CHOCAR COM A REALIDADE

Critica-se o treinador, contesta-se a direcção, fala-se, discute-se, grita-se, mas os problemas do Sporting não se resolvem. Terão eles solução ?
Na verdade, o que se passa com o Sporting é que este não é um clube tão grande quanto os seus adeptos gostariam que fosse. Desde os anos 40 nunca esteve ao nível do Benfica, e a partir dos anos 80 foi implacavelmente ultrapassado pelo FC Porto. Em tudo.
Hoje o Sporting é um semi-grande que permanece em bicos de pés para manter as aparências. Situa-se num patamar intermédio entre Benfica e FC Porto (os dois verdadeiramente grandes), à sua frente, e clubes médios como o Sp.Braga ou o V.Guimarães, atrás de si. Ora, esta realidade confronta-se com a natural ambição dos seus adeptos, e daí o choque, as incompreensões, a contestação e a crise.
Os erros de gestão desportiva cometidos pelo Benfica criaram, durante alguns anos, a ilusão de que o Sporting poderia arvorar-se como o principal adversário do FC Porto no panorama doméstico. Assim que o gigante da Luz acordou, toda essa ilusão caiu pela base, evidenciando com dramática frieza todas as fragilidades estruturais institucionais, financeiras e desportivas do clube leonino, bem como a sua total incapacidade para efectivamente concorrer com aqueles que intitula seus rivais.
Sem dinheiro, sem adeptos, sem patrocínios, sem equipa, resta ao Sporting a formação. Para que serve ela, é uma questão que nunca ninguém colocou - e diga-se que nos últimos 6 anos o Sporting apenas vendeu Nani. Talvez o destino do Sporting seja o do Auxerre, ou do West Ham, clubes predominantemente formadores, mas sem outras ambições competitivas. É curto para sócios e adeptos.
Não me perguntem qual é a solução. Não creio que o clube de Alvalade venha a acabar, como Rui Moreira ou Miguel Sousa Tavares projectam, nem desejo que tal aconteça. Mas, ou os seus cada vez menos adeptos redimensionam as ambições para índices compatíveis com o verdadeiro estatuto do clube (esquecendo Benfica e FC Porto), ou o beco por onde o Sporting está a entrar não terá mesmo saída. Roquette tinha razão. Talvez só caibam mesmo dois grandes clubes em Portugal, um em Lisboa, outro no Porto, tal como acontece em Espanha. O problema é que um deles será sempre, pela sua história, pela sua popularidade, pela sua força, o Benfica.
Como o menino que sonha ser jogador, mas não tem talento, o Sporting terá provavelmente de desistir do seu destino, e encontrar um caminho mais de acordo com a sua verdadeira dimensão. Só assim será viável. Só assim poderá aproveitar as migalhas deixadas por outros, e pontualmente festejar um ou outro título. A alternativa é a total belenensização do clube.

25 comentários:

Jotas disse...

Quando a enorme ambição de certos clubes é estar à frente do Benfica, está tudo dito em termos de objectivos, pois há quem não se canse de empoleirar com os 2ºs lugares, que além de ser um forte sinal de ambição!!!, faz-me concluir que só houve competição nos últimos 4 anos, o que me deixou perplexo, pois julgava que já tivessem havido mais campeonatos, pelos vistos andei iludido vários anos.

Aquele que nunca dorme disse...

As declarações do presidente do sporting acontecem na semana imediatamente a seguir ao jogo porto-sporting onde esse mesmo senhor esteve ladeado dos mais ilustres mafiosos deste pais. Parece-me uma estratégia conjunto de porto e sporting para tentar abalar os pilares da luz! Pinto da costa agradece aos olheiros, diz o o Braga é o principal rival na luta pelo titulo... Bettencourt diz que o fundo é uma vergonha...
O que interessa neste momento é desviar as atenções do que mais interessa... a bola! e essa tem dado muitas alegrias aos benfiquistas! Sempre a bater nas redes!

Anónimo disse...

Acho engraçado os dados escolhidos (a dedo) para demonstrar a grandeza do Benfica e a pequenês do Sporting. Porque mal o Benfica ganha uns jogos, os benfiquistas vêm logo embandeirar do topo do seu poleiro que, como se sabe, é pouco menos frágil que o do seu vizinho da 2ª circular.

Senão vejamos:

porquê escolher 28 anos?! nem sequer é conta certa! não deveria ser 10 (década 00) ou 15, por exemplo? ah! chegar-se-ia à conclusão que no passado recente o Sporting fez melhor que o Benfica.

porque não palmarés europeu em vez de liga dos campeões? pois... o FC Porto vinha à frente bem destacado e isso não pode ser, não condiz com a 'grandeza' do Benfica.

