O LEÃO MANSO

No passado domingo, Pinto da Costa foi mais uma vez recebido em Alvalade com todas as honras e obséquios, aparecendo junto de Filipe Soares Franco sorridente e bem disposto, vendo o jogo a seu lado no camarote presidencial. Uma vez mais o Sporting surge, institucionalmente, aos olhos da opinião pública como aliado de referência do F.C.Porto, dando-lhe a mão, por actos e omissões, sempre que este tem necessitado.
O que tem ganho o Sporting com esta política, que deve fazer revirar o estômago a Dias da Cunha, ele que foi pioneiro na denúncia do sistema que enlameou o futebol português ao longo de duas décadas?
Caso o único objectivo do clube de Alvalade seja, como por vezes parece, afastar o Benfica dos títulos, então esta é a estratégia correcta. O Porto ganha, o Benfica perde, nada mais linear.
Se o Sporting pretende, pelo contrário - como acredito que alguns dos seus sócios pretendam – conquistar títulos, então este caminho é incompreensível.
Os gráficos abaixo demonstram como o Sporting saiu molestado desde que Pinto da Costa entrou para a presidência dos dragões e devastou a credibilidade do futebol português com práticas criminosas. Mais até do que o Benfica, o Sporting pagou cara a estratégia de vale tudo do presidente nortenho, e passou nestes anos de clara segunda força desportiva do país, para um tímido terceiro posto, que resultaria fortemente agravado caso entrássemos em linha de conta com outras modalidades para além do futebol. Se olharmos a assistências, audiências, número de sócios, a degradação do clube leonino desde o início dos anos oitenta assume contornos que deveriam preocupar os seus dirigentes máximos.

O sistema criminoso corporizado por Pinto da Costa e Valentim Loureiro penalizou o Benfica, mas arrasou o Sporting, e é difícil de acreditar que Filipe Soares Franco, por ingenuidade ou por outro qualquer motivo que desconheço, não tenha ainda percebido o que aconteceu ao seu clube, e de onde vem o mal.
Em 2005, com Pinto da Costa fortemente acossado pela justiça, o Sporting teve nas suas mãos a hipótese de o varrer de vez do futebol
, e com isso limpar toda a podridão que ele lhe havia trazido. Dias da Cunha assinou um documento conjunto com Luís Filipe Vieira, e a partir dessa base, os dois grandes clubes de Lisboa teriam tido força para fazer tremer os alicerces do “status quo” reinante. Da parte do Benfica houve essa clara intenção, e louve-se o seu presidente por essa corajosa atitude. Do lado dos leões, a oposição interna nunca aceitou o documento, e enquanto não afastou Dias da Cunha não descansou, de certo mais preocupada com a “tragédia” de ver o rival vencer um campeonato.
Perdeu-se uma oportunidade história de acabar com o regime "pintodacostista", que tanto mal tem feito ao desporto português, e ao próprio país – o balanço final ainda terá que ser feito a este respeito –, e, embora nada volte a ser como antes, as consequências de um processo que levantava a ponta do véu sobre tudo o que se passara durante décadas ficaram-se por uma punição fingida (os seis pontos), e algumas questões menores. O resultado foi um tri-campeonato para o Porto, a recuperação de toda a sua força desportiva e institucional, e a abertura de alas para a impunidade total de anos e anos de crimes, corrupção, tráfico de influências, intimidação, violência e resultados falseados.
Houve alguém que poderia e deveria ter agido, e assobiou para o lado. Houve alguém que poderia ter ajudado o Benfica a combater a corrupção, e preferiu alhear-se, com medo que o clube da Luz saísse reforçado do processo. Eis a lógica do escorpião aplicada à segunda circular.
Hoje Soares Franco aparece a sorrir ao lado de um criminoso. Um sabemos bem do que ri, quanto ao outro…

67 comentários:

Anónimo disse...

blá blá blá.
e
blá blá blá.
para te rires ó gaybota olha o canal benfas tb
como é uma realização de um jogo do SLBOSTA na SLBOSTA TV?

Caso haja um lance que favoreça o SLBOSTA tipo: um penalti não marcado, uma agressão do Luisão, um fora-de-jogo mal assinalado , um golo anulado , o que darão nas repetições?

- O Traficante lampião a rir-se no camarote.

- O adepto típico lampião analfabeto, desdentado e com um garrafão na mão, a dizer que o SLBOSTA é o mais melhor grande do mundo.

- O milhafre a cagar na testa do seu tratador.





Já se o prejudicado for o SLBOSTA quantas repetições darão?

- 3652325262 repetições logo a seguir ao lance e 67454543425242462 depois no rescaldo do jogo.

- 223242543535 em slow-slow-super-slow-super-super-slow motion.

- Entrevista no mesmo segundo com o traficante jagunço ameaçando que invadirá as instalações do canal se a verdade não for reposta.




Deve ser giro ter um canal.:-)

Ricardo Campos disse...

o Pinto da costa veio acabar com as hesmonia dos clubes lisboetas... mandavam em tudo e em todos, compravam os arbitros todos... tratavam as gentes do norte como provincianos, depois do pinto rei, os mouros baixaram a bola para prestar vassalagem ao FC PORTO.
AJOELHEM-SE INFIEIS!!
NORTE MAIS FORTE

angelodias disse...

Aurélio até acredito que digas hesmonia, mas escreve-se hegemonia.
LF, acho que devias era escrever mais posts sobre o massacre a que o Benfica foi sujeito contra essa super equipa de nome Leixões...
Sabes porque é que o Leixões comeu a relva neste jogo? Pela mesma razão que o Rio Ave comeu a relva e deu a volta ao marcador contra o Paços...Sendo adversários directos os pontos são muito mais importantes...Pensa nisso e no fim da época vais-me dar razão...As always!

Ricardo Campos disse...

tenho de ter mais cuidado com a escrita...
mil perdões Angelo!!!

O animo benfiquista ja acalmou... agora só regressa quando ganharem novamente... os adeptos do benfas estão metidos na toca, com o rabinho entre as pernas... ou com as pernas dentro do rabinho??

Ricardo Campos disse...

Caro LF:

Não entendo como é que você consegue destilar tanto ódio em cima do Presidente do Porto... chama.lhe criminoso?
o seu presidente já foi condenado por rapto e por roubo, pq é que você não trata por criminoso tb?
abraço

Anónimo disse...

anónimo o canal benfica não vai ter como objectivo copiar a sportv nem nada que se pareça. pena que as repetições desse canal nao sejam em lances favoráreis ao benfica

Menthor disse...

concordo com os gráficos...desde 82...Sporting só ganhou dois títulos...


...mas com este presidente pelo menos ficamos em 2º lugar (liga dos campeões) nos últimas 3 épocas...


...compreendo a vossa azia

Anónimo disse...

aurelio será impossível ganhar um campeonato em que joguemos sempre contra uma equipa que vai jogar na semana seguinte com o porto. E sempre soubemos disto, agora este ano vai ser muito mais evidente. Vejam lá quem e q comeu relva contra o benfica ? Leixões! Veremos o jogo do próximo fim de semana e a ver se a tática continua ? È so arrumar o Lucho e pontos arrancam a essa escola de samba

Ricardo Campos disse...

caro Gonçalo:

O FC PORTO precisa do grandeza do Lucho, mas não depende dele... o FC PORTO nunca dependeu de nenhum jogador, ao contrario de muitos clubes , o FC PORTO tem um "banco" com substitutos´de mais alto nivel... imagine que com a venda ou lesão do LUCHO o FC PORTO já tem um Tomás Costa, um Meireles, ou pode mesmo fazer regressar o IBSON...
nem todos se podem dar a este luxo.

Os adeptos dos outros clubes, deviam seguir o FC PORTO como um case study de organização...

abraço

Anónimo disse...

Muito bem, LF. NUNCA TE CALES. O Peido da Costa nao passa de um CRIMINOSO ao nivel do Al Capone. A este ultimo tambem nao conseguiram provar nada. Mas toda a gente sabia o que se passava. Entao as escutas e tudo que foi escrito e afirmado por outras pessoas e tudo mentira? As escutas nunca foram negadas. Nem podem ser.

O que eu nao acho bem e deixar vir para este blogue, que eu pensava que fosse uma casa benfiquista, andrades a fazer aquilo que sabem fazer melhor, insultar e expelir o seu odio contra os benfiquistas. Enfim, gostos!

O unico "case study" de que o Farrapos Cus e Peidos pode ser objecto e de como com corrupcao, em todas as suas diferentes formas, se pode alcancar o topo. Nada que a Mafia em Italia nao tenha feito ou nao saiba fazer. Mas, por enquanto, ainda nao no futebol. Que eu saiba.

Nesse aspecto, Portugal e unico no mundo. Enfim, tinhamos de nos distinguir nalguma coisa...

Anónimo disse...

RESSABIADOS, FROUXOS....
RESSABIADOS, FROUXOS...
RESSABIADOS, FROUXOS...

Peyroteo disse...

Finalmente um post com grande pertinência, após o LF andar a divagar um pouco.

Concordo com muitas coisas, mas RELEMBRO que uma aliança SCP-SLB só poderá acontecer quando o SLB pretender LIMPAR a podidão e NÃO ser ele a mandar nela.

Estamos entendidos?

Anónimo disse...

gonçalo teixeira,

Escola de samba? que eu saiba o Porto até tem mais argentinos que brasileiros, não seria escola de tango? Mas nem isso o Porto é... o Porto é apenas e só uma equipa de topo, uma equipa que está a disputar a Champions... O Lucho é importante sim, mas não dependemos dele 100%.
E podem vir com coisas do tipo '4rsenal'... mas isso ja lá vai e acontece aos melhores... e também acontece aos piores como é obvio ou nao se lembram do jogo contra o '7 de vigo'?

