FOI TAÇA...

Quando o sorteio desta eliminatória levou o Benfica a Matosinhos para defrontar um super-Leixões, percebeu-se que as coisas poderiam não correr bem.
Com o futebol e os resultados que a equipa de José Mota tem apresentado, uma deslocação como esta envolvia riscos vários, e qualquer resultado teria de ser entendido como natural, num jogo a que normalmente se chama, em linguagem totobolística, de ”tripla”. O nome, o prestígio, a dimensão e o passado dos clubes é incomparável, mas a sua força futebolística presente – é a classificação que o diz – remete para o equilíbrio, sobretudo tendo em conta que se estava no Estádio do Mar.
Nessa medida não há que dramatizar uma eliminação que, tendo objectivamente acontecido, acabou por ser imerecida se olharmos ao que se passou ao longo dos 120 minutos, durante a maior parte dos quais o Benfica foi a melhor equipa em campo, e aquela que mais procurou a vitória.
Olegário Benquerença deixou uma vez mais por assinalar uma grande penalidade a favor dos encarnados. Mas deve dizer-se, em abono da verdade, que o desfecho da eliminatória acabou sobretudo por ser desenhado com os lápis da fortuna e do azar, quer durante o jogo, quer, por maioria de razão, no desempate por penáltis - onde, ainda assim, se esperaria mais de Moretto.
Como os leitores sabem, gosto bastante da Taça de Portugal. É uma competição com história, com tradição, com beleza. Gostaria muito de ir ao Jamor ver o Benfica na final. Seria importante para o clube conquistar um troféu, sobretudo se a vitória no campeonato não se chegar a concretizar. Este ponto de vista pessoal não deve todavia fazer esquecer o essencial: a grande aposta do Benfica este ano é a Liga, e essa ambição permanece, mais do que para qualquer outro clube, bem de pé.
Com a saída da Taça de Portugal e da Taça Uefa – esta ainda por formalizar – na mesma semana, muitas vozes se irão levantar clamando por crises e depressões a que todo o edifício benfiquista deve saber resistir. É que este momento vai seguramente ser aproveitado pelos adversários, que a partir do imenso espaço mediático de que dispõem tudo irão fazer para desestabilizar a equipa, que antes do Natal ainda tem um importantíssimo compromisso com o Nacional, no qual uma vitória lhe irá permitir dobrar o ano na liderança. Cabe aos benfiquistas, com a sua presença e o seu apoio, evitar que essa pressão passe para os jogadores, e fazer com que o Benfica não se desvie um milímetro da rota do seu principal – e agora quase único – objectivo.

24 comentários:

Anónimo disse...

"venha de lá o campeonato, acabar o ano em primeiro, sem mais distracções, que o inicio do ano vai ter batalhas enormes...."

era este o espírito nas bancadas ensopadas e geladas do Estádio do Mar após o fim do jogo!!! E apesar de termos saído em silêncio, castigados pela eliminação e acima de tudo pelo frio (chiça, que gelei até ao tutano!!!) estamos unidos!!!

Não apreciei lá muito jogo, penso no entanto que estivemos mais fortes que o Leixões..momento chave foi mesmo a saída do Amorim a meu ver...se Aimar de facto acusou peso do terreno, a entrada do Balboa deveria ser mantida, com Amorim a descair para posição do argentino...o Rubém apresenta-se tacticamente muito certo e isso agrada-me...
Não perdemos o controle do jogo mas perdemos o ascendente que tinhamos nessa altura, podia ter sido o momento do jogo...

gostei da união da equipa, gostei de ver que em termos defensivos, as linhas parecem cada vez mais acertadas, com defesa perto da linha media mais recuada, criando barreira consistente e que os centro-campistas começam finalmente a correr sem bola, criando mais linhas de passe..faltou acutilancia, capacidade para matar o jogo..como diria colega de bancada.."epá..bastavam 3 na madeira, sempre restavam uns quantos para aqui!!!!

arbitragem já nem me faz mossa, parece que mais vale a pena contar com as más prestações do que com o acerto do homem do apito...a eternas quedas do wesley e as eternas cargas sobre o reyes ja têm sido sobejamente comentadas!