Trofeus modalidades, porque não se inclui o atletismo? Que eu saiba é a modalidade em que Portugal tem maior palmarés olímpico, mundial e europeu. Não é importante também? Pois... mas aí o Sporting ganha sempre não é? Também não marca a perspectiva que se pretende...

Porque não incluir um 'posições na liga nos últimos anos 15 anos'?

Mas o que eu mais gostei foi a 'Assistências Últimos 3 anos' em que o FC Porto teve mais público que o Benfica nas últimas duas épocas (15 jogos cada uma) e nesta época (3 jogos em casa) teve o Benfica. Vamos fazer uma média aritmética como se tivesse tudo o mesmo peso.

Deixe-se de demagogia senhor Luís Fialho. É por estas razões que há tanto anti-benfiquismo: pela demagogia, pela grandeza apoiada em factos que ninguém se lembra e/ou são infundados e pelo pedantismo que assola todos os benfiquistas quando se vêm numa boa situação esquecendo as suas próprias fragilidades. Claro que isso a vocês nada vos importa, a culpa é do Pinto da Costa e dos árbitros mesmo que fiquem constantemente atrás do Sporting, porque dentro de campo (de futebol) o Benfica ainda é o 3º grande.

joao pedro disse...

entao e explica la,havendo uma estrutura directiva e equipa tecnica adequada, porque é que o sporting nao pode competir com benfica e porto? porque é que isso tera de ser uma fatalidade?!
penso que estas a menosprezar (talvez com uma pitada de provocaçao) uma equipa que nos anos recentes (pq comparaçoes a 28 anos?!) tem sistematicamente sido melhor que o benfica... apesar de todas as nossas condicionantes... havendo condiçoes para, porque nao pode o sporting voltar a ser campeao com regularidade? penso que aos nossos adeptos, tal como aconteceu com o benfica recentemente (resta saber ate quando) so nos falta acordar...
cumprimentos

Anónimo disse...

Engraçado, em 4 anos o Sporting esteve à frente do Benfica.
Este ano, em Outubro, o Benfica está à frente do Sporting e já vêem com esta conversa fialha toda.
Engraçado! Faz-me lembrar há uns anos, qdo toda a gente andava a enterrar o Porto e o PC, e n é que ele se sai com 2 campeonatos, 1 UEFA e 1 CL!
Se o Sporting, num ano, acabar em 4º, é mau sim sr, mas nada que n tenha acontecido recentemente com outros ditos "grandes"...

Ricardo Campos disse...

acho q é uma analise um bocadinho exagerada!
embora ache q a politica do zborteen em relação á academia é totalmente descabida... nunca vi nenhum clube desaproveitar tantos jogadores...

em relação ao fundo do benfas, cada um sabe de si, é um fundo de risco onde se pode ganhar muito guito ou se pode perder algum!
o unico exagero para mim são os 17milhões do javi garcia, o resto parece-me tudo normal...

LF disse...

O Sporting só ficou em 2º lugar por demissão do Benfica, depois deste lutar pelo título com o Porto.

Foi assim com Fernando Santos, em que já em plena segunda volta, caso vencesse o Porto na Luz, passava para 1º lugar (ficou 1-1).
Não podendo chegar ao título a ambição perdeu-se e tudo descarrilou.

Foi assim com Camacho, que quando saíu, já a meio da segunda volta, deixou o Benfica com 6 pontos de avanço do Sporting.
Saíu porque não foi capaz de lutar com o Porto pelo título, e depois tudo descarrilou.

Foi assim com Quique, que liderou o campeonato durante algumas jornadas, a quem foi retirada a hipótese de voltar à liderança no Dragão, e quando se viu afastado do Porto nao foi mais capaz de motivar a equipa.

Ou seja, foi sempre o Benfica que, não conseguindo chegar-se ao primeiro lugar, praticamente desistiu do segundo.

O mérito dos segundos lugares do Sporting foi apenas valorizá-los mais do que o Benfica. Só isso.

Não teve melhores jogadores, não teve melhores equipas, nem jogou melhor futebol.
Manteve a motivação na luta pelo 2º lugar (na verdade, por ficar à frente do rival), enquanto o Benfica, sempre que se viu fora do título, desmobilizou.


O grande erro do Sporting foi nunca ter percebido isto.

LF disse...

Digo também que foi o presidente do Sporting a dizer disparates sobre o Benfica, e a tentar atingi-lo.
Não foi o Benfica que aproveitou a onda para criticar ninguém.