Anónimo disse...

ppa

Neste momento o Sporting esta de rastos... escolheram o pior caminho...
Agora que o futebol portugues esta sem credibilidade, e vejam-se os estadios vazios é preciso acreditar!!! Sera que os sportinguistas ainda acreditam?? Ja poucos vao ao estadio sabendo que o jogo esta viciado...
Quem vendem esta epoca??? So vejo moutinho... so vejo tambem esta epoca uma vaga de acesso directo pra champions e outra pra 3ªpre...
Dinheiro precisasse em alvalade, com o futebol portugues podre peçam ajuda agora ao vosso amiguinho Pintinho pra ver se ele vos da a mao...
É triste mas voces assim o quiseram

1904-Amaral disse...

é este tipo de gentinha que não faz falta nenhuma ao futebol ortugues, nem ao futebol, nem ao país! a incentivar o ódio entre o povo portugues, a criar uma guerra entre duas cidades!

e depois dizem eles que nao sao nada disso, que sao os media que cimentam esta guerra irrealista, que tristes que sao todos vós portistas...

Peyroteo disse...

Calma! Não se precipitem...

Se existe coisa que odeio é o Pápa e tudo o que ele representa.
Aliás, tenho uma grande vergonha dele ser da minha cidade.

Saudações Leoninas!

Anónimo disse...

Caro Gonçalo Teixeira,
Não percebo pq diz que "será impossível ganhar um campeonato em que joguemos sempre contra uma equipa que vai jogar na semana seguinte com o porto" uma vez que no ano passado acontecia o contrário e diziam exactamente o mesmo. Decidam-se. O ano passado era mau pq jogavam com a equipa que tinha jogado com o FCP e este ano é mau pq jogam com a equipa que vai jogar com o FCP. CONCLUSÃO: É SMP MAU!!!! Joguem antes, depois no meio.... têm smp de se queixar de coisas alheias.... Enfim! Viva o FCP

Anónimo disse...

Parabéns lf! O post mais frustrado do ano!
Dá gosto ver o lf a mendigar o apoio dos sportinguistas! lol!
Mas toda a gente sabe, e os sportinguistas tb, q o unico campeonato verdadeiramente comprado foi o campeonato 2004/2005, e o único campeonato que esteve "quase" para ser comprado foi o do calabote. Os sportinguistas podem ter mau gosto, mas n são estúpidos!

Anónimo disse...

Acho que o lf tem o Leixões enfiado no cu :D

LF disse...

Ou alguns comentadores moderam a linguagem, ou serei forçado a, contra a minha vontade, começar a apagar comentários.
A escolha é vossa. Mas não vou permitir que pessoas educadas e civilizadas deixem de frequentar o blog por causa de alguns (poucos)ordinários.
Citiquem o que digo, falem das arbitragens, digam mal do Benfica, que eu tudo tolerarei.
Ordinarices e insultos é que não admito.
Entendido ?

Anónimo disse...

QUERES FAZER DAS VITÓRIAS DOS OUTROS OS MALES PARA INCOMPETENCIA DOS TEUS DERIGENTES DESPORTIVOS ??? E AFINAL, ANTES DA HEGEMONIA DO FCPORTO NAO ERAM VOCÊS QUE CONTROLAVAM TUDO E TODOS ?? TENHO 53 ANOS E LEMBRO-mE MUITO BEM DE COMO ERA O FUTEBOL PORTUGUÊS. O TEU CLUBE TINHA DE GANHAR E GANHAVA FOSSE LÁ COMO FOSSE. NÃO HAVIA ERA TELEVISÃO PARA MOSTRAR AS AJUDAS !! ÉS UM MIÚDO QUE NÃO SABE NADA DO QUE ERA O FUTEBOL. O FCPORTO GANHOU MUITO Á CUSTA DE AJUDAS MAS VOCÊS GANHARAM IGUALMENTE MUITO ASSIM DURANTE MUITOS ANOS ! E DEPOIS PERDERAM A VOSSA GRANDEZA MUITO DEVIDO AOS VOSSOS PESSIMOS DERIGENTES QUE NOS ULTIMOS ANOS TÊM TIDO. ATÉ ESTE QUE LÁ ESTÁ NÃO VALE NADA. TEM PROMETIDO TUDO E NÃO PERCEBE NADA DE FUTEBOL !

Barba azul disse...

LF
É para mim difícil de perceber como um tipo normal e bem intencionado como pareces ser, pode acreditar nos delírios escritos neste post! Na completa subversão da realidade! Como se estivesses do lado de lá dum espelho, nalgum mundo paralelo invertido.
A tua visão das coisas interessa-me, dum ponto de vista de análise de desvios psiquiátricos e também sociológico, visto que esta patologia se estende a um numeroso grupo de pessoas.
Acredito que a explicação para tal comportamento desviante só se pode explicar tendo por base as seguintes directrizes de análise: 1) a irracionalidade que a paixão clubística acarreta; 2) o enorme peso da qualidade e orientação da informação a que se tem acesso e a importância da falta de contraditório no desenvolvimento da opinião das multidões.
Em Portugal, em geral, e aí em Lisboa em particular, estas condições estão extraordinariamente presentes! Para um público esmagadoramente não portista e cujos interesses colidem com os do Porto, visto que quer SLB quer SCP eram os tradicionais 2 candidatos aos títulos e continuam a ser parte dos actuais 3, a informação é fornecida por parte de agentes saídos do mesmo meio, com os mesmos interesses, a que acresce o óbvio interesse comercial de terem que vender um produto muito concorrencial com públicos alvos bem definidos e extremados, sendo que naturalmente lutam pelo que garante mais vendas (Neste aspecto, tenho a impressão que sobrevalorizam o mercado não portista, não se apercebendo duma inversão crescente da tendência! E é natural que isso não aconteça, afinal os jornalistas são regra geral velhos e logo benfiquistas ou sportinguistas). Essa informação é criteriosamente seleccionada, quer pelos jornais, quer pela televisão, sendo que se não se vê alguma coisa ou sobre ela não se escreve, ela não existiu.

A juntar a isto, somos um país de população de origem muito homogénea, sem razões de clivagem racial, linguística, religiosa (quando avançámos daqui para aí, levámos tudo: as gentes, a religião, a língua, a cultura base), em que desde há muitos séculos só interessa Lisboa e as coisas que ela geria (o império, sobretudo). O resto do país, fornecedor de quadros, desde o início dos descobrimentos vivia esquecido e em paz, recebendo alguns capitais, fruto de iniciativas privadas, que lhe permitiam ir vivendo. Só recentemente (sec. XIX) é que, com a perda do império mais rentável e algum idealismo social, os governos se viraram para o resto do país, dando-lhe umas semanadas, regulamentando-lhe o comportamento, o desenvolvimento, etc. Isso teve consequências boas e consequências más. Só que – e era aqui que queria chegar – nesse processo histórico, nos governos, nos organismos da administração pública e nas boas gentes que habitavam a capital, se foi enraizando o hábito e a convicção da sua importância, da sua preponderância sobre o resto das regiões e das gentes, do seu direito a receber a parte de leão das rendas do império e depois das rendas públicas / impostos e modernamente os fundos comunitários.
O desenvolvimento económico global, o desenvolvimento das outras regiões, a circulação da informação, a evolução e afinação dos conceitos democráticos nos regimes modernos, obrigam a uma igualdade de direitos e obrigações entre pessoas e regiões, aplicável a todos os campos da vida social, económica, política. Está toda a gente de acordo! Mas quando se trata de perder privilégios e maus hábitos…custa a encarar a realidade! E quando as instituições e pessoas que têm o poder político e administrativo e que têm a capacidade e dever de aplicar e fazer cumprir as leis e regras instituídas, velar pela lei e pela grei, fazer respeitar os princípios da democracia e da constituição da república, pertencem maioritariamente e estão mergulhados naquele numeroso grupo cujos hábitos e interesses seriam sacrificados e como eles sob a influência da mesma desinformação e falta de contraditório, a nós, que daqui assistimos a isso, só nos sobra aguentar mas berrar sempre que o rei vai nú.

Anónimo disse...

o que parece é que os adeptos do clube do norte ainda não perceberam é que a sua maior força é a sua maior fraqueza...

Quando aquele que consideram o grande responsável (e, de facto, o é, independentmeente como) pelo crescimento extraordinário do clube acima ditado sair das funções que detém, o clube cai!

E este será um caso de análise interessante..

Cai porque só nessa altura se irá perceber que as vitórias (imensas) do clube não contribuiram em nada para a sustentabilização do clube e projecção do futuro pós-liderança!

O processo de transição de liderança do clube acima citado irá mostrar imensas guerras internas, demasiada gente apressada em sair e demasiada gente apressada a entrar..todos os esquemas manhosos instalados, vícios, interesses, tudo aquilo que constituí o manto negro que esconde a verdadeira máquina vencedora do clube acima citado irá ruir...

nessa altura, os adeptos do clube acima citado e seguidores do lider maximo do mesmo irão perceber que as vitorias que tanto os preenchem (o que é natural, vitorias sao vitorias) têm algo de muito mais maléfico do que benéfico, pois serviram (os seus ganhos acima de tudo) para engordar muitos e bons "seguidores" do líder, para engordar terceiros, para, deste modo, tudo menos para o clube e para os seus adeptos!

