OS MAUS DA FITA

Foi ontem notícia de abertura dos telejornais. É hoje capa de vários jornais diários. A detenção de alguns elementos alegadamente ligados aos No Name Boys - utilizada ou não como arma de arremesso contra o Benfica - tomou de assalto o espaço mediático.
Importa sobre este tema esclarecer algumas coisas, bem como lançar algumas interrogações.
Em primeiro lugar tem que ficar claro que a direcção do Benfica não apoia qualquer claque, tendo o presidente Luís Filipe Vieira sido inclusivamente vítima dos excessos de alguns membros dos No Name, numa das últimas assembleias gerais do clube - justamente por via da negação desse apoio. O Benfica exige o cumprimento da lei, e a verdade é que as claques benfiquistas se recusaram a fazê-lo. A lei é absurda, não serve para nada, e é feita por quem nada percebe do assunto, mas ao Benfica, como clube de bem, não resta outra alternativa senão cumpri-la, e as claques terão de, a bem ou a mal, o aceitar.
Em segundo lugar é necessário perceber que uma claque com a dimensão e peso dos No Name Boys engloba gente das mais variadas origens, credos e modos de vida, sendo o Benfica o único factor de aglutinação entre ela. Basta um olhar mais cuidado e sem preconceitos sobre a claque, ou uma simples visita aos seus espaços, para encontrar muitos jovens benfiquistas cujo radicalismo se esgota num apoio sem reservas ao seu clube, nos bons e nos maus momentos, em casa ou fora, em Portugal ou no estrangeiro.
Haverá no meio deles alguns marginais, pequenos delinquentes, consumidores de drogas ? Claro que sim, ninguém o nega. Serão eles a maioria ? Com toda a franqueza e com algum conhecimento de causa, creio que não.
É também de notar que o futebol, o Benfica, o Estádio da Luz e os adeptos – e falo por mim – não prescindem das claques, quer como elemento de apoio à equipa (e muitas vezes no passado recente foram eles os únicos a fazê-lo), quer como factor de enriquecimento da plasticidade do espectáculo, onde as suas cores embelezam as bancadas conferindo-lhe uma estética única, e os seus cânticos criam uma banda sonora que para quem preza a musicalidade do jogo (como eu) se afigura deliciosamente pertinente, e faz parte daquilo que se espera e procura quando se vai ao futebol. Dito de outra forma, a presença de claques - das quais já aqui tinha falado - no espectáculo, não só não me afasta dos estádios, como pelo contrário me atrai, aspecto que talvez encontre raízes, por um lado na minha costela melo-pictórica, ou mesmo na minha condição de sociólogo (que também sou), por outro numa forma de estar e sentir o clube que, à minha maneira e de certa forma, não deixa também de ser “ultra”, ou talvez até mais ultra que qualquer uma das outras.
Assim sendo, se por um lado entendo o alheamento que a direcção do Benfica está forçada a manter face às claques, acho por outro que as mesmas são imprescindíveis ao clube e ao futebol. Se dentro delas há criminosos, pois devem ser afastados, e nessa medida talvez a operação policial até venha a ser útil.O que não entendo é porque motivo se investiga tão profundamente os No Name Boys, procurando droga e explosivos, quando mais a norte há uma claque que até confessa em livro alguns dos seus crimes e aparentemente, por medo ou inacção, nada lhe acontece.
Já aqui chamei a atenção para algo que me preocupa, mais do que como adepto do desporto, como cidadão do país. Cada vez mais parece haver uma lei e uma ordem para a generalidade do país, e outra para a cidade do Porto. Para mim é mais uma vez isso que está em causa: rigor em Lisboa e no resto do país, permissividade total no Porto sempre que o F.C.Porto ou alguém a ele ligado está em causa.
Há mais de dez anos que os No Name Boys não participam em qualquer desacato nos estádios de futebol ou nos pavilhões desportivos. Enquanto isso, os Super Dragões vão destruindo áreas de serviço; ameaçam e intimidam treinadores e jogadores da própria equipa; destroem automóveis; lançam petardos para cima da cabeça de jogadores de hóquei adversários no seu pavilhão, e de adeptos do Benfica, entre os quais crianças, no Estádio da Luz; os seus lideres, mesmo sem qualquer profissão conhecida, passeiam-se de Porsche e gravam vídeos intimidatórios; gabam-se de tudo isso em livro, aparecem inclusivamente associados a uma onda de crimes e assassinatos, e as forças policiais fingem não ver.
Se esta operação é destinada a capturar dois ou três traficantes de droga que, por acaso, pertencem aos No Name Boys, então é de louvar. Se pelo contrário se trata de uma investigação direccionada para as claques enquanto tal, então tenho que dizer que deveriam ter começado por outro lado.
Para mim guardo a tranquilidade de saber que, pelo que ontem se viu, os No Name - sem os elementos detidos - continuam mais vivos do que nunca e a animar os jogos do Benfica como ninguém.

99 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ricardo Campos disse...

como será feito o branqueamento desta vez?

Ricardo Campos disse...

o teu texto mete nojo LF, usar como exemplo os outros para desculpares os teus!!!?
o que se passa com os no name é gravissimo... simbolos nazis nas tarjas, trafico de armas e de drogas,etc....

vocês só vêm benfica, mesmo matando adeptos dentro de campo vocês defendem sempre o assassino.
as claques do benfica não estão legais para puderem traficar e roubarem á vontade...
o clube nada tem a ver mas é preciso acabar com o cancro no futebol, as claques!

Anónimo disse...

és mesmo infeliz, com este texto...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

ó...ó..ó Gonçalo...choriços escreve-se com um "u" pá...chou-ri-ços...

saudaçoes benfiquistas..

M.

Anónimo disse...

"O cobarde so ameaca quando se sente em seguranca". Goethe.

Os adeptos do FCP que veem para qui comentar , mostram de facto aquilo que sao: cobardes que, so por detras do anonimato e da alcateia, sao capazes de atacar e ameacar. Sozinhos nao sao capazes de fazer nada.

Queria ve-los a fazer essas ameacas num beco sem saida. Cobardes como sao, colocavam o rabo entre as pernas e assobiavam para o ar como se nao fosse nada com eles.

Nao passam de facinoras e sicarios.

O que VD diz e verdade. Por muito que lhes custe.

Como em Portugal os jornalistas e outras pessoas com responsabilidades civicas assobiam para o ar sem coragem para denunciar o que se passa, tem de ser as pessoas que escrevem nos blogues que o tem de fazer.

"Pais de brandos costumes", nao. Antes, "pais de gente cobarde".

Saudacoes Benfiquistas

Anónimo disse...

Desta vez concordo totalmente com o post...

Já disse algumas vezes que podem apontar alguns incidentes provocados por adeptos do Benfica em recintos desportivos, mas aquilo que me orgulha como Benfiquista, é que os CULPADOS, são apanhados, e condenados, as autoridades não se demitem de fazer a sua obrigação, o estranho, e preocupante, é quando as cumplicidades entre policias, politicos, ministério público, Juizes, e os clubes de futebol fala mais alto!!!
Desta vez, não foi necessário momear um Magistrado 'de fora'...!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

"O que não entendo é porque motivo se investiga tão profundamente os No Name Boys, procurando droga e explosivos, quando mais a norte há uma claque que até confessa em livro alguns dos seus crimes e aparentemente, por medo ou inacção, nada lhe acontece.
"

Que crimes foram confessados em livro?

Anónimo disse...

A q motivo é q o sr LF n tem a mesma opinião relativamente a outros casos, deixa cá ver, como por exemplo, o Apito Dourado?

Anónimo disse...

