13/02/09

O ARQUÉTIPO DA IMPUNIDADE

Embora a decisão seja passível de recurso, tudo indica que Pinto da Costa se vai livrar de julgamento no caso da “fruta”, ou seja, o relacionado com o F.C.Porto-E.Amadora (Jacinto Paixão) de 2003-04. No outro caso, o do Beira-Mar-F.C.Porto (Augusto Duarte), o presidente do F.C.Porto vai mesmo ser julgado, estando a primeira sessão marcada para o próximo dia 3 de Março.
Após o jogo contra o Estrela, a equipa de arbitragem foi presenteada com um jantar de luxo pago por Reinaldo Teles, seguido de uma orgia a expensas de um empresário ligado ao F.C.Porto (que combinou os seus termos de forma bem clara, e escura, pelo telefone com Pinto da Costa). Nada disto parece ser suficientemente óbvio para a babilónica justiça portuguesa, que não tem meios para, perante tamanhas evidências, encontrar uma prova juridicamente válida que ligue o presidente portista ao episódio.
Num país onde tudo fica impune, não é de estranhar este desfecho – como não será de estranhar que não venha a ser possível apurar culpas no caso a julgar. Na lamaçenta justiça portuguesa, produzir provas é uma tarefa hercúlea - mesmo perante as mais gritantes evidências -, o garantismo chega a extremos absurdos, o código penal, a cada revisão, só agrava o problema, e todos os processos com um pouco mais de complexidade acabam, de recurso em recurso, de incidente processual em incidente processual, por ficar perdidos nas gavetas da impunidade, após meses e meses (anos!) de generosos honorários para os advogados envolvidos – únicos, para além dos próprios criminosos, a quem interessa este estado de coisas.
Casa Pia, Operação Furacão, Fátima Felgueiras, Freeport são exemplos do caos a que chegou a nossa justiça, e da falta de credibilidade que a mesma nos merece, sobretudo quando estão em causa figuras com poder político, económico ou social. Não se esperaria que o Apito Dourado fugisse à regra.
A mim, no caso concreto de Pinto da Costa, e pelo que atrás escrevi, pouco me interessa o que venha a ser provado ou não em tribunal. As escutas existem, são claras, mas nem mesmo isso seria necessário. Bastar-me-ia o que vi nos relvados deste país ao longo de vinte anos.

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ai a azia! Caixote de Rennie's para a mesa 5! Agora o LF percebe mais de justiça q 3 tribunais civis! E espero que recorram para serem humilhados com mais uma derrota nos tribunais!!!
A cabala vai pelo caminho que merecia, retrete abaixo!
É que para os tribunais, insinuações e teorias da conspiração, coisa que o LF é perito, valem aquilo que valem, ou seja, ZERO!
É que o LF tb ouviu, como eu e toda a gente ouviu, o LFV a falar em "fazer as coisas por outro lado" e coisas semelhantes. Quer começar com as insinuações sobre estas doutas palavras ou começo eu????
Tristes...

13.2.09  
Blogger Aurélio Estorninho said...

caro LF:

você continua a censurar os meus comentarios sem causa aparente, não insultam nem maltratam ninguém.

vocÊ não acredita na justiça portuguesa, se a testemunha não é credivel o que quer q se faça?
ainda por cima está uma avençada do benfas a liderar tudo e ainda não conseguiu provar nada, logo não existe corrupção.
eu acho que você como a maioria dos benfiquistas sonham com as desculpas que precisam de ter para justificar as vossas derrotas e o facto de não ganharem nada de jeito nos ultimos 30 anos.
seja ao menos serio e respeito a justiça portuguesa, que é cega!

13.2.09  
Blogger Aurélio Estorninho said...

você continua a mentir com quantos dentes tem na boca!

foi provado que nunca existiram jantares com arbitros nem com dirigentes nem com ninguém, a sua teoria da conspiração é baseada nas mentiras da testemunha que chamou orelhudo ao presidente do benfas e da avençada do benfas Leonor Pinhão.
depois o marido da pinhão o realizador falhado inventou um argumento e você sonha e delira como isso, já leu o argumento tantas vezes que pensa que é verdade.
você é um frustadeco que anda atrás das vitorias do seu clube a qualquer custo...
falta-lhe muito para você ser serio!

13.2.09  
Anonymous Anónimo said...

Eu Só pergunto como é possível publicar os comentáris do Sr. Aurelio Estorninho que nem nome de gente ele tem!!!
que frustado que voce deve ser, vá comentar os blogs do seu clube!!!

