NOVIDADE (2)

A única dúvida que subsistia acerca da transferência de Jorge Jesus para o Benfica era o momento em que a mesma se concretizaria. Parece que vai ser hoje.
Jesus não é um técnico que me entusiasme particularmente (ao contrário de muita gente, acho que a sua prestação no Sp.Braga esteve longe de ser brilhante), mas a contratação de um português identificado com as particularidades do nosso campeonato é sem dúvida um bom princípio. E olhando em redor, não há efectivamente muitos técnicos portugueses disponíveis com condições para orientar o Benfica. Jorge Jesus tem também a vantagem de ser (pelo menos por agora) relativamente consensual, o que não é despiciendo num clube com tão grande mediatismo.
A partir de agora, este será o “meu” treinador. Mas é bom que os benfiquistas estejam preparados para as dificuldades que Jesus vai enfrentar, diante de uma estrutura de futebol que ainda revela muitas carências. É bom também que saibam aligeirar a pressão em torno da equipa, partindo do princípio que muito dificilmente o clube da Luz poderá ser campeão já em 2009-10.
F.C.Porto e Sporting vão manter os treinadores, vão manter a estrutura base do plantel, e, sobretudo os dragões, têm revelado grande superioridade sobre o Benfica nos últimos anos. Como não acredito em milagres, não me parece possível – mais a mais sem dinheiro - inverter essa tendência de um ano para outro, pois nenhum dos rivais ficará à espera de ser ultrapassado.
A minha expectativa é pois que Jesus, e o plantel que vai ter à disposição, trabalhem com tranquilidade e permitam ao Benfica, primeiro aproximar-se dos rivais, e numa fase posterior (dois anos? três anos?) lançar-se então para o título. Espero sobretudo ver aquilo que se não viu com Quique Flores: uma equipa a crescer e a melhorar competitivamente.Exigir mais do que isto será enterrar mais um treinador no já denso cemitério da Luz.

26 comentários:

Vitor Esteves disse...

A pressão tem que ser retirada pela direcção, cabe á direcção assumir a nao candidatura ao titulo, caso contrário todos vao querer o Benfica campeão ainda da época passada se for possível. !!!!

Migtilt disse...

Não percebo como é que o Benfica pode abdicar do titulo... não está ao alcance da minha compreensão! Quero ganhar sempre sempre sempre...
Com esta mentalidade começaremos a ganhar cada vez mais!
Abdicar do titulo é a mesma coisa que dizer ao jogadores que podem perder determinados jogos... Isso é que é destruir mentalidades!

http://pelofutebol.blogspot.com

Anónimo disse...

Quer dizer agora tem que retirar pressão , quando cá estavam os espanhois era que tinhamos que ser campeões.
Este vai ter o mesmo que os outros se não ganhar não merece ficar.

No.Worries disse...

"sobretudo os dragões, têm revelado grande superioridade sobre o Benfica nos últimos anos"

Desculpe, pode repetir?

Superioridade?

Para empatarem os dois jogos do campeonato passado teve que ser assim:
jogo da 1ª volta: penalty contra o Benfica, não sendo esclarecedora a posição do jogador dos corruptos no momento do passe;
Benfica fica a jogar com um a menos mais de meia hora.

jogo da 2ª volta: Benfica totalmente superior até que surge um dos grandes trunfos da escumalha corrupta: proença.
penalty inventado e um ponteco para os corruptos, que sem esta ajuda jamais chegariam perto da baliza do Benfica

Juntando a tudo isto os mais de 16 pontos que os erros de arbitragem sonegaram ao Benfica, e outros tantos pontos que também os erros de arbitragem ofereceram aos corruptos, sempre gostava de saber onde está a superioridade que o post fala.

A menos que essa superioridade seja na forma de corromper e comprar árbitros.
Se é este o caso e eu não percebi, fica desde já o meu pedido de desculpa.

FranciscoB disse...

Muito bem No.Worries!

A verdade é que Quique fez um bom trabalho e não devia ser substuído, muito menos por um treinador da categoria de JJ.

É que este ano foi necessário roubarem muito mais para nos ganharem...

Continuamos a não combater os verdadeiros inimigos, e a despedir treinadores com bom desempenho.

Saudações Benfiquistas.