Lembro-me de à uns tempos ver aqui postada uma lista com os flops ( más contratações do benfica nos ultimos anos) ! Precisava disso agora mas não encontro !! Alguém me pode orientar ?? LF o link ?? Podes colocar aqui ??

jfk disse...

Concordo plenamente com o post.

Nas claques há gente de todos os tipos.

E não percebo o motivo pelo qual só agora se desenvolve uma investigação policial direcionada a individuos que estão identificados, vigiados policialmente e se sabe serem marginais pelas práticas criminosas a que se dedicam.

Podem ser só 10 ou 5 ou 3% de elementos de uma claque que juntos provocam desacatos sob a união da mesma mas basta para estender a imagem a todo o grupo. E intimidam.

No Benfica dispensamos essa intimidação.

LFVieira é insultado pelos elementos da claque, Pinto da Costa é escoltado por elementos da claque para prestar declarações no ministério púbico.

Espero que esta investigação se estenda às demais claques.

Quem aqui manifesta a sua indignação pelas palavras do LF, que subscrevo, pergunto:

De que vive o líder dos Super Dragões? Tem 2 Porsches, não é? Uma das suas fontes de rendimento pessoal é conhecida: o merchandising da claque. Mas dá para tanto?

O post faz todo o sentido: dado que isto acontece em todas as claques dos maiores clubes em Portugal, porque é que esta acção não foi concertada de Norte a Sul do país?

Como benfiquista e desportista fico satizfeito se elementos marginais das claques forem varridos.

Será que toda a gente que aqui vem 'postar' pensa o mesmo?

angelodias disse...

Comportem-se seus animais...Hoje em frente ao tribunal mais uma bela manifestação de típico adepto benfiquista...Também se agridem dentro do estádio um fiscal de linha...

Anónimo disse...

Excelente Post!!!

Concordo em absoluto!!

Convém não esquecer, que nas bancadas centrais e nos camarotes de todos os estádios, existem pessoas com negócios duvidosos.

Se fosse assim, então se um sócio do Benfica, fosse assassino ou violador, eu também era por ser sócio??!!!!

Nunca se deve generalizar!!

Imprensa sensacionalista!!

Anónimo disse...

Os comentários dos não-Benfiquistas a este post, são reacções tipicas dos anti-Benfiquistas básicos, e completamente ignorantes, até se esqueceram que a Maria José Morgado é uma das responsáveis por esta operação...!!!

Anónimo disse...

Por mim até podem começar pelo nnb, não me perturba nada, até agradeço, sempre podemos servir como exemplo, acho até triste, que se entre na lógica da minha claque é melhor que a tua... Para mim são assuntos estritamente de policia, de investigação criminal, onde, como é obvio, o meu desejo é que os prevaricadores sejam devidamente e severamente punidos sejam eles de que clube forem. O resto que se possa dizer é clubite aguda que como todos sabemos leva à estupidez.

Anónimo disse...

Para concluir o que acima foi escrito, que me perdoe o autor deste blogue, mas acho no minímo inoportuno teorizar sobre a oportunidade ou inoportunidade desta acção policial sobre os nnb, por mim como já afirmei, fico até contente que uma das claques do meu clube seja expurgada dos possíveis delinquentes que eventualmente a compoem e se servem do nome Benfica para operarem impunumente.

Anónimo disse...

Bravo LF excelente post, como diz o ditado " uns são filhos da mãe, outros são filhos da ....". Quanto ao estorninho largue definitivamente o LSD porque nos NN há 12 anos que não se vê tarjas dessa linha de que fala. Até porque nos NN encontra-se desde africanos, brasileiros, indianos, chineses etc.etc. Aliás não há claque em Portugal nem clube mais multi-étnico que o Benfica. Já a claque do seu clube além de ser racista,
“ Desde a data da fundação de tão gloriosa pátria que uma raça inferior se misturou connosco procurando adquirir os nossos conhecimentos e demais proveitos, tal escória deve ser eliminada e entregue ás mãos dos superdragões. “ tem realmente uma organização que levanta muitas dúvidas em relação ao financiamento que detém.O merchandising não chega para tanto.Os famosos crimes da Noite Branca foram perpetrados por quêm?
O macaco leva uma vida de nababo á conta do quê? Se há traficantes nos NN que sejam presos, agora porque é que este tipo de operações é só para a claque do Benfica? Não há índícios de criminalidade nas claques de outros clubes? Xiça até 1 cego sabe disso. Mas como diz o LF em Lisboa as forças de autoridade cumprem, no Porto são todos uma cambada de corruptos. E nesta jornada só para variar um pouco, o B.Alves fez mais 1 penalty que o amigo Olegário tb para variar não viu.Há Portugal,Portugal que ainda és claramente uma república das bananas.

Anónimo disse...

Não vejo qual a razão de tanta celeuma por causa de 30 cidadãos que foram presos por supostamente terem cometido crimes......hHaaaa!, são do BENFICA, e depois....também o Carlos Cruz é!....não , não,... são dos NN, e???.....cometeram crimes?-então, esta-se a cumprir a lei, são detidos para averiguações e até prova em contrário, são inocentes, é assim que funciona a justiça de um estado de direito democrático, ou pensam que LiSBOA é como o Porto, capital da corrupção, do proxenetismo, do lenocídio, do homicidio, onde os crimes mais que provados passam impunes????-é a unica cidade do mundo onde no mesmo caso o corrompido é julgado culpado, e o corruptor é julgado inocente!!!!-Cumpra-se a lei
E não deixem que estes casos, irrelevantes na sociedade portuguesa façam com que nos desviemos do importante, os ataques ao ENORME BENFICA!!!
VIVA O BENFICA!
VIVA OS NN!
VIVA OS DV!
VIVA A RAÇA BENFIQUISTA!
E VIVA TODOS OS BENFIQUISTAS QUE SÒ USAM O CLUBE POR UMA CAUSA:
-O ENORME AMOR AO NOSSO GLORIOSO SLB:

Anónimo disse...

"De que vive o líder dos Super Dragões? Tem 2 Porsches, não é? Uma das suas fontes de rendimento pessoal é conhecida: o merchandising da claque. Mas dá para tanto?"

Se calhar dá, se calhar n dá, se n sabe escusa de mandar bitaites para o ar!

!O post faz todo o sentido: dado que isto acontece em todas as claques dos maiores clubes em Portugal, porque é que esta acção não foi concertada de Norte a Sul do país?"

Qual é o problema? Se acontecesse no Porto o senhor vinha praqui dizer disparates e perguntar pq é q a acçao n tinha sido concertada de Norte a Sul? Ah pois, o sr vinha para aqui disparatar a torto e a direito a dizer q as claques do Porto eram isto e aquilo e aqueloutro e q em Lx eram todos bons rapazes! Tenha vergonha! O apito dourado n foi concertado Norte Sul, ao que me parece, e n o vejo a revoltar-se com o facto!

Anónimo disse...

esse cachecolque puseste no post foi usado pelo Hitler?

Anónimo disse...

por uma questão de higiene, e por isso de saúde pública, o autor do blog deveria filtrar e não publicar grunhidos de certa gentalha...

Anónimo disse...

"Há mais de dez anos que os No Name Boys não participam em qualquer desacato nos estádios de futebol ou nos pavilhões desportivos. Enquanto isso, os Super Dragões vão destruindo áreas de serviço; ameaçam e intimidam treinadores e jogadores da própria equipa; destroem automóveis;"

Não me parece que o autocarro incendiado dos Super dragões tenha ocorrido à mais de dez anos... Será q foi LF?
Mais um flop, desta vez do LF...

Anónimo disse...

Brilhante comentário do pedrove.
E o texto "Os maus da fita" também está muito bem!

