PONTO DE SITUAÇÃO


20 comentários:

Saulo disse...

O que está acontecendo com Portugal?
Não esperava esse começo ruim. Empatar com Albânia, ai já é de mais. Portugal precisa reagir logo para não ter dificuldades para se classificar direto para a Copa do Mundo. Caso contrário, vai ser mais complicado, arriscado.
Valeu amigo e até mais.

LF disse...

Olhe Saulo,

O que está acontecendo, gostavamos nós de saber...

As coisas estão muito mal.

Um abraço

Vitor Esteves disse...

Está a acontecer Portugal apenas isso. Estamos de volta ao nacional porreirismo, á reacção deixando a acção, ao laxismo, á apatia, á culpa é dos outros, á vaidade que é a nossa principal característica.
Mais do que tudo o resto faz falta profissionalismo e liderança, profissionalismo nunca houve e agora perdeu-se a liderança ....
Abraço

LF disse...

Vitor,
O seu último parágrafo diz absolutamente tudo sobre a situação da selecção.

Anónimo disse...

Blogger Vitor Esteves disse...

....
Mais do que tudo o resto faz falta profissionalismo e liderança, profissionalismo nunca houve e agora perdeu-se a liderança ....
Abraço

16.10.08


Concordo plenamente...
É desolador, para não dizer ridículo a falta de profissionalismo e falta de atitude que a equipa mostrava...

Talvez os prémios xurudos que a FPF atribui a esses Sr's devessem ser repensados.

Anónimo disse...

Eu continuiO a n perceber (ou mlhr percebo...) qual o drama q s começa a gerar em tornmo desta selecção.

Concordo claramente q Queiroz tem a sua quota parte d culpa no actual momento da Equipa, admito q até a maior, mas o q eu n entendo e continua d certa forma a criar-m alguma repulsa, é o facto d s continuar a bajular um Treinador, q tal como Queiroz disse e mt bem, tb n ganhou nd, inclusivamente nos momentos decisivos falhou, n só ao nivel tactico (sempre o msm) cm a nivel d postura interna e externa.

Não me esqueço do inicio e até o final da ultima fase d apuramento, em q tivemos até ao ultimo segundo pra nos apuramos, imagene-s contra a Finlândia, num grupo em q o mais directo rival era imagine-s a Polónia q ficou em 1º.

Tudo isto pra lembrar q em nenhum desses momentos s criou uma onda de critica e destabilização em torno da Selecção, até msm num episódio em q o nosso próprio treinador agride um adversário (pra mim só havia 1 solução: RUA)... RIDICULO!!!

Pra mim é INJUSTO o q s tem dito e feito contra Queiroz, pq creio q o problema é bem mais grave: falta atitude e garra genética a mt destes "pseudo-jogadores", q volto a lembrar já no tempo d Scolari (o "guru" da motivação...)era evidente.

Por td isto peço, q s crie um clima de calma e d apoio, e n começemos a dar tiros nos pés cm é nosso hábito.

Creio q aqui houve uma tentativa (falhada) d Queiroz renovar a Selecção, pegando em jogadores jovens, no fim d contas a sua especialidade, mas q provaram n ter estofo pra jgr a este nivel. Queiroz há-d perceber isso e os próxms jgs serão diferentes.

Ainda td é possivel, pois ainda só perdemos metade dos pontos perdidos da ultima qualificação e os principais rivais ainda n s defrontaram!

FORÇA PORTUGAL!!!

LF disse...

slbglosslb,

Conforme disse no post do jogo, não faz sentido, nem tem qualquer utilidade neste momento, lançar o fantasma de Scolari sobre Queirós e sobretudo sobre a selecção nacional.
Evitei fazer comparações, e disse-o textualmente.
Critiquei Queirós, acho que é um mito, não me parece que tenha muitas provas dadas em termos de seniores, mas não falei de Scolari.

Devo dizer no entanto, já que falou no assunto, que acho Scolari muitíssimo melhor treinador que Queirós em todos os aspectos.
Acho que muito dificilmente teremos um seleccionador tão bom como o brasileiro, até que Mourinho decida chegar à selecção.
Esta é a minha opinião. Sempre foi aliás.

Entendo também que pessoas - como eu - que passaram cinco anos a ouvir críticas injustas e despropositadas ao seleccionador, agora venham de certa forma pedir contas por elas, num momento em que se percebe claramente que não havia razão para essas críticas.

Diz-se agora que são os pró Scolari a alimentar o fantasma, mas creio que foram os anti-Scolari que de certa forma originaram este ambiente fracturante em redor da selecção.
Não se pode afirmar que as criticas agora desestabilizam, quando no tempo de Scolari tantas e tantas figuras disseram o que de pior pode ser dito de um treinador e de uma equipa.