Anónimo disse...

"jesus será crucificado 2000 anos depois!"

desta vez os ladrões que estarão ao seu lado serão:
luis filipe vieira e Manuel vilarinho.

o meu benfica bateu no fundo e eu não pude fazer nada.
sinto-me envergonhado por o meu clube ser treinado por um bruxo e por um patego.

AJUDEM O MEU BENFICA

71460_5/8 disse...

normalmente um técnico português tem ainda menos margem de manobra... portanto o circo da contestação começara logo após assinar pelo Benfica. o bota abaixo dos anti-benfiquistas assim o ditará.

Peter disse...

Embora reconheça alguns méritos ao jesus não gostei nada mesmo nada da sua dualidade de critérios nos comentários sobre as arbitragens do Benfica-braga e do braga-fcp.No jogo do Benfica disse tudo o que tinha a dizer e eu reconheço a sua razão, no jogo com o fcp ainda foi mais roubado e aí não disse nada.Eu do Benfica já espero tudo portanto o meu desejo é só este - que o jesus cumpra o seu contrato na integra e que finalmente a equipa de futebol tenha a estabilidade que precisa e necessita que ao longo desta presidência e das outras nos últimos 17 anos não tem tido.


P.S.- O eduardo no Benfica? Para quê se já temos o Quim e o Moreira.

Vasco disse...

O presidente não defende ninguém, usa o benfica(desde que é presidente a foruna subiu taaaanto, mas taanto),adorava ser Pinto da Costa.
Esta das eleições antecipadas sem avisar previamente(PREVIAMENTE) foi uma sacanice de todo o tamanho da qual nunca esperei, depois desta atitude mudei radicalmente o que pensava de Vieira.

p.s Jesus não fez um trabalho brilhante? Fez uma equipa num ano, foi aos 1/8 final da Uefa e perdeu, diga-se, INJUSTAMENTE com o PSG e ainda conseguiu ficar em 5ºlugar para equipa mediana e com as más arbitragens vs SLB, vs FCP ainda ficavam em 2ºlugar mas okay.

Grande abraço, saudações benfiquistas

Silva Barqueiro disse...

LF,

Então nao foste tu que criticaste o Jesus aquando das suas críticas depois do jogo com o benfica e ainda insististe mais quando ele supostamente não falou tanto no jogo com o Porto? Não era ele que estava certamente do nosso lado e até puseste a hipótese que ele seria o novo treinador do Porto? Como vês, mais uma vez dizes coisas que depois caem sobre ti como uma avalanche... Já não é a primeira nem segunda nem terceira vez que te apanho assim umas argoladas valentes... Vê lá se começas a pensar antes de falar mal do meu clube...
Ainda me lembro quando sugeriste que o Felipe Lopes poderia vir para o Porto depois daquela mão na Madeira... Devias ter dito Maicon... Essa foi só mais uma bacorada que mandaste para a praça... Ainda por cima quando não muitas semanas depois se viu um jogador do Leixões meter a bola na sua baliza de forma ainda mais suspeita...

Que fique claro que vocês podem criticar, mandar argumentos falaciosos, o que quiserem... Nós é que somos os TetraCampeões e sim, sr. No.Worries, nos fomos, somos e vamos continuar a ser superiores! E cada vez menos vocês nos preocupam... Ano após ano surge uma ou outra equipa a pôr o vosso terceiro lugar em causa... Vitória, Nacional, Braga... Quem será este ano?

Maradona disse...

Devo dizer que fico contente com a contratação do Jorge Jesus, apesar que na época passada quando ele estava livre queria ele como treinador.
Em relação ao que o LF diz, que dificilmente o Benfica será campeão, eu acho que não. Com os jogadores de qualidade que dispomos desde o ano passado, mais dois laterais e o Fábio Coentrão, temos condições para lutar pelo titulo desde que o Jesus tire partido da qualidade dos nossos jogadores.
E não me parece que a nível financeiro para contratações estejamos assim tão mal, senão não teríamos dado 8.5M pelo Ramirez.

Gaspar Esteves disse...

