É SÓ ESCOLHER...



UCRANIA

É provavelmente o nome mais sonante deste lote de selecções. Shevchenko, Milevskyi, Chigrinskyi ou Timoschuk são jogadores de top no futebol europeu, e têm presença assídua na Liga dos Campeões. Além dos aspectos desportivos, não deverá ser fácil jogar na Ucrania em Novembro.
A surpreendente vitória sobre a Inglaterra permitiu-lhe ultrapassar in-extremis a Croácia, tida durante toda a fase de qualificação como a previsível segunda classificada do grupo. Esse resultado possibilitou também que Portugal fosse considerado cabeça-de-série neste sorteio, pois a Croácia tem melhor ranking que nós.

ESLOVÉNIAA Eslovénia é a equipa que apresenta menos jogadores conhecidos do grande público, e como tal, até pela consequente inexperiência internacional, talvez seja o adversário mais apetecível.
Há contudo que realçar o extraordinário desempenho defensivo desta selecção, que apenas sofreu 4 golos em toda a fase de qualificação - é a melhor defesa de todos os grupos de seis equipas da zona europeia.
O jogador que mais se tem destacado é contudo o ponta-de-lança Novakovic (5 golos no grupo), colega de Petit e Maniche no Colónia.

REPÚBLICA DA IRLANDA
Orientada pela Velha Raposa italiana, a selecção da Irlanda terá abandonado grande parte da natureza eminentemente britânica que normalmente caracterizava o seu futebol. É hoje equipa de poucos golos marcados e sofridos, e, conhecendo Trappatoni, terá certamente um contra-ataque perigoso e eficaz.
É juntamente com Itália, Espanha e Alemanha, uma das equipas que não perdeu qualquer jogo na zona de qualificação europeia, cedendo todavia seis empates.
Jogadores como John O'Shea, Damien Duff, McGeady ou Robbie Keane, com larga experiência na Premier League e nas competições da UEFA, asseguram a maturidade colectiva.

BÓSNIA-HERZEGOVINA
O facto de nunca ter participado em qualquer fase final de Mundiais ou Europeus pode transmitir a ideia de alguma fragilidade. No entanto, com uma linha avançada poderosíssima - Misimovic, Ibisevic e Dzeko são três grandes figuras da Bundesliga, e este último é pretendido por muitos dos principais clubes europeus, entre os quais o Milan -, a Bósnia é um adversário de respeito.
Os seus números correspondem ao perfil da equipa, com muitos golos marcados (quarto melhor ataque da zona europeia), e também muitos sofridos (pior defesa de entre todos os apurados). Talvez até encaixe bem nas características do futebol português, mas é tudo menos uma pêra doce.
ORDEM DE PREFERÊNCIA (do mais acessível ao mais difícil):
1º Eslovénia
2º Irlanda
3º Bósnia
4º Ucrania

4 comentários:

sloml disse...

Concordo com tudo. Muito bom post.

Peter disse...

A minha ordem é eslovénia,bósnia (ainda ontem levou 5-2 da espanha), irelanda (trapattoni é qualidade e jogo com a itália demonstrou uma irelanda difícil),Ucrãnia.

Anónimo disse...

Concordo com o Peter. Mas em vez da Irelanda (não conheço), coloco a Irlanda.

formatted error free disse...

é uma boa analise

continuo é a achar que esperar que a selecção portuguesa apanhe no play off de acesso ao Mundial a selecção mais fraca entre esses colossos do futebol que são a Ucrânia, Eslovénia, Irlanda e Bósnia é sinal de que batemos no fundo

www.aquifalasedetudo.blogspot.com

abraço