FORÇA BENFICA!
CADA VEZ + FORTES!
SEMPRE GLORIOSO SLB!

Anónimo disse...

Silva barqueiro sabes lá tu se foram NN ou Diabos que queimaram o autocarro? ou se calhar os próprios adeptos do fcp.A descontração deles quando isto aconteceu deu para desconfiar, não se viu indignação.

Anónimo disse...

Que post ridículo. O que a clubite faz...

Anónimo disse...

LF,
Tu és lixado, pá...conseguiste mesmo tocar na ferida que os porcos têm no olho do cú...
E pelos vistos doeu-lhes bem... :)
Continua assim que eles vão acabar por se habituar à dor!
eh eh eh

Anónimo disse...

djeiti ferida tem a tua mae no cu cavalo. e meus caros podem insinuar o que quiserem os super dragões e o colectivo são duas claques registadas na lei, não são marginais como as vossas claques. Teem tudo em dia, tudo regularizado. " quem nao deve não teme" pq nao se regularizam? estranho não?! ganhem juizo e crescam o vosso clube é uma merda, nem adeptos teem, nem claques teem, neem musicas teem.. e que tal hoje incendiarem a sede aos diabos? ja dizia a letra "nos vamos ao sul no name humilhar" LOOOOOL voçes ja se humilham sem nos fazermos nada.
Forte abraço

LF disse...

Lamentavelmente fui forçado a apagar alguns comentários.
Não porque discordem do que eu disse (e a prova são alguns que ficaram visíveis), mas por conterem linguagem imprópria e intolerável.
A mim só me ofende quem eu deixo, mas não vou correr o risco de perder visitantes educados, por via da ordinarice e falta de nível de alguns.

1904-Amaral disse...

oh anónimo, deste ultimo comentário (é que voces sao tantos que ate chego a acreditaar que vêm de um planeta anónimo)!

primeiro, vê lá se tu e os teus primos atrasados mentais aprendem a escrever! e depois, nao se preocupem todos os putistas, perdam, portistas, porque ja nao falta muito para a "operação fair play" subir ao norte, e depois a gente conversa...

LF disse...

A quem aqui estranhou eu não falar do caso do autocarro, terei de dizer que, ao contrário de actos que referi praticados pelos Super Dragões em grupo e à vista de toda a gente, ninguém pode afirmar com certeza quem incendiou o autocarro.
No Name ?
DV ?
Adepto fanático ?
Diabo de Gaia ?
Ajuste de contas com Macaco por negócio furado ?
Quem pode ter a certeza.

Alem disso foi um acto individual, praticado fora do estádio.

Mas obviamente que os culpados deverão ser punidos, tal como todos aqueles que atingem os autocarros do Benfica sempre que vai ao norte.

Anónimo disse...

"O que não entendo é porque motivo se investiga tão profundamente os No Name Boys, procurando droga e explosivos, quando mais a norte há uma claque que até confessa em livro alguns dos seus crimes e aparentemente, por medo ou inacção, nada lhe acontece."

Caro LF, primeiro, ainda há pouco tempo foram encontradas armas na sede dos NN, portanto isto n é caso único nessa claque! Depois, no caso do livro, tb existe outro livro do conhecimento do LF, em que a autora confessa alguns dos seus crimes e, n sei se por medo ou por inacção, nada lhe acontece e até teve escolta policial durante bastante tempo e paga pelos contribuintes. Curiosamente ou talvez não, nca o vi tão abespinhado relativamente a esse caso...

LF disse...

Todos os crimes referidos nesses dois livros deveriam ser devidamente punidos.

Anónimo disse...

"Já aqui chamei a atenção para algo que me preocupa, mais do que como adepto do desporto, como cidadão do país. Cada vez mais parece haver uma lei e uma ordem para a generalidade do país, e outra para a cidade do Porto. Para mim é mais uma vez isso que está em causa: rigor em Lisboa e no resto do país, permissividade total no Porto sempre que o F.C.Porto ou alguém a ele ligado está em causa."

Caro LF, quase q solto uma lagriminha por o saber tão preocupado como "cidadão do país". Mas olhe que se engana no que diz respeito à justiça no Porto. É que logo a abrir, n lhe reconheço capacidade/conhecimentos para julgar seja quem for, muito menos a justiça! Depois, tb tem de reconhecer que o senhor n é propriamente a pessoa mais isenta que habita neste nosso belo país para estar a lançar bitaites sobre o assunto...
Mas certamente que com tta preocupação como "cidadão do país", muito mais preocupado deve andar com o arrastar do caso Casa Pia ou com o caso da Univ Independente. E a sua preocupação deve ser grandiosa no que respeita à operação furacão ou à corrupção que grassa na câmara da capital, com mais este episódio indígno das casas da câmara! Isto claro, se o sr LF n habitar nenhuma delas...

Anónimo disse...

"Há mais de dez anos que os No Name Boys não participam em qualquer desacato nos estádios de futebol ou nos pavilhões desportivos."

Então o LF n acabou de mencionar um?? O que se passou na assembleia geral do clube?? Mas tb n é preciso ir mto mais longe, basta relembrar o jogo da ultima temporada em Guimarães. E fora do recinto ainda conseguiram esfaquear mais um adepto do guimarães, eventualmente com alguma arma branca do arsenal em exposição pela PJ...

1904-Amaral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
1904-Amaral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
1904-Amaral disse...

incrivelmente, faz-me confusao que aqueles tacos de basebol que dizem o glorioso estejam ali expostos como armas brancas, nao pelo facto de o serem, porque sao, mas porque ainda neste verao fui a porto covo e aqueles tacos estavam à venda numa qualquer loja de souvenirs, alguém me consegue explicar como se deixam vender coisas daquelas?

1904-slb.blogspot.com

Anónimo disse...

"Enquanto isso, os Super Dragões vão destruindo áreas de serviço;"

Os superdragões já n são autorizados a parar em áreas de serviço há mto tempo, mas entendo o que diz...

"ameaçam e intimidam treinadores e jogadores da própria equipa;"

Tto qto sei, n há queixas na polícia nem se passou nada de grave... Tb n há queixas de ameaças na ultima assembleia do pavilhao da luz.

"destroem automóveis;"

Onde? Que eu saiba quem destruiu a camioneta dos superdragões n foram os superdragões, embora eu o veja a querer insinuar o contrário (insinuaçoes incriveis que por aqui se vêem...)


"lançam petardos para cima da cabeça de jogadores de hóquei adversários no seu pavilhão, e de adeptos do Benfica, entre os quais crianças, no Estádio da Luz;"

N sei se foi há mais de dez anos que a equi+a de hoquei do porto foi emboscada em Lx, imagine lá por quem... E olhe q jogadores foram parar ao hospital!

"os seus lideres, mesmo sem qualquer profissão conhecida, passeiam-se de Porsche e gravam vídeos intimidatórios;"

O sr Lf está a mentir. Primeiro, ser lider dos superdragões n é uma obra de caridade, segundo, deve certamente saber q o "Macaco" possui alguns estabelecimentos na cidade. Depois, se passeia de Porsche, eu n tenho inveja, qto aos videos intimidatorios, n me lembro, mas desde já lhe digo q n sao crime...
Por outro lado, se desconfia das remunerações e actividades deste individuo, parece-me estranho que n se preocupe ou tenha preocupado, "como cidadão", quando um antigo presidente do Benfica que me parecia viver melhor que este "Macaco" declarava ganhar 400 euros por mês, ou n se preocupe em saber como um comerciante de pneus consegue entrar em pouco tempo para a lista dos 50 mais ricos do país. Se quer que lhe diga, isso a mim preocupa-me mais...