Perdemos a taça, talvez tenhamos ganho equipa...

Saudações Benfiquistas

M.

Anónimo disse...

O jogo pautou pelo equilíbrio mas mesmo assim o Benfica teve as melhores oportunidades que infelizmente não concretizou. Destaco as exibições de Luisão,Maxi e Katso pela positiva e pela negativa Aimar e Suazo.Se o Aimar já a semana passada tinha jogado mal o mesmo não se pode dizer do hondurenho, que em Matosinhos nunca conseguiu soltar-se das marcações.O Nuno Gomes deve ser titular e o Cardozo tem de jogar mais tempo.Quanto á arbitragem o mais do mesmo, como se já não bastasse o golo mal anulado ao yebda e 1 penalty por marcar no jogo do campeonato o mesmo artista volta a não marcar 1 penalty e a distribuir amarelos em catadupa não tendo o mesmo critério em relação aos jogadores do Leixões.Este árbitro já há muitos anos que tem este comportamento em relação ao Benfica e faz muita confusão como é que o Rui Costa e o director de comunicação não dizem nada. Acho lamentável que o Benfica ainda não tivesse percebido que os árbitros portugueses só apitam bem quando se fala mal deles, o Paulo Bento é asqueroso nos seus comentários mas que obtém resultados com aquela conversa obtém. Temos que deixar de ser anjinhos e dizer as coisas como elas são, porque senão seremos eternamente roubados. E agora resta-nos o campeonato e a taça da liga e se as arbitragens continuarem como tem sido até aqui é certo que não vamos ganhar nada, temos sido roubados em todos os jogos.

Ricardo Campos disse...

Caro Liberta-te:

antes de mais quero que saiba que eu sempre que escrevo aqui alguma coisa, assino e identifico-me, ao contrario de muitos.

O benfica foi muito bem eliminado, o leixões sempre mereceu a eliminatoria, fico contente por ter sido o reys a falhar o penaltie,pois a comunicação social já se preparava para o transformar no novo menino de oiro ou ciganito de ouro???

Anónimo disse...

Bidon de ouro é o quaresma em Itália.

Anónimo disse...

quaresma o bidão de ouro!!!

e o balboa é o jumento de ouro?

Anónimo disse...

Caro Luis

Tem toda a razão os Benfiquistas devem manter-se unidos na defesa do seu clube de coração. Existem quatros itens,internos, todos entrosados mas separados que os Benfiquistas devem ter em conta:

A performance dos atletas num jogo
A performace dos atletas ao longo da época
A equipa técnica a julgar no final da época e só no final da época
A direcção a julgar no final do mandato.

è assim que os Benfiquistas devem fazer e não ir atrás de campanhas do adversários que para dirigir os clubes deles não ouvem as criticas, mas para julgar o Benfica estão sempre prontos.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

Caro Aurélio:
Se não foi você que escreveu como anónimo, deve ter sido alguém que pensa da mesma forma e escreve as mesmas bocas boçais, a começar no rabo e a acabar no fedor. Terá sido um duplo e o que importa criticar não é o autor mas a porcaria que alguns aqui escrevem.

Pode ficar descansado. Não é por ter falhado um penalty que o Reyes deixa de ser dos melhores jogadores da liga

Anónimo disse...

o jumento é o Rodriguez....

Anónimo disse...

vamos lá benfiquistas é para o título agora. Seremos campeões, todos a apoiar a equipa já no próximo jogo do campeonato. Se jogamos sempre contra 14, então seremos 12 rumo ao título.

