AS OPÇÕES DE QUIQUE

Ao testar um sistema de jogo alternativo diante do Desportivo das Aves, o Benfica pretendeu dar mais um passo na construção da sua equipa. Ao 4-4-2 em linha que havia utilizado desde a pré-temporada, Quique propôs neste jogo um meio-campo em losango (ainda que algo assimétrico), talvez como forma de rentabilizar a classe de Pablo Aimar, dando-lhe espaço e protegendo-lhe as costas. O resultado foi uma excelente exibição do argentino.
Com três pontas-de-lança de grande qualidade no plantel, este poderia ser efectivamente o esquema preferencial do Benfica. Há contudo um senão: José António Reyes, que nesta partida estava suspenso.
O espanhol é, pelo menos, tão importante para esta equipa como Aimar. Não é um interior, mas sim um verdadeiro extremo. Jogando em losango o seu futebol perderia profundidade, e o conjunto perderia segurança. Mal comparado é um pouco aquilo que acontecia no ano passado com Quaresma no F.C.Porto, e que obrigava Jesualdo a jogar em 4-3-3. Desperdiçar o talento de Reyes colocando um outro jogador como interior (Yebda, Amorim), não creio também que fosse a melhor solução.
Por tudo isto, e para já (em Janeiro pode haver um reajuste), penso ser de optar pelo meio-campo tradicional, com Aimar numa segunda linha em apoio ao ponta-de-lança. Suazo parece-me capaz de jogar sozinho na frente, ficando assim sacrificados Cardozo e Nuno Gomes (excelentes opções de banco para segundas partes problemáticas).
Desvantagens deste sistema: Aimar perde espaço, e a frente de ataque perde peso. Problemas exclusivamente ofensivos, enquanto que no losango, além da perda de profundidade, a equipa ressentia-se também em termos de segurança defensiva. Não havendo em Portugal plantéis perfeitos, também não há equipas perfeitas. A opção tem de ser minorar e/ou disfarçar as insuficiências, e aquela parece-me a melhor forma de o fazer.
De qualquer modo é útil ao Benfica desenvolver mais de uma via táctica para o seu futebol, mantendo todavia os princípios de jogo inalterados. Não é igual defrontar o Desportivo das Aves na Luz ou jogar com o Olympiakos em Atenas. Há que ter ferramentas para todos os diferentes momentos que a época irá oferecer. Quique Flores sabe-o bem.

13 comentários:

jfk disse...

Concordo com a análise. Ambos os sistemas penalizam ora Aimar ora Reyes. Teoricamente. Há que ver na prática como resultam.

E, obviamente, os jogos ao longo de uma época são muito diferentes. Factores que influenciam um jogo são casa ou fora, qualidade e momento particular do adversário, jogadores dísponíveis no plantel e sua forma física e mental e ainda o que se deve obter de um jogo.

Por tudo isto há que ter soluções, alternativas para tirar o maior proveito do plantel. Não pode haver rigidez (ou teimosia) táctica.

Espero que Quique saiba evoluir com o plantel neste sentido.

Anónimo disse...

tudo asneira!!!
muita asneira!!!

o benfica tem de jogar em 4x3x3

com o suazo a descair á direita, reys na esquerda e o cardozo a matador.
assim se ganham jogos!!

Anónimo disse...

concordo, caminho acaba por ser por este caminho o futuro do nosso futebolesta epoca, especialmente face aos jogadores que temso disponíveis!

mas teremos tempo, face as exigencias, especialmente na Luz, para assimilar tudo isto? isto é teoria, nao se cria equipa de um dia para o outro...

eu estou confiante, e na luz aparentemente ha uma onda de apoio a este projecto..vamos ver, ainda a pouco se falava na necessidade de haver pelo menos um titulo.

saudaçoes benfiquistas

M.

ps..e o nuno não é titular pq? se por um lado o cardozo é mais matador, o nuno trabalho muito mais em prol da equipa...o suazo é explosivo, mas contra equipas fechadinhas..hum...

benditas soluçoes!!! :)

LF disse...

Pode ser o Nuno em vez do Cardozo. O Léo em vez do Jorge Ribeiro ou o Ruben Amorim em vez do Martins.
O que está em causa é o princípio táctico.

Vitor Esteves disse...

O Cardoso é o melhor homem golo que passou no Benfica e em Portugal nos últimos anos, além disso é do Benfica não está emprestado ... O modelo táctico seja ele qual for não pode ignorar o Cardoso. Digo Eu.

LF disse...

Mas tem que correr um pouco mais do que tem feito nos últimos jogos

Anónimo disse...

E em 4x3x3 LF? Não acha que é um sistema que prmite jogar Aimar na sua posição e Reyes também a extremo? Jogaria suazo mais na direita do ataque.

saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

cardozo o melhor homem golo? entao e o liedson?

Anónimo disse...

LF

Eu acho que o Benfica pode jogar em 442(losango) sem problemas para Reyes, ele pode sempre partir do vertice esquerdo do losango para a ala esquerda abrindo a frente de ataque, na transição ofensiva, na transição defensiva fecha mais no centro

Na minha opinião, a equipa deve jogar, quando ataca, em 4132, nas posições seguintes:

Quim

Maxi-Luisão-Sidnei-J.Ribeiro

Katsouranis (Yebda)
R.Amorim (Katso)- Aimar - Reyes

Suazo-Cardozo

Neste caso se Aimar subir um pouco no terreno fica um losango, agora no meio campo tem de jogar sempre dois jogadores de caracteristicas mais defensivas

Quando defende será num 4231 com os jogadores nas seguintes posições:

Quim

Maxi-Luisão-Sidnei-J.Ribeiro

R.Amorim-Katso (Yebda)
Suazo-Aimar-Reyes

Cardozo

Portanto, isto é a dinamica que a equipa deverá ter, nos momentos do jogo, será nesta dinamica que Quique terá de treinar a equipa, não em dois esquemas tácticos rigidos (442-classico ou 442-Losango)mas sim em dois sub esquemas (4132-quando ataca e 4231 quando defende)ou até num 4141 quando é necessario ter posse de bola

Os jogadores deverão saber utilizar estas derivações tacticas durante um jogo, isto só se pode fazer com muito treino e é neste aspécto que a equipa terá de crescer muito mais, perceber todos os momentos do jogo é muito dificil

Irra, pareço o L.F.Lobo a falar!!!!

Anónimo disse...

Não é verdade que o 4-4-2 Losango não potencie Reyes... pelo contrário, jogava aí no Arsenal e Sevilha. O Reyes joga muito bem a avançado móvel. Faria dupla com Sauzo e Aimar nas costas...

Anónimo disse...

Concordo com o q o chefe diz. Inteiramente. Qual é a tua opinião sobre a dupla reyes-suazo?

Anónimo disse...

Exacto o Reyes pode muito bem trocar com o Aimar no losango.Aliás ele tambem sabe interpretar bem o jogo como interior... Nesse esquema a questão põe-se mesmo é com os laterais a subir, e não foi por acaso que o Leo jogou contra o Aves, ele faz melhor essa posição do que o JRibeiro, o problema é o seu desempenho defensivo mas aí podiam-se implementar ajudas.

LF disse...

Um 4-3-3 com Aimar no meio-campo e dois extremos na frente parece-me demasiado ousado.
A componente defensiva ficaria quase limitada a dois médios.

Quanto a Reyes como interior, é verdade que jogou assim no Arsenal, mas não creio que tenha brilhado nessa posição.
Pelo que conheço dele, rende muito mais aberto na ala.

Como ponta-delança (dupla com SUazo), nunca o vi jogar. Não me parece que tenha essas caracteristicas.