"gabam-se de tudo isso em livro, aparecem inclusivamente associados a uma onda de crimes e assassinatos, e as forças policiais fingem não ver."

Está a mentir... Há gente presa neste momento por causa disso e uma investigação a decorrer. Parece-me que foram mais céleres do que a apanhar estes quantos indivíuos dos NN! E, já agora, se o sr n quer que confundam a duzia de bandidos q foram agora apanhados pela PJ com os NN, tb o senhor n confunda meia duzia de bandidos do Porto com os Superdragões. Por uma questão de honestidade intelectual, vá...

Anónimo disse...

"Se esta operação é destinada a capturar dois ou três traficantes de droga que, por acaso, pertencem aos No Name Boys, então é de louvar. Se pelo contrário se trata de uma investigação direccionada para as claques enquanto tal, então tenho que dizer que deveriam ter começado por outro lado."

Porque é q deviam ter começado por outro lado e n pelos NN? O sr LF já achava bem que começassem pela Juve Leo? Já n havia problema? Ou se começassem pelos Superdragões, a polícia já era mais eficaz? Está o sr intrinsecamente a dizer com isto que pimenta no cu dos outros para mim é refresco? Está a querer dizer que a droga e as armas q foram encontradas são tão irrelevantes que a PJ devia ter ido a outro sítio primeiro? Tenha vergonha LF... Mais uma vez fica evidente o seu facciosismo, mas neste caso é um pouco mais grave, pq se refere a drogas e armas!

1904-Amaral disse...

pergunta ao cebola se nao destroem automoveis, oh anonimo! mais um, para variar...

tanta coragem e depois escondem-se atras de uma personagem supostamente correcta que nao toma drogas nem nada...

metam uma coisa na cabeça, vvasculhem todas as claques dos maiores clubes, ate do boavista, e depois digam o que encontraram...

mas eu ja disse, daqui a umas semaninhas conversamos, ja nao falta muito...

1904-slb.blogspot.com

1904-Amaral disse...

li este comentario no maisfutebol,

Por: Jorge Tavares

há uma série de coisas que me deixam com vontade de rir nesta história toda: primeiro o facto de se falar em alegadas ligações da claque ao movimento skin nacional, irrisório, pensando no facto de que qualquer pessoa olha para os NN e vê que, digamos...talvez 70 e tal por cento dos seus elementos são africanos ou descendentes de; outro ponto que acho graça é o SLB querer desmarcar-se a viva força deste assunto, não conhecem as instalações citadas como sede dos NN ou mais vulgarmente «casinha»? Se calhar se perguntarem ao LFV onde é a área dos restaurantes onde servem tinto ele já sabe responder; depois há ainda o facto de se ler por aí, que jornalistas não são bem vindos, isso sim, tem algo de verdadeiro, mas lanço o desafio, perguntem a um determinado jornalista da SIC Notícias, que por acaso até trabalha na área do desporto se já não teve mais que uma vez em pleno sector dos NN no Estádio da Luz a assistir aos jogos, uma ou outra vez inclusive até com um filho menor (e muito) ao colo? Isto para não referir outras figuras ilustres, como cantores bem conhecidos, actores da «geração rebelde» e até atletas de outras modalidades do clube que possuem inscrição nos NN...tudo isto para lembrar os permanentes adjectivos de drogados, ladrões e vadios aos membros da claque.
Deixem-se de tangas, droga, violência e crime há em todo o lado, até no Governo, não se preocupem só com as claques, mas se aqui insistirem, lembrem-se do outro que se passeia a norte nos seus dois Porshes que devem ter sido prendas de Natal.

Anónimo disse...

"pergunta ao cebola se nao destroem automoveis, oh anonimo! mais um, para variar...
"

Caro comentador, se quiser contar vidros partidos, é melhor usar uma máquina de calcular. De qq modo, n tenho informação q o individuo envolvido nesse acto de vandalismo fosse dos Superdragoes. Mas tb n me espantava...
Ng aqui está a favor de actos de vandalismo, nem ng acha q umas claques são de anjos e outras de demónios. Agora, defender q a polícia se devia ter virado primeiro para a claque A ou B, é no mínimo, caricato...
Mais lhe digo que aplaudirei se esta operação for extendida a outras claques, em Lx, Porto Guimaraes ou outro sitio qq!

Ricardo Campos disse...

No passado fim-de-semana, o EXPRESSO on-line deu à estampa a seguinte notícia:
«O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, vai ser chamado para ser ouvido como testemunha no âmbito do processo que levou hoje à detenção de 30 elementos dos 'No Name Boys'. O Ministério Público quer esclarecer como é que uma claque que não estava legal tinha direito a uma sede no estádio do clube, avançou ao Expresso fonte policial. O espaço é conhecido como "A Casinha".

Ricardo Campos disse...

se gostam de futebol não podem gostar de claques...
mete nosso a forma com algumas pessoas estão a defender os no name bois só por eles serem a claque do benfica...

AS CLAQUES SÃO TODAS UMA MERDA!!!
SENDO ELAS DE QUE CLUBE FOREM!!!

O benfica diz que não apoia, mas cede-lhes bilhetes e instalações.... é preciso investigar isso, a Morgado já deve estar sem trabalho do apito dourado poderia dar uma mãozinha...

Ricardo Campos disse...

SERÁ QUE SÓ EU ACHO ISTO MUITO ESTRANHO!!!!!!
Esta notícia foi publicada no Record On-line O dia de ontem era de pagamento no E. Amadora. Todavia, uma vez mais tal não aconteceu. O cheque até existia desde há alguns dias, mas o “mecenas” – a empresa Obriverca, de Eduardo Rodrigues – terá dado o dito pelo não dito e retirou o prometido apoio ao E. Amadora.A empresa de construção imobiliária, sediada em Alverca, passou um cheque de 150 mil euros a fim de ajudar o clube da Reboleira. Contudo, terá havido uma irregularidade de saque, o que terá inviabilizado os pagamentos. Esta marcha atrás poderá ter a ver com o facto de este apoio ter sido tornado público, num programa de TV no domingo à noite.A Obriverca teve como sócios, na constituição original, Eduardo Rodrigues, Luís Filipe Vieira e Joaquim Marto (falecido). No entanto, desde há bastante tempo o único proprietário é Eduardo Rodrigues. Refira-se, ainda, que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o seu homólogo estrelista António Oliveira estão de relações cortadas desde o “resgate” do camaronês Binya da Reboleira pelos encarnados, no início da época transacta. em 18/11/2008 pelas 06:12 Depois de tantos meses em dificuldades porque será que uma empresa à qual já esteve!!! (ou se calhar, está) ligado o Sr. Luís Filipe "Orelhas" Vieira, apareceu como que um justiceiro para amenizar os problemas salariais do Estrela da Amadora, logo na semana que antecedia o jogo entre os Estrelistas e o clube do abutre??? Ninguém acha estranho que o cheque, que existia há uns dias tenha sido tentado o saque apenas na segunda-feira (17/11/2008), um dia após o referido jogo??? Será que a tal "irregularidade de saque" não terá surgido apenas porque o Estrela fez a vida negra ao clube do abutre, faltando assim ao acordado aquando da entrega do cheque??? Será que ninguém acha estranho que o sindicato dos jogadores apareça com as ameaças de greve sempre na semana do jogo com o clube do abutre, assim foi em Dezembro de 2005 com o Vitória de Setubal, assim foi agora com o Estrela da Amadora???? Porque será que o Dr. Ricardo "Justiceiro" Costa e a Dr. Morgadinha juntamente com a sua super equipa anti-corrupção não investigam estas coincidências???

Anónimo disse...

