VALE O QUE VALE...

Um breve olhar sobre a história recente do futebol português, permite concluir que o F.C.Porto e o Sporting estão a fazer o pior arranque de época dos últimos quatro anos, enquanto que, ao invés, o Benfica está a fazer o seu melhor.
Vejamos a classificação à sexta jornada nas últimas quatro temporadas.

CLASSIFICAÇÃO DOS GRANDES À 6ª JORNADA:

2005-06
F.C.PORTO 14
Sporting 12
Benfica 10

2006-07
F.C.PORTO 15
Sporting 15
Benfica 10 (-1 jogo)

2007-08
F.C.PORTO 18
Sporting 11
Benfica 10

2008-09
BENFICA 12
F.C.Porto 11
Sporting 10
Na época 2004-05 o Benfica tinha nesta altura 13 pontos e comandava a tabela. Nessa época foi, como sabemos, campeão.
Aliás, desde 2001-02, quem lidera à sexta jornada tem sempre conquistado o título. Os lideres são agora Nacional e Leixões, mas de entre os três candidatos ao título, o primeiro é o Benfica.
Além destes números, refira-se ainda que os encarnados são a única equipa invicta no campeonato, e não perdem qualquer jogo oficial em Portugal há mais de seis meses.
Boas indicações para a equipa de Quique Flores, em vésperas de uma difícil deslocação a Guimarães.

15 comentários:

Anónimo disse...

Caro LF,

A estatística vale o que vale... Mas penso que é cedo demais para tirar grandes conclusões.

Mais do que o arranque, penso que a dinâmica e estado de espírito de Porto e Sporting são de facto negativos para os dois outros grandes - sendo, por inerência, positivos para o SLB.

Continuo, no entanto, com sérias reservas quanto à capacidade do Benfica de se "manter na frente". Mantenho firmes as expectativas e conclusões do início da época: este é um ano de transição para o Benfica, não sendo de esperar o título.


Relembro que faltam ainda muitos jogos; que o Benfica ainda não estabilizou um onze base; que continuam a haver dúvidas sobre a capacidade física da generalidade do plantel... e que as arbitragens desta última jornada foram um pouco assustadoras, tal a diferença de critério aplicado a FCP e SLB.
(para os adeptos portistas mais ferrenhos: não, o Porto neste ano não tem sido beneficiado pelas arbitragens, nem o Benfica prejudicado. Apenas alerto para uma possível "tendência").

Há muita variável ainda em jogo.
Vejamos como a época evolui.

Anónimo disse...

O jornal Público de ontem noticiou isto:
"Penhoras ao Sporting e ao Benfica desapareceram As cópias de autos de penhoras efectuadas pela Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) a vários clubes de futebol, entre os quais o Sporting Clube de Portugal (SCP) e o Sport Lisboa e Benfica (SLB), desapareceram de um envelope selado que se encontrava na gaveta de uma funcionária da administração fiscal e foram substituídas por folhas para reutilizar na impressora. A informação é dada pela própria funcionária da DGCI no âmbito do processo que decorreu no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa no seguimento da queixa do anterior director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, relativa às fugas de informação da DGCI. O desaparecimento dos documentos foi abordado pela primeira vez numa informação enviada em Outubro de 2005 ao então director-geral pelo director distrital de Finanças de Lisboa. Este responsável relata o desaparecimento de autos de penhoras feitas a clubes de futebol e, face à denúncia, Paulo Macedo pede à Judiciária para averiguar a situação. Mais tarde, já no âmbito da investigação do DIAP, é apresentado um ofício do director distrital de Finanças de Lisboa que não é mais do que o relato feito pela funcionária do fisco a quem alegadamente foram roubados os documentos. A funcionária explica que lhe foi entregue um mandado de penhora em nome do executado SCP e que, no seguimento desse mandato, foram executadas diversas penhoras ao clube. A funcionária diz ainda que fez três cópias do documento. Arquivou uma cópia junto ao processo que decorria naquela direcção de finanças; outra no arquivo mensal da equipa a que pertence; e uma outra num envelope onde já se encontravam cópias de outras penhoras a clubes de futebol, nomeadamente ao SLB. A funcionária garante ainda que o envelope se encontrava fechado com fita-cola. Mas o inesperado aconteceu. Foi solicitado à funcionária informação sobre as ditas penhoras efectuadas ao Sporting e ao fazer essa informação tentou juntar a documentação. Mas tal não foi possível, porque o processo estava na sua mala pessoal, que tinha, naquele dia, deixado em casa. E foi então procurar o envelope com as cópias que tinha deixado na sua secretária. O envelope estava onde o deixou, mas toda a documentação que lá tinha deixado tinha sido substituída por um volume de folhas já impressas e que se destinavam a ser reutilizadas. Perante este relato dos acontecimentos, a funcionária foi chamada a depor no DIAP, tendo reafirmado os mesmos factos, acrescentando que não se tinha apercebido que os documentos tivessem sido usados. Disse ainda que não tinha como identificar o autor do roubo porque as suas gavetas estavam abertas e trabalhava num espaço aberto com mais 25 pessoas. O DIAP concluiu que, apesar de poder estar perante um crime de furto, não havia elementos que possibilitassem a identificação do seu autor e arquivou o processo. O director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, pediu à Judiciária uma investigação sobre o caso dos autos."

