PARA ALÉM DAS TÁCTICAS

O empate a zero cedido pelo Sporting em casa perante o Belenenses não surpreendeu ninguém.
O percurso leonino nesta liga tem sido invariavelmente medíocre, mesmo quando, com ajudas divinas (Paços de Ferreira) ou com ajudas terrenas (Olhanense), conseguiu averbar os três pontos, sempre perto do final, e sempre em situação de total desespero. Em todas as sete jornadas, nem um jogo conseguido, nem uma vitória clara, coisa que se estende desde a pré-temporada.
Não sei até que ponto irão as culpas de Paulo Bento em tão difícil quadro. Uma coisa é certa: o plantel é fraco, é curto, as contratações foram ridículas, e os dirigentes não podem passar ao lado das responsabilidades.
Em 28 anos o Sporting foi campeão duas vezes. O clube perdeu sócios, perdeu adeptos (entre as crianças há já uma segmentação clara entre Benfica e FC Porto, bastando ir a qualquer escola para o perceber), perdeu grandeza. Faltou, desde então, um golpe de asa que devolvesse o clube à sua anterior grandeza histórica. A ambição deu lugar à resignação. Na cegueira da rivalidade lisboeta, o leão perdeu de vista o FC Porto, passando alegremente para uma situação de clara subalternidade no panorama desportivo português.
Nos últimos quatro anos, os erros crassos do Benfica permitiram fazer crescer a ilusão de que o Sporting estava enfim no bom caminho, com os seus tão festejados segundos lugares. Ao mínimo voo da águia essa ilusão desmoronou-se como um castelo de cartas, e o Sporting viu-se de novo confrontado com o seu verdadeiro lugar, com a sua verdadeira dimensão. A tudo isto a resposta de José Eduardo Bettencourt foi nula.
Saltar e cantar numa conferência de imprensa por entre gritos histéricos anti-Benfica não chega. Queixar-se do orçamento também não - seria a ele e à sua equipa que caberia o dever de dotar o Sporting de meios para concorrer de igual para igual com os rivais.
Agora, em desespero, e como manobra de diversão, dispara uma vez mais contra o Benfica. Triste figura, que não esconde a inveja que enche a alma sportinguista por estes dias. Penosa figura, que descredibiliza uma direcção que até agora não fez nada que se note pelo Sporting, pelo seu fortalecimento, pela sua competitividade.
As tradicionais boas pontas finais de Paulo Bento não deixam margem para colocar o Sporting fora da carroça do título. Mas a medíocre política desportiva leonina, a pequenez institucional constantemente reiterada, e a inveja paroquiana reinante em muitos círculos de Alvalade, parecem colocar o Sporting irremediavelmente fora da carroça do futuro.

1 comentário:

Peter disse...

Sinceramente acho ridículo as atitudes deste tio chamado bettencourt. Antes demais nada o Benfica não tem nada a ver com o que se passa no seu clube e este tipo de comentários não passa de uma fuga prá frente do presidente e da direcção scp perante a sua inoperância e resignação á frente dos destinos do clube que apresentam. Este senhor diz que o scp não tem dinheiro, e o que é o Benfica tem haver com isso? Ele está lá é para o arranjar,senão arranja que se demita.No entanto ele recebe 40.000£ mensais para ser presidente e depois vêm-se queixar que não tem dinheiro, nem o pinto da costa de quem ele e o seu clube são vassalos há muitos anos aufere tamanha quantia, recebe 10.000£ ou seja 3 vezes menos.O problema do scp além do vassalismo que presta ao fcp é este senhor e muitos outros como ele(soares franco,ribeiro telles etc.etc.) que sugam o scp há mais de 1 década, estes pseudo-elitistas não tem feito mais nada senão isto.O treinador é corajoso mas peca naquilo que realmente interessa que é treinar uma equipa de futebol, quantos jogadores do scp tem ficado gordos ao longo destas últimas épocas?"È uma equipa jovem" costuma-se dizer, mas afinal esta equipa já não joga há 4 anos junta? Já deveria praticar melhor futebol ou não? Em 4 anos evoluiu alguma coisa? Não, não passa da cepa torta, é o LFV o Jesus ou o Rui Costa que insistem em por o polga a jogar? Não portanto este senhor tenha mas é juízo trabalhe em prole do seu clube, porque para mim um gestor de um banco só sai de um banco para 1 clube de futebol para ser notado (vaidosices)e arranjar uma boa reforma antecipada sem fazer nenhum que é o que ele tem feito.E outra coisa é um impostor porque quando assumiu a presidência(levado bem colo pelos media diga-se de passagem) do scp disse que a sua relação com os seus rivais ia ser de respeito e de amizade, vê-se.O plantel do scp é realmente mais fraco que o do Benfica e do fcp porque não tem 1 banco á altura mas verdade seja dita que em 2004/05 o Benfica tb não tinha banco e não foi por isso que deixou de ser campeão.Mas se optam pela resignação só tem é que assumir que neste momento que não tem dinheiro não são candidatos ao título, coisa que até o roquete chegou a fazer.Agora não venham dizer é que a culpa é do Benfica, além de estarem a chamar burros aos sócios do scp estão a enveredar por uma loucura e fanatismo do mais sectário que existe. Mas eu na altura das eleições avisei os meus amigos do scp que com este gajo era mais do mesmo,não mudaria nada,e não mudou, o Benfica é que está mais forte e este meninos de bem não estão nada a gostar, parecem putos quando vêm outros miúdos a brincar com brinquedos que eles não podem ter.Sinceramente tanta pose e boa fala mas agora viu-se a sua verdadeira natureza um falso e um hipócrita, caiu-lhe a máscara.