinha jogado com 9 (!!!) jogadores que não são titulares, alguns júniores e que o treinador tinha tido problemas em arranjar jogadores para fazer a equipa para vir a Lisboa.
Sendo assim vou continuar de pé atrás...

zephirus disse...

O Everton pode ter jogado com uma equipa secundária mas isso não ofusca o mérito da equipa do Benfica. Além disso, a equipa secundária foi usada por opção e não apenas por obrigação. Ou não chegou a entrar um jogador normalmente titular durante este jogo?

Gandhy disse...

Apenas uma pequena correcção. O Everton não é o detentor da Taça, mas sim o finalista vencido. A final foi ganha pelo Chelsea por 2-1.

Cj, é verdade que o Everton tinha algumas baixas, mas é igualmente verdade que o Everton é uma das equipas de topo na Inglaterra independentemente das baixas ou não. Além do mais a equipa vinha de uma série de sete jogos sem perder, com alguns resultados expressivos pelo meio, em especial a goleada ao AEK em casa.

LF disse...

Cj,

Não vi o que diz a BBC. Provavelmente, como bons ingleses, tentam arranjar desculpas.

Mas conheço o plantel do Everton, e verifiquei os últimos onzes que apresentou no campeonato.

Em relação à sua equipa base o Everton apresentou-se sem 3 titulares, todos eles lesionados. Dois deles, é verdade, os laterais (o holandês Heitinga e Baines), os quais tiveram de ser substituidos por jovens com pouca experiência internacional, o que foi uma ajuda para o Benfica.

Os outros oito são titulares habituais, e alguns deles figuras do futebol internacional como o ex guarda-redes do Man United Tim Howard, o internacional brasileiro Jô (que até esteve para vir para o Benfica há dois anos atrás), o internacional russo Bilyaletdinov (última contratação da equipa), o internacional australiano Tim Cahill, além de nomes sonantes como Distin (aquisição deste ano ex Man City), Fellaini (talvez o melhor jogador belga da actualidade) e o africano Yakubu.

Ou seja, o Everton pode queixar-se das lesões, mas não apresentou, nem pouco mais ou menos, uma espécie de equipa B, como alguns agora pretendem fazer crer.

É um pouco como se o Sporting jogasse sem Abel, Grimi e Vukcevic.
Ou o Benfica jogasse sem Maxi Pereira, César Peixoto e Di Maria.

Peter disse...

Foi de facto uma exibição fantástica, podem afirmar que o everton estava desfalcado mas isso meu amigo a culpa não é do Benfica e o Benfica soube explorar e bem esse facto. Antes do jogo diziam que este ia ser o verdadeiro teste ao Benfica,agora que o Benfica venceu categóricamente já dizem que era pelo everton estar desfalcado.Até parece que não era público as lesões dos jogadores do everton.Apresento aqui alguns comentários dos cibernautas espanhóis que comentaram a vitória do glorioso no jornal a marca:

• #1 argiduna
23.Oct.2009 | 00:03
Que grande el Benfica, que partidazo.

• #9 elvilli
23.Oct.2009 | 08:04
Ver el juego del Benfica, es un disfrute para los amantes del buen futbol. Para mi gusto el mejor de Europa.

18 alan_shearer
23.Oct.2009 | 13 selección.
• #:12
el everton es un buen ekipo, juega bastante bien, el partido que ha hecho el benfica ha sido grandioso, estos si ke atacan y no el madrid ke parecen jubilados, di maria es un crack, no se si tendrá nivel para jugar en un club tan grande como el madrid, pero lo ke si hace falta es ke cambien de sistema de juego ke entrando por el medio no vamos a ningun sitio

• 14 karipirata
23.Oct.2009 | 11:29
Angel Di Maria, que jugador señores, sres del Madrid , tecnicos del Madrid, el Juego del Benfica, ese es el juego que quiere el Bernabeu !!!!

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!! disse...

Ola,Caro LF

Realmente as desculpas que(ainda)se tenta arranjar são no minimo pateticas,ridiculas,no fundo quem o diz acaba por se ridicularizar pois isto é como as escutas do apito dourado,tá tudo lá à frente de todos mas ainda há quem queira interpretar aquilo de outra maneira,acreditando que só porque o diz já tem razão,é a tal cambada que criou os Calabotes(só por acaso,para quem não saiba,nesse ano quem ganhou o titulo foi o FCP após uma arbitragem "suspeita" em Torres Vedras,enquanto decorria o tão famoso jogo do Calabote) e o clube do regime.Esquecem-se de falar de dirigentes da Mocidade Portuguesa,dos estadios exigidos ao Estado por certos clubes,das pistolas em punho nas cabines dos arbitros,enfim...
Mas ontem percebeu-se que ali há mais do que fumo,nada está ganho e as goleadas valem na mesma 3 pontos mas estas performances permitem pelo menos acalentar o sonho de com mais confiança.
Aqui já há trabalho,vamos apoiar!!!

