20/04/09

CLASSIFICAÇÃO REAL

O campeonato caminha para o fim, mas a gritaria em torno da arbitragem continua a fazer-se ouvir, quase sempre pelos mesmos protagonistas.
Paulo Bento, que é um treinador que, sob o ponto de vista técnico, aprecio, voltou a perder a cabeça, durante e após um jogo em que nem sequer teve grandes razões de queixa – primeiro porque ganhou, e segundo porque o árbitro errou para os dois lados.
Veremos se é desta que finalmente é castigado, pois a sua impunidade já começa a tornar-se vergonhosa para a própria Liga. Se não o calarem, como ele próprio quase pede, os seus esganiçados vitupérios vão continuar a marcar, pela negativa, o futebol português.

V.GUIMARÃES-SPORTING:
Mau grado todo o ruído de fundo sportinguista a propósito deste jogo, a verdade é que o erro mais grave de Bruno Paixão foi não ter expulsado Derlei, que por acaso marcou um golo e fez o passe para o outro.
O golo anulado a Carriço é um lance que admite várias interpretações. Eu não invalidaria o golo, mas sabe-se como Bruno Paixão utiliza normalmente um critério bastante restritivo, apitando por tudo e por nada, assinalando os mais pequenos contactos e assim, muitas vezes, estragando os jogos.
Embora se possa considerar um erro, o mesmo está de acordo com o perfil do árbitro, coisa que não aconteceu, por exemplo, no Benfica-Nacional, quando Pedro Henriques, que só apita quando não pode deixar de ser, assinalou uma falta que não existiu e só ele foi capaz de ver.
Quanto ao cartão amarelo a João Moutinho, o mesmo não oferece a mínima dúvida. O que não gostei foi de ver o jovem capitão do Sporting, jogador que muito respeito e aprecio, a emparceirar no espalhafato do chefe. Podia ter evitado.
Katsouranis foi o único jogador do Benfica que falou de arbitragens em toda esta época, e foi logo castigado. Mas, já se sabe, o Sporting tem um estatuto aparte junto desta Liga.
Resultado Real: 1-3

ACADÉMICA-F.C.PORTO:
Se o Sporting tem verdadeiras razões de queixa é deste jogo, isto partindo do princípio que o clube de Alvalade quer mesmo ser campeão e não apenas ficar à frente do Benfica.
O F.C.Porto, num momento difícil, após uma eliminação europeia, sem Lucho, com apenas um ponto de vantagem, deslocando-se a um terreno onde quase ninguém vencera, foi autenticamente levado ao colo para a vitória, ainda que este seja um dos casos em que a classificação real é forçada a vender a justiça à objectividade.
É difícil imaginar o que seria o jogo caso a Académica marcasse um golo na primeira parte. Teria o F.C.Porto a mesma força mental que demonstrou em Guimarães? Repetir-se-ia a história?
O que é certo é que só não marca aquele penálti quem não o quer marcar, e Olegário Benquerença há muito nos habituou a episódios destes, sempre em benefício do mesmo clube.
Também o golo anulado à Académica deixa dúvidas, mas aí até se aceita a decisão do árbitro. É de notar contudo que, sabendo ele seguramente que tinha errado na primeira parte, seja capaz de anular um golo à equipa prejudicada em lance tão difícil de analisar. Mas quem é capaz de perdoar dois penaltis e um golo para lá da linha à mesma equipa num importante clássico, é realmente capaz de tudo.
Para compor o ramalhete, temos o terceiro golo do F.C.Porto em fora-de-jogo, embora a culpa aqui deva ser endereçada ao fiscal-de-linha.
Resultado Real: 1-2

V.SETÚBAL-BENFICA:
Da actuação de Soares Dias no Bonfim sobram duas grandes penalidade por marcar, uma para cada lado. Na primeira parte Robson corta com o braço um remate de Cardozo que ia para a baliza, e já perto do final, David Luíz rasteira Bruno Gama dentro da área benfiquista.
Resultado Real: 1-5

CLASSIFICAÇÃO REAL
F.C.PORTO 54
Benfica 51
Sporting 48 (que inacreditavelmente continua a ser quem mais protesta…)

Etiquetas:

19 Comments:

Anonymous Silva Barqueiro said...

D. LF,

Acho incrível como considera que no lance da Académica que deu o golo invalidado tenha dúvidas que haja falta...
Quanto ao penalty de Raul Meireles é indiscutível e temos de analisar a posição do árbitro, como se fez naquela mão de David Luiz com o Estrela...
O interessante(e sei que a c. real nao tem isso em conta) é que pouco antes do penalty de Raúl Meireles há um lance, num livre de Hulk, que o árbitro dá pontapé de baliza quando deveria ser canto. Ora, quando dum canto que não existe dá golo todos protestam, mas quando um canto não é marcado ninguem repara. Ninguém sabe se desse lance nao resultaria golo, tal como nao saberíamos se o penalty seria concretizado. Já sei que as probabilidades sao incomparaveis, mas a vida não é feita de "se's".
Para finalizar, a semana passada tentou arranjar desculpa para um penalty onde nem há falta, e se houvesse era fora da área, já esta semana crucifica o árbitro...
Coerència...

21.4.09  
Anonymous Anónimo said...

mais uma analise concisa.
tu depois de ficares no teu sitio, começas a avaliar bem as coisas.

21.4.09  
Anonymous Anónimo said...

silvia, está a pedir coerencia a uma pessoa que tem palas vermelhas à frente dos olhos. nao espere por impossiveis

21.4.09  
Anonymous Otragal said...

Porque raio queres calar o homem? Tu tb não dizes o que te vai na alma? deixem o homem denunciar a vergonha do nosso futebol. Viva a liberdade, viva o 25 de Abril, viva o Paulo Bento e o Sporting, abaixo a lei da rolha, o fascismo e o b....

Otragal, depois de jantar! e já agora, que mal faz beber um cupito a mais, deixa tb o Abade beber

21.4.09  
Anonymous kilas said...

1) O Derlei, para além da expulsão perdoada, devia ter visto amarelo pela simulação de penalty e pela forma como reagiu ao amarelo
2) O amarelo do Moutinho só deixa dúvidas a um cego.
3) Os primeiros 45 minutos foram uma vergonha em que cada lance dividido era decidido em favor do Sporting e em que o Paixão deu meia dúzia de livres à entrada da área.
4) O golo anuldo é falta, em qualquer lado do mundo

O Paulo Bento já percebeu que a melhor forma de chegar ao coração dos lagartos (E RENOVAR CONTRATO) é...choramingar.

Espero que o Bento e o Moutinho sejam punidos e bem punidos.

21.4.09  
Anonymous Anónimo said...

esta foi a jornada dos árbitros do regime;
or algum motivo este blog elegeu o sporting como o inimigo principal (é só ler a raivinha no post acima, acerca das afirmações do presidente do conselho fiscal do Sporting)

nós sabemos que vocês esperavam que o Sporting perdesse pontos em Guimarães.
temos pena, muita pena da vossa azia.



40 postas pescada

21.4.09  
Blogger abidos said...

Chamo a atenção para o golo do Derlei, pois apesar de ninguém falar do assunto, o Brasileiro empurrou a bola para a baliza com o BRAÇO, ele faz o gesto de cabeça, mas falha, e a bola bate-lhe no BRAÇO...!!!

Já agora a primeira jogada perigosa dos Corruptos em Coimbra é um cabeçeamento do Lisandro, curiosamente a jogada é exactamente igual ao golo anulado à Académica, mas nessa situação nada foi marcado...!!!

Uma correcção, a falta do David Luis é sobre o George Lima, e não sobre o Bruno Gama!!!

21.4.09  
Anonymous Anónimo said...

Primeiro, gostava de saber pq é q o Lisandro n jogou 2 jogos por presumida "simulação" e o Derlei, depois de simular um penalti do mais escandaloso que já vi, receber apenas um "raspanete"!!!

Depois, gostava de saber se o lance do penalti do Meireles, foi ou nao sequência de uma falta mal marcada pelo árbitro que deu inclusivamente um amarelo mal mostrado ao B Alves.

E tb gostava de saber se, antes da tal jogada, n foi (mal) marcado um fora de jogo num lance em que um jogador portista seguia isolado para a grande área da académica, com forte possibilidades de marcar.

Tb gostava de saber como é possível o LF ter duvidas no lance do Rolando, em que no momento em que ia cabecear a bola, é empurrado pelo jogador da Academica, que nitidamente nem sequer ligou à bola, falhando assim o cabeceamento. Contra o Porto vale empurrar??? É a coerência habitual.

Por fim, gostava aqui de fazer um paralelismo. Se o árbitro n marcou o penalti do Meireles para dar lei da vantagem (a bola sobrou para um jogador da académica isolado), n será isto uma questão de coerência com um lance de outro jogo mais atrasado, em que o Lucho é rasteirado dentro da área e o árbitro dá a lei da vantagem pq o jogador do Porto continua com a bola? Ao que eu me lembro, o LF nessa altura até aplaudiu!!!

Tenha vergonha LF!

21.4.09  
Blogger LF said...

Abidos,

É de facto o Lima.
Mas aquilo é tudo farinha do mesmo saco...

21.4.09  
Anonymous Anónimo said...

KILAS,

que grande azia que o Levezinho te deu não??

21.4.09  
Anonymous Kilas said...

Caro Anónimo Idiota

A piada da azia é tão básica e gasta que só gente sem imaginação e dois dedos de testa se lembra de a proferir, e só gente igualmente anódina se deixa tocar ou ferir por elas.
Não é o "Levezinho" que me chateia aqui (deve ter esse nome pela facilidade com que cai) - é o Derlei, homem do jogo, que por acaso devia ter sido expulso bem cedo (e cujo cartão amarelo foi visto pelo palerma do Bento como uma perseguição!).

Queixam-se de quê, afinal? Foram beneficiados, uma vez mais, e fazem este chavascal todo... "Deixem-nos ficar com o segundo lugar"....

21.4.09  
Anonymous Kilas said...

UM ESTATUTO À PARTE?
SIM!!

"Paulo Bento escapa a castigo e é multado em 500 euros

O treinador do Sporting, Paulo Bento, foi hoje multado em 500 euros pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), escapando a um castigo depois da expulsão no encontro com o Vitória de Guimarães".

Compare-se com o caso de Katso e depois choraminguem a dizer que são perseguidos...

22.4.09  
Anonymous Anónimo said...

o golo mal anulado ao Sporting, isso sim é golo anulado, porque ainda estou para perceber porquê, a falta só foi assinalada DEPOIS do golo feito.
ao contrario do que muitos querem fazer querer sobre o lance do Benfica contra o Setúbal na 1ª volta em que o lance é parado ANTES do golo.
Já agora vejo sempre aqui que o Derlei devia ser expulso.
Alguma vez disse o mesmo sobre o David Caniche Luís pelas 20 faltas por jogo que faz?
Não

22.4.09  
Anonymous kilas said...

os lagrtos insistem em chorar e dizer que o golo é mal anulado quando todos os árbitros afirmam que foi uma decisão correcta.
porquê?
porque esperam que este golo BEM anulado dê frutos nos jogos que se seguem. e porque faz parte da cultura do clube nos últimos anos.

já agora eu pergunto:
a reacção totalmente despropositada do derlei ao amarelo (que peca por escasso) deve-se a quê?

eu tenho um palpite: os jogadores do sporting vão para o campo já com a lavagem cerebral feita, convencidos pelo paulo bento de que vão ser roubados e de que o mundo os persegue.

23.4.09  
Blogger LF said...

Kilas,

Eles já nem discutem se é falta ou não, mas sim se o árbitro apitou 2, 6, ou 15 segundos depois.

Pegam num qualquer episódio irrelevante, daqueles que acontecem em todos os jogos, e partem para uma estratégia de vitimização que já soa a ridícula.


O que se passou na Taça da Liga vai ficar na história como a maior campanha de mistificação e vitimização de que há memória.
Com um só erro do árbitro, o qual só a televisão mostra, conseguiram criar a ideia de ter acontecido um escândalo, um roubo, um atentado de terrorismo ou pior ainda.

Não sei o que aconteceria se fossem vítimas de uma arbitragem como a do Benfica-Académica...

23.4.09  
Anonymous Anónimo said...

Ó Vedeta da treta, vai aprender regras de futebol. O jogador da Académica está em fora de jogo, logo, não há penalti de Raúl Meireles, há fora de jogo do jogador da Académica.

E onde estavas tu quando ficou por marcar o penalti em que o Luizão varreu o jogador do Braga? É que nesse jogo o resultado foi 1/0 a favor do Benfica, não foi 3/0 como no Porto/Académica. E ainda por cima o golo do SLB foi marcado em claro fora de jogo. É preciso ter-se lata para se falar de erros arbitrais sem influência no resultado nos jogos dos outros fazendo de conta que não existem erros arbitrais com influência no resultado nos nossos jogos. E o que aconteceu no SLB/Braga já aconteceu em muitos outros jogos do SLB, como sabes, por exemplo, SLB/Rio Ave, Estrela/SLB, Leixões/SLB, Paços/SLB. Portanto, está calado, tem vergonha, que todos nós sabemos que não há clube mais beneficiado que o SLB em Portugal, desde sempre.

A classificação real do SLB é 7º, atrás do Marítimo, e não 2º, não gozes com as pessoas.

24.4.09  
Anonymous kilas said...

Diz um senhor muito simpático, entre outras frases dignas de registo, que

"o jogador da Académica está em fora de jogo, logo, não há penalti de Raúl Meireles"

Tratando-se de um remate, vê-se que percebe mais de viagens ao Brasil do que de regras de futebol-

24.4.09  
Anonymous zekito said...

Podem só explicar-me como podem ter a certea que um penalty assinalado vai dar golo.?!seguindo estes criterios manhosos na última jornada da liga espanhola o Real tinha perdido por 4 a 2..ora tava 2 a 2 mas como o getafe ganha o penalty soma-se logo mais um golo e com a consequente expulsao do pepe,ora menos um em campo para voce é golo certo da outra equipa, inda se soma outro golito é??...ahh mas parece-me que o real acabou por ganhar o jogo....nao use tantos "se"..nao tem logica nenhuma...apenas se ficar contente de na sua tabela o benfica não ser assim tao mau como mostra o futebol praticado por eles...

24.4.09  
Blogger LF said...

A única forma de evitar os "ses" e construir regras objectivas.
É o que a Clssificação Real procura fazer.

Mas a objectividade completa é uma utopia.

24.4.09  

Enviar um comentário

<< Home