Viva o Benfica

Ricardo Campos disse...

caro liberta-te:

eu posso escrever da forma boçal como você diz, mas assumo o que escrevo e assino.
ao contrario de muitos, onde vocês está incluido que se esconde! vir para aqui insultar sem dar a cara é das coisas mais faceis do mundo...
você ficou tão incomodado com o que foi escrito que de certo a carapuça tb lhe serviu a si...

o reys é grande jogador, só espero que ele tenha no benfica o mesmo sucesso que ele teve no atletico de madrid.

Ricardo Campos disse...

outra coisa liberta-te:

devia ser mais educado com as pessoas, suspeito que a sua formação seja superior por isso fica-lhe mal só ver vermelho á frente e tratar mal as outras pessoas que descordam consigo...
deixe o vermelho para os touros!

forte abraço

Anónimo disse...

Mas que penalti???

Anónimo disse...

Ai agora o Leixões já é SUPER? Até parece que para eliminar o benfica é preciso um SUPER qualquer; nem na hora da derrota têm dignidade!
ah, é verdade, vem aí o SUPER Metalist....

Anónimo disse...

Caro Aurélio

Não é preciso, felizmente, educação superior para saber que referências a "cheiro de merda" e outras que tais são "boçais". Basta um pouquinho de educação cívica e bom-senso.

Quanto ao facto de usar o nome "liberta-te", deveria saber que esse nome surgiu em sua honra, numa altura em que o Sr. Aurélio só falava de sodomia e do Glorioso. "Liberta-te" não é mais que um apelo para que solte essas duas frangas reprimidas.

Por último, concordará que usar repetidamente o mesmo nome anula um pouco o anonimato desta forma de comunicação. Nesse sentido, assinar Aurélio, Pedro, Zidane ou Liberta-te é a mesma coisa.

Cumprimentos taurinos

Ricardo Campos disse...

caro Liberta-te:

você precisa de ser libertado urgentemente!

acho que nunca me viu fazer referencias a a esses termos... mas se o fiz que remedio tenho eu de os assumir...

agora eu sou eu aqui e no meio da rua a mesma pessoa, não uso pseudonimos nem invento nomes em homenagem de ninguém, não me preciso de esconder... você de certo precisa!
contudo que saiba que lhe acho piada! você diverte-me com os seus textos, sempre na tentativa de me ofender, mas não consegue atingir o seu objectivo....

aceite um grande abraço deste que dá a cara em qualquer sitio, seja ele virtual ou não.
forte abraço e já agora liberte-se

Anónimo disse...

Caro Aurélio

Todos precisamos de libertar-nos de uma coisa ou de outra.

Engana-se quando julga que tenho a intenção de o ofender. Persigo-o, é verdade, mas creio que a única coisa mais dura que lhe disse foi classificar os seus comentários de boçais. De resto, limitei-me a devolver-lhe certas imagens e figuras de estilo, como a rabona e afins.
Dito isto, espero que continuemos a manter uma relação saudável e que, já que o Sr. Aurélio gosta tanto de falar do Glorioso, que o faça com alguma elevação e elegância, mesmo que seja para denegrir a insitituição. Eu não participo em blogs de clubes adversários, mas se o fizesse não seria com termos como "rabona" ou "cheiro a merda".


Cumprimentos do tamanho da sala de troféus da Luz.



p.s. fazia alguma diferença se eu começasse a usar um nome verdadeiro? e se eu assinasse Zé Manel ou ToZé Bolacha você podia garantir que esse era o meu verdadeiro nome?

Ricardo Campos disse...

Caro Liberta-te:

sabe que mais, eu gosto de futebol... confesso que venho aqui a este blog por duas razões:
1- as analises do LF são bem feitas, embora tendenciosas.
2- gosto de me divertir com a ilusão dos benfiquistas a pensarem que são os melhores do mundo.

e eu ao contrario de todos os adeptos do maior clube do mundo gosto de conversar e trocar ideias com todo o tipo de pessoas, mesmo os benfiquistas.

quanto ao clube da rabona, foram palavras de um jogador benfiquista que disse que fez uma rabona, e que a primeira rabona fez enquanto jovem, quanto ao cheiro a merda, mais uma vez lhe digo que não me recordo de o ter escrito, mas é possivel.