VIVA O BENFICA!!!

Mestre Alves disse...

Eu fiquei contente com a vitória do Benfica sobre o Everton. Não sou hipócrita e também me diverti com a derrota em Atenas, mas sinceramente prefiro que o Benfas ganhe nas competições europeias, são mais pontos para Portugal.

O que não consigo entender é esta vossa mania de querer ganhar por decreto. Então os outros não contam? Só porque o Benfica joga melhor que nas outras épocas em que ficou em 4º e 3º lugar, em que ficou a 20 e tal pontos do campeão, já só se explica que não seja campeão 2 ou 3 vezes seguidas se houver forças exteriores ao jogo.

E depois admiram-se quando as coisas correm mal, que o desespero vos atropela, que começa-se a disparar para todo o lado, e inclusive nos próprios pés.

Nunca souberam ser humildes nas derrotas, vamos querer que sejam humildes agora que ganham e goleiam...

Vitória do Benfica disse...

Dois dados a acrescentar ao post (segundo a imprensa inglesa):

- "pior derrota do Everton na história das competições europeias";

- "assistida pelo maior número de adeptos (ingleses) a viajar ao estrangeiro deste a final da Taça da Taças em 1985".

Só para vosso conhecimento

Vitória do Benfica disse...

Pois sem Maxi Di Maria e Aimar, parce que também demos 3 ou quatro ou cinco já não sei quantos foram.

O importante é que a equipa técnica se borrife para tudo o que os delactores do Benfica dizem.

Anónimo disse...

Para quando uma equipa de jeito?

" Toffees manager David Moyes had not had an easy build-up for his team's trip to Lisbon's Estadio da Luz and his injury worries increased when Leighton Baines joined the list of absentees.

It meant an entire team was unavailable - nine out injured and two Cup-tied in Johnny Heitinga and Lucas Neill - so Moyes had a threadbare, inexperienced squad at his disposal.

Anónimo disse...

Só para dar os parabens pela prosa de hoje quer pelo conteúdo quer pela forma - mas as "musas" inspiradoras facilitam de facto a tarefa....

Só um pequeno reparo quanto aos árbitros, eu vi o 4º árbitro (ou agora será 6º?) a chagar o JJ para estar mais calmo (ainda não o conhece) e não gostei nada de ver passar em claro aquela entrada sobre o Peixoto.
Cumprimentos

Jotas disse...

Ante um adversário de bom nível, com jogadores de grande categoria, o Benfica fez de facto um jogo de dimensão europeia, dando sinais claros de ser a melhor equipa do grupo.
Entrou bem o Benfica, pressionante como quase sempre, a assumir as rédeas do jogo, perante um Everton que veio à Luz para tentar disputar o jogo de igual para igual e isso contra o Benfica, pode ser um pecado capital.
Eu até já sei de fonte segura, que a partir de agora os nossos adversários não vão comparecer nos jogos do Estádio da Luz, é que a falta de comparêcia só dá derrota de 3 a 0, eh eh eh eh.
é de facto uma delicia ver esta qualidade de jogo e a arbitragem, como dizes, eu também não vi nenhum, assim fosse em Portugal e julgo que só por milagre o Benfica não seria campeão.

LF disse...

"Moyes' men taught a European lesson in Lisbon by five-star Benfica"
Daily Mail

"Everton hammered by Benfica"
Tribal Football

"Five-Star hosts batter toffees"
Soccernet

LF disse...

"it was a stirring performance from Benfica, particularly their eight South Americans, which augurs well for their pursuit of trophies this season"
BBC

Benfica - Orgulho,Honra,Gloria!! disse...

"It meant an entire team was unavailable - nine out injured and two Cup-tied in Johnny Heitinga and Lucas Neill - so Moyes had a threadbare, inexperienced squad at his disposal."

Obviamente que a tradução de "an entire team" aludia unica e exclusivamente ao numero de jogadores indisponiveis(que somado dá 11 - 9+2) e não aos habituais titulares.Mas a tentativa do anonimo foi boa,foi quase,mas só pros mais distraidos.
Já agora "threadbare" não significa que estão mortos mas sim enfraquecidos,limitados e se são inexperientes isso tambem não é problema nosso.Mas a tentativa do anonimo foi boa,foi quase,para os mais distraidos.
Next!!!

Faneka disse...

Basicamente o que se quer provar é que quando o Benfica ganha ao BATE é porque é não sei de onde, se ganha ao Everton é porque era a equipa B, se alguém ganha a uns da Letónia ou do Chipre então é uma grande vitória. Entrou-se na fase da negação das grandes exibições do Benfica...ou talvez no medo antecipado???

Joao Dias Pereira disse...