Não sei pois de quem é a arrogância.

Anónimo disse...

SPORTING SEMPRE!

Anónimo disse...

Também creio que o LF se deixou levar um bocado pelas declarações recentes de JEB.

As estatísticas escolhidas (que valem o que valem) mostram que o Sporting tem piorado em tudo.

Sejamos honestos: tem tido, de facto, melhores resultados que o Benfica no futebol. Conquistou 2 taças de Portugal. Foi 4 vezes seguidas segundo classificado na Liga. Foi a uma final da UEFA (que organizou no seu estádio).

Mas, comparando... o Sporting não foi vítima de uma presidência nefasta e criminosa, como a que o Benfica viveu com Vale e Azevedo. O Benfica tem gasto anos em recuperação, depois de um total saque às suas finanças, à sua formação e ao seu ecletismo.

O Sporting, pelo contrário, vive quase 2 décadas de tranquila liderança, sem oposição interna ou alternativas reais. A própria saída de Roquete e Dias da Cunha foi ditada pelos resultados desportivos e nada mais, tendo a eles sucedido outros membros da mesma Direcção.
E tendo, nestes 4 anos, melhores resultados que o Benfica, perdeu assistência, perdeu sócios, perdeu capacidade financeira.

Mais do que números, o que julgo haver é, efectivamente, um sentimento de "divórcio" entre os sportinguistas e o Sporting.
Entre os meus inúmeros amigos sportinguistas, apenas 4 continuam a ter lugar cativo e mesmo destes apenas 2 vão frequentemente. 4 outros desistiram este ano, por oposição a... tudo. A política de contratações, a teimosia no losango, a inexistência de Pedro Barbosa e, mais grave, a ineficaz gestão do clube, desportiva e financeira - isto no clube que mais cedo formou SAD e mais cedo teve um modelo de gestão profissional (ou, como sempre lhes chamei, ladrões engravatados).

Entristece os sportinguistas ver Cristiano Ronaldo, Nani e Simão a brilhar pela Europa fora. Que proveito desportivo tirou o Sporting destes 3?
Nenhum. O $$ falou mais alto.

O Sporting perdeu encanto. E o futebol é, felizmente, algo irracional, que vive de paixões.

Mas seja como for, a verdade é que o Sporting é um dos 3 grandes, é um clube com 100 anos de história e projecção internacional. É um clube que sobreviveu a 15 anos sem títulos.
Vai continuar a sobreviver.

Peter disse...

Não vale a pena caro LF que há pessoas por mais factos que lhe sejam apresentados não querem ver.

Vitoria do Benfica disse...

Realmente como diz o Peter, por mais factos que se argumente há pessoas que nunca querem ver. Se o Sporting em vez de se aliar ao Porto se aliasse ao Benfica ganhava muito mais. Mas não o Sporting prefere ser sempre criado do que rei por um dia, porque o que lhe interessa´aos adeptos é ganhar ao Benfica, ligar-se a corruptos para eles não há problema.
Bettencourt era amigo de Vieira, mas aí dele se agora diz algo a favor do Benfica os adeptos de imediato o demitiam este é o grande problema do SCP

Brytto disse...

Pela tua lógica, então em Portugal só há um grande... O Porto. Eu até compreendo a tua retórica, mas ainda continua a achar que em Portugal existem dois grandes: O Porto e o Sporting. O outro, como todos sabemos não é um grande, é um GIGANTE.

David disse...

Parabéns por mais um excelente post LF. Como sempre com pesquisa e factos para sustentar um belo artigo de opinião.
É um prazer ler o teu blog. Continua.

Anónimo disse...

Efectivamente, para o Benfica, ou é primeiro ou então que se lixe! Se isto é mentalidade de um clube grande, estamos conversados sobre o Benfica...
A verdade inconveniente para o sr Fialho, é que neste milenio o Sporting conseguiu o dobro de campeonatos do que o Benfica, chegou a uma final europeia e teve mais participaçoes na CL.
A partir daqui, tendo em conta esta época que ainda leva meia duzia de jornadas, podemos concluir que se assiste a uma "benfiquizaçao" do Sporting.
Efectivamente, para adepto de um clube que teve a prestaçao abaixo de mediocre que teve na ultima decada, o LF pode falar de caraças!
o LF esquece-se que o ano passado foram "campeoes de inverno" e acabaram onde acabaram.
Ah, sou o X...

Mário-Oeiras disse...