O clube do norte poderia (parece-me) estar neste momento, com uma pujança financeira enorme, frutos de ganhos extraordinarios com suas vitoria e vendas dos seus jogadores de referencia..mas não está (parece-me)! Tem vendido mt bem seus jogadores (ou inflaccionado de modo algo complicado de explicar, as relaçoes entre certos clubes europeus tem sido alvos de interessantes debates, outras histórias...) e tem comprado baratucho...eles la saberao porque linhas se orientam!

A direcção deste clube e seu lider máximo tem-se alimentado do fervor de uma massa de adeptos para os quais ganhar é o mais importante..como nao interessa!

Os adeptos dos clubes que assim veem o desporto sao iguais em todo o lado...faz-me lembrar os tempos do Vale e Azevedo..tempos negros!!

Desde que fizesse frente ao clube do norte e do seu lider, parecia que tudo era permitido!! Esse individuo de indole miserável tentou usar o SLBenfica de um modo nojento para puder, vá la, organizar a sua vidinha e a de seus amigos, presumivelmente, à luz do que se tem visto, ingleses.

O discurso anti-clube do norte e anti-seu lider, exactamente igual ao discurso vindo das terras à beira-douro plantadas, era,à semelhante do seu original, nada mais do que fantochada para conduzir massas...

Teve azar...e nos benfiquistas, sorte..nao ganhou nenhum titulo!!De certo que se o tivesse feito, muito provavelemnte, o SLBenfica teria a sua existencia seriamente ameaçada...

Ainda bem que, ao contrário do que muita gente dizia "finalmente alguem que faça frente ao gajo la de cima!!!"...houve quem tenha dito "chiça, outro igual ao gajo la de cima!!"

e correu-se com o gajo!!

enfim....casos sao casos e com os males do outros posso eu bem!Especialmente com tudo o que diz respeito a este clube, que simplesmente, no que é possivel, vou ignorando...as vitorias sucedem-se, nao as posso ignorar, as derrotas, passam-me ao lado, nao me felicito com isso!

converso e debato estes assuntos (e outros)do futebol com amigos adeptos do clube em questão, com elevação e respeito(ainda este fds passado o fiz, em plena ribeira de gaia), mas efectivamente...a agressividade com que o discurso de propaganda foi sendo feito ao longo destes anos todos nao encontra em mim resposta!

Quanto aos vizinhos da segunda circular...a historia é escrita de outro modo..e o sentimento anti benfiquista que se vai espelhando nestas alianças, encontra esse sim, sentimento anti-sportinguista em mim.

eles la saberao se é preferivel viver dos restos atirados la de cima do que lutar por aquilo que é um prato cheio!!

Saudaçoes benfiquistas

M.

Anónimo disse...

PRONTO, CHEGOU MAIS UMA VIRGEM PÚDICA E INTOCADA, COM DISCURSO A CHEIRAR A MOFO....

LF disse...

Barba Azul,

Nem eu sou de Lisboa, nem o Benfica tem tanto que ver com Lisboa como vocês imaginam.

O Benfica tem 150 mil sócios, e só 30 mil são de Lisboa.

Uma coisa é discutirmos o centralismo (tanto o de Lisboa a sul, como, mais injustificadamente o do Porto a norte). Outra é falarmos de futebol.

Pinto da Costa foi o mentor da clivagem norte-sul. Contribuiu para dividir o país, e desmembrar a coesão nacional.

Levou para o futebol um tom de hostilidade e agressividade, que se não fossem os nossos tradicionais brandos costumes, poderia acarretar fenómenos de hooliganismo semelhantes aos de Inglaterra de há uns anos.

Para além disso tentou ganhar por todos os meios. Lícitos e ilícitos.
O Apito Dourado e as respectivas escutas são a ponta de um iceberg.
Toda a gente do futebol sabia o que se passava.
Corrupção com árbitros, coacção, tráfico de influências, compra de adversários, doping etc duravam desde meados dos anos 80, e valeram vários títulos ao F.C.Porto.
Chegamos a ter como presidente da arbitragem...Lourenço Pinto. Está tudo dito !

PC criou também em seu redor um clima de intimidação, que se foi estendendo a toda a cidade do Porto. Rodeou-se de Brunos Pidás e outros do género. E seduziu/coagiu juizes, polícias e políticos.
Lamento mas hoje em dia não acredito em nenhuma instituição judicial ou policial dessa cidade.

Acho que Pinto da Costa foi o que de pior aconteceu ao futebol português em toda a sua história. E faz-me impressão que a comunicação social não diga isso, e o trate apenas como um vencedor normal.

Só num país como o nosso, um individuo da sua estirpe não está na prisão.

Barba azul disse...

LF

Desculpará que não responda neste momento com a atenção que merece o que diz. Já prejudiquei hoje o meu patrão mais do que o razoável...
Só 3 notas:
1 - é verdade que o Benfica não se limita a Lisboa, mas não se iluda: o seu poder deve-se a ser um clube de Lisboa, capital desproporcionadamente "gorda" para o país que somos
2 - as suas palavras são uma boa ilustração para o que digo: a sua opinião é formada sob os factos/informação seleccionada e parcial da nossa informação social, aí sedeada ou com timidez de contrariar interesses comerciais
3 - finalmente, está aparentemente tão focado em olhar para cá, que não repara no que se passa ao seu lado; digo aparentemente porque não acredito na sua completa ingenuidade neste caso, ignorando completamente a clara parcialidade do que deveriam ser respeitáveis instituições aí localizadas (já agora, o LF deve estar capacitadíssimo para avaliar as decisões tomadas em tribunais, sobretudo se estiverem no Porto, parece) e casos claríssimos e recentes de corrupção e coação do seu clube; não fosse o não acreditar na sua inocência, a sua atitude lembraria uma daquelas anedotas ilustradas em que um marido ciumento vigia ferozmente os movimentos dalguém que supõe o poderá encornar, enquanto nas suas costas vemos a figura da mulher boazona aos rebolões com algum malandro insuspeito; e repare que nestas anedotas o que tem piada é a figura ridícula que faz o marido

Peyroteo disse...

Bem, eu logo no meu 1º comentário tinha alertado que é importante desde já esclarecer se o Benfica pretende LIMPAR a podidão e NÃO ser ele a mandar nela???

O amigo Barba Azul escreve bem, mas não deixa de não tirar os óculos azuis e brancos.

Tenhamos calma, EU sou Portuense, mesmo da Cidade do Porto; e essa é a principal razão para ser Sportinguista, por estar perto e conhecer a espécie de gente que se apoderou do FCP após o 25 de Abril.

Será que não entendem que por mais Portista que muita gente fosse, sempre que tiveram um caso "particular" com PC que envolvesse dinheiro, nunca mais o puderam ver à frente?

E estou com pena que aquele que podia ser o vosso futuro presidente (meu vizinho) que sempre teve grande nível e elevação, esteja nos últimos tempos a fundamentalizar o seu discurso.

Antes chegou a "não admitir" que a vida pessoal do PC prejudicasse o FCP.
Analisava os lances polémicos com isenção.

Agora, para manter apoio da massa crítica, já defende o PC em vez de o derrubar; e analisa os lances facciosamete.

É pena, que para tentar chegar ao poder, se esteja a estragar.

Peyroteo disse...

Claro que a maior parte dos adeptos do FCP não quer um "banana" ao comando.

Por isso concordo com o LF, que após PC vá andar tudo à estalada; sendo óbvio que o 1º comandante pós PC será, nessa altura, aquele que parecer à TURBA o mais agressivo, mal educado e com mais PINTA de combater os "Mouros".

Será um erro, pois é certo que vão ganhar muito menos ou até nada ganhar.

Muitos anos mais tarde; e ai sim, acredito que o FCP se possa tornar num CLUBE normal, ou seja democrático.

Agora, todos sabemos que nunca mais poderá dominar da maneira que dominou de 1977 até hoje.

Sendo que os anos 90 foi a altura em que dominavam mesmo tudo e todos a seu bel-prazer.

LF disse...

Eu acho que, embora a afirmação do Porto como grande clube tenha sido assente na mentira e na fraude, neste momento o Porto já não precisa de se sujar para vencer com frequência.
A prova são os últimos três anos. Mesmo com o Apito Dourado a decorrer, o Porto ganhou, em grande parte fruto das asneiras do Benfica.
Não era preciso ter um criminoso como presidente para uma equipa com Bosingwa, Bruno Alves, Pepe, Assunção, Anderson, Lucho, Quaresma, Lisandro vencer o campeonato nacional.

Mas também não tenho dúvidas de que, desaparecendo Pinto da Costa, vão ser muitos os galos para o poleiro, e essas guerras vão reflectir-se no desempenho do clube.

LF disse...

Quanto à estória do "marido cornudo", gostaria apenas de saber de que é que Luís Filipe Vieira está acusado ou indiciado pela justiça.

Sou muitas vezes crítico do presidente do meu clube, mas apenas por questões de competência.

LFV não será certamente a Madre Teresa de Calcutá em virtudes, mas tenho todos os motivos para acreditar que não cometeu crimes, designadamente crimes de corrupçao como Pinto da Costa.

Anónimo disse...

Caro BarbaAzul, excelente resumo da verdade deste país!

[QUOTE]Nem eu sou de Lisboa, nem o Benfica tem tanto que ver com Lisboa como vocês imaginam.[/QUOTE]

O Benfica tem a ver com uma manobra de diversão do estado novo para entreter o Zé Povo, sobretudo do meio rural.