Anónimo disse...

Hoje o nosso jornal oficial tem um artigo que dá que pensar: apesar de ser a equipa com melhor ataque, temos a quarta pior defesa e só não sofremos golos com o Sporting! Julgo que estes números falam por si e relevam bem como o Benfica ainda não passa de um projecto de equipa... Bem sei que o processo defensivo não depende apenas da defesa, mas que não são números muito abonatórios para estes acho que todos temos que concordar...

Ricardo Campos disse...

Boa analise LF!!
mas devo informar que o campeonato interessa da forma como termina e não da forma que se inicia.

Ricardo Campos disse...

Boa analise LF!!
mas devo informar que o campeonato interessa da forma como termina e não da forma que se inicia.

jfk disse...

O jogo em Guimarães é importantíssimo neste momento muito particular da época. Não sendo decisivo pode marcar decisivamente o que vem a seguir pelo que se passar em campo: uma vitória clara poderá trazer a dose de estabilidade e confiança que a equipa precisa, enquanto uma derrota pesada fará continuar a onda de incerteza em torno da equipa. E isto é valido para dentro do balneário, para os adeptos, comunicaação social e .... concorrência!

Quique sabe-o certamente, Rui Costa sabe-o também, espero que a equipa dê uma resposta à altura. Para isso é preciso que os jogadores não entrem em campo a pensar nas condições em que vão chegar ao jogo com o Galatasaray

ulisses disse...

não devemos baixar a guarda e embandeirar em arco.

O meio campo tem que ser mais consistente

m&m

L. Rodrigues disse...

Eu acho é que com tantas interrupções para taças selecções e quejandos, o campeonato custa é a arrancar.

Antes de jogar com a naval, o 11 principal do benfica esteve 3 semanas sem competição (enquanto equipa).

LF disse...

Os números da defesa são influenciados por um só jogo, com o Paços em que sofremos 3 golos.

De resto, Porto e Sporting só têm menos dois golos sofridos.

Mas seja como for, o problema defensivo do Benfica está muito no...meio-campo.
De vez em quando lembro-me de...Petit


Concordo que o jogo de Guimarães é de grande importância.
Se o ganhar, o Benfica acabará provavelmente, mais jornada, menos jornada, por ser lider, com tudo o que isso acarreta.

Também o jogo com o Galatasaray será quase decisivo.

É uma semana crucial.

Anónimo disse...

este blog e uma merda de um vermelho que ate cheira mal, pois só fala quase no SLB

Anónimo disse...

Porra isto é um blog do benfica, querias que falasse de que ????

Anónimo disse...

Porra isto é um blog do benfica, querias que falasse de que ????

Anónimo disse...

se é um blog de merda, só se pode falar do SLB...

Anónimo disse...

Efectivamente, pelo q se pode ver dos ultimos 4 anos, é q o FCP arrancou pior. É o q basta para na Luz acharem q já são grande equipa e são os mais maiores grandes e os campeões e sei lá q mais.
Tal como aconteceu da ultima vez q o Benfica esteve à frente do campeonato, tal se deve mais à restruturação do FCP do q a qq mais valia da equipa vermelha.
Triste clube...

Anónimo disse...

as merdas que eles vão buscar; terão ocupações familiares, profissionais, etc, etc? parece a orgasmolândia...