LF,
O uso da estatística é perigosa, meu caro!
Bastaria recuar só mais um bocadinho e falaria dos últimos 30 anos - que até é uma conta certa (embora isso não lhe interesse, obviamente), e contaria 4 títulos de Campeão Nacional do Sporting em vez de 2 - 1980, 1982, 2000 e 2002
(Reconheço que é pouco para um Clube como o Sporting , mas ainda assim o dobro dos que apresenta!)

Também posso argumentar com números que o benfica apenas ganhou 1 título de campeão nos últimos 15 anos! Metade dos do Sporting!

P.S: Acho que Anónimo em cima ilustrou bem o estado actual do Sporting - mau, mas não o fim como Clube grande que é.

Natálio Santos disse...

Quero só alertar que o porto não tem nenhum centro de estágio, pois o do olival é propriedade da câmara de vila nova de Gaia !!!

LF disse...

Só uma pequena correcção ao que disse um anónimo.
Mesmo nos últimos 5 anos, o Sporting não tem mais presenças na Champions que o Benfica.
Têm 3 cada um

Afonsus disse...

LF,

a ideia que tenho é que o sporting é o 2º clube com mais adeptos no país e em qualquer outro país seria um grande clube. o problema do sporting é o benfica, um clube verdadeiramente universal. o sporting está a pagar a factura de se ter colado a quem não devia porque a política do porto é a de se aliar a outros clubes para depois os comer. foi assim com salgueiros, boavista.. academica e braga podem ser os próximos.. e o sporting ainda não percebeu isso. eles antes querem um segundo lugar do que lutar pelo primeiro e isso afasta a paixão e a essência pelo futebol. agora penso que a lagartagem tem estruturas para ser bem maior do que o porto, desde que se afastem deles e que construam a sua própria história. Enquanto isso o nosso benfica acorda! Um abraço

Esbutenado disse...

Bom post LF.
Está a acontecer ao Sporting o mesmo que aconteceu ao Boavista e a outros clubes que a determinada altura decidiram ser prostitutas de luxo dos corruptos do porto.
Foram lunáticos ao ponto de acreditar que alguma vez o Benfica poderia acabar e, enquanto canalizavam toda a energia para odiar o Benfica, nem repararam na triste situação que o Sporting estava a entrar. Como consequência passaram de segundo para terceiro clube nacional, com a agravante de a distância aumentar cada vez mais entre eles e Benfica e Porto.
O Sporting, assim se tivesse aliado ao Benfica, poderia ter tido um papel muito importante no combate à corrupção e manipulação da verdade desportiva feita nos últimos 25-30 anos pelo Porto, mas o ódio ao Benfica sempre foi superior.
Por isso, para os sportinguistas que sempre acharam que o Benfica é que controla as arbitragens e que os grandes escândalos das arbitragens são a "falta" do Luisão sobre o Ricardo e o Benfica-Estoril no Algarve, os meus pêsames. Fizeram a cama, agora deitem-se nela.

Vitoria do Benfica disse...

Natalio

Claro mais me ajuda, todos os clubes pagam o seu centro de estágio o POrto goza de um favor particular

Anónimo disse...

"Mesmo nos últimos 5 anos, o Sporting não tem mais presenças na Champions que o Benfica.
Têm 3 cada um"

Claro. E neste milenio? De qq das formas, mesmo que conte o mesmo, qual é o seu problema com o sporting, visto que tem ttas participaçoes como o benfica??? O Benfica tb se está a Belenensizar???
Este milenio o Sporting tem 2 campeonatos vs 1 do Benfica. A Belenensizaçao é de quem??

LF disse...

Eu não tenho problema nenhum com o Sporting.
O Sporting é que tem um problema consigo próprio.

O que é um facto é que as tão festejadas prestações europeias do Sporting afinal equivalem-se a prestações banais do Benfica no mesmo período.

Julgava que o milénio só tinha começado no dia 1-1-2001.
Mas isso também não é importante.

LF disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cj disse...

É de uma pequenez de visão reduzir-se uma análise a um momento, que até faz dó!

Falar assim de uma equipa que tem sistematicamente ficado à frente do Benfica só pode ser explicada por um período de alguns meses (!!!) em que o Benfica tem estado muito melhor que o normal (ao qual há-de voltar) e a um mau momento de outra.

Daqui parte-se para uma macro-análise de menosprezo de toda a história de um clube, ao pior estilo de visionário de bolso!

Percebo que o desejo se confunda com a realidade, mas quem percebe as nuances que a vida tem já devia saber que as coisas mudam a um ritmo que supera a ficção...

Vamos esperar pela pancada, quando o Benfica começar a não ter resultados e com os encargos que brevemente lhe vão cair em cima...

Espero ver aqui a profecia de desgraça nessa altura...