O problema do SLB não se resolve com mudanças de treinadores, jogadores ou direções, se nós BENFIQUISTAS não resolvermos parar de nos continuarmos a agredir uns aos outros, ao invés de nos voltarmos contra os nossos verdadeiros inimigos.
Se cada um de nós pensar no que fez para defender o clube, haverá muito boa gente que se calhar ficará muito envergonhada.
Comecemos por pessoas que gostam que lhe chamem notáveis, mas que de notaveis só as de profetas da desgraça, porque só aparecem quando as coisas não correm de feição.E o que dizer de um antigo presidente, que tem a pouca vergonha de se associar, no seu hotel, a uma jantarada, onde a atração pricipal foi fazer chacota do Glorioso?Notaveis destes eu já os teria posto na Rua, por muito notáveis que fossem.
E o que fizeram pelo SLB os Benfiquistos que, tendo posições de relevo nos média, em vez de pressionarem os adversarios preferem pressionar os jogadores,treinadores e direção.
O jogo com académica foi um espelho da palhaçada em que se tornou a massa adepta do glorioso, que apesar de vera a equipa a jogar QB para despachar a etudantada e a ser roubada "á descarada" pelo Cão do sistema, resolveu descarregar a sua insatisfação em quem mais lutou para dignificar o clube.
A estes Benfiquistos(como se referiu em tempos Ferreira Bogalho),como o sr Bruno Carvalho que é director de uma estação de televisão, gostaria de perguntar que fizeram quando o hoquista do SLB quase perdeu a audição com o lançamento de um petardo em pleno rinque, quando os basquetebolistas
e equipa tecnica foram agredidos no pavilhão utilisado pelo FCP;para tentar esclarecer o que se passou no tunel do estádio do Dragão com os arbitros do jogo com o marítimo,...
E poderia enumerar vários episódios onde alguns adeptos se deixam teleguiar pelos Merdia, os notáveis e abandonam o SLB à mercê dos ataques dos abutres e chacais enviados pelos corruptos.
Por tudo isto eu, como benfiquista, apesar de não concordar com certas situações acredito que todos os que trabalham para SLB merecem o meu apoio e não vou atacar quem quer vencer com o nosso emblema ao peito, e esta é a atitude correcta para com os profissionais do clube.Outra atitude é dar balas ao enimigo que até agradece.
Em relação ao post faço minhas as palavras de FranciscoB, que coincidem com comentários que já aqui fiz sobre a ultima época.Ponham lá os 16 pontos roubados agora o Quique estaria no topo do mundo benfiquista.Por isso a revolta deveria ser direcionada para quem os subtraiu e não contra quem tanto se esforçou para os ganhar.

Anónimo disse...

"P.S.- O eduardo no Benfica? Para quê se já temos o Quim e o Moreira.
"

Para pagar os favores do Braga Benfica, obviamente! O do Jesus já está pago!

LF disse...

Não se trata de "abdicar" do título.
Trata-se de não o exigir, o que é diferente.

Ninguém mais do que eu gostaria de ver o Benfica ser campeão na próxima época. Infelizmente parece-me que tal não é humanamente possível.

O Benfica está competitivamente muitos passos atrás do Porto, e nada indicia que eles saiam minimamente enfraquecidos deste defeso.
Pelo contrário, mantêm a estrutura, mantêm o treinador, o modelo de jogo e a maioria dos jogadores.
Assim sendo, só com muito dinheiro (60 ou 70 milhões, por exemplo) o Benfica poderia formar uma equipa para equilibrar as coisas e , de um ano para o outro, competir com o Porto. E mesmo assim era necessário investir muito bem.

Como esse dinheiro não existe, a alternativa que resta e formar uma equipa para o futuro, lançando as sementes que permitam, com método, com organização, com treino, apresentar um conjunto colectivamente forte daqui a dois ou três anos.

Não vejo outro caminho.

Se exigirmos o título já, o mais certo é no fim da época o Jesus sair, sairem mais uns quantos jogadores, e voltar outra vez tudo ao início, num ciclo que nunca mais será quebrado.

LF disse...

No Worries,

Independentemente da influência que as arbitragens possam ter, o Porto tem (e teve nas últimas épocas) equipas muitíssimo mais fortes que o Benfica.

Isso não se vê num jogo, mas na regularidade com que eles ganham, e na forma como jogam na Europa.

Se não admitirmos essa realidade, nunca resolveremos os problemas do Benfica.