Depois, o Benfica. O clube encarnado impediu a agência Lusa de entrar no Estádio da Luz para o acompanhamento do Benfica-Estrela da Amadora. A decisão foi comunicada à Lusa no sábado pelo director de comunicação do Benfica, João Gabriel, que deu como justificação a notícia com o título "Futebol: Benfica - Administradores da SAD receberam 180.000 euros de prémio apesar do quarto lugar na Liga".


QUARTO LUGAR DÁ PREMIO!!!! AHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAH

ANTI-BANDEIRAS NN disse...

os maus da fita?

já reparou que desde que existem as miseráveis bandeiras NN no Benfica o clube nunca mais foi mesmo?

o que ganhámos nos últimos 16 anos?

vá lá que este ano na Luz não há bandeiras NN do Hitler.....

por coincidência vamos á frente do Sporting e Porto.....

Borges Coutinho deve dar voltas na tumba ao saber o que aconteceu ao Benfica nestes últimos 16 anos NN...

Nada tenho contra os rapazes, agora ACABEM COM AQUELAS BANDEIRAS SE FAZ FAVOR!

Acabem com a Maldição NN!

Ricardo Campos disse...

o clube fascista parece que têm uma costela nazi...

Anónimo disse...

ei, QUE CHUVA DE COMENTÁRIOS ELIMINADOS...
Viva o LÁPIS AZUL,
FORA OS INCÓMODOS,
VIVA A "MINHA" DEMOCRACIA;
NESTE CLUBE MENINO NÃO ENTRA....

LF disse...

Alguns dos comentários foram eliminados pelos próprios autores.
Eu apenas eliminei três, de anónimos que julgo serem um só.
Eliminei-os por conterem linguagem insultuosa e mal criada, e não por discordarem do que eu escrevo.
A prova está em muitos que, discordando (e mesmo provocando), sabem não passar os limites de linguagem que eu acho a maioria dos leitores merece ver salvaguardados.

LF disse...

Ao leitor que questiona a natureza nazi dos NN, digo que basta ir à Luz e observar de perto os elementos da claque, para perceber que muitos deles são de origem africana - como aliás o era o seu histórico lider "Gullit", falecido em 1995, o que põe totalmente de lado qualquer ligação neo-fascista.

O nome "No Name", passe o paradoxo, foi escolhido porque o movimento resultou de uma cisão nos Diabos Vermelhos, e em resposta ao facto de este nome já estar registado.
Não sabendo o que fazer, os fundadores optaram por avançar com o No Name Boys, que acabou por ficar para sempre.

Não me recordo de ver qualquer bandeira nazi no meio da claque. Mas admito que a estética para-militar de todas as claques acabe por encontrar alguma inspiração na estética nazi, o que não tem necessariamente a ver com questões ideológicas.

Se atentarmos por exemplo à obra de Leni Riefenstahl, percebemos facilmente como toda a iconografia nazi-fascista pode ser apelativa para movimentos ultra.

jfk disse...

LF:

Tem a minha simpatia pelos comentários que eliminou.

Há limites de decoro e decência de palavras que não podem ser ultrapassados.

Pessoalmente senti-me incomodado pelos conteúdos logo que abrí os comentários.

Sobre o Apito Dourado e a sua extensão de Norte a Sul, que eu saiba extendeu-se pois. Nao creio que Leiria e Madeira se situem no grande Porto.

E segundo sei LFVieira também foi escutado.

E Pinto da Costa quando fugiu para a Galiza foi avisado pela Judiciária do Porto. Por isso é que perderam a tutela do caso.

Quanto aos criminosos que paguem por isso.

Anónimo disse...

se vamos falar de orientações neo-fascistas nas claques....

procurem o grupo 1143...está bem vivo no núcleo do directivo XXI,claque esta gerada fruto das cisões dentro da JuveLeo...

procurem as optimas relaçoes entre os SD e a claque da Lázio os "Irriducibili", esse grupo assumidamente seguidor do líder fascista Mussolini...

iconografias mal usada podem ser mal interpretadas...ou será que não se sabe que a suastica não foi criada pelos nazis?

saudaçoes benfiquistas.

M.

Anónimo disse...

"A guerra estalou de caçadeiras em punho, com membros do Grupo 1143 a tentarem lançar fogo à ‘casinha’ no início deste ano. Lá dentro, nas instalações da Luz que o Benfica nega serem das claques, estavam os No Name Boys. Segundo a investigação da PSP, a resposta à claque do Sporting ligada à Extrema-direita não se fez esperar. Quando emboscaram João Sério, na Amadora, elementos dos No Name pagaram ao líder do Grupo 1143 na mesma moeda: incendiaram-no.


O primeiro ataque ficou registado em fotografias que constam do processo, apurou o CM, e todo o ritual de vingança, com João Sério a ser queimado pelos rivais em todo o corpo com tochas, foi presidido por Miguel Claro – o líder dos No Name que está entre os 29 membros da claque presos.

Desempregados, sem rendimentos lícitos que se conheça, seguem o Benfica para todo o lado. Já foram este ano apanhados com mais de 15 quilos de haxixe, entre várias rusgas, e consta na investigação que grande parte das iniciativas da claque sejam financiadas pelo tráfico. Escondiam em casas mais de 15 mil euros. Há ainda escutas e a violência, espancamentos, carros ou o autocarro incendiados, está registada numa chamada: 'Até por cima de um bófiapassámos',ouve-se após o jogo em Guimarães.

Entre os 29 detidos, 16 saíram em liberdade e 13 foram a tribunal. Dos suspeitos ouvidos ontem, dois foram soltos – apesar de o último ter meio quilo de droga em casa. A outro, a quem foram apreendidos oito quilos de droga, o juiz decretou prisão preventiva. Os restantes 11 são hoje ouvidos.
"

In Correio da Manha

Anónimo disse...

Tendo em conta isto, acho q efectivamente n se compreende o porquê de investigarem os NN antes de mais...

Ricardo Campos disse...

O M. tem razão... o grupo 1143 tb tem ligações fascistas e neo nazis, são da mesma farinha dos no name bois e dos insane gays.

MAIS UMA VEZ REAFIRMO QUEM GOSTA DE FUTEBOL NÃO PODE GOSTAR DAS CLAQUES, PELOS MENOS DAS CLAQUES DE ALGUNS CLUBES PORTUGUESE.

Anónimo disse...

os NO NAME BOYS não sao neo fascistas ou nazis ou qq treta que extrema direita...

é I-DE-O-LÓ-GI-CA-MEN-TE impossivel qualquer pessoa ou grupo com orientação politicósocial desse género conviver pacificamente com individuos negros como sucede semana após semana no estádio da Luz, individuos estes que são uma fatia considerável do grupo reunido no estádio....

não é impossível que haja, no seu núcleo duro, eventualmente dentro daqueles agora detidos, elementos com tais ideais....

mas...

os NO NAME BOYS são, quando muito,no seu nucleo duro, numa apreciação crítica, um grupo de marginais suburbanos que criaram um grupo que explora o entusiasmo e amor por um clube de muitos outros...e que fazem desses muitos, veículos para cometerem ilegalidades.
Não se confunda os milhares de rapazes que berram pelo clube com um nucleo duro que se alimenta desse amor clubistico.

Ao contrário de, por exemplo, do Directivo XXI, que tem uma orientação política, ou pelo menos tem uma direcção assumidamente política (ligações aos Hammerskins Portugal sao conhecidas...), estes NO NAME BOYS não possuem esse tipo de orientação...

os insane guys, tirando algumas bandeiras do M.A.N que surgem em imagens televisivas (fruto de alguns ingenuo entusiasmo?),desconheço qq afiliação mais credivel...

n estou a defender ninguem...apenas objectivo!