[QUOTE]O Benfica tem 150 mil sócios, e só 30 mil são de Lisboa.[/QUOTE]

Vai-me dizer que o resto são do Belenenses e do Atlético a seguir? Podem n ser sócios, mas boa parte serão sem dúvida simpatizantes...


[QUOTE]Pinto da Costa foi o mentor da clivagem norte-sul. Contribuiu para dividir o país, e desmembrar a coesão nacional.[/QUOTE]

Coesão nacional para si era ter dois clubes de Lx a dominar o futebol nacional e o resto a prestar vassalagem? Queriam que o homem estivesse calado e n se insurgisse contra o centralismo obcecado da altura (e de hoje tb...), quer politicamente, economicamente e tb futebolisticamente falando? A coesão nacional, Benfica/Sportinguisticamente falando é a supremacia completa dos clubes de Lx? Por aqui se vê bem com quem lidamos...

[QUOTE]
Levou para o futebol um tom de hostilidade e agressividade, que se não fossem os nossos tradicionais brandos costumes, poderia acarretar fenómenos de hooliganismo semelhantes aos de Inglaterra de há uns anos.[/QUOTE]

Levou o mesmo tom de hostilidade e agressividade que hoje em dia os presidentes dos clubes da capital, jornalistas do antigo regime e centralistas convictos utilizam há bastante tempo contra o FCP. Com a devida diferença que no caso do PC, tinha efectivamente muita razão!


[QUOTE]Para além disso tentou ganhar por todos os meios. Lícitos e ilícitos.
O Apito Dourado e as respectivas escutas são a ponta de um iceberg.
Toda a gente do futebol sabia o que se passava.[/QUOTE]

Isso é, obviamente, a sua visão distorcida das coisas. Do meu ponto de vista será a ponta do iceberg. Mas é a ponta do iceberg pq ng se digna a investigar o que acontece/acontecia mais a sul. Ng se digna a investigar as declarações do árbitro Howard King. Ng questiona a importância de "ter lugares na Liga" segundo o LFV. Ng questiona o Estoril-Gate ou os negócios com a câmara de Lx. Ng investiga outras escutas, quer do presidente do Benfica quer de personagens relacionadas com esse clube. Ng se chateava qdo antigamente Benfica/Sporting/Belenenses controlavam à vez o futebol nacional.


[QUOTE]Corrupção com árbitros, coacção, tráfico de influências, compra de adversários, doping etc duravam desde meados dos anos 80, e valeram vários títulos ao F.C.Porto[/QUOTE]

É típico! Prove o que diz! São as típicas insinuações de perdedor! Desde meados dos anos 80 que o FCP tem equipas no mínimo equivalentes às do SLB e desde início de 90 que tem ano sim ano sim equipas incomparavelmente superiores. Agora atordoadas para o ar pode mandar as que quiser, se eu disser aqui que o PC anda metido em negócios de droga aposto que 99% dos benfiquistas assumem isso como uma verdade incontestável. É a típica cegueira, ingenuidade e inveja tuga a vir ao de cima.

[QUOTE]Chegamos a ter como presidente da arbitragem...Lourenço Pinto. Está tudo dito ![/QUOTE]

Relembro que tivemos Cunha Leal como presidente da Liga (tendo a Liga corrido como correu), só para recuar 4 anos...

[QUOTE]PC criou também em seu redor um clima de intimidação, que se foi estendendo a toda a cidade do Porto.
Rodeou-se de Brunos Pidás e outros do género. E seduziu/coagiu juizes, polícias e políticos. [/QUOTE]

Meu Deus! Em que filme é que foi buscar isso?? Qual o seu conhecimento da cidade do Porto, dos tribunais, policia e politicos para mandar essas atordoadas para o ar?? É que se quiser falar em violência e corrupção, n precisa de sair da cidade do seu clube...


[QUOTE]Lamento mas hoje em dia não acredito em nenhuma instituição judicial ou policial dessa cidade.[/QUOTE]

Nem precisa. Mais lhe garanto que no Porto e no resto do país isso já acontece relativamente ás instituições de Lx há muito, muito tempo! Quem tem telhados de vidro como os casos casa pia, Lusoponte, casas da câmara, terrenos da Expo, etc, etc, etc (basta abrir o correio da manhã num dia qq para se ter noção), acho que abusa mesmo mto...

[QUOTE]Acho que Pinto da Costa foi o que de pior aconteceu ao futebol português em toda a sua história. [/QUOTE]

Para os clubes da capital, sem dúvida e felizmente que foi!

[QUOTE]E faz-me impressão que a comunicação social não diga isso, e o trate apenas como um vencedor normal.[/QUOTE]

Pq a CS ainda tem um mínimo de vergonha, apesar de estar qse toda sediada na capital e responder ao poder do centralismo. Infelizmente para eles, existem tribunais que punem a difamação. Felizmente para si, os tribunais e o PC n lêem blogs.

Anónimo disse...

[QUOTE]Eu acho que, embora a afirmação do Porto como grande clube tenha sido assente na mentira e na fraude, neste momento o Porto já não precisa de se sujar para vencer com frequência.
A prova são os últimos três anos. Mesmo com o Apito Dourado a decorrer, o Porto ganhou, em grande parte fruto das asneiras do Benfica.
Não era preciso ter um criminoso como presidente para uma equipa com Bosingwa, Bruno Alves, Pepe, Assunção, Anderson, Lucho, Quaresma, Lisandro vencer o campeonato nacional.
[/QUOTE]

O sr LF anda perdido no tempo. O FCP, desde a famosa e grande equipa do SLB de 92/93, tem tido, sem qq sombra de dúvida e constantemente, melhores equipas que o Benfica.

Anónimo disse...

É que ainda n vi o sr LF falar do famoso caso Estoril Gate e das "pressões" (para ser simpático) do sr Veiga aos jogadores/treinador do Estoril (seus empregados, convém relembrar), para darem um jeitinho no famoso jogo do Algarve. NEm sequer vi o sr LF revoltado com o facto de o LFV ter ido ao balneário do árbitro no ultimo SLB-FCP, ficando completamente esclarecido qdo o SLB simpaticamente nos informa que o sr LFV tinha, sem querer, ido pedir "Desculpa"! E todos sabemos que palavra de LFV é lei e n se contesta!

Peyroteo disse...

Uma coisa que gostava que os adeptos do FCP admitissem é que ao longo dos anos têm sido a equipa grande onde o jogo violento e os "jogadores maus" mais proliferam.

Outro fenómeno é que têm que ter lá sempre um Mauzão, um "bicho"!

Rudolfo
Octávio
Frasco
Paulinho Santos
Fernando Couto
Jorge Costa
Bruno Alves
(entre outros)

Muitas vezes dão a braçadeira de capitão ao mais "mauzão" do plantel.

Ao longo de jogos e jogos, anos e anos, este tipo de jogador tem uma protecção da arbitragem que não se vê em mais lugar nenhum.

Outro fenómeno era haver uma regra só para o Baía: o único GR do mundo que podia defender com as mãos fora da área.

Peyroteo disse...

O Martins dos Santos nas Antas, uma vez num FCP 2 - SCP 2, deixou o Sporting com 8 jogadores!

Aconteceram lá coisas que nunca mais me esqueço:
- O Baía e o Capucho, depois de um penalty, pudemos ver e "ouvir" encostados ao árbitro:
"vai para o c*r*lh*"
"vai-te f*d*r"
"p*t* que te pariu"
"filho da p*t*"
e nada, nem um cartão

Mais tarde, o Pedro Barbosa (capitão) ao contestar um lance qualquer disse apenas:
"vai para o c*r*lh*"
Rua! Vermelho.
(Sporting com 10)

Depois dá ao Paulo Bento amarelo por num lançamento, chutar a bola para demorar mais tempo (o Sporting vencia por 1-2).
O Paulo Bento ao levar o cartão, faz cara de espantado e diz claramente e apenas:
"o que é que eu fiz?... o que é que eu fiz?"
Resultado: 2º amarelo e expulsão.
(Sporting com 9)

Algum tempo depois continuava 1-2 e o Jardel já com amarelo chuta uma bola ao ser marcado Fora de Jogo; naõ contente, 2º Amarelo e expulsão.
(Sporting com 8)

Passado um bocado: 2-2.

Isto é inaceitável.

Anónimo disse...

Obviamente que Mozer, Ricardo Gomes, Ronaldo, Fernando Aguiar, Petit, M Thomas, Bynia, Luisão, Argel, são todos meninos de coro. E Humberto Coelho deve ter sido o único jogador no mundo que bastava levantar a mão para o fiscal de linha marcar logo fora-de-jogo...

LF disse...

Cunha Leal foi director executivo da Liga, sucedendo a...Guilherme Aguiar.
O próprio Pinto da Costa foi presidente da Liga.

Falei foi do conselho de arbitragem. Aí nunca houve ninguém tão conotado e comprometido com um clube como Lourenço Pinto.

Até Pinto da Costa nunca houve qualquer agressividade ou hostilidade para com o Porto.
Recordo que o Benfica até participou na festa de inauguração do estádio das Antas.
Havia sim equipas fortíssimas do Benfica (houve Eusébio, ou já se esqueceram ?), e havia um complexo assumido pelos próprios jogadores portistas de então, de que quando passavam a ponte sentiam-se logo derrotados.


Quanto ao Estoril Gate não sei, nem ninguém sabe, do que fala.
Em vez de jogar a 20 kms de Lisboa, o Benfica foi jogar a mais de 200, de modo ao seu adversário poder fazer uma receita muito superior, como de resto fez.