LF disse...

O problema de Quique foi que com ele a equipa não cresceu.

Não se notou qualquer evolução, houve jogadores desaproveitados, outros que se desvalorizaram.

Não foi por não ter ganho o campeonato que ele não ficou.

LF disse...

Tiago,

Isso é em parte verdade, mas imagine qual seria a margem de manobra de Quique na próxima época após a primeira derrota.

LF disse...

Peter,
Assino por baixo tudo o que disse neste comentário.

Tanto em relação a Jesus (que disse não me entusiasmar, mas que defenderei a partir de agora), como a Eduardo.

LF disse...

Vasco,

A época do Braga não foi má, mas não foi tão brilhante como a pintam.

Não esquecamos que o plantel era talvez o mais caro de sempre de um não-grande. Deram-se ao luxo de dispensar o Linz, o Andrés Madrid, de prescindir do Jorginho etc.

Era equipa para ficar muito à frente do Nacional e imiscuir-se no meio dos grandes.

Veja-se o que fez Cajuda no Guimarães na época anterior, com muito menos meios.

LF disse...

Silva Barqueiro,

Não fui eu que contratei o Jesus.
É também por esse episódio que não me entusiasmo com esta contratação.

Mas a partir de agora ponho o interesse do Benfica acima disso, e ele será o meu treinador.


Não sei para onde vai o Felipe Lopes, nem quem lhe arranjará contrato.

LF disse...

Maradona,

Provavelmente o Ramires não terá um salário muito alto.

O preço de aquisição é suportado pela banca, e é um investimento, pois tratando-se de um jogador da selecção brasileira, mais tarde ou mais cedo será vendido e o dinheiro recuperado (na melhor das hipóteses com lucro).

É um negócio que não compromete as demonstrações financeiras do Benfica.

LF disse...

Gaspar,

Estou genericamente de acordo.

Mas não sobre-valorizemos os tais 16 pontos.
O Benfica não jogou nada na maior parte da época.

Peter disse...

Caro LF essa do jogar nada a mim não me diz nada até porque quando o Benfica podia dar o salto qualitativo exibicional entraram os árbitros em acção prejudicando-nos e muito.E não é num ano mesmo com bons jogadores mas novos no clube que se põe uma equipa a jogar melhor que outra que era tri-campeã nacional sempre com o mesmo treinador,a arbitragem teve sim um papel preponderante no desfecho deste campeonato e o apito dourado continua sim senhor, até ontem o LFV se referiu a isso que agora os esquemas estão mais refinados.

Silva Barqueiro disse...

Até aí nada contra. Só queria mostrar que não tão poucas vezes te enganas quando tentas pôr o nome do meu clube em causa. Devias ponderar mais antes de o denegrir com argumentos falaciosos...

E para quem disse que ia acompanhar com atenção a carreira do Felipe Lopes anda mal informado. Também acompanhas a carreira do Marcos depois daqueles frangos frente ao benfica? E aquele passe do Eduardo na penúltima jornada da liga que deu o segundo golo ao benfica? Para não falar do primeiro golo(do Cardozo) e dos erros defensivos do Braga, que era uma das melhores defesas da liga... Se calhar os contratos já estavam debaixo da mesa...

Migtilt disse...

LF

Em parte compreendo a tua visão de não exigir o titulo! Mas exigir vitória atrás de vitória é a unica forma de ombrearmos com os campeoes nacionais!
Cultura de exigencia! Nao podemos chegar ao Natal a pensar quem será o novo treinador do Benfica!

jfk disse...

Apesar de gostar de Jesus e achar que o SLB necessita um treinador para consumo interno e não para a Europa (não andamos por lá), convém não esquecer que Jesus trabalhou no Belenenses e no Braga com jogadores do Porto e em clubes da esfera de protecção do Porto.

E isto faz toda a diferença.

E se no Braga o 3º lugar é explendido, no SLB é manifestamente pouco.

Mas, a substituir Quique, estou satizfeito pela escolha e vou gostar de ver finalmente um treinador no Benfica que sabe como jogam os pequenos clubes e seus jogadores, dirigentes, treinadores, como pensam, como se motivam, logo como devem ser encarados.

Tem faltado isto tudo ao Benfica nos últimos anos.