Saudaçoes benfiquistas

M.

Anónimo disse...

Os NN nazis isto é só rir, lol,larguem vcs sim a droga. Aqui há uns anos o macaco num programa sobre claques na SIC disse á jornalista Coneceição Lino que o seu sonho eram os SD serem como os Irreducibili (claque fascista da Lázio). Mas como a jornalista estava mal preparada e há aí muitos, nem sequer o questionou sobre essa aberração.Ora aí está o que os media queriam como os resultados desportivos do benfica têm sido positivos havia de acontecer outra coisa para difamar o glorioso. E a justiça portuguesa mais uma vez demonstrou como está podre, e que não há efectivamente critérios iguais para todos, pq senão há muito tempo que o macaco e a sua pandilha estavam atrás das grades.Acredito e sei que há gente séria nas claques do Benfica,Sporting e Porto, agora não pode ser só os maus da fita do Benfica a serem presos, os maus da fita dos outros clubes tb têm que o ser.Ou será que isto já é como os sumaríssimos, só calham aos jogadores do Benfica.

jfk disse...

Eu também defendo que determinado número de elementos das claques (dos 3 grandes principalmente) deveriam ser todos investigados devidamente. Não é de agora.´

Mas, caros amigos benfiquistas, imaginem que neste preciso momento a investigação começava (em termos de mandatos de detenção) por uma claque do porto (ou sporting).

O que não iriam dizer? Conseguem por certo imaginar! E não seriam só os adeptos em blogues.

Assim, é deixá-los esticarem-se nos comentários.

O peixe morre pela boca.

Não acredito que as investigações sejam só a uma claque.

Só alguém muito anjinho acredita que isto não se passa nas claques dos 3 grandes e em mais algumas de outros clubes.

O que acontece é que há uns anos quando havia evidências de ilegalidades ou criminalidade, em várias áreas da nossa sociedade, ninguém fazia nada.

Neste momento quando há evidências ou suspeitas, o Ministério Público, a PGR, o DIAP actuam. Podem não conseguir condenações, que como se sabe são bastante difícies em Portugal, mas actua.

Por isso vamos esperar pelos próximos episódios.

Isto não tem nada de clubite.

Anónimo disse...

Caro jfk permita-me discordar, mas isso que está a insinuar eu só acredito vendo.A PJ do Porto há muito que faz parte da lista de pagamentos de Pinto da Costa e não é por acaso que ele foi avisado por estes quando foi chamado a depor em Gondomar no apito dourado e ia fugir para Espanha.A quantos sumaríssimos por exemplo o B.Alves já se safou, e este fim-de-semana safou-se mais uma vez de 1 penalty que cometeu.O que hoje acontece isso sim é que parece que o Ministério-Público vai fazer alguma coisa mas depois nos finalmentes os arguidos que são figuras públicas e de classe alta salvam-se sempre.Os que tem sido realmente condenados de 1 maneira ou outra estão sempre conotados por serem do Benfica ou de fracos recursos.Acha isto coincidência? Eu não, e até que provem o contrário vou continuar a pensar assim.

Ricardo Campos disse...

M:

mas existiram membros nazis nos no name certo?
agora até podem existir individuos de cor, mas dantes os simbolos naziz eram expostos em bandeiras e tarjas...
o n invertidos não são os restos da ideologia nazi?

p.s. existem algumas bandeiras com a cruz celta na claque super dragões.

Ricardo Campos disse...

o cancro é geral... as claques de todos os clubes são autenticos centros comerciais de droga.

Lf, ja vi que tens boas relações com as claques do benfica, posso saber pq é que eles não se querem legalizar?
o que os amendronta?

os super dragões estão legalizados como associação, registaram uma marca, têm lojas a vender produtos da claque e facturam 1 milhão de euros... o caminho é este...

p.s. os SD não são nenhuns santinhos, mas pelos menos estão identificados e a policia sabe quem são...

Anónimo disse...

Caro Aurélio Estorninho não acha que essa lei de que os elementos de claques têm que estar identicados, ela própria não é fascizante? Se me dissesse que os líderes ou as direcções de claque tem que estar identificados,eu concordava perfeitamente, porque alguém tem que se responsabilizar e dar a cara.Agora todos os elementos de claque, já acho que é um exagero e violação de privacidade do Estado sobre os cidadãos.O Aurélio concerteza é sócio do f.c.p acha que a direcção do seu clube quando aprova decisões e transmite-as em acta aos inspectores/Estado, tem que identificar todos os sócios do f.c.p, que votaram a moção em assembleia-geral seja lá qual decisão for?A direcção sim, identifica-se e transmite os seus dados ao estado e as resoluções tomadas.Era só o que faltava era o estado saber se eu sou de claque de a,b,ou c, ou do clube a,b,ou c. É que esta é que é grande questão, o estado não tem o direito de saber quais são os seus gostos e o que é faz na sua vida fora do seu trabalho. Na sua ocupação profissional tudo bem, tem que prestar contas e pagar impostos. E mais se você se identifica como membro seja de que claque for, o estado automáticamente está a catalogá-lo de delinquente,criminoso etc.etc. é que a maior parte das pessoas nem se apercebe que esta lei é uma forma de monotorizar os cidadãos e catalogá-los como potenciais vânda-los.E com leis deste tipo qq dia sabem o que é que você come, aonde é que você desloca etc.Quer um exemplo de como isto é injusto, toda a gente sabe que com a crise financeira tem havido desfalques em bancos, você já viu o estado levantar o sigilo bancário em certos e determinados negócios?Não pois não?Então tb não tem o direito de saber o que você faz ou deixa de fazer.Por este andar qq dia voltamos ao tempo da outra senhora.

Anónimo disse...

é bom saber que nem toda a gente generaliza,obrigado pelo apoio.
ASS: 1 dos 99,9% de NN que não são criminosos...

Ricardo Campos disse...

caro peter:

expressei.me mal.
concordo inteiramente consigo.

p.s. não sou socio do FC PORTO não tenho dinheiro para o ser.

Anónimo disse...

Anónimo se calhar é 1% de criminosos e 99% de adeptos que adoram o seu clube. As claques têm defeitos e virtudes têm gente boa e gente má como tudo na vida.Agora eu detesto é as generalizações que os media fazem. Porque na classe jornalística tb há excelentes jornalistas e péssimos.E fora das claques nos estádios tb há gente boa e gente má, ou acham que só nas claques é que há gente má.

Anónimo disse...

"Alem disso foi um acto individual, praticado fora do estádio."

Isto foi o que disse o LF acerca do autocarro incendiado dos SD. Anteriormente tinha dito isto:

"Enquanto isso, os Super Dragões vão destruindo áreas de serviço;(...)destroem automóveis"

Será que isto foi dentro do estádio?

Anónimo disse...

aqui ninguém é santo!!
eu posso afirmar que comprei muita erva dentro da nova luz e da velha luz.... tanto me vendiam os NN como dos DV, é tudo igual,o $ não cai do ceu.
LF não defendas que não tem defesa.

Peter disse...

Anónimo e só compraste erva na tua vida aos DV e aos NN dentro da velha e da nova Luz, isso é que é mesmo para rir,lol.Se calhar eles até te obrigaram a comprar e a fumar,lol,foste coagido,lol.

Anónimo disse...

Pergunta pertinente:

Caros "jornalistas",

Depois das inumeras manchetes com o ex-presidente, membros da ex-claque oficial e agora até com um incipiente ex-jogador do Benfica.

Que crime é preciso cometer para aparecer na 1ª página na qualidade de ex-sócio do Benfica ?