13.2.09  
Anonymous Peter said...

Caro LF nada disto me surpreende como em qualquer república das bananas a justiça só condena quem não tem recursos económicos e quem não é figura pública, porque o pinto da costa pertence àquela casta de intocáveis que existe no nosso país. Este é apenas mais um caso entre muitos outros no nosso país em que a justiça cede a lobby´s e ao estrato social dos visados. Estado de direito? Mas é só para alguns para estes não.Uma verdadeira vergonha.Aconselho que reveja a saga do Padrinho do Coppola e veja lá se não há semelhanças.

13.2.09  
Blogger LF said...

Há todas as semelhanças.
Infelizmente é essa hoje a realidade do nosso país.

13.2.09  
Blogger Aurelio said...

este país só funcionava bem se o benfas ganhasse sempre, aí existiria honestidade.

bando de vadios!

13.2.09  
Anonymous Silva Barqueiro said...

Mais uma prova da seriedade portista.
Como podem ver, os títulos do Porto não foram comprados, ao contrario do que se passava nas décadas de 60 e 70...
SOMOS GRANDES e vamos para o tetra!

13.2.09  
Anonymous Anónimo said...

Cronologia:

ARQUIVADO-RESSUSCITADO POR UMA PUTA-ARQUIVADO-RECURSO COM AZIA-HUMILHAÇÃO FINAL

13.2.09  
Anonymous Anónimo said...

TOMEM LÁ P´RA IMPUNIDADE:
http://www.dailymotion.com/swf/x8cq35

13.2.09  
Anonymous DaBarra said...

As vezes parece que alguns portistas acreditam mesmo que o seu presidente esta inocente!!! Nem ele defende a sua inocencia, ele defende que as provas nao sao legais, nao diz que sao mentiras!!! Já agora ao que parece o famoso recurso para a uefa por causa da champions sempre foi do fcf e nao so de pinto da costa, ou seja o fcp acabou por n perder os tais 6 pontos...queria saber quando e que vao ser subtraidos, ou caiu tudo no esquecimento. É que se o recurso serve para umas coisas tem de servir pra tudo.

13.2.09  
Anonymous Benfiquista com orgulho said...

Completamente de acordo.

É bem visto a analogia entre este caso e os outros "Casa-Pia, Freepot, Fátima Felgueiras". É uma pouca vergonha como é que CULPADOS continuam a passar impunes e ainda gozam com a justiça.

Só quando a mesma andar para a frente é que pudemos sonhar em melhorar o que quer que seja, neste país.

Saudações Benfiquistas

13.2.09  
Blogger LF said...

HUMILHAÇÃO FINAL ???????????
Para quem ?????

É o Benfica que está acusado ????????????


Humilhação só se for para o país, cuja justiça deixa os criminosos sistematicamente impunes.

13.2.09  
Anonymous Benfiquista com orgulho said...

P/ Anónimo...

Esse video é para quê? Para rir?

nem vou comentar...


P/ Silva Barqueiro...

Que ingenuidade...

Tanto quanto entendo de justiça, isto não condena o PdC, mas também não prova que não cometeu o crime.. Já agora, que é tão perspicaz, explique-nos porque é o PdC vai a tribunal a 3 de Março? Uma multa de estacionamento?

Vocês não conseguem ver que nesse clube não se olha a meios para atingir os fins?

Como explicam:
- as frutas e os chocolates?
- agressões a jornalistas? (ainda hoje cuidado e alto por esses lados)
- tentativas e/ou ameaças de agressão a treinadores, jogadores seja na porta do centro de estágio como nas viagens de avião?
- a forma como entram em campo a agridem gratuitamente, de forma constante, os vossos adversários, em campo aos olhos de todos?
Sem que nada vos aconteça a nível disciplinar?
Acha mesmo que o mundo (a Igreja, o Estado, os Procuradores, as Prostitutas (Ex 1ª Damas), os Jornalistas, os Arbitros, as UEFAS, os Platinis, etc, etc..) estão todos a perseguir o fcp? Porque motivo?

Falam da década de 60 e 70 e nem fazem ideia do que falam...
O SLB tem 2 conquistas frente ao Barcelona (1961) e ao Real Madrid (1962). É o vencedor das finais vencidas onde esteve presente frente a:
- AC Milan (1963);
- Inter (1965) (perdemos o Guarda-redes aos 57' e como sabe não havia substituições);
- Manchester United (1968) (MU com Bobby Charlton e George Best);
- Anderlecht (1983) (1-0 e 1-1);
- PSV (1988) Penalties; Jogo bastante disputado, com o PSV cheio de talentos. Relembro que o FCP, no ano a seguir, portanto em 89 nos 1/8 de final foram humilhados, levando 5-0 (fora) e ganhando 2-0 em casa com o mesmo PSV;
- AC Milan (1990); Se calhar uma das melhores equipas do AC de todos os tempos;
Portanto, 2 vezes campeão europeu, 3 vezes vice-campeão europeu e 1 vez vice-campeão da taça uefa.
Espero que não nos esteja a dizer que o SLB dominou a arbitragem, mesmo a nível internacional, porque, em caso afirmativo, apenas demonstra que é uma pessoa triste, infeliz e que vive com uma pala nos olhos.