Dois aspectos:

Primeiro, as desculpas que agora inventam fazem lembrar as que os benfiquistas inventam também quando o Porto ganha. Só que vocês usam sempre a mesma, arbitragem!

Segundo, parece que quem criticava o Porto por jogar com tantos sul-americanos agora terá que engolir o sapo...

Enfim, o normal do LF.
Quero ver é quando as coisas correrem mal. Aposto que a desculpa vão ser os árbitros, e vocês?

Baresi disse...

A grande tendencia para a arbitragem nacional (e não só) favorecer o FCP é tão evidente, que nem vale a pena discutir isso...

Carrega GRANDE benfica...

eduardo disse...

Cá está; o LUCÍLIO é o vosso amigo de sempre; ontem lá vos deu mais um empurrão.... tsss tsss

Peter disse...

Caros portistas é óbvio que o vosso clube domina as arbitragens, só que o futebol do Benfica este ano tem sido tão agradável que até nem temos reparado muito nisso, agora em todos os jogos esta época tem sido beneficiados, até no jogo que perderam com o braga foram e com os pobres coitados do sertanense tb.

Vitória do Benfica disse...

Para aqueles que têm dúvidas sobre as arbitragens é bom que tomem atenção ao julgamento que vai começar sobre a falsificação das classificações dos arbitros. Claro que nunca voltam atrás nem serão capezrs de manda o padrinho para a rua. Mas uma verdade é que quando se joga bom futebol tanto faz cá dentro como lá fora. Mas não conseguem ver qual é o mal do FCP. Nós conseguimos ver o nosso mal e debelamos, mas eles estão completamente cegos

Peter disse...

Como eu detesto ter razão viram o fcp-académica?Mais 1 dado pelo calor da noite.

Anónimo disse...

vitoria, esse discurso moralista era para rir?so pode.

Peter, dado pelo calor da noite?ou será que, como diz a vitoria, estas completamente cego que nao viste que ha mao no segundo golo da academica?

Peter disse...

Ò anónimo eu vi que o 2º golo da académica foi com a mão sim senhor e o 1º tb porque o eder amortece a bola tb com a mão e depois assiste o miguel pedro que marca 1 bom golo.Mas não é isso que está em causa neste jogo porque o fcp já se encontrava na frente do marcador.O que está em causa é 1 penalty que o bruto alves faz sobre o orlando logo aos 8minutos que foi transformado em falta atacante (lol), o fora de jogo mal assinalado ao sougou ainda na 1ªparte quando este se isolava para a baliza do fcp, e mais uma agressão bárbara do bruto alves ao sougou com 1 pontapé na cabeça na 2ªparte ainda com o jogo em 0-0(este artista já deve uma dezena de expulsões ou sumaríssimos aos anos,só neste país de 3ºmundo é que isto acontece).Se tudo isto fosse assinalado como deve de ser ganhavas mas era juízo.Para não falar no golo fora de jogo do farías o 3º do fcp.Portanto meu caro recomendo-te o ensaio sobre a cegueira pode ser que tu sim abras os olhos. O calor da noite está bem e recomenda-se, porque até contra os coitados do sertanense roubaram 1 penalty e contra o apoel o mesmo.Não conseguem ganhar 1 jogo decentemente.E depois na luz o amigo do apito dourado valida o golo ao nacional, queres mais que isto?

Anónimo disse...

Lo, ves coisas onde elas não existem, também, es mouro como LF. Já vi o ensaio sobre a cegueira, é bastante bom. Cegos é que voces devem tar, pois acho que neste campeonato, a continuar assim, conseguem fazer tantos pontos e golos como nos dois ultimos seguidos.

já agora, porque não falas do que acontece no tunel da luz?

Peter disse...

Caro anónimo não retiro nada do que escrevi até porque não fui só eu que vi, todos os comentadores de arbitragens dos jornais nas suas análises a esse jogo viram o mesmo,apesar da rtp e rtp não mostrarem certos lances nomeadamente aqueles que comprovam que o fcp foi ajudado.Quanto aos golos e pontos não sei se vão continuar ou não, mas isso tb tu não sabes, a não ser que sejas como a maya e o alexandrino, se és dá aí a chave do euromilhões se faz favor. Quanto aos túneis que eu saiba o guarda abel não estava no túnel da luz logo posso estar tranquilo, em relação ao ruben micael o autor dessas afirmações já deve estar apalavrado com o teu clube para se transferir para lá.O ano passado em 2 jogos no dragão (marítimo/dragão) tb disseram que tinha havido confusão no túnel e eu não vi o ruben a queixar-se portanto quando não há coerência normalmente há mentira.Quanto ao mouro informo-te porque pelos vistos precisas de 1 upgrade que a reconquista cristã as cruzadas e a idade média já foram há seculos,mas tu pelos vistos continuas com essa mentalidade.Mas a vida é assim mesmo uns evoluem outros param no tempo, Inshallah anónimo.