Pela minha parte não darei mais para esse peditório.
Quero é que a selecção ganhe.
Estarei na Luz com todo o fervor para o Portugal-Suécia, e seja qual for o seleccionador estarei sempre do lado do meu país.

Ricardo Campos disse...

eu acho que os saudosistas do scolari ja fazem claque para o que portugal tenha maus resultados...
LF deixa que te diga, que principalmente os benfiquistas querem que o queiróz perca e que o scolari volte... pelo menos é o que observo ao meu redor... pode ser aqui apenas um fenomeno da região.
o scolari arranjou muitos admiradores benfiquistas com a não convocação do baía.

Anónimo disse...

caro aurélio estorninnho...

eu pessoalmente nunca desejo que Portugal perca, o que sucede é ja ter apoiado mais a selecção..razoes para tal sao outras e nao envolvem seleccionadores, envolvem naturalizaçoes, e isso é outra conversa

penso que, do mesmo modo que acha que ha fervorosos adeptos benfiquistas do scolari a desejar o seu retorno e o insucesso do queirós e que esse adeptos foram angariados pela exclusao (ja o disse, na minha opiniao de benfiquista, muito injusta...olhe, injusta do mesmo modo como foi a substituição do ricardo da titularidade do mundial da coreia/japao, apos este ter feito toda a qualificação, pelo baia na competição, apos jogo treino contra a china..) do Baia, existiram ainda igualmente adeptos do seu clube, desde o inicio de tal exclusao, a desejar pelo insucesso do nosso seleccionar...


não ha maneira, de facto, apesar de ter acalmado,de se evitar transformar a selecção num palco de batalha norte/sul...o que nos divide torna-nos mais fracos...

saudaçoes benfiquistas

M.

Ricardo Campos disse...

Caro M.

concordo que o que foi feito ao ricardo no mundial korea japão foi uma sacanice das grandes... o baía poderia ter ido ao mundial, mas nunca ter sido titular.
mas nós nunca poderemos evoluir se andarmos constantemente a fazer ajuste de contas e caça as bruxas.
você de certeza que já ouviu este adágio popular, "quem nasceu para 5 tostões nunca chegará a contos de rei" é o que se passa com o queiróz, nasceu para treinar cachopos e ser numero dois...

LF disse...

Não acredito que exista um único benfiquista ou sportinguista a desejar que a selecção perca, seja que jogo for, por causa do Scolari, do Queirós, do Oliveira ou de qualquer outro treinador que, conjunturalmente, esteja a dirigi-la.

Não sei se se poderá dizer o mesmo dos portistas no tempo de Scolari.
Mas o problema não era o Scolari, nem o Vítor Baía (qua aliás, pouco depois, o Adriaanse também deixou de fora).
O problema é mais amplo e tem a ver com regionalismos versus nacionalismo.

Isto daria pano para mangas...

LF disse...

Aliás eu nem sei qual é o clube de Queirós.

LF disse...

Nem me interessa...

Ricardo Campos disse...

LF, por muito que custe o Baia foi o melhor guarda-redes português de todos os tempos.

O problema do Baía foi ser sempre jogador do Porto e ser Portista...
O baía foi crucificado por tudo que é jornaleiro da nossa praça.
Chamaram-lhe de tudo, desde gay a corno...e ele mesmo assim soube manter a serenidade.
mas o baía esta reformado, esta a fazer um bom papel na direcção do Porto e espero que esta nova vaga de dirigentes traga uma lufada de ar fresco ao futebol português.

LF disse...

Pelo contrário, até me parece que Baía teve sempre muito boa imprensa.

Foi um bom guarda-redes, mas não queiram fazer dele o Eusébio das balizas. Basta lembrarmo-nos do seu total fracasso em Espanha para perceber que nunca foi dos melhores do mundo, como a imprensa sempre nos impingiu.

De resto, pela minha parte, não tenho nada contra o Vítor Baía, que até foi dos jogadores portistas que sempre respeitei.
É uma pessoa educada, respeitável, e gostava muito de um dia o ver como presidente do Porto (não como benfiquista, mas como adepto do futebol).

Acho que a sua não convocação teve claramente a ver com motivos extra-desportivos, pois não me custa a reconhecer que fosse melhor que Ricardo, ou, pelo menos, um dos três melhores do país.

E olhe que ele até era do Benfica em pequeno...

jfk disse...

Aproveito para lançar um elogio a Baía.

Embirrava um pouco com ele enquanto jogador, reconhecendo-lhe o mérito, mas também a parte de exaltação exacerbada pela comunicação social televisiva/Monte da Virgem.