Abraço do tamanho de todos os titulos internacionais que o FC PORTO tem...

p.s. você quando assina um cheque ou uma carta, você é responsavel pelo seu acto... da mesma forma que eu ao assinar os meus posts tb sou responsabilizadp por eles.

p.s.1 quando quiser escrever um texto para o www.aguiamoribunda.blogspot.com é bem vindo!

jfk disse...

Tal como LF gosto imenso da Taça de Portugal e custa-me muito quando somos eliminados. É sempre uma ambição poder disputar a bonita final no Jamor.

O jogo foi intenso e o benfica dominou, não merecia ser eliminado.

Mas não marcou, logo...

Foram poucas as oprtunidades de golo. Aquela do Sidei é para meter na baliza e não para rematar á figura. É o aproveitamento destas ocasiões que determina o sucesso em jogos equilibrados ou com poucas oportunidades de golo.

A corrida de Balboa pelo lado direito só com Suazo na área deveria também ter merecido melhor entedimento entre os dois.

Alguém perguntava qual penalti? Foi na 2ª parte, já no final, quando um defesa entra de carrinho e leva a bola com o braço, que estava jogável pelo nuno Gomes.

Parabéns ao Leixões.

Não esquecer que se defrontaram os dois primeiros classificados no campeonato.

Anónimo disse...

eu nao sei porque lhe dao tanta importancia se e 1 blog do slb e dele e dos textos do l.f! a realidade e que tamos fora da uefa e da taca de portugal certo que injustamente o leixoes limitou s a defender e nos a falhar poucas oportunidades que tivemos nao nos deixaram ganhar e com as arbitagens deste ano e com 1 equipa toda nova vai ser muito dificil aguentar tanta pressao tanto interna como externa como apoiantes e socios devemos e apoiar a equipa lembrem s que o slb pa ser campeao tem de ser contra tudo contra todos numca ganhamos 1 campeonato com outros em crise.quanto aos estorninhos que tanto gostam de vir para aqui falar o slb ganhe perca seja goleado fique em 4.f e vai ser e continuara a ser o mair clube tuga

Anónimo disse...

este anonimo ja aprendia a usar virgulas e pontos finais... os acentos ainda se toleram...

Anónimo disse...

realmente e muito importante os pontos finais e as virgulas os assentos e sobre esse tema que devemos falar!!!!!escrevi como sei e sem ofender ninguem dei a minha opiniao julgo que deve falar se mais em que podemos ajudar slb!como socio 11121 lugar cativo a 4 anos e jornal do slb faco a minha parte sem virgulas pontos e acentos

Anónimo disse...

Diz o Caro Aurélio:
"p.s.1 quando quiser escrever um texto para o www.aguiamoribunda.blogspot.com é bem vindo!"

Como não lhe posso pedir que mude o nome do seu blog, sugiro-lhe um desafio: convidar o Sr. LF, um escritor muito mais qualificado que eu, para escrever um post especialmente dedicado a leitores portistas, no seu blog, quando o SLB consquistar a Liga deste ano.

De resto, um cumprimento com a amplitude da voz de Piçarra.

Anónimo disse...

Gostava de saber onde é que o jogador do leixões deveria manter o braço para evitar tocar na bola. É q as imagens mostram q o jogador vai com o braço junto ao corpo, mas efectivamente, podia perfeitamente ter deixado o braço em casa...

Ricardo Campos disse...

Caro Liberta-te:

se o LF aceitar será bem acolhido.
O seu abraço no tamanho da voz do luis piçarra emocionou-me e vou contar-lhe a história que quando lhe propuseram naturalizar.se Italiano, sabe o que ele respondeu?
- NÃO POSSO, SOU DO BENFICA.

INFLIZMENTE morreu abandonado por tudo e por todos, mesmo pelo benfica.

agora aceite um grande amplexo do tamanho da taça uefa...

p.s. o LF deve estar de ferias, por isso não posta...