Fui ver o jogo, e lembro-me das dificuldades que o Benfica teve para o vencer.
Muito maiores do que as dificuldades que o Porto tinha nas suas deslocações à...Maia, nos anos 80 e 90.

Quanto a Lisboa, não se esqueça do Sporting. Lisboa tem dois grandes clubes. O Porto um. Nunca se esqueçam disso, quando confundirem regionalismos com futebol.


As instituições do Porto funcionam tão bem, que houve que nomear uma equipa especial de Lisboa para conduzir o processo relativo aos crimes da noite.
No caso Apito Dourado sucedeu o mesmo, com a nomeação de Maria José Morgado, e o constante bloqueio que os tribunais do Porto foram fazendo ao processo (desde a questão das escutas, à indemnização pela prisão preventiva etc).
E não esqueçamos que Pinto da Costa foi avisado a partir do interior da PJ Porto (via mulher, ou amigos de Lourenço Pinto), que iria ser detido no dia seguinte, podendo fugir para Espanha, e destruir muitas das provas.

Anónimo disse...

Já que fala nisso, podia tb recordar que o Deco deve ter sido o único jogador a ser expulso por lhe terem feito falta e pisado a bota... E já que a onda é de Porto-Sporting, pq n recordar um célebre Sporting-Porto, em que o FCP acabou por sair vencedor, mas em que o Lucilio Baptista deixou por assinalar 3 flagrantes penaltis a favor do FCP...
N querendo ir até Campomaior...

Anónimo disse...

caro anónimo..

se fala nesses meninos de coro do SLB (n percebo a referencia a Ricardo Gomes, mas é a sua opinião) e que, de facto, de beijinhos doces nao eram muito adeptos em comparação com os exemplos dados de iguais meninos de coro do seu clube, devia era comparar a quantidade de ADVERTÊNCIA E EXPULSÕES que cada grupo de jogadores mencionados acumulavam..

porque o que se questiona não é a intensidade com a qual cada um deles presenteava os seus adversários mas sim, e isso é que é importante, é a desigualdade de critérios na arbitragem, com claro proteccionismo ao grupinho do seu clube...

Cada um vê aquilo que quer..eu nunca vi arbitro a fugir em alta correria de jogadores do SlBenfica...voce viu?

Saudaçoes benfiquistas

M.

Peyroteo disse...

Mas afinal esse Sporting - Porto que o Lucilio apitou e o Porto ganhou; aliás como é comum:

em 9 clásssicos:
1 vitória
1 empate
7 derrotas

E curiosamente esse Lucilio não apitou nos últimos 2 anos e o Sporting SÓ ganhou ao FCP 2 SuperTaças e 1 Taça.

É que nesse jogo, no final falaram de 1 penalty, depois na conferência de 2.
Agora falavam de 4.
E alguns de 3, como agora aparecem aqui?

Em que ficamos?

Anónimo disse...

Desconheces por Soares Franco é manso?!!

porra já percebi a muito, pois o homem so esta no Sporting para ter lucros com as suas empresas, e o SCP é uma boa ponte para o fazer, pois está perto de todos esses mafiosos que controlam o país.
Alias, basta veres que o patrimonio do Sporting já foi vendido, o pssivo desceu pouco, a academia em pouco tempo será dos accionistas, e o estadio, vamos ver, depois quem vier que feche a porta, pois Soares Franco quando a torneira fechar, bate com a porta, e já nao esta muito longe da seca neste clube...

espero que agora tenhas percebido.

Abraço

Anónimo disse...

[QUOTE}Até Pinto da Costa nunca houve qualquer agressividade ou hostilidade para com o Porto.[/QUOTE]

Pudera! O Porto nca ganhava! É natural! Estavam todos satisfeitos!

[QUOTE]Recordo que o Benfica até participou na festa de inauguração do estádio das Antas.[/QUOTE]

E?? O Porto tb participou na festa de inauguraçao do estádio da Luz! E??

[QUOTE]Havia sim equipas fortíssimas do Benfica (houve Eusébio, ou já se esqueceram ?), e havia um complexo assumido pelos próprios jogadores portistas de então, de que quando passavam a ponte sentiam-se logo derrotados.[/QUOTE]

Claro, tb no Porto existiram Fernando Gomes, Futre, Rui Barros, Madjer, Jardel, Deco, Zahovic, Drulovic, Jardel, Mourinho, etc etc etc. E??? Tto havia complexo como hoje existem complexos do Benfica em disfarçar as suas debilidades e políticas erradas com uma teoria da conspiraçao! Diga-me, a partir da equipa de 92/93 que ganhou o campeonato justamente, uma grande equipa do benfica!


[QUOTE]Quanto ao Estoril Gate não sei, nem ninguém sabe, do que fala.[/QUOTE]

Eu sei e o sr tb sabe! E se n sabe mais gente é pq foi tudo abafado pela CS! Se efectivamente n sabe, pergunte ao Lito ou ao Carlos Xavier!

[QUOTE]Em vez de jogar a 20 kms de Lisboa, o Benfica foi jogar a mais de 200, de modo ao seu adversário poder fazer uma receita muito superior, como de resto fez.[/QUOTE]

Apesar de o Estoril Gate n ser só isso, é claro que isso foi tudo mto ético e mto moral, sobretudo tendo em conta quem era o presidente do Estoril na altura, a situação dos dois clubes na altura e o accionista-q-n-era-accionista-mas-afinal-até-era Veiga. Neste caso o sr LF até acha que o SLB foi um mecenas e um benfeitor do estoril, só faltando dizer que o Benfica aceitou ir jogar ao Algarve em prejuízo próprio!!

[QUOTE]Fui ver o jogo, e lembro-me das dificuldades que o Benfica teve para o vencer.[/QUOTE]

Mesmo tendo em conta o jogador que se fez expulsar! Efectivamente, para quem o facto de nos jogos em que o PC é acusado de corromper os arbitros estes n terem beneficiado o FCP em nada, n interessa, o sr LF foi buscar algo realmente rebuscado!

[QUOTE]
Muito maiores do que as dificuldades que o Porto tinha nas suas deslocações à...Maia, nos anos 80 e 90.[/QUOTE]

Diz o sr. Mas o sr tb diz que todas as equipas comem a relva contra o SLB e contra o FCP n jogam nada, e isso explica mta coisa!

[QUOTE]Quanto a Lisboa, não se esqueça do Sporting. Lisboa tem dois grandes clubes. O Porto um. Nunca se esqueçam disso, quando confundirem regionalismos com futebol.[/QUOTE]

Quem se farta de confundir as duas coisas é o sr, basta ver o que disse da justiça civil do Porto.

[QUOTE]
As instituições do Porto funcionam tão bem, que houve que nomear uma equipa especial de Lisboa para conduzir o processo relativo aos crimes da noite.[/QUOTE]

E a gente sabe bem pq isso aconteceu. É que eu n me lembro de ser enviada nenhuma equipa especial do Porto para conduzir casas pias e toda a criminalidade da regiao de Lx! Será provavelmente pq em Lx todos os crimes são solucionados pela excelente policia de Lx!

[QUOTE]No caso Apito Dourado sucedeu o mesmo, com a nomeação de Maria José Morgado, e o constante bloqueio que os tribunais do Porto foram fazendo ao processo (desde a questão das escutas, à indemnização pela prisão preventiva etc).[/QUOTE]

Naturalmente que a culpa é do bloqueio dos tribunais do Porto. O desbloqueio natural é um livro da Carolina a meias com a Leonor Pinhão e preparado com ajuda do LFV. É assim que a fenomenal equipa vinda da fenomenal Lx resolve casos! Mto me espanta n terem arranjado algo do género para resolver o processo Casa Pia!
E já agora, os quadros do Cargaleiro roubados ao PC que apareceram por puro acaso em casa do LFV já voltaram à procedência??? Pq motivo a polícia de Lx ainda n prendeu a confessa mandante das agressões ao vereador de Gondomar? O parque de estacionamento tinha ou n tinha camaras? O dinheiro estava ou n estava na comoda?

[QUOTE]E não esqueçamos que Pinto da Costa foi avisado a partir do interior da PJ Porto (via mulher, ou amigos de Lourenço Pinto), que iria ser detido no dia seguinte, podendo fugir para Espanha, e destruir muitas das provas.[/QUOTE]

Mais teoria da conspiração. O sr LF sabe isso a partir de que fonte segura??
O facto é que as acusações ao PC só se sustentam com insinuações/ficções e depoimentos com a credibilidade que qq um pode ajuízar. Provas que são lindas, 0. E basta ler o sr LF para se concluir isso!

Peyroteo disse...

Isto é no minímo curioso:

O Sporting e o FCP já jogaram 191 vezes (incluíndo) o jogo de agora.

191 Jogos
69 Vitórias (36%)
53 Empates (28%)
69 Derrotas (36%)

Já nos jogos apitados pelo Lucílio:
9 Jogos
1 Vitória (11%)
1 Empate (11%)
7 Derrotas (78%)

No minímo é curioso!

Quase que se podia dizer que em cada 3 jogos entre estes 2 clubes; sai 1 V, 1 E e 1D.
Mas com o Lucílio, de tão "Sportinguista" que é isso só aconteceu 1 vez... por acidente.

Anónimo disse...

Pouco interessa o rumo que os comentários ao post acabaram por seguir.

Regresso ao título do post, que considero bastante acertado - sendo este, aliás, uma das questões em que concordo ferozmente com LF: o Sporting tem-se refugiado na sombra da guerra do futebol contra a corrupção, o tráfico de influências e abuso de poder.