Este elogio foca-se na sua postura e serenidade que soube manter como jogador e que continua como dirigente. Simplesmente, com o palmarés brilhante que possui (é um dos mais galardoados jogadores Portugueses) não sentiu necessidade de ser arruaceiro, provocador, de se colocar em bicos dos pés, de responder a provocações ou lançar ataques. Parabéns. Não é fácil.

Desejo que enquanto dirigente, possa trazer no futuro algo de novo ao desporto (futebol) Português, que bem precisa (digo futuro porque entendo que enquanto se mantiver no Porto a estrutura de poder a sua figura nunca irá ser aproveitada como mais valia ao mais alto nível).

Aliás, em termos de postura, é muito semelhanre à de Rui Costa, que como jogador e agora dirigente tem sido exemplar. Oxalá continuem e possam servir de exemplo para outros clubes.

O Sporting tem Paulo Bento como treinador e Pedro Barbosa como director desportivo (considero este último um saquinho de veneno e provável responsável por muito do que se passa de confuso e incompreensível no balneário do clube).

Espero que no futuro próximo sejam elementos como Baía e Rui Costa a ditar as regras de estar no futebol Português.

P.S. - Odeio o Paulo Sousa e acho que é dos maiores bluffs em Portugal (apesar de ter sido um grande jogador). Conseguiu criar uma imagem de alguma intelectualidade e inteligência porque era dos poucos que sabia dizer 'burra' três vezes seguidas em frente a uma câmara ou um jornalista. Quando assumir um papel na federação de maior preponderância, vai mostrar a sua nulidade.

LF disse...

Não creio que o Pedro Barbosa seja assim tão má pessoa.

Quanto ao Paulo Sousa, embora não o odeie (se calhar é uma palavra um pouco forte, não JFK ?), também não simpatizo com ele.
Sei de pessoas que o conhecem pessoalmente, e dizem ser uma joia de rapaz.
Mas eu não esqueço 1993, o que é válido também para Rui Águas.


Devo salientar que por vezes criamos imagens de certas figuras públicas que não correspondem inteiramente à realidade quando confrontadas com um conhecimento pessoal.
Eu já tive essa experiência por mais de uma vez, quer num sentido, quer noutro (pessoas muito simpáticas para as câmaras de tv, e bastante frias e arrogantes no contacto pessoal, e vice-versa).
Há figuras públicas que conseguem gerir habilmente a sua imagem, promovendo-a diante da comunicação social, e conquistando simpatias que se calhar não mereciam.
Há por outro lado pessoas tímidas, que perante as câmaras se defendem mostrando alguma frieza, e no trato são bastante amáveis.

Ricardo Campos disse...

Baia não foi o Eusébio das balizas?
Má carreira em Espanha?

LF o baia em Espanha ganhou títulos nacionais e internacionais, não tinha culpa de ter um barça em conflito e com o uma defesa fraquinha.
O Preud home era grande guarda-redes e do Porto uma vez apanhou 5 e nunca deixou de ser grande!
o Baía nunca precisou de ser comparado a nada, conquistou o seu espaço, acho que ainda é o futebolista com mais títulos ganhos de todos os tempos.
O grande defeito do Baía foi nunca ter sido jogador dos grandes do sul, nem nunca ter sido conotado com os clubes da capital… teve azar nasceu Dragão!!!

jfk disse...

LF,

Concordo que a palavra 'odeio' é algo forte. Mas neste caso é de estimação. No entanto vou rever o conceito de palavras a utilizar. Certo tipo de sentimentos não devem ser potenciados.

Em relação ao Paulo Sousa, a minha opinião é daquilo que ele vale como profissional de 'fato e gravata'. Não tem nada a ver com o que foi como futebolista (brilhante) ou o que é como pessoa. O futuro poderá mostrar-me que tenho estado errado.

Aurélio:

Concordo que em Portugal Benfica e Sporting dão mais projecção aos jogadores. Isto porque ambos os clubes têm uma dimensão implantada superior à do Porto, entre outros aspectos.

E é claro que fez má carreira em Espanha. Não deixou no entanto de ser um tremendo guarda-redes. Outro bom exemplo da mesma situação foi Enke, que saiu do SLB para Barcelona, onde foi um desastre, depois de ter sido muito bom na Luz e é actualmente nº2 da Alemanha.

Mas devo rectificar uma afirmação: Baía nasceu águia e não dragão.

LF disse...

Exactamente.
Baía nasceu águia, conforme ele próprio confessou.
Só quando foi jogar para o Porto se tornou portista.

Tal como Jesualdo Ferreira, Bruno Alves, Helder Postiga, João Moutinho, Paulo Bento, José Peseiro, Nani, Luís Figo, Miguel Veloso, Cristiano Ronaldo e muitos outros, foi benfiquista de pequenino.