PS: Adorei a cobertura que fizeram aos primeiros anos do Apito Dourado.

Anónimo disse...

Tem piada, agora querem q as investigações se estendam a todo o país. Com o apito dourado, nem bufam, n pedem q sejam investigadas as conversas telefonicas do Bieira e sua pandilha...
Mas estou a ver a lógica destas personagens:
"N deve ser investigado em Lisboa nada que já n tenha sido investigado no Porto".
Estes benfiquistas são uma risota!

Peter disse...

Anónimo desculpa lá mas uma grande risota és tu.Os elementos detidos dos NN apresentam sinais de riqueza como o macaco apresenta? Têm 2 porsches?Conseguem fretar aviões para acompanhar o Benfica?Conseguem arranjar dezenas de autocarros para acomnpanhar o Benfica?Não, deslocam-se pelos seus próprios meios e quando vão ao Porto vão de transportes públicos ou seja de comboio.Acho que é mais lógico investigar quem apresenta maiores sinais de riqueza do que propriamente quem detém menos recursos.Evidente que estes indíviduos que foram detidos tem que ser punidos pelas suas acções se se vier a provar.Agora se há alguma claque que demonstra uma organização de novo-riquismo neste país é claramente os superdragões.E já agora nos superdragões não têm droga?Nem traficantes?Isso é que é para rir mais uma vez,lol.Quanto a comparações com o apito dourado, é rídiculo porque aí volto a frisar quem apresenta maiores indícios de corrupção é claramente o f.c.p, que até nem começou em 2004, data de abertura deste processo. Desde os finais da década de 80 que existiam indícios evidentes que o f.c.p. corrompe árbitros. Os "quinhentinhos" em que o Reinaldo teles era intermediário entre o Guímaro e o presidente do Leça, porque era o que ele fazia no f.c.p. As viagens do Calheiros, os dinheiros dados aos jogadores do Beira-Mar etc.Porque estes são os casos que se conhecem, porque muitas mais falcatruas o teu clube fazia e ninguém sabe e provávelmente nunca se há-de saber.
Ou seja numa época que o Benfica está a ter resultados desportivos positivos apesar de ser o clube mais prejudicado pela arbitragem há que tentar arranjar motivos para tentar destabilizar, mas enganam-se aqueles que com este tipo de coisas nos irão desmobilizar.

Anónimo disse...

E outra anónimo,o que é que tu achas que o macaco faz para ter a vida de nababo que têm?Não me digas que o que ele tem é fruto do seu trabalho,lol.Como é que é isso é possível se ele passa a vida a acompanhar o f.c.p em Portugal e no estrangeiro.

Anónimo disse...

o macaco é um homem de negocio no ramo da restauração.
herdou dos pais, e ja tem 2 estabelecimentos dele...
o resto são especulações, já o tentaram prender, mas ele anda legal... pelo menos parece.

jfk disse...

Aproveito para deixar uma mensagem de simpatia a todos os adeptos elementos de claques que são cidadãos comuns e cumpridores da lei e que apenas buscam nas claques o companheirismo e partilha de uma paixão comum: o amor aos seus clubes e a vontade de os apoiarem incondicionalmente.

Anónimo disse...

Anónimo desculpa lá mas uma grande "risota és tu.Os elementos detidos dos NN apresentam sinais de riqueza como o macaco apresenta?"

Se calhar, n sei, o Macaco é q é mais conhecido.
Mas uma coisa sei, os elementos detidos dos NN apresentam mais armamento e droga, lá isso apresentam! E aquela da tocha humana é, sem dúvida, impressionante!

"Conseguem fretar aviões para acompanhar o Benfica?Conseguem arranjar dezenas de autocarros para acomnpanhar o Benfica?"

Dezenas de autocarros para acompanhar o Benfica? Ui! Isso é criminoso! Como é q alguém consegue arranjar dezenas de autocarros??? E se calhar nem todos iam cheios e provavelmente o Macaco pagou tudo do bolso dele!
Repito, vcs sao uma risota!

"Não, deslocam-se pelos seus próprios meios e quando vão ao Porto vão de transportes públicos ou seja de comboio."

Claro, vão todos pelos seus próprios meios, de comboio ou de boleia, e encontram-se ali na alameda para entrarem juntinhos no estádio!:D
Se tal é verdade, tenho de vos dizer q os NN, além de bandidos, são muito desorganizados...

Anónimo disse...

"E já agora nos superdragões não têm droga?Nem traficantes?Isso é que é para rir mais uma vez,lol."

Não sei, provavelmente têem e n me lembro de dizer alguma vez q n tinham, portanto o seu comentário n deve ser para mim...

Qto às suas insinuações referentes ao apito dourado, n passam disso mesmo, insinuações, sem provas, típicas de quem anda arredado das vitórias há mto tempo.

Anónimo disse...

"E outra anónimo,o que é que tu achas que o macaco faz para ter a vida de nababo que têm?Não me digas que o que ele tem é fruto do seu trabalho,lol.Como é que é isso é possível se ele passa a vida a acompanhar o f.c.p em Portugal e no estrangeiro.
"

N faço ideia e tão pouco me interessa. Ao q sei ele tem estabelecimentos de restauração e como líder dos Superdragões deve ter um rendimento bastante considerável, certamente sem pagar impostos. Mas n tendo qq prova, desconfio tto dele como do senhor, e como n faço insinuações sobre a sopa que o sr come e o carro que conduz, tb n vou fazer dele.

Anónimo disse...

"E outra anónimo,o que é que tu achas que o macaco faz para ter a vida de nababo que têm?"

N sei, mas tb n sei como um indivíduo que vende pneus chega a 50º mais rico do mundo. O sr sabe?

Anónimo disse...

este ultimo anonimo faz perguntas pertinentes...
todos querem que o crime esteja a norte, mas parece que o tiro esta a sair pela culatra...
bando ce criminosos nazis esses adeptos do benfica...

o trafico de droga era feito com o intuito de pagar os ordenados do suazo e do aimar, e o que sobrava era para abater ao passivo...
CRIMINOSOS, ASSASSINOS!

Anónimo disse...

Arredado das vitórias há muito lol,se 3 anos é muito tempo para si,19 então é uma eternidade.E este ano olhas para cima e não para baixo.Restauração é a primeira coisa que os mafiosos fazem para a lavagem de dinheiro.Quanto ao que diz sobre insinuações o mesmo se aplica a si, ou você é o dono da verdade absoluta.Quanto a aspectos organizativos isso é fácil de se falar quando se tem dinheiro vindo lá não sei de onde.Apito dourado não se provou nada!?Lol,você lá leu as escutas?tem que as ler.

jfk disse...

Eu acho é que 'droga' é o que muita gente mete na cabeça antes de vir aqui escrever.

LF disse...

Faço minhas as palavras do JFK

jfk disse...

Sr. Aurélio:

Faço votos para que no futuro próximo a sua vida lhe permita ser sócio do seu Futebol Clube do Porto.

Anónimo disse...

"Arredado das vitórias há muito lol,se 3 anos é muito tempo para si,19 então é uma eternidade."

Repare, na ultima decada ganhou ttos campeonatos como o Boavista. Para mim, isso é pouquinho, mas vcs lá sabem...

"E este ano olhas para cima e não para baixo."

Cá está o q eu queria dizer, há tanto tempo q n estavam à frente do FCP q por qq coisinha fazem um arraial!

"Restauração é a primeira coisa que os mafiosos fazem para a lavagem de dinheiro."

Logo, por dedução lógica, se ele tem um restaurante é mafioso. Vou fazer a mesma analogia para o Barbas...

"Quanto ao que diz sobre insinuações o mesmo se aplica a si, ou você é o dono da verdade absoluta."