Tanto quanto tenho conhecimento, o SLB é foi o clube europeu, com melhor palmarés na década de 60.

Relembro-vos que nos vossos melhores anos, saiu-vos a sorte grande e principalmente ao PdC... Os simpatizantes/adeptos/sócios começavam a questionar a lucidez do PdC, chamavam-lhe velho, caquetico, ultrapassado...
Porque o Boavista e o SCP tinham ganho alguns campeonatos...
O Mourinho foi substituir o Octávio Machado (pessoa que ainda está completamente queimado para o futebol) e nos melhores anos seguintes foram... Campeões da UEFA...
Se pretender eu recordo-lhe o vosso percurso na conquista deste troféu... Equipas fortes... hmm.. Lázio? Celtic? Polónia de Varsóvia? Áustria de Viena? Denizlispor? Panathinaikos?
Foi a sorte grande...
Não pretendo tirar valor ao êxito do fcp, mas amigo, deem graças ao Mourinho... Ingratos... Se não fosse ele, hoje já tinha havido uma revolução nesse clube... mas vai haver, esteja certo disso... No dia em que as pessoas tiverem respeito e medo em cometer ilegalidades tudo vai mudar... é uma questão de tempo... e quando houver, vou gostar de saber dos vossos milhões... em receitas da champions, na venda de jogadores... das corrupções e afins...
Tire as palas e faça um esforço para analisar tudo o que se passa no futebol.
Cumps a todos.

13.2.09  
Anonymous Anónimo said...

eu tenho um tio (ex)arbitro que ja comeu com o pinto da costa em vesperas dum jogo,ele ainda se caba que o leitao estava tenrinho,nao precisa dizer quem pagou,o costa e peixe grande e os grandes fogem da rede so de anzol lol

13.2.09  
Blogger Jotas said...

Isto é o reflexo da nossa (in) justiça, mergulhada numa salada de fruta.

13.2.09  
Anonymous Silva Barqueiro said...

DaBarra,

Se andasse mais atento não passava por incompetente. É que o Pinto da Costa, já não poucas vezes veio a público dizer que tudo isto era mentira, mas como o senhor deve apenas ler os jornais que falam mal do Porto e bem do benfica não sabe disso...
Quanto aos seis pontos já foram retirados, naquela época que terminamos com 20 pontos de diferença, lembra-se? Assim acabámos so com 14pontos a mais...

LF,
Humilhados nós? Até os maiores clubes da Europa vieram em nossa defesa... Humilhados foram e continuam a ser o benfica e guimarães(por exemplo) que até indemnizações tiveram que nos pagar...

Benfiquista,
Sabe quantos inocentes já estiveram sentados no banco dos réus? Lá porque elementos da claque agridem os treinadores não quer dizer que o clube esteja envolvido, porque se assim for, podemos dizer que o benfica é um clube de tráfico de droga, ou esquece-se que elementos dos NN foram presos por isso?

"Acha mesmo que o mundo (a Igreja, o Estado, os Procuradores, as Prostitutas (Ex 1ª Damas), os Jornalistas, os Arbitros, as UEFAS, os Platinis, etc, etc..) estão todos a perseguir o fcp? Porque motivo?"
Quem se julga perseguido é o benfica que passa a vida a justificar as derrotas com corrupçoes e afins... Não nos achámos perseguidos pela UEFA ou já esqueceu que essa instituição nos deu razão?
E a razao que me dá para desculpar a vossa corrupçao com os titulos internacionais também serve para si. Ou já esqueceu que neste período fomos 2 vezes campeões europeus, vencemos uma taça UEFA, duas taças Intercontinentais, uma Supertaça Europeia...
Como vê os seus argumentos não me parecem de todo credíveis...
O Mourinho ajudou sim, mas a culpa é nossa de vocês deixarem fugir o melhor treinador do Mundo? E o Deco e o Maniche?

14.2.09  
Blogger Aurélio Estorninho said...

o benfica e seus acolitos mais uma vez derrotados.

a justiça portuguesa dá razão ao fc porto,que mais querem?

14.2.09  
Anonymous Peter said...

Ó aurélio mas a justiça portuguesa por acaso tem alguma credibilidade? E não falo só do apito dourado/ final, falo tb dos outros, casapia,freeport,saco azul,etc.etc.

14.2.09  

Enviar um comentário

<< Home