Pouco importa, creio eu, que o alvo central deste ataque seja Pinto da Costa, Valentim e clã Loureiro, Lourenço Pinto ou qualquer outro Pinto.
Pessoalmente, creio serem eles os fantocheiros na sombra, como Dias da Cunha corajosamente afirmou (e não será à toa que, após ter dito isso, não só perdeu o apoio dentro do SCP, como viu despoletada uma forte ofensiva no vox populi, muito por culpa dos fazedores de opinião, tirando tirar-lhe todo o crédito e acusando de senilidade).

Mas repito, pouco interessam as figuras. O que interessa é o tema.

Hoje, com excepção de Dias Ferreira, o que se vê é um grave encolher de ombros da estrutura do Sporting sobre uma guerra que devia ser de todos os que estão a bem no futebol.

As poucas declarações oficiais do Sporting contra "o sistema" saem da boca do seu treinador, num contexto oportunista e numa óptica de resultado imediato.

Verdade que se viu um vislumbre de reacção nas Assembleias da Liga no início da época, com uma tímida ameaça de sair da direcção da LPFP, no contexto da vergonhosa investida de Braga, Maritimo e FCP contra as propostas de alteração da lei contra a corrupção. Mas essa ameaça não foi concretizada, nem tão pouco suportada pela voz de Soares Franco.

Antes pelo contrário, o encolher de ombros do Sporting na luta contra a corrupção transformou-se num tímido aperto de mão...
Pois a realidade hoje não é a realidade de há 3 meses. Ou seja, o FCP e Pinto da Costa em particular não podem ser vistos como figuras isentas neste processo: foram acusados, julgados e sentenciados por corrupção desportiva. Pinto da Costa é hoje um dirigente suspenso por actos de corrupção.
A sua recepção no Estádio de Alvalade é, pois, um aperto de mão a quem a justiça condenou por ilícitos que em tudo são contrários à actividade desportiva.

Não vou ao ponto de os chamar cúmplices.
Mas cabe, penso eu, às pessoas de bem, lutar pela verdade, justiça e honestidade.

Fazia falta o Sporting, pela história que tem e princípios porque se rege(u) nesta luta.

Anónimo disse...

[QUOTE]Em que ficamos?
[/QUOTE]

É simples, reveja o jogo e julgue por si!
Já agora, n sei se nesses resultados que aí põe, conta por exemplo com o penalti por marcar por mao do Tonel na supertaça ou com o golo em fora de jogo do Sporting-Porto da ultima temporada. Se conta, peço desculpa!

Anónimo disse...

[QUOTE]
se fala nesses meninos de coro do SLB (n percebo a referencia a Ricardo Gomes, mas é a sua opinião)[/QUOTE]

Naturalmente q é a minha opinião, a lista indicada de jogadores do Porto tb é da opinião de quem a indicou.

[QUOTE] e que, de facto, de beijinhos doces nao eram muito adeptos em comparação com os exemplos dados de iguais meninos de coro do seu clube,[/QUOTE]

Bem, ao menos admite q n eram meninos de coro, o que já n é mau! É que da maneira como falam, para quem n esteja a par da bola nacional, ainda julgam que jogadores duros só existem no FCP!

[QUOTE]devia era comparar a quantidade de ADVERTÊNCIA E EXPULSÕES que cada grupo de jogadores mencionados acumulavam..
[/QUOTE]

Infelizmente n tenho estudo estatistico. Se o sr tiver, agradeço que o coloque online!


[QUOTE]porque o que se questiona não é a intensidade com a qual cada um deles presenteava os seus adversários mas sim, e isso é que é importante, é a desigualdade de critérios na arbitragem, com claro proteccionismo ao grupinho do seu clube...[/QUOTE]

Deve estar é a brincar... Mas claro, falar sem dados concretos é fácil e eu nem sequer vou entrar por aí!

[QUOTE]Cada um vê aquilo que quer..eu nunca vi arbitro a fugir em alta correria de jogadores do SlBenfica...voce viu?[/QUOTE]

Ainda há n muito tempo, vi o Petit praticamente cuspir para cima do árbitro. Isso para si conta?

Barba azul disse...

Caros LF e PPA

Decididamente, estão apostados em acabar com a minha produtividade!

Mais mais uma vez, verifico ser inútil gastar o meu latim a tentar convencer benfiquistas ou sportinguistas. Talvez se usar parábolas?...

Já que têm a certeza inabalável (incontestávelmente documentada em factos, naturalmente!) de que os êxitos do Porto assentam sobre corrupção e batota, conto-lhes, com licença de um dos meus irmãos que ma contou, uma espécie de parábola: tal como vocês, o APV (Ant. Pedro de Vasconcellos) farta-se de dizer, para calar a oposição do RM, e como argumento último a que considera não haver contestação possível, qualquer coisa como "toda a gente sabe que o Porto corrompeu durante muitos anos e que foi assim que ganhou os campeonatos" (e as competições internacionais também, acrescento eu, corolário lógico que creio não os incomoda e no qual não vêem obstáculo para essa teoria?). Com esta tirada, baseada na certeza de tantos e que não podem estar errados, muitas discussões são consideradas encerradas, seja qual for a oposição irritada do portista presente. Vox populi, vox Dei!
Ainda sob a irritação inútil de ter mais uma vez ouvido estas palavras ao APV, o meu irmão assistiu a uma reportagem sobre uma associação humanitária que se dedica a recolher órfãos em zonas complicadas de África, em que, a propósito de um dos órfãos filmados, criança de grande beleza, se contava tratar-se duma criança a quem os habitantes da aldeia em que viviam tinham morto a mãe, por estarem convencidos que se tratava duma bruxa. Como a criança era filha de bruxa, abandonaram-na à sua sorte, não a alimentando. Foi salva no limite da subnutrição.
Para nós é claro que a mulher não era bruxa. Tal não existe! Sabemos que a convicção daquela gente era irracional, emocional, teve origem na sua ignorância e cada um fortalecia a sua certeza na certeza dos outros. Se lhes pedíssemos para dizer em que se via, para provar, não conseguiriam, mas isso não teria importância: tinham a certeza!
Tal como nesta história triste, pensou o meu irmão, a certeza dessa grande mole de gente sobre a culpabilidade do Porto (mesmo que para alguns ainda assim intrigante por se misturar com factos difíceis de explicar como as vitórias lá fora), tem o seu grande argumento e força na certeza dos outros. Tal como naquela tribo africana, em que os argumentos científicos, racionais, que lhes tentássemos explicar, não os demoveriam da sua certeza emocional, sustentada na certeza do grupo, de que serve argumentar com factos (documentados, por existirem em relatórios, jornais, filmagens) sobre as realidades das arbitragens, de que serve questionar como chegaria o nosso “polvo” lá fora?, de que serve os tribunais civis ilibarem PC e FCP, demonstrando, mais do que a insuficiência, a incoerência das provas e factos apresentados, demonstrando também a má-fé e perjúrio de testemunhas essenciais? De que serve o TAS, na sua órbita estranha a esta mesquinhez nacional, concluir pela razão do Porto? De que serve apontarmos, por nossa vez, os factos estranhos, mesmo os recentes e profusamente documentados por declarações em viva voz de diversos intervenientes, como o Estorilgate, mais do exemplo de corrupção paradigma de prepotência e desfaçatez? Afinal, o que são todos estes fait divers, estas menoridades, perante a certeza colectiva e diariamente repetida mutuamente entre os seus crentes, qual tantra galvanizador, da culpabilidade do Porto? Está-nos escrito na testa: corruptos! Não estão a ver?!

PPA, a propósito dessa sua certeza sobre uma data de gente, incluindo, claro o PC, mais uma historinha: outro dia saia da CM da Maia, a falar com um conhecimento da espera num guichet, quando nos cruzámos com o Presidente da CM, que educadamente nos cumprimentou. O outro, maiato, terra pequena onde se sabe tudo, confidenciou-me que o Engº nem é Engº, é só qualquer coisa tipo topógrafo, por conveniência da notoriedade política e do cargo alcandorado a Engº. Ora, eu sei que ele é formado em Engenharia qualquer coisa, visto que foi colega de curso dum tio meu.
Serve isto para lhe dizer que os conhecimentos e as certezas que as pessoas repetem sobre personalidades, carecem para mim de reconhecimento notarial. Não leve a mal, mas não o conheço.

Peyroteo disse...

Bem, Barba Azul.

Eu não estou habilitado para falar sobre o futebol antes do final dos anos 70; no entanto desde já se pode constatar que o FCP de tanto dizer que era prejudicado, devia ser mais sério e referir que passou muitos anos em que não tiha dimensão nem estofo: smplesmente nem discutia os campeonatos.
Não se trata de criticar, mas virem dizer que são roubados por LISBOA, quando acabam em sextos, sétimos lugares e uma vez em 9º???? Mais perto de descer do que de ir à Europa; é preocupante.

Para informação de todos, nos últimos anos antes do 25 de Abril de 74, digamos no tempo do Marcello Caetano, o Vit. Setúbal foi quase sempre MELHOR que o FCP.

Sabiam disto?

Por isso meus amigos; até digamos 1977, quando Pedroto chega ás Antas, não tem sentido dizer que o FCP era prejudicado por LISBOA, porque pura e simplemente e sua dimensão era tão menor, que não pertencia à "esfera". Entendem?

Como hoje ninguém leva a sério (na verdade) um Braga ou Guimarães.

Essa era a diferença.

Peyroteo disse...

Depois sempre CHORARAM, mas esquecem por exemplo, que houve 2 alargamentos no campeonato, para que o FCP pudesse jogar na 1ª Divisão.
Aconteceu por duas vezes.
E pior, numa delas pode participar na 1ª divisão, e depois com a equipa reforçada, acabou por ser campeão de Portugal.
No minímo hilariante... já para não falar que nesse tempo de já ganhavam jogos de forma pouco ética; como lesionar à cacetada o GR adversário e este ter que sair, num tempo em que não havia substituições.

Já a minha avó dizia (que era da Académica e pouco ligava ao futebol), que jogar no Lima era uma aventura... saiam de lá todos partidos.

Depois, o FCP sempre foi o clube mais RELES do Porto e desde sempre procurou ACABAR com os rivais da Cidade.

Começou com o Sport Progresso, e com o campo (de onde nasce o nome Andrades).
Depois destruiram o Académico do Porto (melhor clube da cidade) e que até vos emprestava o Estádio do Lima.

O Salgueiros (tradicional clube dos muitos comerciantes da baixa) foi deixado cair; antes de agora o Boavista, que começou por ser o clube da importante comunidade Britânica na Cidade.

Quem falta?
Leixões?

Peyroteo disse...

O Sporting e o Benfica sempre foram os maiores clubes Portugueses; e isso sempre vos causou dor de cotovelo.

Antes o Sporting era o dominador, mais tarde o Benfica superiorizou-se no futebol, mas com o Sporting a sempre "compensar" largamente com a sua grandeza eclética; sendo que AINDA é de longe o clube mais títulado; com mais de 13.000 Troféus; só superado pelo Barcelona a nível mundial.

O FCP cresceu muito e agora também ganha muito em tudo.

Não tenho problema de admitir que como potência desportiva, não fica neste momento a dever nada aos outros dois.

Mas a questão não está ai.
A questão está que sois um clube feito em torno de uma pessoa (sinistra por sinal), o que desde logo é mau, pois um CLUBE deve ser isso mesmo: um grande conjunto de pessoas com valencias várias.

O Roquette foi presidente, o Soares Franco é, o Damásio foi, o Vieira é.
Ou seja, presidentes dos clubes.
Como Eanes foi, Mário Soares foi, Cavaco é presidente de Portugal.

Para me fazer entender, já a Alemanha era a Alemanha de Hitler; e não o Hitler Chanceler da Alemanha.

Entendem?

O sistema não tem nada a ver.

...

Depois o FCP é um clube que está demasiado dependente de GANHAR, seja de que maneira fôr. Mas não é por ai, é antes por aqui:
- Vamos supor que o FCP tem 2 Milhões de adeptos. Podem escrever que quando deixarem de GANHAR como ganham que esse número vai baixar, baixar muito.
Não vão a correr ser adeptos de outro clube, mas vão desinteressar-se. Mais tarde sim.
- Já o Sporting e o Benfica, não é por isto ou aquilo, por ganharem mais vezes ou não que vão perder adeptos.
Cada vez têm mais e em todo o lado do mundo.

E sabem porquê?
Porque para muita gente (comigo incluído) não passa pela cabeça serem adeptos de um clube com as características do FCP; sendo que portato a questão de ganharem muito se torna irrelevante.

Aliás, muitos de vós, no intímo sabeis, que muitos dos vossos títulos são ENSOMBRADOS!

Peyroteo disse...

Conheceis o Alexandre Herculano?

Já há muitos muitos anos escreveu coisas que se aplicam sempre em Portugal:

"Há épocas de tal corrupção, que, durante elas, talvez só o excesso do fanatismo possa, no meio da imoralidade triunfante, servir de escudo à nobreza e à dignidade das almas rijamente temperadas."

...

Ora, EU e julgo que quase todos os Sportinguistas, percebem o que significa isto.

Quanto a vós (FCP) está nesta frase do Herculano a explicação total para que NÃO SAIBEIS PERDER; e ainda pior, NÃO SAIBEIS GANHAR.

Anónimo disse...

Houve um anonimo que disse que não entende como é que os jogadores do Porto são tão bem vendidos, ou ' incompreensivelmente inflacionados'. Simples: chegam ao clube, desenvolvem-se, aprendem a ganhar e tornam-se nos melhores da Europa. Pepe, Bosingwa, Deco, Lucho, Quaresma, Ricardo Carvalho... Quer mais? Não percebe como foi inflacionado o seu valor? Veja o que eram antes de chegar ao Dragao...

Anónimo disse...

Os andrades que veem para aqui comentar estao desesperados. Em primeiro lugar, tentam branquear aquilo que toda a gente ja sabe. AS ESCUTAS NAO MENTEM.

Em segundo lugar, os livros ja escritos, e outros em vias de conclusao, assim como todas as afirmacoes feitas por pessoas idoneas ao longo dos anos NAO MENTEM.

Nao me digam que sao todos mentirosos e so o CRIMINOSO MOR tem razao.

Em terceiro lugar, so se veem os andrades a utilizar desesperadamente todo o tipo de argumentacao. Inclusivamente, desculpam-se ACUSANDO OS OUTROS da mesma coisa, segundo eles, e de outros factos, muitos deles pura e smplesmente inventados.

Mas ainda ninguem explicou todas as escutas e todos os indicios que existem e que ja vieram a lume, que sao muitos, que Pinto da Costa nao passa de um reles criminoso e mafioso. E putanheiro. Bem ao nivel dos mafiosos italianos.

Hoje foi mais uma vez publicado um livro feito de encomenda por ele e pelos seus apaniguados. Deve ter custado pouco. Quem pagou? Os andrades!

ISTO SO MOSTRA QUE TEMOS RAZAO. Sim, so pessoas que tem de provar que sao serias, utilizam truques de marketing para melhorar a imagem. Chama-se BRANQUEAMENTO DE COMPORTAMENTO E DE IMAGEM.

Eu enquanto nao vir os andrades fazerem com o CORRUPTO o mesmo que os benfiquistas fizeram, quando puseram o Vale e Azevedo em tribunal e na prisao, nunca os poderei respeitar. Pois, como dizia a minha mae, "tao ladrao e aquele que rouba como aquele que o ajuda".

Neste caso, "tao corrupto e mafioso e aquele que o e, como aquele que o defende, desculpa ou ajuda".

Barba azul disse...

Pois PPA, numa coisa concordo consigo: não está habilitado para falar do futebol nacional antes dos anos 70. Quanto ao futebol actual, já tinha demonstrado a mesma incapacidade nos comentários anteriores.
Mas devo dizer-lhe que contorna admiravelmente esse handicap! O que lhe falta em conhecimento sobra-lhe em imaginação!

Anónimo disse...

Excelente caro Barba Azul! O seu texto disse tudo!
Nem vale a pena rebater os comentários posteriores, pq mesmo de longe, tresandam a sectarismo bacoco ,crendices saloias e mta mta falta de informação(e extra imaginação).

Mas eu gostava, a sério que gostava, que alguém comentasse a declaração do ex-árbitro Howard King relativamente a prostitutas oferecidas por clubes de Lx. Gostava que algum dos colegas de leitura de blog, ou mesmo o LF, dissesse qual a sua opinião relativamente a este caso e extrapolar relativamente aquilo que aponta ao FCP.
Caro Barba Azul, reparou como foi tudo bem apagadinho?

Ou então repare na choradeira que alguns fizeram derivado ao facto de a pena para "tentativa de corrupçao" ser de subtracção de 6 pontos! "Ui! Isso n é nada! A pena é leve! Deviam ir para a 2ª! O PC é q fez a lei! bla bla bla!". No entanto, para algo que foi possível ver na TV, como a agressão ao fiscal de linha, já n passam meses a queixar-se de que a pena de 1500 euros é baixa! Baixa, digo eu, é a moralidade de alguns...

Barba azul disse...

Caro anónimo, não tente aplicar a racionalidade, tal como a concebemos, na análise do discurso destes nossos amigos! As regras são outras, muito próprias, só válidas no seu mundo paranóico, particular.
Uma vez, em miúdo, tentei jogar xadrez com as regras das damas, as únicas que eu conhecia. Ao fim de algumas tentativas honestas para jogar, eu e o meu adversário, intrigados pelo facto de as nossas peças se cruzarem sem nada acontecer, concluímos que sem usar regras iguais (e eu desconhecia as do outro) não resultava, não saíamos do lugar: é assim entre nós e eles, não vale a pena!

Anónimo disse...

Costumo ler com frequencia estas paginas, mas muito raramente aqui comento, até porque a maior parte das vezes o esgrimir de argumentos é logo à partida estéril, porque ambas as partes entram numa discussao na qual não se querem ouvir, mas sim fazer calar.

Assumo-me desde já como benfiquista, desde que me lembro, mas por educacao tento ver as coisas com o máximo de isencão que a minha condicão humana permite, o que por vezes não é fácil. Ao contrário da maioria dos benfiquistas, não morro de amores por LFV e penso que padece exactamente do mesmo mal que a maior parte dos presidentes do benfica: um populismo cavalgante que não lhe permite por vezes ver como claros os caminhos a seguir, mesmo quando tem razão (invadir um canal de TV não é uma boa forma de granjear credibilidade, por exemplo). Por outro lado, a figura sinistra de José Veiga sempre me causou asco e a sua entrada no Benfica foi o segundo dia mais triste para mim, a seguir à presidencia de João Vale e Azevedo. Se faco mencao a estes factos não é porque me dá especial prazer, mas sim porque amo a instituicão, e desejo para ela o melhor, que para mim não passa por ganhar a qualquer custo, mas sim representar uma vocacão e um conjunto de ideais desportivos (isto éapesar de tudo só um desporto) que me representem e entusiasmem.

Não quero com isto dizer que Pinto da Costa (e nao o FCP) é uma figura inocente e desprovida de mácula, antes pelo contrário. Aliás, concordo em absoluto com a opinião de que Pinto da Costa destila um ódio a toda a prova por Lisboa e os seus dois principais clubes. Não vou entrar nos argumentos que já foram postos em cima da mesa sobre corrupcao, tráfico de influencias etc, mas gostava de ver dos meus compatriotas do FCP que aqui comentaram uma atitude menos fanática, a rocar o total sectarismo e irracionalidade. Até o caro Barba Azul, bem falante e sem duvida com uma cultura acima da média (e que me merece todo o respeito), cai na falácia da lógica circular, onde os argumentos apresentados são generalizacões que se enquadrariam tão bem se aplicados aos tripeiros, quanto ele julga aplicarem-se aos lampiões como eu.

Falam da irracionalidade, e do facto de nós lisboetas, habitantes da capital do Império, esse eucalipto que seca o país, estarmos cegos pela comunicacão social parcial e que suprime tudo o que são notícias incómodas para esse bastião Salazarista que é o SLB. Mas no fundo isso pode aplicar-se igualmente no sentido inverso, onde a imprensa regionalista com a qual tive oportunidade de contactar é do mais parcial que pode haver, e mesmo que não fosse, tudo aquilo que pudesse beliscar o FCP seria de imediato rotulado como uma tentativa dos poderes de Lisboa para lancar lama sobre a alvura do Dragão. A falta de contraditório é um mal nacional, mas os sues efeitos mais perniciosos fazem-se sentir a nível regional, onde represálias, intimidacões e por vezes violencia extrema estão a um passo de distância. E isso, há em todo o lado, até no Porto.

Por outro lado, a história tocante da crianca orfã é muito tocante e demonstra aqui sim uma grande capacidade inventiva, não que a história seja falsa, mas para a rotular como uma parábola aplicável ao universo benfiquista (podia também ter utilizado "As Bruxas de Salem" de Arthur Miller, que faria valer melhor o seu ponto porque até envolve tribunais sumários e tudo, pense nisso...). Na verdade isso também pode ser revertido e aplicado ao FCP, uma vez que aparentemente os seus adeptos preferem esquecer tudo aquilo que possa indiciar que de facto houve corrupcão. Não importa que se apresentem escutas, depoimentos de pessoas lesadas, anos e anos de dirigentes amedrontados que apenas levantam a ponta do véu (até Santana Lopes o fez) para logo depois se resumirem ao silencio. Nada é verdade, não por via da razão, mas sim porque Pinto da Costa clama inocência e qualquer truque de tribunal que cancele provas serve para provar uma inocência que em boa verdade já nem importa.

Por último, a crítica que a mim mais me custa ouvir e que é provavelmente a maior falha de argumentacão dos portistas de quem ouco críticas: o SLB como o clube de Salazar. O LF tem um post exaustivo neste mesmo blog onde enumera uma a uma várias constatacoes factuais que para um ser racional pelo menos poriam em causa a clareza de que esta associacao existia. Como amigo de quem sofreu na pele a repressão salazarista e todos os sectores associativos da sociedade, e como alguém que por essa via tem conhecimento de causa, não posso deixar de sentir asco em notar que uma verdade repetida até à exaustão se torna verdade. Para quem clama por racionalidade e provas a cada afirmacão que é feita, é gritante a falta de coerência quando o mesmo critério não é tido em linha de conta naquilo que sirva para atingir o SLB.

Adoro o Porto, tenho familiares e amigos aí, e enquanto amigo saí à rua para festejar a vitória do FCP na Liga dos Campeões. Senti-me importante quando ouvi os canticos da claque portista no Arena auf Schalke cujo nome da primeira equipa que gritaram a plenos pulmões após o apito final foi precisamente o SLB. Como se mais provas fossem necessárias de que a principal arma de PC e aquela que tem utilizado como catalizador é o anti-benfiquismo primário. Daí eu achar há anos que a melhor arma é o desprezo...

Barba azul disse...

Caro Jota

O trabalho que ontem sacrifiquei ao vício da polémica, sobrou para hoje :-(
Segunda feira, ou durante a próxima semana terei todo o gosto em discutir algumas das considerações que expressa no seu comentário.

Bom fim de semana

Anónimo disse...

Caro Barba Azul,

Cá me encontrará então para com todo o gosto alimentar o vício. Um bom fim de semana.

Anónimo disse...

mansas palavras, vão exercício literário - masturbação intelectual - as dos pretensos paladinos da verdade;
tivessem muitos dos presidentes e dirigentes das SADs e clubes de futebol, nomeadamente e sobretudo os de Lisboa, sido escrutinados meses e meses a fio, dia e noite, como o foi Pinto da Costa... e teríamos agora, não restem dúvidas, muita matéria sobre que trabalhar... bastava que para tal tivesse existido verdareiro e imparcial interesse na procura da verdade material, e não apenas um trabalho sob encomenda, uma tentativa mais, após muitas e muitas prepetidametne prometidas e falhadas, de reintegrar o império da Capital; sou Lisboeta e Portista.

Anónimo disse...

Ah,.. imperdoável,... quase me esquecia:
"O PORTADOR DE ALEGRIAS";

Anónimo disse...

(com carinho)
A TODOS OS BENFIQUISTAS:

As horas p'ra mim são dias
As horas p'ra mim são dias
Os dias p'ra mim são anos
Recordação é saudade
Recordação é saudade
Saudades são desenganos

Ò tempo volta para trás
Dá-me tudo o que eu perdi
Tem pena e dá-me a vida
A vida que eu já vivi
Ò tempo volta p'ra trás
Mata as minhas esperanças vâs
Vê que até o próprio sol
Volta todas as manhãs

Anónimo disse...

O que os lampiões querem é o poder do Pinto da Costa e nunca a verdade desportiva.

LF disse...

Isto está de facto muito interessante...

Assim dá gosto ler os vossos comentários.

Anónimo disse...

Não posso deixar de responder a um dos últimos posts, por um leitor anónimo do blog. Não tenho por hábito escrever por escrever, e se o fiz aqui foi porque achei que tinha algum contributo útil para este debate. Como tal, não me parece que tenha sido um "vão exercício literário" nem uma qualquer "masturbacão intelectual" (pelo menos não mais do que a que advém de uma acessa discussão de ideias). Muito menos ainda pretendi ser paladino de uma qualquer verdade, até porque este tema á uma enorme área cinzenta, onde quase todos podem ter um pouco de razão, mas nunca ninguém a vai abracar.

De resto, quero concordar consigo no que refere: parece-me que se incidir sobre os dirigentes dos clubes de Lisboa, haverá com toda a certeza pano para mangas. Sou a favor da transparência, e julgo que isso ficou claro no meu primeiro post. Essa é mais uma verdade que se pode aplicar a uma grande parte dos dirigentes desportivos neste país. Que se analise, se julgue e se puna em caso de culpa.

Não posso deixar de notar que o seu argumento (e seguintes) foi no sentido de "e vocês também não fazem?" e não naquele que eu (näo)esperaria, ou seja "o FCP e Pinto da Costa não cometeram actos ilícitos". Não sou cego e sei admitir que o último campeonato ganho pelo Benfica foi de facto muito nebuloso, ou não estivesse envolvido José Veiga, e não me custa aceitar o famoso "Estoril-Gate" como uma jogada muito pouco idónea, e perfeitamente escusada dos dirigentes do meu clube. Não é isso que defendo, e as vitórias daí obtidas pouco ou nada me alegram. No entanto há duas diferencas muito grandes entre os quadros directivos de SLB e FCP: Pinto de Costa É hoje em dia o FCP, a sua alma e essência e o responsável quase totalitarista das vitórias inegáveis que o clube obteve. Nenhum presidente desde que me lembro teve esse grau de importânciano SLB, um quase Rei-Sol que ofusca toda a corte e a quem tudo é permitido e nada se questiona. Aliás, se há coisa que no Benfica não há é paciência. E isso pode ser benéfico até certo ponto, mas é perigoso porque retira à Instituicão a primazia e coloca-a nas mãos de um único indivíduo que mais cedo ou mais tarde sairá de cena. Mais ainda, esse sentimento de impunidade e poder absoluto corrompem, e de que maneira. Tal como não sou cego para preceber um "Estoril-Gate", não sou certamente para aceitar racionalmente que Pinto da Costa, ao longo destas décadas tenha conseguido criar uma rede de contactos transversal a vários sectores da sociedade (Liga, Federacão, Autarquias, etc) que lhe permitiram um crescimento e posterior sustentacão com os resultados que hoje estão à vista. Não nego a inteligência, charme e manha a Pinto da Costa, mas muito menos coloco de parte a possibilidade de que o seu amor ao clube e ódio figadal a Lisboa tenham degenerado em actos de corrupcão e tráfico de influências, que de tão banais se tornaram moeda corrente, quer para si, quer para com ele contacta.

Por último, devo dizer que prezo muito a minha língua, e como tal não aceito de bom grado reduzir-me aos "x" e "k" da escrita SMS. Serei um prtenso snob, e talvez um viciado em "masturbacão intelectual" e "vãos exercícios literários", mas antes assim...

Anónimo disse...

PARA RIR, E DESCONTRAIR UM POUCO:

http://2.bp.blogspot.com/_O8NEhbiXiI8/SPIz3XzEl7I/AAAAAAAAB-Q/wJk4jNo8MJM/platini-fcporto.jpg

PSousa disse...

Assino por baixo o post.

Abraço