Eu n faço insinuações, limito-me a caricaturar o que vcs fazem...

"Quanto a aspectos organizativos isso é fácil de se falar quando se tem dinheiro vindo lá não sei de onde."

Repare, alugar uma ou várias camionetas para ir ver um jogo n me parece mais caro do que cada um pagar individualmente o seu transporte particular ou mesmo em alguns casos bilhetes individuais de comboio/camioneta. N consegue dar conta do ridículo da sua afirmação?

"Apito dourado não se provou nada!?Lol,você lá leu as escutas?tem que as ler."

Já li, e n provam que tenha havido corrupção. Aliás, se n leu as considerações de um juiz ainda há pouco teceu, tem de as ler!
O caso Nacional-Benfica, por exemplo, já foi ao ar de tão ridiculo q é(ra)...

Anónimo disse...

"Eu acho é que 'droga' é o que muita gente mete na cabeça antes de vir aqui escrever."

De facto, muito construtivo! N me admira que o LF apoie...

Kid Bengala disse...

Mas esses palhaços vao deter membros dos NN já com mandato de detenção numa investigação que envolveu escutas telefónicas!!!? As mesmas escutas que não foram validadas para os corruptos???!!!!
De facto não há vergonha, depois claro que eles dizem o que querem e bem lhes apetece, ninguém lhes faz nada...
Cumprimentos

Anónimo disse...

Excelente post. Sempre bem, LF.

Tal como você, gosto dos cânticos, da emoção e da côr nos estádios.
Não gosto da violência, da asneirada, das provocações.

Para mim, uma claque não tem necessariamente que ser vista como um grupo marginal ou de maus rapazes (lembro-me que a Raça Benfiquista era até uma claque bem pacífica. O Pedro Grazina, líder da mesma, era meu colega de turma e guarda-redes de jogos da palhaçada e um moço 5 estrelas).


Gostava que as claques contribuissem APENAS para a festa e deixassem o resto (as picardias, as escaramuças, a violência, a asneirada) de lado.
Com cânticos bonitos e engraçados, que a malta gostasse de cantar.

(fica também o pedido para tirarem a bosta do "allez" de metade dos mesmos... não sei de onde vem essa mania)

Sei que é difícil. Há muita querela antiga não resolvida. Há elementos marginais que se aproveitam destes movimentos. Há todo um clima de suspeição à volta do futebol que atiça a violência.

Mas vale a pena sonhar.

Guardarei sempre na memória os nossos recentes jogos contra o Celtic, na Luz. Os adeptos britânicos maravilharam-me com a sua atitude positiva e com a magia colectiva de uma bancada cheia a cantar junta.

Quem sabe, um dia, todo o estádio da Luz pode ser uma claque. Sem asneiras, sem violência.

Abraço

Anónimo disse...

ó André, se não sabes do que falas, fecha a fossa.

Kid Bengala disse...

ó anónimo tu que sabes mais que eu (presumo), diz lá onde é q eu estou a mentir.

jfk disse...

Nuno Figo:

Aproveitando o seu elogio aos adeptos do Celtic:

Vi ambos os jogos na Luz com adeptos do Celtic. Tenho um sócio Escocês adepto da equipa, ele e o filho. Então das duas vezes estive com reodeado de malta Escocesa eles antes do jogo, fui para o estádio de metro no meio de centenas, vi o jogo e depois estivemos a beber 'pints' até às tantas nas docas, depois hotel, pequeno almoço e 'See you next time guys'.

São de facto espectaculares e foram dois momentos deliciosos que passei como adepto do futebol.

No final dos encontros todo o estádio da Luz aplaudiu de pé os adeptos Escoceses.

É nestes momentos que vale a pena ir à bola.

Ricardo Campos disse...

jfk:

isso aconteceu pq o benfas ganhou... senão eram apedrejados e espancados....

isso é mais uma tentativa para branquearem os no name.

ja viste as acusações?

criminosos e traficantes!!!
é preciso acabar com isso!!! urgentemente...

os proximos são os do guimarães

jfk disse...

Aurélio:

Confesso que ás vezes é preciso paciência para não te mandar para certos sítios.

Eu faço um comentário direcionado a um colega benfiquista, sobre 60.000 pessoas e dizes que esse comentário é uma tentativa de branquear os NN, que são apenas uns quantos?

E que se tivessemos perdido, os Escoceses eram apedrejados e espancados?

E se ganhasses juízo?

Sobre agressões no final dos jogos digo-te:

Há uns anos vi em Coimbra finalíssimas da Supertaça entre Porto e Benfica. Não sei se já serias nascido.

Após a vitória do Porto o que eu assisí, dado que o público geral entrava e saía todo pelo mesmo lado do estádio, foi bandos de adeptos do Porto a perseguirem adeptos isolados do Benfica e as agressões eram de murros e pontapés, à força toda. E o Porto tinha ganho.

Foram dezenas a serem assistidos no hospital.

Um amigo meu ficou mal tratado e mede 1,85. Só que um a levar de 5 ou 6 ou 7 ou 8 fica em desvantajem.

Ví uma criança que não teria mais de 10 a 11 anos, com um cachecol do benfica, cercado contra uma parede por um grupo de gajos do Porto, todos com corpo de adulto, que foi dali resgatada por um homem, adepto com um cachecol do Porto, que irrompeu pelos inergumenos e retirou a criança, aproveitando para ofender o bando de marginais.

Desde que se está aqui a escrever sobre os NN, já poderia ter escrito isto a que assistí. Mas tinha optado por não o fazer. Porque anormais existem em todas as claques, todos os clubes, em todas as terras, em todos os bairros e em todos os blogues e eu não gosto de generalizar.

No entanto comentários como o que acabou de fazer fazem-me pensar que será um deles.

E tenho a certeza que o que acabei de escrever sobre o que ví vai provavelmente excitar alguns dos leitores. E certamente enojar outros.

Assim se percebe onde reside a criminalidade

Ricardo Campos disse...

os confrontos das claques do Porto tu sabes tudo na ponta da lingua, não te esqueces de nenhum episodio, é pena que a memoria não funcione para as outras claques.

mas para que te esclareça, eu defendo que as claques devem simplesmente acabar, serem extintas.
os criminosos serem julgados e se forem condenados cumprirem pena.
sejam eles do Porto ou dde outro clube qualquer...
agora branquear os crimes de alguns e condenar os outros?
-isso não!

para terminar:
-sabes que a morgado anda na camera de lx á procura de potenciais crimes do santana lopes, pq raio ela de um momento para o outro se lembrou dos no name?
- será o patrão do marido lhe pediu, pq estava farto de viver com medo dentro do estadio da luz?

pensa nisso.
quando á idade... devemos ser da mesma geração...

jfk disse...

Não pretendendo alongar a conversa, não sei tudo sobre a claque do Porto. Nem do Sporting nem do Benfica. Não quero saber, não me dizem nada. Apenas te descreví uma única situação que presenciei, lamentável e gravosa.

Não me preocupo em saber ou memorizar coisas supérfulas.

E não sou pessoa que pense que o mal está todo de um lado e o bem todo do outro.

Sobre as claques temos opiniões diferentes. Eu gosto das claques nos estádios. Têm um papel importante. Repudio e rejeito por completo a violência, física ou verbal. É o que não gosto no comportamento das claques.

E violência verbal também se lê muita neste blogue (ou noutros). O que me faz pensar que quem escreve tais palavras, se estivesse anonimamente em grupo também daria uns murros e uns pontapés (a ocasião faz o ladrão).

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis generique
http://commandercialisfer.lo.gs/ commander cialis
http://prezzocialisgenericoit.net/ acquisto cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis